Nessa semana chegam mais dez filmes às salas de cinema no
Brasil. Sendo três filmes do Brasil, seis dos Estados Unidos e um da França.
O Brasil tem os dramas “Que Horas Ela Volta?” e “Periscópio”
e a comédia “Mulheres no Poder”.
Os Estados Unidos chegou com corda toda e trouxe seis longas para as salas de cinema sendo dois filmes de ação “Hitman
47” e “Expresso do Amanhã”, a comédia de humor negro “Ted
2”, o novo drama de Woody Allen “Homem Irracional” e dois filmes de terror “Corrente do Mal” e “Palavras
Diabólicas”.
Para fechar a França tem o drama “Dior e Eu”.
A seguir tem as informações sobre os filmes e as críticas.
QUE HORAS ELA VOLTA?
Sinopse: Depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho em São Paulo, Val tem estabilidade financeira, mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica. Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega, a convivência é difícil. Ela não age dentro do protocolo esperado para ela, o que gera tensão dentro da casa. Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.
Crítica por Zeca Seabra: Vencedor
do prêmio da Confederação de Cinemas de Arte e Ensaio na seção Panorama do 65º
Festival de Berlim e de melhor interpretação feminina para Regina Casé e Camila Márdila
no Festival de Sundance nos EUA, chega finalmente ao circuito brasileiro, “Que horas ela volta? “dirigido por Anna Muylaert (è Proibido Fumar e
Durval Discos).
Em todas
as exibições, “Que horas ela volta? “é
ovacionado e merece todos os elogios que vem recebendo da crítica e do público.
Anna se apóia em uma trama basicamente popular para desdobrar o comportamento
secular entre patrão e empregado (relação muito enraizada na cultura brasileira)
e desta forma elaborar um retrato particular sobre o sacrifício materno.
Val (Regina Casé) trabalha como empregada
doméstica na casa dos patrões de classe média alta em São Paulo por 13 anos. Um
dia ela recebe uma carta de sua filha Jéssica (Camila Márdila), avisando que irá a cidade para prestar vestibular.
Com a chegada da menina (agora uma adolescente) todos os personagens entrarão
em conflito e terão que decidir suas escolhas.
O
desempenho espetacular de Regina Casé é um triunfo a parte. A atriz consegue
descolar sua imagem popular de apresentadora de TV para construir um personagem
patético e tragicamente cômico cuja identificação é imediata. No entanto, Anna
sabiamente não deposita toda sua confiança apenas no talento da atriz e explora
o espaço cênico com interessantes enquadramentos cinematográficos. O “olhar” de
Anna é fundamental para que o filme extrapole os limites de uma simples
história.
Apesar
de o roteiro insistir na dicotomia banal entre ricos e pobres (divisão muito
divulgada pela política brasileira atual), “Que
horas ela volta? “é um filme
extremamente sensível que fala como a dedicação e amor podem derrubar os muros
das diferenças sociais.
Título Original: Que Horas Ela Volta?
Título no Brasil: Que Horas Ela Volta?
Direção: Anna Muylaert
Direção: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Antonio Abujamra, Luis Miranda, Helena Albergaria, Lourenço Mutarelli, Michel Joelsas, Theo Werneck.
Produção: Anna Muylaert, Débora Ivanov, Fabiano Gullane, Gabriel Lacerda
Fotografia: Bárbara Álvarez
Montagem: Karen Harley
Trilha Sonora: Fábio Trummer
Gênero: Drama
Duração: 114 min.
Ano: 2015
País: Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: Pandora Filmes
Estúdio: África Filmes / Globo Filmes / Gullane Filmes
Classificação: 14 anos
Trailer Internacional
PERISCÓPIO
Sinopse: Dois homens em um apartamento. Brigas, conflitos, ironia. Eric, 76 anos, e Élvio, 43, não se suportam. O mais jovem é um misto de assistente, secretário e enfermeiro do mais velho. Em um cenário no qual o mundo lá fora parece não existir, sobram provocações. O tempo está imobilizado, suspenso – e o tédio media a relação entre eles. Não existe uma gota de esperança e eles parecem estar apenas à espera da morte. Até que, subitamente, surge um estranho objeto do apartamento de baixo. Tudo se modifica.
Crítica: Em Breve.
Título Original: Periscópio
Título no Brasil: Periscópio
Direção: Kiko Goifman
Roteiro: Jean-Claude Bernardet e Kiko Goifman.
Elenco: Jean-Claude Bernadet e João Miguel.
Produção: Jurandir Müller
Fotografia: Julia Zakia
Montagem: Olivia Brenga e Vânia Debs.
Trilha Sonora: DJ Dolores
Gênero: Drama
Duração: 82 min.
Ano: 2013
País: Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: Vitrine Filmes
Estúdio: Paleo Tv
Classificação: 12 anos
MULHERES NO PODER
Sinopse: História traz os bastidores da corrupção em Brasília. A senadora Maria Pilar (Dira Paes) elabora um esquema com a ministra Ivone Feitosa (Stella Miranda) para fraudar o resultado de uma licitação. Tudo caminhava bem, mas tudo se complica quando suas assessoras resolvem montar seu próprio esquema.
Crítica: Em Breve.
Título Original:
Título no Brasil:
Gênero: Comédia
Direção: Gustavo Acioli
Roteiro: Gustavo Acioli
Elenco: Dira Paes, Stella Miranda, Totia Meirelles, Elisa Lucinda, Camilo Bevilacqua, Chica Xavier, Maria Helena Pader, Milena Contrucci Jamel, Paulo Tiefenthaler e Roberto Maya.
Produção: Lara Pozzobon
Fotografia: Pablo Baião, Pablo Hoffmann
Montagem: Luiz Guimarães de Castro
Trilha Sonora: Fabiano Krieger e Lucas Marcier.
Duração: 98 min.
Ano: 2015
País: Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: Downtown Filmes
Estúdio: Afinal FIlmes / Canal Brasil / Lavoro Produções
Classificação: 12 anos
HITMAN - AGENTE 47
Sinopse: Agente 47 (Rupert Friend) é um assassino de elite geneticamente modificado criado para ser a máquina de matar perfeita. Agora, ele precisa caçar uma operação que pretende usar o segredo de sua criação para a formação de um exército imbátivel. Ao juntar forças com uma misteriosa jovem, que pode ser o diferencial para o sucesso desta missão.
Crítica por Andrea Cursino: Hitman, Agente 47 é um show de efeitos visuais e sonoros. A história é interessante e o roteiro tenta direcionar a história com mistérios e viradas na narrativa. Boas cenas de ação, mas os diálogos deixaram a desejar.
O diretor Aleksander Bach tinha a sua disposição uma ótima equipe tanto técnica, quanto artística. O elenco funcionou bem, mas o erro ficou por conta do diretor que não soube conduzir os laços entre os três atores chaves o protagonista Rupert Friend que interpreta Hitman, Hannah Were que dá vida a mocinha fujitiva Katia e ótimo Ciarán Hind, o procurado Dr.Litvenko. Já o John Smith de Zachary Quinto é o personagem que mais expressa emoções.
As cenas de ação tem poucas pausas para o público respirar e mesmo assim, é preciso pensar no funcionamento da trama para montar esse quebra cabeças.
Para os fãs do gênero o filme funciona bem e coloca nas salas de cinema um novo astro de filmes de ação, Rupert Friend. Então é aproveitar e se divertir.
Título Original: Hitman: Agent 47
Título no Brasil: Hitman: Agente 47
Direção: Aleksander Bach
Roteiro: Kyle Ward, Michael Finch e Skip Woods.
Elenco: Rupert Friend, Hannah Ware, Zachary Quinto, Ciarán Hinds, Chris Theisinger, Dan Bakkedahl, David Bruckner, Jerry Hoffmann,Dennis Heath, Emilio Rivera, Joe Toedtling, Melanie Benna, Rolf Kanies, Thomas Kretschmann e Jürgen Prochnow.
Produção: Adrian Askarieh, Alex Young e Charles Gordon.
Fotografia: Óttar Guðnason
Montagem: Nicolas De Toth
Trilha Sonora: Marco Beltrami
Gênero: Ação
Duração: 98 min.
Ano: 2015
País: Estados Unidos / Alemanha
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação: 14 anos
O EXPRESSO DO AMANHÃ
Sinopse: Um experimento para impedir o aquecimento global falha e uma nova era do gelo toma conta do planeta. O que resta é apenas neve e guerra. Os únicos sobreviventes da Terra estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer, um trem que roda o planeta acompanhando o sol e evitando o frio congelante do lado de fora. Lá dentro, os mais pobres vivem em péssimas condições no final do tem, enquanto a classe rica vive em meio ao luxo e ao prazer, com espaço de sobra.
Crítica por Andrea Cursino: O filme é tenso e intenso num mundo pós apocalíptico cheio de simbolismos. Um elenco maravilhoso encabeçado por Chris Evans que mostrou que pode interpretar personagens complexos como o revolucionário Curtis. Octávia Spencer, John Hurt, Jamie Bell, Tilda Swinton, Kang-ho Song, Ah-sung Ko e Ed Harris tem seus momentos de brilhar na tela. Os personagens são complexos nos aspecto psicológico e comportamental na posição social que cada um ocupa nessa "cadeia alimentar" em uma sociedade que vive dentro de um trem.
Expresso do Amanhã é violento e com bom trabalho técnico, mas não é uma violência desmedida, e sim um ótimo trabalho mental de decodificação dos códigos de linguagem. Tem um embasamento filosófico do comportamento humano em situações limites. Sabe quando está conversando com os amigos e sempre tem alguém que pergunta: "O que você faria se estivesse numa situação limite? " "O que você é capaz de fazer para sua preservação e para a preservação das pessoas a sua volta?" pois bem, o cineasta sul coreano fez um trabalho majestoso como o uso dos simbolismos para transmitir diversas mensagens sobre comportamento humano. Os questionamentos são levantados e para quem gostar de raciocinar em cima das histórias, essa é a história para meditar e discutir com os amigos sobre o assunto.
Para quem gosta de boas atuações, esse filme é uma festa que te convida para entrar por 126 minutos numa sala de cinema e apreciar não só o trabalho do elenco, mas uma direção de arte rica, uma montagem muito eficiente e um diretor que sabe tirar o melhor da sua equipe e apresentar um filme completo.
A classificação indicativa ficou para 16 anos por conta da violência.
Expresso do Amanhã é violento e com bom trabalho técnico, mas não é uma violência desmedida, e sim um ótimo trabalho mental de decodificação dos códigos de linguagem. Tem um embasamento filosófico do comportamento humano em situações limites. Sabe quando está conversando com os amigos e sempre tem alguém que pergunta: "O que você faria se estivesse numa situação limite? " "O que você é capaz de fazer para sua preservação e para a preservação das pessoas a sua volta?" pois bem, o cineasta sul coreano fez um trabalho majestoso como o uso dos simbolismos para transmitir diversas mensagens sobre comportamento humano. Os questionamentos são levantados e para quem gostar de raciocinar em cima das histórias, essa é a história para meditar e discutir com os amigos sobre o assunto.
Para quem gosta de boas atuações, esse filme é uma festa que te convida para entrar por 126 minutos numa sala de cinema e apreciar não só o trabalho do elenco, mas uma direção de arte rica, uma montagem muito eficiente e um diretor que sabe tirar o melhor da sua equipe e apresentar um filme completo.
A classificação indicativa ficou para 16 anos por conta da violência.
Título Original: Snowpiercer
Título no Brasil: Expresso do Amanhã
Direção: Joon-ho Bong
Roteiro: Joon-ho Bong, Kelly Masterson
Origem da História: Baseado na graphic novel de Benjamin Legrand e Jacques Lob.
Elenco: Chris Evans, Octavia Spencer, Tilda Swinton, Jamie Bell, John Hurt, Kang-ho Song, Adnan Haskovic, Alison Pill, Brian Colin Foley, Clark Middleton, Emma Levie, Ewen Bremner, Griffin Seymour, Igor Juric, Jim High, Kendrick Ong, Kenny Doughty, Luke Pasqualino, Marcanthonee Reis, Peter Hallin, Sean Connor Renwick, Steve Park, Tómas Lemarquis, Vlad Ivanov
Produção: Chan-wook Park
Fotografia: Kyung-Pyo Hong
Montagem: Steve M. Choe
Trilha Sonora: Marco Beltrami
Gênero: Drama
Duração: 126 min.
Ano: 2013
País: Coréia do Sul / Estados Unidos / França
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Moho Films / Opus Pictures / SnowPiercer /
Stillking Films
Classificação: 16 anos
TED 2
Sinopse: Completamente apaixonado, Ted decide se casar com Tammy-Lyn. Entretanto, não demora muito para que o casal entre crise. Querendo evitar um possível divórcio, Ted resolve que quer ter o filho. Tammy logo fica emplgada com a ideia e o casal começa uma busca para ver quem poderia ser o melhor doador de esperma. Durante o processo, o ursinho descobre que é visto pelo estado como uma propriedade e não como um cidadão. A partir daí, começa uma batalha nos tribunais onde Ted tenta provar que é muito mais do que um simples ursinho de pelúcia.
Crítica por Andrea Cursino: Seth McFarlane poderia ter se contentado com o primeiro filme e apresenta um filme que pesa na hora de temperar o filme perdendo o que seria a chance de fazer o público rir tanto quanto no primeiro filme.
O elenco parece confortável com seus personagens, os fixos do primeiro filme e os novos como Amanda Sefield e Morgan Freeman que parece ter topado a brincadeira, mas não está a vontade nesse universo. Mark Whalberg continua seu personagem John Bennett que sofre da síndrome de Peter Pan. Seth McFarlane dirige, produz, escreve e da voz ao ursinho Ted. Giovanni Ribisi e Sam J.Jones retornam no segundo longa com seus personagens excêntricos.
O filme tem pontos positivos e eles estão na parte técnica. Os efeitos visuais são bons e algumas piadas funcionam e outras não. O humor negro do filme abusa um pouco mais das tintas e não tem a mesma linearidade do primeiro em termos de humor.
Mas para quem gostou do primeiro pode conferir o segundo mais pela curiosidade.
O elenco parece confortável com seus personagens, os fixos do primeiro filme e os novos como Amanda Sefield e Morgan Freeman que parece ter topado a brincadeira, mas não está a vontade nesse universo. Mark Whalberg continua seu personagem John Bennett que sofre da síndrome de Peter Pan. Seth McFarlane dirige, produz, escreve e da voz ao ursinho Ted. Giovanni Ribisi e Sam J.Jones retornam no segundo longa com seus personagens excêntricos.
O filme tem pontos positivos e eles estão na parte técnica. Os efeitos visuais são bons e algumas piadas funcionam e outras não. O humor negro do filme abusa um pouco mais das tintas e não tem a mesma linearidade do primeiro em termos de humor.
Mas para quem gostou do primeiro pode conferir o segundo mais pela curiosidade.
Título Original: Ted 2
Título no Brasil: Ted 2
Direção: Seth MacFarlane
Roteiro: Alec Sulkin, Seth MacFarlane e Wellesley Wild.
Elenco: Mark Wahlberg, Seth MacFarlane, Amanda Seyfried, Jessica Barth, Giovanni Ribisi, Sam J. Jones, Morgan Freeman, Liam Neeson, Bill Smitrovich, Chaunty Spillane, Dennis Haysbert, Kimberly Howe, Lexi Atkins, Luis Salazar, Maggie Geha, Martin Klebba, Michael Dorn, Nana Visitor, Patrick Warburton, Richard Schiff, Ron Canada e Vanessa Vander Pluym.
Produção: Jason Clark, John Jacobs, Scott Stuber e Seth MacFarlane.
Fotografia: Michael Barrett
Montagem: Jeff Freeman
Trilha Sonora: Walter Murphy
Gênero: Comédia
Duração: 115 min.
Ano: 2015
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Universal Pictures
Estúdio: Fuzzy Door Productions / Universal Pictures
Classificação: 16 anos
HOMEM IRRACIONAL
Sinopse: Em crise existencial, o professor de filosofia Abe Lucas chega para lecionar em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Logo uma de suas alunas, Jill, se aproxima dele após ficar admirada pela capacidade intelectual do professor. Ao mesmo tempo, Abe passa a lidar com Rita, uma docente casada que começa a ter desejos pelo colega. Mesmo com tudo dando certo, as coisas começam a mudar de vez para Abe quando ele escuta uma conversa de uma desconhecida sobre a perda do filho devido à uma decisão do juiz Spangler.
Crítica por Alê Shcolnik: Woody Allen está de
volta aos cinemas com uma obra um tanto questionadora!
“Homem Irracional” traz um professor de
filosofia em uma grande crise existencial que vai lecionar
Filosofia em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Lá, ele conhece Jill, uma
das suas alunas, que se aproxima dele devido ao enorme fascínio que sente pelo
seu intelecto. Ao mesmo tempo, ele é alvo de Rita, uma professora casada, que
deseja ter um caso com ele. A vida começa a ter propósito para Abe, quando, num
belo dia, tomando café com Jill, ele escuta a conversa da mesa ao lado, sobre a
perda da guarda do filho de uma desconhecida.
Algo
naquela conversa o motiva, assim, ele começa a idealizar o sentimento de justiça desta mãe, mas não são por
princípios morais, pelo contrário, é uma verdadeira epifania do
personagem, que ganha algum propósito na vida. Chega a ser uma
transformação sádica, dentro da solidão onde vive.
Neste novo filme, a
genialidade do diretor não está no roteiro em si, “Homem Irracional” lembra
muito “Match Point”, (obra que, inclusive, marcou, a grande volta do
diretor) mas, sim, nos diálogos inteligentes e nos personagens muito bem
construídos. Outro ponto forte, é a narrativa bem conduzida pelos personagens
principais.
O ator Joaquin Phoenix
protagoniza um personagem verborrágico, que não tem perspectiva do que é e de
quem é, além disso, ele tem tendência a dramatizar a própria insignificância, é
justamente ai que o diretor valoriza a sua obra, questionando o
Existencialismo.
É interessante observar, que seu personagem tenha um quê do protagonista de “Um dia de Fúria” na sua construção. São personagens muito parecidos, que perdem a motivação de viver e reagem a vida que acontece, diariamente, de forma inusitada.
“Homem Irracional”
questiona com o humor ácido do diretor, a frustração e o desespero humano
, junto a isso, vem a insignificância do dia a dia e o Existencialismo. Tudo
isso nos leva à discussões onde seus efeitos transcendem a palavra. Imanentes
de ações, os discursos, por vezes, ingenuamente compartilhados, desenham a
caricatura da sociedade em que vivemos.
Bom filme!
Ficha Técnica
Título Original: Irrational Man
Título no Brasil: Homem Irracional
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Emma Stone, Joaquin Phoenix, Allie Marshall, Ben Rosenfield, Pamela Figueiredo Wilcox, David Aaron Baker, Nancy Ellen Shore,David Pittu, Susan PourfarEthan Phillips, Jamie Blackley, J.P. Valenti, Parker Posey, Julie Ann Dawson e Meredith Hagner.
