JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


logo

Concurso seleciona curtas-metragens para o projeto “Rio Eu Te Amo”


Além de diretores nacionais e internacionais renomados no mercado, um novo talento terá seu curta incluído no DVD do projeto. O concurso vai escolher um curta-metragem com o tema ‘O Rio e o Amor’ para o Projeto RIO EU TE AMO da franquia ‘Cities of Love’. Diretores e produtores nacionais ou estrangeiros podem se inscrever até março de 2013, pelo site www.rioeuteamo.net/concursos/curta , com curtas realizados entre 2012 e 2013. 

O curta selecionado será incluído como extra no DVD oficial do filme ‘Rio Eu Te Amo’, que será lançado em 2014, e será exibido na première brasileira do filme. Além disso, o vencedor (diretor ou produtor) terá um contrato com a produtora Conspiração, que produz o concurso em parceria com as empresas Primum, Oz e Bossa Nova.



O projeto ‘Rio Eu Te Amo’ vai reunir grandes diretores internacionais e nacionais, para que cada um conte uma história de amor em uma locação da cidade. Achamos importante usar um projeto dessa visibilidade como oportunidade para também revelar um novo talento cinematográfico, diz Pedro Buarque, presidente da Conspiração.

O júri do concurso – formado por Ilda Santiago (Festival do Rio), Julio Worcman (Porta-Curtas), Ailton Franco (Mostra de Curtas) e Leonardo Monteiro Barros (Conspiração) – selecionará três filmes. Os curtas serão postados na Fan Page do movimento #RioEuTeAmo no Facebook para a escolha final do vencedor, que será feita pela comunidade de seguidores.

Movimento de amor ao Rio

Além da homenagem ao Rio de Janeiro com a produção do filme, ‘Rio Eu Te Amo’ é um movimento de amor a cidade. O movimento no Facebook já conta com mais de 40 mil seguidores. ‘Rio Eu Te Amo’ promove ações nas redes sociais e nas ruas da cidade, mobilizando todos a expressar seu amor ao Rio. Em uma das ações, foram espalhados balões de gás por 30 pontos turísticos e culturais da cidade como Corcovado, Cinelândia, Ipanema e Lapa. Os balões traziam um envelope com uma mensagem, incentivando as pessoas a fazerem bem ao próximo. Quem abria o envelope ainda ganhava um brinde, que variava de água de coco a um passeio de pedalinho ou helicóptero.

E vêm mais vídeos e ações de gentileza por aí. Já está programada uma ação em uma banca de flores, que venderá flores por uma moeda diferente: a gentileza. Outra ação já definida será a restauração de um móvel urbano, como um banco de praça, por exemplo, por um artista plástico. Os seguidores do ‘Rio Eu Te Amo’ foram convidados a enviar fotos sugerindo pequenos consertos em móveis urbanos do seu bairro. Pipas com mensagens de amor também sobrevoaram o Rio pelas mãos de meninos e meninas de uma comunidade carioca.
Nas redes sociais, os usuários também encontram dicas culturais, compartilham fotos com o tema da cidade, e assistem depoimentos de famosos, como Fernanda Montenegro, Gilberto Gil e Fernanda Torres. O espaço nas redes também está aberto a novos talentos. Antes de ir ao ‘The Voice’, a cantora Liah gravou um vídeo exclusivo cantando ‘Sangrou’. Todo o material pode ser encontrado nos endereços: 
 O hashtag #rioeuteamo é a identificação em todas as redes, incluindo fotos no Instagram.


O projeto ‘Rio Eu Te Amo’

A versão brasileira da bem-sucedida franquia “Cities of Love” - que homenageia em filmes grandes cidades do mundo - começa a ser rodada em julho de 2013 e será lançada em 2014. Já estão confirmados os diretores Fernando Meirelles, José Padilha, Andrucha Waddington e Carlos Saldanha – que foi convidado e aceitou participar, sujeito porém a uma liberação contratual e compatibilidade de datas. A produção ambientada no Rio de Janeiro terá ao todo 10 diretores entre nacionais e internacionais. O projeto é da Conspiração Primum Entertainment, da Bossa Nova Films e da Oz Produções.

A Conspiração assume o projeto junto com as produtoras que se associaram originalmente para comprar os direitos de produção do criador da série, o francês Emmanuel Benbihy. Os dois primeiros filmes da franquia tiveram Nova York e Paris como cidades homenageadas. Concomitantemente à produção brasileira, estão em andamento versões em Xangai (China) e Jerusalém (Israel).

Esta é uma produção 100% nacional, toda produzida com equipe nossa a partir de recursos levantados no país – diz Pedro Buarque de Hollanda, presidente da Conspiração. – Os diretores, sejam brasileiros ou estrangeiros, trabalharão ao lado das equipes brasileiras e terão total liberdade no corte final de suas histórias. É uma grande produção que irá repercutir internacionalmente e projetar o nome da cidade e do país.

A força do projeto foi reconhecida por uma das mais importantes distribuidoras estrangeiras no país, a Warner Bros Pictures, que assume a distribuição do longa em toda a América Latina, incluindo Brasil. No exterior, as vendas internacionais estão a cargo da respeitada West End Films, baseada na Inglaterra e responsável pela distribuição de longas de Woody Allen e Stephen Frears.



Nenhum comentário:

Postar um comentário