JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 1 de maio de 2015

SESSÃO PIPOCA NO DIA 01 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

O feriado de 01 de Maio comemora o Dia Internacional dos Trabalhadores, indicamos três filmes que desenvolvem tramas a respeito desta atmosfera.

São eles: “Pão e Rosas”, “Eles não usam black-tie” e “A Classe Operária vai ao Paraíso”.

"Pão e Rosas" foi lançado em 2000, é uma co-produção da França, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Suíça. Dirigido por Ken Loach, o filme traz no elenco Pilar Padilla, Adrien Brody e Elpidia Carrillo. A produção européia conta a história de Sam, um ativista americano que luta pelos direitos dos oprimidos. Maya e Rosa são duas imigrantes mexicanas vivendo nos Estados Unidos que trabalham como faxineiras. Suas vidas se cruzam e Sam faz Rosa e Maya abraçarem a sua causa na luta contra os próprios patrões, o que acaba pondo em risco o emprego, a família e até mesmo o direito de permanência das moças em território americano.


Já o filme brasileiro "Eles não usam black-tie",de 1981, dirigido por Leon Hirszman, é baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri. A trama relata um movimento grevista que se inicia numa empresa. Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.


Para encerrar, o italiano "A Classe Operária Vai ao Paraíso" lançado em 1971 tem na direção Élio Petri e recebeu a Palma de Ouro em Cannes. A Classe operária vai ao Paraíso é um dos clássicos do cinema político italiano dos anos 60 e 70, pós Segunda Guerra. O longa retrata a vida de Lulu Massa, um operário consumido pelo capital e cujo trabalho consome sua vida. A fábrica adota o sistema de metas que intensifica a produção. Lulu é o operário-padrão da fábrica, sendo hostilizado pelos outros companheiros. Após perder um dedo na máquina, Lulu adota uma atitude critica ao modelo de exploração, confrontando a gerência.


O Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.

Por Tânia Riber

Nenhum comentário:

Postar um comentário