JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FIM DE SEMANA REPLETO DE FILMES PARA TODOS OS GOSTOS.

Particularmente falando, hoje estou feliz em escrever que o cinema tomou conta da Cidade Maravilhosa. Depois de mergulhar no mundo Rock n' roll com o Rock in Rio, o Rio de Janeiro guardou parcialmente as guitarras e mergulhou em projetores e salas de cinema em diversos pontos da cidade. O tão esperado Festival do Rio chega a sua 13º edição e virou evento obrigatório na cidade.

O Festival cresceu durante esses anos e vem conquistando público, patrocinadores, parceiros e além de proporcionar ao público uma gama de filmes de diversos gêneros, nacionalidades. Para quem gosta pode fazer uma maratona ou escolher nos diversos horários de manhã, tarde, noite e madrugada para estar fazendo parte de uma das atividades culturais mais importantes do país.

Além dos muitos filmes do Festival, estão chegando nessa sexta-feira, dia 07 de outubro,  mais sete filmes em cartaz em grande circuito. Então  preparem-se para a maratona cinematográfica e cuidado com o excesso de pipoca. O mais importante e se divertir, seja sozinho, acompanhado de amigos ou familiares ou daquela pessoa especial.


Divirtam-se!

Beijos, Andrea Cursino.



Estréias nessa sexta-feira dia 07 de outubro





Meu País
Sinópse: Marcos (Rodrigo Santoro) vive na Itália e retorna ao Brasil após a repentina morte do pai (Paulo José). Já no país, ele reencontra o irmão Tiago (Cauã Reymond) e descobre que tem uma meia irmã (Débora Falabella), portadora de problemas mentais. Ao mesmo tempo em que precisam lidar com o luto, Marcos e Tiago precisam conviver com as diferenças existentes entre eles e se acostumar com a nova irmã.



Sobre o filme:  O filme fala das relações de afeto, onde Marcos o personagem de Rodrigo Santoro volta da Itália com a mulher por causa da morte do pai e resgata a relação  complicada com o irmão Tiago, vivido por Cauã Reymond,  e descobre  Manuela, sua meia irmã que não sabia da existência, vivida por Débora Falabella. O filme recebeu uma chuva de prêmios no festival de Brasília que é extremamente exigente. O filme levou os prêmios de Melhor Filme do Juri Popular, Ator para Rodrigo Santoro, Trilha Sonora Patrick Jongh, Montagem para Paulo Sacramento, Direção para André Ristum e Prêmio vagalume que é do Projeto de Cinema para Cegos.
Crítica: O filme é de uma delicadeza e de uma sensibilidade encantadora. É uma poesia na tela. O cineasta André Ristum conseguiu transmitir na tela uma história que muita gente vai se identificar. Histórias familiares estão presentes na vida de todos nós. A história é conduzida de com a intensidade dos personagens, o que é algo interessante, é como se fosse o arranjo de uma música. Todas as famílias do mundo tem seus conflitos, seus problemas, suas queixas e principalmente seus laços de afeto que mesmo quando aparentemente eles não existam. Afinal, afetividade não se explica, se sente.

A interpretação do elenco é impecável, na medida, o que é mais um ponto para o diretor. Nem todos os diretores conseguem ser um bom diretor de elenco. Parabéns para Ristum que cumpriu  com sua missão brilhantemente. O filme trata com respeito o resgate da relação desses três irmãos.

Rodrigo Santoro realmente mereceu o prêmio de Melhor Ator do Festival de Brasília por interpretar um personagem difícil. Marcos tem todos os sentimentos dentro dele e não sabe externar isso, Santoro consegue transmitir para quem assiste, o quanto o personagem é travado. A meia irmã descoberta por ele consegue resgatar a essa afetividade travada. Pela deficiência da irmã, ele se vê obrigado a encontrar uma forma de se comunicar com ela. Débora Falabella tem na minha opinião, seu melhor trabalho no cinema. A Manuela é um misto de pureza, emoção, fragilidade e em muitos momentos ela transfere para o irmão mais velho a afetividade que tinha com o pai. O que faz Marcos se tornar irmão e pai. Ele também resgata a relação com o irmão Tiago, vivido por Cauã Reymond. Tiago é a ovelha negra da família. É aquele exemplar que toda família tem, o que está sempre arrumando problema e não dá certo em nada. Tiago também tem seus conflitos por rejeitar a irmã deficiênte e achar que o irmão é ausente e preferiu se afastar. Isso se deve a dificuldade de Marcos de demonstrar seus sentimentos. Paulo José mais uma vez brilha na tela como o pai dos três irmãos. Outros atores que estão próximos aos personagens principais e merecem aplausos são os atores italianos Anita Caprioli e Nicola Siri. Anita Caprioli interpreta a mulher de Marcos e vive a situação delicada de quem quer ajudar e não pode fazer muita coisa. Já Nicola Siri interpreta Giovanni, o credor da dívida de Tiago. 

O filme merece ser visto e apreciado.
Aproveitem!





Eu queria ter a sua vida



Sinópse: Dave (Jason Bateman) é casado com Jamie (Leslie Mann), com quem tem três filhos. Cuidar das crianças está inserido em suas atividades rotineiras, que inclui ainda dedicação intensa para a conclusão de uma fusão na empresa onde trabalha, o que pode levá-lo a ser um dos sócios. Mitch (Ryan Reynolds) é solteiro e trabalha como ator, aproveitando o tempo livre para farrear. Os dois se conhecem de longa data e, após saírem juntos, começam a elogiar a vida do outro. Ao se aliviarem na fonte de um parque, os dois dizem que gostariam de ter a vida do outro e a mágica acontece. Agora a mente de Dave está no corpo de Mitch e vice-versa. A situação permite que eles conheçam o outro lado da moeda, ao mesmo tempo em que precisam encontrar uma forma para que as vidas de ambos não desandem de vez.

Crítica: Essa comédia tem um dos tema mais repetidos do cinema, a troca de corpos. Só com um detalhe, pode ser batido, mas é sempre divertido. Cada filme tem sua versão para as trocas e as situações vão variando, menos as regras para executar, primeiro o choque da troca, a falta total de compreensão do que é a vida do outro e depois a adaptação e consertos nas vidas de ambos.  O filme é divertido e engraçado e cumpre com sua missão de divertir o público. Ryan Reynolds e Jason Batterman estão muito bem.







Capitães da Areia


Sinópse: Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando. Um filme baseado no livro de Jorge Amado e dirigido pela neta do escritor Cecília Amado. Respeita a história do livro. A trilha sonora é de Carlinhos Brown.

Crítica: Cecília Amado fez um trabalho digno da obra do avô. O filme fez a opção certa em procurar atores nas comunidades de salvador onde encontrou talentos escondidos e deu uma maior verdade a caracterização do elenco. A trilha sonora de Carlinhos Brown deu o tom certo para cenas. E como sempre falo, um bom diretor de elenco ganha muito no meu conceito. Nesse caso, Cecília Amado ganhou um bonus extra, porque dirigir adolescentes em início de carreira não é uma missão fácil.   O filme cumpre muito bem com a missão de retratar o livro, o que achei mais interessante foi que o filme tornou a história mais suave do que o livro, mesmo assim bem atual e nos faz pensar. 



A Hora do Espanto


Sinópse: Charley (Anton Yelchin) está encantado por sua namorada Amy (Imogen Poots), o que faz com que ele não dê muita atenção ao papo do amigo Ed (Christopher Mintz-Plasse) sobre o fato do novo vizinho dele, Jerry Dandridge (Colin Farrell), ser um vampiro. Na verdade, nem mesmo sua mãe Jane (Toni Collette) acredita que ele possa fazer mal a alguém, mas o sumiço de Ed faz com que Charley começe a investigar e a sua descoberta coloca todos a sua volta em perigo. Sua única salvação parece ser Peter Vincent (David Tennant), um famoso mágico da cidade, que parecia entender tudo de vampiros, mas depois afirma ser tudo fantasia. E agora? Conseguirão eles se salvar das garras do terrível vampiro?