Produção: Edward Walson, Letty Aronson, Stephen Tenenbaum
Fotografia: Darius Khondji
Montagem: Alisa Lepselter
Trilha Sonora: William Barrett
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Ano: 2015
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Gravier Productions
Classificação: 14 anos
Trailer
CORRENTE DO MAL
Sinopse: Algo apavorante está rondando os adolescentes de um subúrbio de Detroit. A bela Jay, de 19 anos, não parece perceber: ela aproveita o outono ao lado de sua irmã Kelly, de seus amigos de escola e de seu novo namorado, Hugh, com quem faz sexo pela primeira vez. Após o ato, porém, ela não consegue evitar a sensação de que alguém – ou algo – está seguindo todos os seus passos. À medida que a ameaça torna-se mais real, Jay e seus amigos descobrem que ela se tornou o principal alvo de uma força macabra e inexplicável.
Crítica: Em breve
Título Original: It Follows
Título no Brasil: Corrente do Mal
Direção: David Robert Mitchell
Roteiro: David Robert Mitchell
Elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi, Bailey Spry, Carollette Phillips, Charles Gertner, Daniel Zovatto, Debbie Williams, Jake Weary, Leisa Pulido, Lili Sepe, Linda Boston, Loren Bass e Ruby Harris.
Produção: David Kaplan, Erik Rommesmo, Laura D. Smith e Rebecca Green
Fotografia: Mike Gioulakis
Montagem: : Julio Perez IV
Trilha Sonora: Rich Vreeland
Gênero: Terror
Duração: 100 min.
Ano: 2014
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Animal Kingdom / Northern Lights Films
Classificação: 14 anos
PALAVRAS DIABÓLICAS
Sinopse: Quando a filha de Anna desaparece, ela recebe pouca ajuda da cidade para tentar encontrá-la. A população só se da conta da gravidade da situação quando outras crianças também desaparecem. As crianças voltam, mas mostram sinais de possessão demoníaca, e avançam para atacar a cidade. Mas Anna se recusa a acreditar que perdeu sua filha para o diabo e vai fazer de tudo para salvá-la e expulsar o demônio do corpo de sua filha.
Crítica: Sem exibição de cabine de imprensa no Rio de Janeiro.
Título Original: Speak No Evil
Título no Brasil: Palavras Diabólicas
Direção: Roze
Roteiro: Roze
Elenco: Gabrielle Stone,Olivia Cavender, Carl Jensen IV, Cesar Garcia, Mario Guzman, Alexandria Stevens,Eric Zaklukiewicz, Greg Bronson, Rob Hartz, Machelle Glassburn, Sean Wesley e Sylvie Cohen.
Produção: Candace Rose, Michael Schwahn e Roze.
Fotografia: Rich Robles
Montagem: Roze
Trilha Sonora: Jason Camiolo
Gênero: Terror
Duração: 74 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Elite Filmes
Estúdio: Gas Mask Films
DIOR E EU
Sinopse: Descubra o mundo da grife Christian Dior, através da chegada do novo diretor criativo, Raf Simons, e do lançamento da sua primeira coleção de alta-costura.
Crítica: Em Breve.
Ficha Técnica
Título Original: Dior and I
Título no Brasil: Dior e Eu
Direção: Frédéric Tcheng
Roteiro: Frédéric Tcheng
Elenco: Jennifer Lawrence, Marion Cotillard, Raf Simons, Pieter Mulier, Anna Wintour, Sharon Stone e Sidney Toledano.
Produção: Guillaume de Roquemaurel
Fotografia: Gilles Piquard
Montagem: Julio Perez IV
Trilha Sonora: Ha-Yang Kim
Gênero: Documentário
Duração: 90 min.
Ano: 2015
País: França
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: CIM Productions
Classificação: 14 anos
Trailer
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