JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

COMO ERA TRISTE A CHINESA DE GODARD

Dessa vez, não vou falar de um filme que vai entrar em cartaz, mas sim do livro "Como era a triste a Chinesa de Godard" do jornalista Rodrigo Fonseca, um dos críticos de cinema mais respeitados do país.

Rodrigo Fonseca coloca em  123 páginas uma história tão interessante que a sensação de quem lê, é  de estar conversando informalmente com um amigo. O texto é desenhado com referências de cinema, música e cultura urbana em geral.  Para quem gosta de cinema vai lembrar de muitas referências citadas no livro e vai fazer uma viagem no tempo em cada uma delas. Essa paixão pelas artes fica impressa em cada página, nos contagia e envolve com sua maneira simples de se comunicar, sem perder o charme. É um livro que diverte! Para quem gosta do texto de Rodrigo Fonseca em suas críticas de cinema  no Jornal O Globo, o livro é um prato cheio. A história gruda a atenção do leitor que rapidamente devora as páginas sem perceber que o livro está acabando.

Vejam as opiniões sobre o livro:

" Rodrigo Fonseca em seu livro é uma metralhadora giratória, cuspindo referências cinematográficas, musicais, televisivas e da vida, num verdadeiro fluxo contínuo de pensamento. Insano e imperdível."
(Roberto Cunha - Editor do site Adoro Cinema)

" O livro Como Era Triste a Chinesa de Godard é extremamente contagiante para quem gosta de um texto  inteligente, ousado e cativante. É uma mistura de referências do cinema, tv, músicas e cultura urbana em uma história interessante, com um charme de quem é  íntimo da arte de escrever".
(Andrea Cursino - Jornalista - Crítica de Cinema do Painel da Manhã, na Rádio Roquette Pinto e Blog Cinema Para Sempre)

" Vai do videogame à 5ª Sinfonia de Bethoven, passando por Godard na Penha com Moacyr Frnaco, Supertramp, Kitaro, Herivelto Martins, num turbilhão de paixões e emoções descontroladas, tudo isso " sem nunca perder a ternura" ".
(Neville de Almeida Cineasta)
" Em Como era triste a Chinesa de Godard não há barreiras entre a ficção e a realidade, tudo é uma coisa só e está ai para quem quiser mergulhar numa alma boa através da boa literatura. Merece bonequinho aplaudindo de pé".
(Sílvio Tendler - Cineasta)


Sobre o autor:


Rodrigo Fonseca
Rodrigo Fonseca é repórter e crítico de cinema do Jornal  O Globo, nasceu em 1979 e cresceu entre o morro do Adeus e o Parque Shangai. Com Rocky o lutador foi fisgado , de John G. Avildsen, foi fisgado pelo cinema, encantado com a trajetória  do Homem simples que se tornou herói nos ringues. A paixão pela telonase consolidou conforme ia de Karatê Kid a Taxi Driver, passando por Os Fuzis, a obra completa de Babenco e Lavoura Arcaica. Como escritor, publicou cinco mais cinco - Os melhores filmes brasileiros em bilheteria e crítica, ao lado de Cacá Diegues e Luiz Carlos Merten, meu comprade cinema - sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos. Seu Godard particular é Brian de Palma e seu Acossado e Brilho Eterno de Uma mente sem lembranças.


Observação:  Os textos sobre o autor e os depoimentos dos dois cineastas foram feitos para o livro e foram colocados aqui para ilustrar melhor o trabalho do autor. Quem adquirir o livro vai poder ler. Os depoimentos dos dois críticos foram feitos para o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário