JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CONFIRAM OS VENCEDORES DO OSCAR 2016

O Oscar 2016 ficará marcado como o Oscar dos acontecimentos importantes. A noite de ontem, foi histórica. A premiação desse ano ficou marcada pelas polêmicas e manifestações. 

A principal polêmica que causou mais impacto, foi criada por quem não está disputando nenhum prêmio e não fez nenhum trabalho, causou um constrangimento geral por acusar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de racista por não ter nenhum negro indicado. Me lembrei até daquela historinha do sujeito que reclama que não ganha na Mega Sena, mas também não joga, quer ganhar como?


O histórico de bons papéis, indicações que nunca desencantam causou uma comoção mundial em torno da indicação para Leonardo DiCaprio em seu papel em "O Regresso". Os milhões de fãs criaram uma campanha para que Leonardo DiCaprio levar enfim seu Oscar. Outro favorito é  Sylvester Stallone para ator coadjuvante que quebra um mais um preconceito, com atores de filmes de ação que nunca foram indicados. Assim como "Mad Max: Estrada da Fúria" que mostrou que é mais do que um filme de ação. 


Começamos com o ator Chris Rock que foi o anfitrião da noite fazendo um belo discurso sobre a polêmica racista. Em suas colocações matou a história ali. As piadas foram ótimas e as brincadeiras giraram em torno de transformar algo ruim em algo bom. Chris Rock fez um belíssimo trabalho e tem meu apoio para repetir a dose ano que vem.

A seguir mais informações sobre a premiação e a lista de vencedores do Oscar 2016.





O grande vencedor da noite foi "Mad Max: Estrada da Fúria" indicado para 10 categorias, levou 6 estatuetas: edição de som, mixagem de som, figurino, maquiagem e cabelo, design de produção e montagem. Mas quem levou o prêmio principal foi "Spotlight: Segredos Revelados" que das 6 indicações levou as duas estatuetas importantes: Melhor Filme e Roteiro Original. 

"O Regresso"  seguiu ao pé da letra e regressaram para receber a estatueta o diretor mexicano Alejandro Iñarritu e o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki. O México está em festa. Pelo terceiro ano seguido o México leva a estatueta de Melhor diretor. Esse ano e ano passado para Iñárritu  e no ano anterior para Alfonso Cuaron. Já o diretor de fotografia recebe seu terceiro Oscar seguido. 

Outro momento bonito e marcante foi ver dois dos maiores músicos da história do cinema sentados lado a lado, John Willliams e Ennio Morricone que levou seu primeiro Oscar e o único que recebeu o filme de Tarantino, "Os Oito Odiados". 

E falando em odiados, a indicação para Sylvester Stallone quebrou outro preconceito. Mostrou que os atores que fazem filme de ação merecem ser considerados como atores tanto quanto qualquer outro. Por fazerem filmes de ação são descriminados e nunca entram no seleto rol dos indicados. No máximo apresentam um prêmio e participam da festa. Foi a primeira indicação de um astro de filme de ação para Melhor Ator Coadjuvante. Quando Stallone foi indicado com o mesmo personagem em 1977, ele não era ainda um astro do gênero.

A atriz Brie Larson de "O Quarto de Jack" continuou invicta em sua busca por prêmios. Levou todos a que foi indicada. Enquanto isso a disputa entre as atrizes coadjuvantes ficavam entre Kate Winslet por "Steve Jobs" e  Alycia Vinkander por "A Garota Dinamarquesa". Vinkander no fim levou a estatueta para casa e o apoio do namorado, o ator Michael Fassbander  que concorreu ao Oscar de Melhor Ator, mas já sabia que seria difícil ganhar do Di Caprio. Como a comoção foi planetária, com festas para comemorar a vitória de Leo, organizadas por várias cidades em diversos países. Seria até perigoso Leonardo Di Caprio não levar esse Oscar. E claro, que apesar dos concorrentes serem fortes, Di Caprio levou o Oscar mais esperado do ano. Agora esse prêmio vai levar a carreira do ator a um outro patamar. 

Sylvester Stallone também tinha o favoritismo em sua categoria, mas o britânico Mark Raylance chegou de mansinho e levou para casa. Foi uma surpresa, por conta do favoritismo. A categoria tinham ótimos concorrentes como Tom Hardy (O Regresso), Mark Ruffalo (Spotlight), Christian Bale(A Grande Aposta), mas se for para Stallone não levar a estatueta, que seja por um trabalho magnifico e Raylance fez exatamente isso! Brilhou ao lado de Tom Hanks no filme do diretor Steven Spielberg, "Pontes de Espiões", indicado para 6 categorias levando apenas um prêmio: Melhor Ator Coadjuvante. 

Está provado que vale a pena fazer música para os filmes de James Bond. Após a cantora Adele levar todos os prêmios a que foi indicada por Skyfall, é a vez de Sam Smith repetir o feito. O cantor britânico ficou tão feliz em receber o Oscar de Melhor Canção com o seu "Writing's on The Wall" e fez um discurso sobre o orgulho de ser o primeiro gay assumido a receber um Oscar. Aproveitando o momento de igualdade e fraternidade que envolveu esse Oscar.

O Brasil concorreu oficialmente com a animação "O Menino e o Mundo" de Alê Abreu. Só a indicação já valeu, mas não foi de todo perdido, a animação "Divertidamente" levou o Oscar e tinha brasileiro na equipe da animação. Como o indicado do Brasil para Melhor Filme estrangeiro não passou na peneira para se classificar a uma vaga, não houve uma disputa nessa categoria. "O Filho de Saul" levou todos os prêmios a que foi indicado. Uma pena, o filme da Jordânia, "Theeb" é bem melhor. E o Oscar poderia ter uma categoria para ator e atriz infantil. O menino que interpreta Theeb, Jacir Eid Al-Hwietat é espetacular e seria ótimo vê-lo concorrer com Jacob Trembley de "O Quarto de Jack".

O documentário "Amy" sobre a cantora Amy Whinehouse falecida em 2011 também levou todos os prêmios a que foi indicado e inclusive,  o Oscar.

Foi linda a homenagem póstuma da Academia para os profissionais de cinema que faleceram até a data da premiação. Ao som minimalista de Black Bird um adeus a diversos profissionais encerrando com Alan Rickman, um dos maiores atores britânicos que nos deixou recentemente.

Foi bonito ver a Força Jedi voltar a brilhar. "Star Wars: O Despertar da Força" despertou as bilheterias no mundo todo e recebeu 5 indicações ao Oscar. Apesar de não levar nenhuma estatueta para casa , levou outro prêmio, a maior bilheteria do ano e o amor dos eternos fãs  e de novos fãs. 

Em Los Angeles correu tudo bem. Já aqui no Brasil, a transmissão oficial da TV brasileira Rede Globo foi um fiasco. Começou a transmitir 2h após o inicio da premiação. Quem perdeu foi o público que foi privado de assistir momentos históricos dentro do cinema. Como se não fosse o suficiente, convocou a atriz Gloria Pires para comentar a maior premiação de cinema sem que ela estivesse preparada para a função. A comentarista não assistiu a nenhum filme e ficou perdida em comentários sem graça e vazio deixando seus companheiros de estúdio sem graça. Os jornalistas Arthur Xexeo e Maria Beltrão não sabiam o que fazer. Resultado, a atriz consagrada no que faz, hoje é alvo de piadas. Uma forma que o brasileiro tem de demonstrar seu desagrado. Para um crítico de cinema é triste ver que nosso trabalho foi tratado com tanto descaso. Um crítico se prepara o ano todo assistindo centenas de filmes e analisando cada um e suas possibilidades. O maior erro foi ter convidado alguém despreparado para função sem sequer ter oferecido a ela o suporte necessário: assistir aos principais filmes, e estudar sobre os indicados. 

Vamos torcer que a Rede Globo reveja a forma de transmitir não só a maior e mais importante premiação de cinema do mundo, mas a apoteose de qualquer cinéfilo.   

A seguir a lista dos vencedores nas 24 categorias: 



Melhor Filme


"A Grande Aposta"
"Ponte dos Espiões"
"Brooklyn"
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O Regresso"
"O Quarto de Jack"
"Spotlight: Segredos Revelados"





Melhor Diretor

Alejandro G. Iñárritu ("O Regresso")
Tom McCarthy ("Spotlight: Segredos Revelados")
George Miller ("Mad Max: Estrada da Fúria")
Adam McKay ("A Grande Aposta")
Lenny Abrahamson ("O Quarto de Jack")


Melhor Ator

Bryan Cranston ("Trumbo")
Matt Damon ("Perdido em Marte")
Leonardo DiCaprio ("O Regresso")
Michael Fassbender ("Steve Jobs")
Eddie Redmayne ("A Garota Dinamarquesa")



Melhor Ator Coadjuvante

Christian Bale ("A grande aposta")
Tom Hardy ("O regresso")
Mark Ruffalo ("Spotlight: Segredos revelados")
Mark Rylance ("Ponte dos espiões")
Sylvester Stallone ("Creed") 


Melhor Atriz

Cate Blanchett ("Carol")
Brie Larson ("O quarto de Jack")
Jennifer Lawrence (“Joy”)
Charlotte Rampling (“45 anos”)
Saoirse Ronan ("Brooklyn")





Melhor Atriz Coadjuvante

Jennifer Jason Leigh ("Os 8 odiados")
Rooney Mara ("Carol")
Rachel McAdams ("Spotlight: Segredos Revelados")
Alicia Vikander ("A Garota Dinamarquesa")
Kate Winslet ("Steve Jobs")








Melhor Roteiro Adaptado

"A Grande Aposta"
"Brooklyn"
"Carol"
"Perdido Em Marte"
"O Quarto De Jack"














Melhor Roteiro Original

"Ponte dos Espiões"
"Ex Machina"
"Divertida Mente"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Straight Outta Compton"





Melhor Filme Estrangeiro

"Embrace of The Serpent" (Colômbia)
"Cinco Graças" (França)
"O Filho de Saul" (Hungria)
"Theeb" (Jordânia)
"A War" (Dinamarca)



Melhor Canção Original


"Writing's on the Wall", Sam Smith ("007 contra Spectre")
"Earned it", The Weeknd ("Cinquenta tons de cinza")

"Manta Ray", J. Ralph & Antony ("Racing Extinction")

"Simple song #3", Sumi Jo e Viktoria Mullova ("Youth")


"Til It Happens to you", Lady Gaga ("The Hunting Ground")





Melhor Trilha Sonora


"Os 8 Odiados"
"Ponte dos Espiões"
"Carol"
"Sicario"
"Star Wars: O Despertar da Força"



Melhor Edição de Som

"Mad Max: Estrada da Fúria" - David White
"Perdido em Marte"
"O Regresso"
"Sicario"
"Star Wars: O Despertar da Força"






Melhor Mixagem de Som

"Ponte dos espiões"
"Mad Max: Estrada da Fúria" - Greg Rudloff, Chris Jenkins, Ben Osmo.
"Perdido em Marte"
"O regresso"
"Star Wars: O despertar da força"



Melhor Fotografia

"Carol"
"Os Oito Odiados"
"Mad Max: Estrada Da Fúria"
"O Regresso" - Emmanuel Lubezki.
"Sicario"






Melhor Figurino

"Carol"
"Cinderela"
"A Garota Dinamarquesa"
"Mad Max: Estrada da Fúria" - Jenny Beavan.







Melhor Cabelo e Maquiagem

"Mad Max - Estrada da Fúria" - Lesley Vandervalt, Demien Martin e Elka Wardega.

"The 100-year-old man who climbed out the window and disappeared"

"O Regresso"



Melhor Design De Produção

"Ponte dos Espiões"
"A Garota Dinamarquesa"
"Mad Max: Estrada da Fúria" - Lisa Thompson
"Perdido em Marte"
"O Regresso"








Melhor Montagem

"A Grande Aposta"
"Mad Max: Estrada da Fúria" - Margaret Sixel
"O regresso"
"Spotlight: Segredos Revelados"
"Star Wars: O despertar da força"




Melhores Efeitos Visuais

"Ex Machina" Andrew 
"Mad Max: Estrada da Fúria"
"Perdido em Marte"
"O regresso"
"Star Wars: O despertar da força".





Melhor Animação

"Anomalisa"
"O Menino e o Mundo"
"Divertida mente"
"Shaun, o Carneiro"
"Quando Estou com Marnie"






Melhor Documentário

"Amy"
"Cartel Land"
"The look of silence"
"What happened, Miss Simone?"
"Winter on fire: Ukraine's Fight for Freedom"





Melhor Documentário de Curta-Metragem

"Body team 12"
"Chau, beyond the lines"
"Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah"
"A Girl in the River: The Price of forgiveness"
"Last day of freedom"



Melhor Curta de Animação

"Bear Story"
"Prologue"
"Sanjay's Super Team"
"We can't live without Cosmos"
"World of tomorrow"






Melhor Curta de Live Action

"Stutterer"
"Ave Maria"
"Day one"
"Everything will be okay (Alles Wird Gut)"
"Shok"


Nenhum comentário:

Postar um comentário