JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 11 de julho de 2011

HARRY POTTER, A JORNADA CHEGA AO FIM




Harry Potter tomou forma na pele do ator Daniel Radclif em 2001 e no dia 15 de julho de 2011 conclui sua jornada nos cinemas. A  jornada do bruxinho entrou para história do cinema como a mais longa de todos os tempos, e com um detalhe importante, com o mesmo elenco ( salvo o caso de Alvo Dumbledor, interpretado pelo ator  Richard Harris que faleceu  e o lugar foi brilhantemente ocupado por Michael Gambon) e um público fiel em todo o mundo. Outro detalhe importante foi o volume de dinheiro que movimentou. Foram milhões de libras, euros, dólares, reais,  e etc...

A autora da história J.K Rowling se tornou uma das mulheres mais ricas do planeta. Seus livros revolucionaram diversos setores em todo mundo como por exemplo: comércio de produtos, agências de publicidade, veículos de comunicação, psicanálise, cinema e principalmente a indústria de livros que finalmente  abriu caminho para que as editoras recebessem com bons olhos o material voltado para o público infanto-juvenil e criasse um novo sistema de vendas e lançamento do produto. Rowling sempre afirmou que nunca pensou para que tipo de público Harry foi criado. Ela apenas criou. Para quem escreve é fácil entender esse processo. A inspiração surge e você coloca tudo como vai surgindo na cabeça.

Agora um dos mais esperados filmes do cinema movimenta a curiosidade e ansiedade não só dos fãs, mas como também de pessoas que gostam da sétima arte.


Preparei um material especial para o fechamento de um marco cinematográfico.
Espero que gostem.
É muito importante para mim, saber o que vocês acharam e o que vocês pensam porque esse blog foi criado para isso, nos comunicarmos e trocarmos idéias.

Beijos, Andrea.

 

 
A HISTÓRIA

Dez anos se passaram desde o primeiro filme. Mas a história de Harry surgiu bem antes, em 1990, quando J.K Rowling viajava num trem de Manchester para Londres. A idéia surgiu à noite durante a viagem. Nascia Harry Potter e a Pedra Filosofal. Durante o processo de criação, estava definido que seria um livro para cada ano de Harry em Hogwarts, num total de sete, já que os alunos de Hogwart ficam por lá durante esse tempo. Muitas coisas aconteceram, nascimento de sua filha, divórcio do seu primeiro marido e uma mudança para Portugal, e o livro só finalizou seis anos depois.

Em 1996, quando o livro ficou pronto, Rowling enviou a um agente literário que levou para várias editoras que recusaram publicar. Finalmente, alguém de visão na editora Bloomsburry ofereceu a autora 3000 libras adiantadas e o livro foi publicado em 30 de junho de 1997. Por uma estratégia de marketing da editora, Joanna Kethleen Rowling adotou o nome de J.K.Rowling para evitar rejeição por parte dos meninos em relação a uma escritora. Feito isso, sucesso arrebatador. Foram vendidos milhões de cópias. Já pensou na cara das pessoas que recusaram publicar a história? rsrsrsr

Em 1998, Rowling lançou o segundo livro, “Harry Potter e a Câmara Secreta” e 1999 foi a vez de “ Harry Potter e o Prizioneiro de Azkarban”. Nesse ano, a Warner Bros comprou os direitos da filmagem do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” por cerca de 1 milhão de libras ou 2,2 milhões de reais da época. É claro que Rowling participou de todo o processo de filmagem do início ao fim de todos os filmes.

No início Steven Spielberg iria dirigir o filme, mas ele e Rowling não chegavam a um consenso. Ele queria que o filme fosse uma animação com dublagem de Joel Harley Osment e ela queria que o filme fosse feito com pessoas reais e atores britânicos. Na verdade a maior exigência dela foi essa, todo o elenco deve ser britânico. Spielberg saiu do projeto e entrou Chris Columbus, apesar de Rowling ter pensando em Terry Gilliam. ela e Columbus se afinaram bem. Ele dirigiu “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “ Harry Potter e a Câmara Secreta”. Na sequencia Alfonso Cuaron dirigiu “ Harry Potter e o Prizioneiro de Azkaban”,  Mike Newell “ Harry Potter e o Cálice de Fogo”, David Yates “ Harry Potter e a Ordem da Phênix”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 1” e “ Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2”.

A escolha do elenco foi um processo longo. E em 2000 o mundo conheceu Daniel Radcliff, Emma Watson e Rupert Grint o trio Harry Potter, Hermione Granger e Ronald Wesley. Junto com eles, outros atores também se tornaram  conhecidos e admirados pelo público. O elenco adulto já era conhecido do grande público como Richard Harris, Maggie Smith, Alan Hickman entre outros.





Os quatro primeiros filmes foram roteirizados por Steve Kloves com assistência de Rowling. No quinto filme, o roteiro ficou com Michael Goldenberg e no sexto voltou as mãos de Kloves. A autora disse que apesar de algumas modificações e omissões, Kloves foi fiel a história.

Vamos ver um pouco do fascinante mundo bruxo.



HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

 SOBRE O LIVRO
 
Primeira Capa 

                                         Simplesmente  maravilhoso!
Segunda Capa
Uma leitura leve na forma de escrever e nos conduz a um mergulho em um universo mágico e novo com personagens interessantes e muita criatividade com riqueza de detalhes. A nossa imaginação agradece por esse estímulo. O livro explica mais que o filme, até porque a narrativa de um livro é diferente da narrativa de outros meios de comunicação e arte. O que mais pesa pontos para a escritora é a capacidade de dar uso a todos os elementos escritos no livro, sem nada se perder ou ficar sem explicação. Tudo tem serventia e é como uma imensa colcha de retalhos que no final faz todo sentido.  No livro os Dursley têm uma participação maior e muitas vezes, cômica. A narrativa é muito bem colocada e segue a tradicional narrativa inglesa da literatura infantil ambientados em internatos da era vitoriana. Outro ponto interessante, é que  Harry é o narrador da história, sabemos o que ele sabe, descobrimos o que ele descobre, é quase como se fôssemos Harry. O que quebra o formato do narrador conversando conosco. Percebemos mais os sentimentos e sensações porque está descrito com palavras impressas. 
 

Sobre o filme


Cartaz do filme nos cinema e DVD

O conjunto da obra é maravilhoso. Os cuidados foram visíveis. Um filme com delicadeza na execução. Uma dos trabalhos de Direção de Arte mais bonitos da história do cinema. Pena realmente não ter levado o Oscar que foi indicado. O cuidado com detalhes de caracterização dos personagens, dos ambientes, material de cena, comportamento dos personagens e a condução da história fizeram desse trabalho uma obra de arte. Atraiu para literatura muitos novos leitores, jovens que gostavam de ler, e principalmente, muitos que não gostavam e que agora são grandes consumidores de livros. A trilha sonora de John Williams é marcante como quase todo seu trabalho. Vale lembrar que John Williams foi indicado ao Oscar 42 vezes, só Walt Disney recebeu mais indicações do que ele. Não precisa falar mais nada.

O elenco foi muito bem escolhido e os atores deram uma forma única à imagem dos personagens. Cada um imagina de uma forma. Muitos meninos fizeram teste para Harry Potter que no livro tinha olhos verdes, mas o ator escolhido, Daniel Radclif tem olhos azuis, o que não interferiu no processo de contar história. Tom Felton que faz Draco Malfoy também fez teste para Harry Potter e para Rony Wesley, mas Rowling achou que ele era perfeito para Draco Malfoy. Ela acertou. O menino ficou perfeito.














Nenhum comentário:

Postar um comentário