JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 18 de julho de 2016

DIA NELSON MANDELA!

Por Juliana Meneses

Nelson foi presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Formou-se em direito e tornou-se  líder da resistência não violenta da juventude negra, acabando como réu em julgamento por traição. Tornou-se o prisioneiro mais famoso do mundo, e mais tarde um político respeitado por ser responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica
Mandela passou 27 anos preso, somente após uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990.  Dedicou sua vida a causa dos direitos humanos e também por conta dela  tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até se eleger o primeiro presidente da África do Sul livre. Em sua homenagem, a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Para prestigiar essa data separamos alguns filmes que foram feitos em homenagem a Nelson Mandela!

Invictus
Na história dirigida por Clint Eastwood, Mandela é o recém-eleito presidente da África do Sul, ainda dividida em resultado do apartheid. O presidente vê a Copa do Mundo de Rúgbi, que ocorreria pela primeira vez no seu país, uma ótima oportunidade de unir toda população. 

Shall Never Lose Hope
Nesse documentário tem várias entrevistas com a família de Mandela, Zindzi Mandela (sua filha) Denis Goldberg, que também foi preso por posturas anti-apartheid  e Winnie Mandela. Winnie lê uma carta que Mandela lhe enviou quando estava na prisão.

Mandela: A Luta pela Liberdade
Como a grande parte da população branca que vivia na Africa do Sul nos anos 60, James Gregory enxergava os negros como seres inferiores. Crescido no interior, ele fala o dialeto Xhosa e por isso era um espião do governo que repassava informações do grupo de Mandela para o serviço de inteligência. Contudo após ele conviver com Nelson Mandela, cria uma forte amizade e torna-se um defensor dos direitos dos negros. Baseado em fatos reais.


Mandela - O Caminho para Liberdade
Toda a vida de Nelson Mandela desde a sua infância numa pequena aldeia até à sua eleição como Presidente da África do Sul. O longa é baseado em sua autobiografia, o filme mostra-nos o político ativista pela defesa dos direitos humanos e pelo fim do apartheid, mas principalmente um homem simples. num retrato belo de uma das mais significativas figuras da história da humanidade.

Viva Mandela
O documentário mostra a luta de Mandela contra o apartheid, o filme é narrado por Kenneth David Kaunda, o primeiro presidente da Zâmbia após a independência do país do Reino Unido. O longa foi lançado em 1990. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário