JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 2 de outubro de 2012

007 CONTRA O SATÂNICO DR. NO


Da criativa mente de Ian Flemming nasceu o agente secreto James Bond sob o código de 007 com licença para matar. O  mais importante agente secreto do Serviço de Inteligência Britânica tem como características o charme, a inteligência aguçada, sedução, a simpatia e isso sem esquecer do fato que ele tem um toque de bom humor com seu deboche característico. Ele sempre consegue o que quer, mas é imprescindível que tenha sempre engenhocas em disfarces e um carro fantástico. Tudo isso criado pela mente brilhante do agente Q. Bond está sempre cercado de bela s mulheres, mocinhas ou bandidas ou como na maioria dos filmes as duas coisas. As Bond Girls foram outra marca importante nos filmes da franquia. Belas atrizes foram convocadas para a missão. Vamos conhecer um pouco do universo do agente que tem habilidade no jogo de cartas e prefere seu martini mexido e não batido.







O primeiro filme:


007 Contra o Satânico Dr. No


Sinopse: James Bond (Sean Connery) é enviado ao Caribe para investigar o assassinato de um outro agente e acaba esbarrando no dr. No (Joseph Wiseman), um diabólico e inescrupuloso cientista chinês. Dr. No montou um esquema para desviar todos os mísseis lançados pelos Estados Unidos e pretende cobrar caro para recolocar as armas nas rotas previstas. Ursula Andress aparece como a Bond girl, mas 007 também se envolve com mulheres um tanto perigosas.

Crítica: O primeiro filme da série apresenta Sean Connery ao mundo. Ian Flemming não aprovou a contratação do ator porque queria Cary Grant. Connery mostrou que não só poderia fazer o papel, mas como imortalizou o personagem e deu a James Bond um charme especial, um tom irônico e debochado sem perder a elegância. Seu antagonista o Dr. No vivido por Joseph Wiseman ficou a altura da interpretação de Sean Connery e marcou a carreira de Wiseman como seu grande personagem. 

O filme tem ação e ritmo usado na época. As perseguições e lutas eram bem características do usual da Hollywood dos anos 60. O filme que inaugurou o gênero dos filme de espionagem tem os elementos caracteristicos como herói, vilão , mocinha e boa história para prender a atenção. A mocinha em questão, aqui ganha o título de Bond Girl. E a Bond Girl da vez é a atriz Ursula Andress. 

Para quem está habituado com os efeitos e a alta tecnologia de hoje em dia, vai ter a oportunidade de assistir o que era feito de mais moderno no cinema na década de 60. 007 contra o Satânico Dr. No é diversão garantida para os fãs dos filmes de espionagem.



Ficha técnica:
Diretor: Terence Young
Elenco: Sean Connery, Ursula Andress, Joseph Wiseman, Jack Lord, Bernard Lee, Anthony Dawson.
Produção: Albert R. Broccoli, Harry Saltzman
Roteiro: Johanna Harwood, Richard Maibaum, Berkley Mather
Fotografia: Ted Moore
Trilha Sonora: Monty Norman & arranjos de John Barry
Duração: 111 min.
Ano: 1962
País: Reino Unido
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Eon Productions



Trailer Oficial




Abertura com trilha de Monty Norman 
e Arranjos de John Barry




Curiosidades 

Os direitos cinematográficos de quase toda obra escrita por Ian Flemming inicialmente foram produzidos por Harry Saltzman e Albert Broccoli, donos da Produtora EON (Everything or Nothing). Em 1975, Saltzman abandonou a franquia e ficando Albert Broccoli com a tarefa. 20 anos depois é Barbara Broccoli, filha de Albert, produz os filmes em parceria com seu meio irmão, Michael G.Wilson. 

Ao selecionar o ator para dar vida a James Bond, Ian Flemming queria Cary Grant que recusou por não querer ficar preso a uma franquia. Abriram entrevistas para descobrir quem seria James Bond. Os produtores Slatzman e Broccoli ficaram impressionados com o jovem Escocês Sean Connery e deciram por ele. Ian Flemming não ficou muito satisfeito por não se conformar em não ter Cary Grant no filme.


James Bond de Sean Connery


Sean Connery o primeiro ator a interpretar James Bond e para muitos, ele é o preferido. Ele interpretou o agente 007 em 1962, 1967 e 1971. Depois em 1983 fez o filme Nunca Mais Outra vez que pertence a franquia. Seus filmes são: Dr.No, Goldfinger, Thunderball, You Only Live Twice e Diamonds are forever.

Trajetória: Nasceu em 1930 em Endinburg, na Escócia. Aos 16 anos se alistou no Serviço Naval, onde ficou por 3 anos. Por causa de uma úlcera deu baixa e trabalhou como pedreiro, salva-vidas e polidor de caixão. Com seu tempo livre ele ocupava com musculação e chegou a ficar em terceiro em uma competição de Mr. Músculo. Fez peças teatrais e um filme com Lana Turner. Em 1962 ganhou o papel do agente Britânico e entraria de vez para história do Cinema.


O Vilão Dr. Julius No de Joseph Wiseman


O primeiro vilão da franquia em uma galeria de honra onde grandes atores interpretaram os antagonistas de 007. O sinistro Dr. Julius No, o homem com mãos de ferro, marcou para sempre a carreira de Wiseman.

Trajetória: Nasceu em 15 de maio de 1918 em Montreal no Canadá. Foi para os Estados Unidso ainda criança e atuou na Brodway. Atuou com Marlon Brando em "Viva Zapata" em 1952 e Burt Lancaster em Unforgiven em 1960. Ao integrar o elenco de Dr.No entraria na história do cinema como um dos vilões mais  marcantes do cinema.

A Bond Girl  de Ursula Andress

Trajetória: Nasceu em 19 de março de 1936, em Ostermundigen, na Suiça. Foi um dos símbolos sexuais dos anos 60 e foi lançada nesse filme. Filha de diplomatas  ela foi modelo e entrou no cinema na indústria de cinema Italiana. Dr. No foi o quarto filme de sua carreira, mas o primeiro que foi lançado para o mundo. O biquini da foto ao lado ficou famoso e foi feito a mão por ela. Foi leiloado por uma fortuna anos depois. Foram 41 filmes entre cinema e TV. Em 1967, Ursula Andress voltaria a saga de James Bond no filme Cassino Royale, onde interpretou a personagem Vesper. Seu último filme foi em 2005 e hoje ela está com 76 anos.




M de Bernard Lee

Trajetória: Bernard Lee interpretou o chefe da MI7 como Ian Flemming escreveu. Ele mostrou a austeridade exata que o personagem pedia para o chefe da divisão do Serviço Secreto Britânico.  Lee tomou conta do papel até 1979 em Monraker. Ele faleceu antes das filmagens e em respeito a ele a produção prefeiriu dizer que M estava de licença e que estava assumindo o comando na sua ausência era o Chefe de Estado Bill Turner e o Ministro da Defesa Sir Frederick Gray.





Nenhum comentário:

Postar um comentário