Refilmagem do clássico de 1985 chega as telas trazendo um novato como protagonista Anton Yelchin e entre nomes conhecidos tem Toni Collete e Collin Farrel. Esse filme é um suspense com toques de comédia e ação e embora tenha agradado aos jornalistas o original é melhor por ser menos corrido e cumprir melhor seu papel com a função susto.





Copacabana
Sinópse: Jovial e inconsequente, Babou (Isabelle Huppert) passou a vida ignorando as convenções sociais. Nunca se casou ou teve um emprego fixo, e levou uma vida nômade ao lado da filha Esmeralda (Lolita Chammah), que acabou se envergonhando da mãe e não planejando convidá-la para seu casamento. Ferida em seu amor maternal, Babou decide mudar. Vai atrás de um emprego e é contratada para vender apartamentos no litoral em pleno inverno. Para sua própria surpresa torna-se a funcionária modelo e agora precisa encontrar um presente de casamento digno de sua filha e, ao mesmo tempo, sincero de sua parte.

Esse filme francês foi selecionado para Semana de Crítica no Festival de Cannes e na mostra do Cinema Mundial no Festival do Rio de 2010. O filme é francês com Isabelle Huppert tem o nome de Copacabana, a trilha é só de músicas brasileiras e a personagem sonha em vir para o Brasil. É um filme que merece uma visita as salas de cinema, nem que seja para ver essa declaração de amor francesa ao nosso Brasil.




O livro dos espíritos




Baseado no livro escrito por Alan Kardec, o filme fala da doutrina espírita. Tem no elenco Reinaldo Rodrigues que faz o protagonista, Nelson Xavier em seu terceiro filme espírita, Ênio Gonçalves, Etty Fraser, Ana Rosa que também participou de outros filmes espíritas. O filme quer divulgar a doutrina espírita e parte da renda do filme será revertida para construção de novos ambulatórios nas Casas Frei Luiz.



O Zelador Animal



O ator Kevin James protagoniza essa comédia feita para agradar o público infantil, mas indico a versão dublada pelo o ator Marcelo Adnet dubla cinco animais no filme e tem um trabalho muito interessante e esse é seu primeiro trabalho com dublagem.





Uma Professora muito Maluquinha
Sinópse: Griffin Keyes (Kevin James) trabalhava feliz como zelador de um jardim zoológico. Para ele, nada era mais normal do que conviver com leões, elefantes, girafas, ursos e gorilas. Sua história começa a mudar quando leva um fora de sua namorada Stephanie (Leslie Bibb) por ela não se conformar com a falta de ambição dele. Certos de que o boa praça deveria ter uma segunda chance com as mulheres, a bicharada resolve dar uma de conselheiros amorosos e começam a "falar" com ele, quebrando o código de silêncio que existia. Após o susto inicial, ele começa a adotar algumas dicas animais e o resultado acaba sendo positivo. A única coisa que eles não contavam era que a megera iria afastar o grande amigo do zoológico para dar vazão ao seu mundo de futlidades e falsidades. É quando chega a hora de Griffin acordar e descobrir o verdadeiro sentido das palavras amor e amizade.
Sinópse: Catharina (Paola Oliveira) foi enviada à cidade grande para estudar, quando era criança. Hoje, aos 18 anos, retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. O único problema é que sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade porque seu comportamento totalmente diferente do tradicional, pessoal e profissionalmente falando, começa a incomodar as pessoas. Mas a cidade também recebe o padre Beto (Joaquim Lopes), discípulo de Monsenhor Félix (Chico Anysio), que também retorna e acaba sendo procurado pela tradicionais professoras que querem derrubar a querida professorinha que conquistou o coração de sua turma com seus métodos não convencionais de ensino. Sem contar que ele desperta atração nos homens da cidade, como Mário (Max Fercondini) Carlito (Cadu Fávero) e Pedro Poeta (odrigo Pandolfo). Pressionada, Amanda encontra-se dividida entre a paixão pelo ensino e o amor proibido, que aflora em seu coração e fica cada vez mais forte.

O filme é adaptação da obra de Ziraldo e trás Paola Oliveira com a Professora Cate. O filme tem uma produção muito bem cuidada e 80% do filme foi rodado em Ouro Preto. É um ótimo programa para família toda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário