JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ESTREIAS DE 29 DE JANEIRO DE 2015

Nessa quinta-feira mais nove filmes chegam nas salas de cinema em todo Brasil.

O Brasil tem o documentário "Cássia" sobre Cássia Eller, uma das cantoras mais marcantes da música brasileira.

Os Estados Unidos tem quatro filmes começando pelo recordista em indicações nas premiações de cinema "Birdman, A Inexplicável Virtude da Ignorância", a comédia de Seth Rogen, "A Entrevista", o musical da Disney "Caminhos da Floresta"  e o drama "Grandes Olhos" uma história real contada pela ótica de Tim Burton. 

O Reino Unido tem tem três filmes, o indicado ao Oscar "A Teoria de Tudo" sobre o físico Stephan Hawkins, o terror "A Mulher de Preto 2" e o documentário Nick cave 20000 Dias na Terra.

Para fechar,  Alemanha tem o drama "Duas Irmãs, Uma Paixão".

CÁSSIA

Sinopse: Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como artísta.

Crítica: A beleza de um documentário está certeza que temos que ali todo o material e real. Um assunto é esmiuçado e montado de acordo com a visão que o cineasta tem do assunto abordado. Aqui, Paulo Henrique Fontenelle nos ilumina dando uma visão mais real de quem foi Cássia Eller. Não só o mito, a artista, mas a filha, a irmã, a amiga, a mãe, a esposa e o ser humano Cássia Eller. 

Paulo Fontenelle nos mostra a humanidade de Cássia sem levantar bandeiras ou a posicionar como mocinha ou vilã, ele mostra simplesmente a humanidade de Cássia como ela era, e esse é o melhor presente. Ver que ela foi mais importante que simplesmente alguém que canta para alegrar a vida de tantos. Ela abriu caminho para outros artistas e em casos judiciais. Além disso, o documentário mostra a real causa da morte da artista.

Um dos pontos mais positivos foi a montagem. A forma como foi elaborada deu ritmo e deixou o filme dinâmico que prende a atenção e o interesse do público do início ao fim. A trilha sonora não poderia ter sido diferente e é empolgante. Os efeitos visuais e a fotografia fecham com chave de ouro.

Apesar de ter sido simples com uma equipe de cinco pessoas o filme é tão bem feito que não deixa nada a dever a grandes produções. É filme para ver e rever.


Ficha Técnica

Título Original: Cássia

Título no Brasil: Cássia

Direção: Paulo Henrique Fontenelle

Roteiro: Paulo Henrique Fontenelle

Produção: Iafa Britz

Fotografia: Vinícius Brum

Montador: Paulo Henrique Fontenelle

Trilha Sonora: Cássia Eller

Gênero: Documentário

Duração: 120 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: RioFilme/ H2O Films

Estúdio: Migdal Filmes

Trailer





BIRDMAN  
OU A INESPERADA 
VIRTUDE DA IGNORÂNCIA 

Sinopse:A história de um ex-ator famoso, papel de Michael Keaton, que após interpretar um super herói chamado Birdman resolve montar uma adaptação teatral na Broadway e recuperar seu sucesso.

Crítica: Em Breve.






Ficha Técnica

Título Original: Birdman, The Unexpected Virtue of Ignorances

Título no Brasil: Birdman, A Inesperada Virtude da Ignorância


Gênero: Drama

Direção: Alejandro González Iñárritu

Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Alexander Dinelaris, Armando Bo, Nicolás Giacobone

Elenco: Michael KeatonEdward Norton, Emma StoneAndrea Riseborough,Zach Galifianakis, Naomi Watts, Brent Bateman, Clark Middleton, Amy Ryan,  Damian Young, Natalie Gold, Lindsay Duncan,Katherine O'Sullivan,Hudson Flynn., Jamahl Garrison-Lowe, Akira Ito,  David Fierro, Donna Lynne Champlin,  Jeremy Shamos, Joel Marsh Garland,  Keenan Shimizu, Kenny Chin,  Merritt Wever,  Michael Siberry,  Paula Pell, Warren Kelly, William Youmans.

Produção: Alejandro González Iñárritu, Arnon Milchan, James W. Skotchdopole, John Lesher

Fotografia: Emmanuel Lubezki

Montador: Douglas Crise, Stephen Mirrione

Trilha Sonora: Antonio Sánchez

Duração: 119 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Fox Film do Brasil

Estúdio: Fox Searchlight Pictures / Regency Enterprises / Worldview Entertainment

Site Oficial: http://www.birdmanfilme.com.br/


Trailer



A TEORIA DE TUDO

Sinopse: Baseado na história da vida de Stephen Hawking, um dos maiores astrofísicos da atualidade. Focado em sua vida pessoal, o filme mostra o romance com a a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones), suas descobertas científicas e o desafio enfrentar uma doença motora degenerativa aos 21 ano



Crítica:O Cinema Mundial tem demonstrado interesse pelas histórias reais. E mais um filme indicado ao Oscar, Globo de Ouro, SAG e tantos outros prêmios chega às salas de cinema. Desta vez, vamos conhecer a história do brilhante astrofísico Stephan Hawking que sofre de uma doença rara e degenerativa, só que o filme não tem foco nas suas brilhantes teorias, e sim, um olhar mais pessoal. Pode ser mais romântico, mas é com certeza mais humano. Mostra sua jornada e suas vitórias ao lado de Jane, com quem se casou e tem três filhos. É uma história de perseverança, força de vontade, determinação, abnegação e dedicação.


O diretor James March conduziu mito bem esse longa e mostrou que sabe dirigir atores. Eddie Redmayne se destaca com o personagem mais marcante de sua carreira. Uma atuação que vai além do físico, ele interpreta com perfeição com os olhos e os poucos movimentos que são permitidos. Ele consegue mostrar a alma e o brilhantismo intelectual de Hawking que foi muito bem representado por esse jovem ator que já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator 2015.

Para viver Jane, a jovem atriz Felicity Jones consegue transmitir a força e intensidade dessa fantástica mulher com uma determinação incansável. A atriz ficou conhecida no Brasil por viver Felicia Harper em “O Espetacular Homem Aranha 2”.

Uma dupla com força total que representam bem o cinema britânico.

O roteiro é bem trabalhado e não perde o foco de mostrar um lado menos conhecido de Hawking.

A técnica é de uma qualidade de aplaudir de pé. Uma linda fotografia, uma direção de arte impecável, belíssimo figurino, uma trilha sonora encantadora que deixam as belas tomadas de James March como uma obra prima do cinema Britânico. 


Ficha Técnica

Título Original: The Theory of Everything 

Título no Brasil: A Teoria de Tudo


Direção: James Marsh

Roteiro: Anthony McCarten

Elenco: Eddie RedmayneFelicity JonesDavid Thewlis,  Emily Watson, Charlie Cox, Richard Cunningham, 
Adam Godley, Charlotte Hope,  Enzo Cilenti, Harry Lloyd, John Neville, Maxine Peake e  Tom Prior.

Produção: Anthony McCarten, Eric Fellner, Tim Bevan

Fotografia: Benoît Delhomme

Montador: Jinx Godfrey

Trilha Sonora: Jóhann Jóhannsson

Gênero: Drama

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Universal Pictures

Estúdio: Working Title Films

Trailer






A ENTREVISTA

Sinopse:Por acidente, um apresentador de talk-show (James Franco) e seu produtor (Seth Rogen) acabam virando suspeitos da trama de assassinato do primeiro-ministro da Coreia do Norte, Kim Jong-Un (Randall Park).





Crítica por Alê Shcolnik: Em Breve



Ficha Técnica

Título Original: The Enterview

Título no Brasil: A Entrevista



Direção: Evan Goldberg, Seth Rogen

Roteiro: Dan Sterling, Evan Goldberg, Seth Rogen

Elenco: Seth Rogen, James FrancoDiana Bang,Randall Park,  Steve Chang, Lizzy Caplan, Timothy Simons,Harrison Lee, Anesha Bailey, Charles Rahi Chun,  Dominique Lalonde,  e Tommy Chang.

Produção: Evan Goldberg, James Weaver, Seth Rogen

Fotografia: Brandon Trost

Montador: Zene Baker

Trilha Sonora: Henry Jackman

Gênero: Comédia

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: colorido / preto e branco

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Columbia Pictures / Point Grey Pictures

Trailer






CAMINHOS DA FLORESTA

Sinopse: Uma bruxa (Meryl Streep) conspira para ensinar importantes lições para personagens de fábulas como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Cinderela e João e o Pé de Feijão. Quem também precisa enfrentar a bruxa é o padeiro e sua esposa para colocar as histórias e seus personagens em ordem.



Crítica: Sabemos que as diversas formas de arte se abastecem das mesmas histórias. A linguagem é que muda. Caminhos da Floresta, ou com seu nome original, Into the Woods é um musical da Broadway em que contos de fadas ganham uma nova versão no estilo “tudo junto e misturado”. Na versão para o cinema, a Disney investiu em grandes nomes em seu elenco, uma técnica com seu tradicional padrão de qualidade, mas com um pecado, as músicas que funcionam no palco da Broadway, não tem o mesmo efeito nas telas de cinema.


O que parecia ser um projeto interessante e curioso perdeu a força com a fraca escolha das músicas. As melodias são monótonas. É um filme com muitas músicas e poucos diálogos. Stephen Sondheim aproveitou literalmente o que James Lapine fez para o teatro. Poderia ter criado uma melodia mais apropriada para o cinema respeitando a obra original.

O maior acerto do filme foi a escolha do elenco parte americano e parte britânico. Atores com carisma com o público e alguns com experiência com musicais.

Para começar o elenco conta com uma das maiores divas do cinema, Maryl Streep representando as bruxas de contos de Fada. Representando as princesas tem Anna kendrick como Cinderela com toque de Branca de neve e Mackenzie Mauzy como Rapunzel.

Lilla Crawford e Daniel Hurttlestone interpretam Chapeuzinho vermelho e João pé de Feijão que representam as crianças dos contos de fadas.  Lilla Crawford ficou conhecida por interpretar “Annie” na Broadway. Já Daniel Hurttlestone fez o musical "Os Miseráveis" no cinema.A Mãe de João ficou por conta de Tracey Ullman da série “How I Met Your Mother”, enquanto a avó de Chapeuzinho ficou por conta de Annettte Crosbie “Garotas do calendário”

A linha principal para conduzir a história está com o casal de padeiros, vividos por Emily Blunt e James Corden. Os Príncipes foram os mais satirizados e ficaram a cargo de Chris Pine e Billy Magnussen (ator de musicais da Broadway ganhador de um Tony e com poucos filmes e séries na carreira). O Lobo mau ficou Jonnhy Deep que adora esse tipo de personagem exótico. A Giganta ficou por conta de Frances La Tour mais conhecida por aqui como a Tia de Alice (Alice no País das Maravilhas de Tim Burton) e Madame Maxime (Harry Potter e o Calice de Fogo / Relíquias da Morte).

Caminhos da Floresta também tem um figurino que atende a proposta do projeto. Assim como a direção de arte e fotografia.

A história mistura os contos de fadas como tantas outras obras já fizeram, mas pecou na dosagem das piadas. Aconselho o filme para crianças maiores de 12 anos para que possam entender melhor as piadas. As crianças que não tem conhecimentos das tradicionais histórias infantis, não vão entender as brincadeiras feitas com os personagens. 

Ficha Técnica

Título Original: Into the woods

Título no Brasil: Caminhos da Floresta



Direção: Rob Marshall

Roteiro: James Lapine

Origem da História: Adaptado do musical da Broadway.

Elenco:  Anna Kendrick, Daniel Huttlestone, James Corden, Emily BluntChristine Baranski, Tammy Blanchard, Lucy Punch, Chris Pine, Johnny DeppAnnette Crosbie, Meryl StreepAshley Martin, Barrie Martin, Billy Magnussen,  Frances de la Tour, Gioacchino Jim Cuffaro, Joanna Riding,  Lilla Crawford, Simon Russell Beale,  Mackenzie Mauzy,  Richard Glover,  e Tracey Ullman.


Produção: Callum McDougall, John DeLuca, Marc Platt e Rob Marshall

Fotografia: Dion Beebe

Montador: Wyatt Smith

Gênero: Musical

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Disney

Estúdio: Walt Disney Pictures

Classificação Etária:




Trailer




GRANDES OLHOS

Sinopse:Cinebiografia de Margaret Keaner, uma das pintoras mais rentáveis da década de 1950, graças aos seus quadros de crianças com olhos assustadores, que ainda lutou contra o próprio marido, o pintor Walter Keane (Christoph Waltz), na justiça por ele injustamente levar os créditos por suas obras. 

Crítica:Tim Burton surpreende ao fazer algo diferente de seu universo, mas sem abandonar sua marca. Ele é um dos poucos cineastas que consegue contar histórias diferentes e com uma identidade impressa em todos os seus filmes. Contar uma história real é algo que por si só já é um desafio. É difícil ser extremamente fiel a algo que aconteceu. Então a solução é se basear nos fatos, respeitando a sua trajetória, dar um toque cinematográfico e dar o toque pessoal de quem conta a história. Cada pessoa que conta uma história, conta de um jeito e o que vemos aqui é a versão segundo Tim Burton que preferiu preservar alguns horrores dessa história para que desenvolver sua arte e usufruir do melhor que seus artistas em todos os setores possam oferecer.


O que todos esperam de Tim Burton? Helena Bohanan Carter & Jonnhy Depp, sua dupla dinâmica. Uma estética própria com geometrias e coloridos contrastantes com paletas em preto e branco e um toque fantasioso. Bem, Burton ousou em fazer algo diferente do seu habitual sem perder sua identidade. É muito bom quando um cineasta tenta algo diferente de sua zona de conforto e encara um novo desafio a sua criatividade sem perder sua essência. Aqui Tim Burton consegue contar uma história real das quais algumas situações mais pesadas foram descartadas para não limitar seu toque de criatidade, seu toque de imaginação.

Esse é o segundo filme na carreira do diretor que fala de uma história real. O Outro foi “Ed Wood”. Sem sua dupla dinâmica ou sua estética fantástica escancarada, Tim Burton muda o foco , mas preserva sua identidade nas paletas de cores sempre usadas por ele em seus filmes e as brincadeiras com maquiagens.

Amy Addams e Christhoper Waltz funcionam bem juntos. Dois atores viscerais e intensos. Aqui misturam o peso da história real com a singeleza que Burton imprimiu para suavizar os horrores na história desse casal. Enquanto Amy Addams tem sua interpretação mais sentida, onde externa muito em olhares, expressão facial mais delicada e gestos curtos, Waltz nos encanta com mais um belo trabalho como o esfuziante enganador Keune. Que tem expressos e gestos largos. Um contraste de interpretações que se embatem e se completam no mesmo nível. Os dois atores conseguem várias sensações durante suas trajetórias, de tão absurda parece mesmo uma história saída da cabeça de algum roteirista, mas que infelizmente aconteceu. O que nos faz pensar: quantas mulheres passaram ou passam por histórias semelhantes?

A qualidade técnica é como sempre excelente. Uma fotografia que valoriza as cores imaginadas por seu diretor, os simbolismos em cada adereço de cena e personagem em um belo trabalho da Direção de arte de Chris August. Um roteiro bem trabalhado pela dupla Scott Alexander, Larry Karaszewski que trabalhou anteriormente com Burton em “Ed Wood”. A trilha sonora de Danny Elfman da um toque divertido ao filme.

Podemos dizer que “Grandes Olhos” é um ótimo filme que nos deixa um pouco mais de uma nova fase de Tim Burton.




Ficha Técnica

Título Original: Big Eyes

Título no Brasil: Grandes Olhos 

Direção: Tim Burton

Roteiro: Larry Karaszewski e Scott Alexander.

Elenco: Amy AdamsChristoph WaltzDelaney Raye, Madeleine Arthur, Danny Huston, Terence Stamp, Krysten Ritter, Jason Schwartzman, Emily Fonda, James Saito, Jill Morrison,Jon Polito, Julie Johnson, 
Andrea Bucko,Elisabetta Fantone,Eliza Norbury, Emily Bruhn, Desiree Zurowski, Dwight Taylor, Alan MacFarlane,Alex Anstey, Christina Myers, Aaron Craven, Adam Reeser,  Amy Esterle,  Andrew Airlie, Ariel Hart, Barclay Hope, Bomber Hurley-Smith, Bulat Nasibullin, Casey T. Evans,  Christine Reade,  Connie Jo Sechrist,  David Edward, David L. Schormann, David Milchard,  Dyendis Davis-Jones, Dylan Kingwell,   Farryn VanHumbeck, Fiona Vroom, Guido Furlani, Heather Doerksen, Ian Paterson, Jaden Alexander,   Jock Armour, Joe Bravo, Kari-Ann Wood,  Kurt Cotton, Laryssa Troniak, Lear Howard, Leela Savasta,  Matthew Hoglie, Matthew Kevin Anderson, Michael A. Lilly, Norman Krüsmann, Oliver Drawson, Peter Dwerryhouse, Peter Kelamis, Pomaika'i Brown, Raj K. Bose, Ran Wei, Rick Mischke, Robert Gagne, Ryan Else, Sandy Ritz, Scotty Wood, Stephanie Bennett, Steven Wiig, Thomas Potter, Tony Alcantar, Tony Grat, Traci Toguchi, Travis Michael Myers e Vanessa Ross.

Produção: Larry Karaszewski, Lynette Howell, Scott Alexander, Tim Burton

Fotografia: Bruno Delbonnel

Montador: JC Bond

Trilha Sonora: Danny Elfman

Gênero: Drama

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Electric City Entertainment / Silverwood Films / Tim Burton Productions / Weinstein Company, The


Trailer







A MULHER DE PRETO 2

Sinopse:40 anos após a primeira assombração da casa Eel Marsh, um grupo de crianças evacuadas da Segunda Guerra Mundial chega de Londres, acordando o espírito maligno que habita a mansão.

Crítica: Em Breve.




Ficha Técnica

Título Original:The Woman in Black 2 - Angel of Death

Título no Brasil: A Mulher de Preto 2


Direção: Tom Harper

Roteiro: Jon Croker

Elenco: Phoebe Fox, Merryn Pearce, Mary Roescoe, Helen McCrory, Adrian Rawlins, Amélia Crouch, Amelia Pidgeon, Hayley Joanne Bacon,  Jeremy Irvine, Jorge Leon Martinez, Leanne Best, Leigh Dent, Leilah de Meza, Ned Dennehy, Oaklee Pendergast, Pip Pearce e Richard Banks.

Produção: Ben Holden, Simon Oakes, Tobin Armbrust

Fotografia: George Steel

Montador: Mark Eckersley

Trilha Sonora: Brandon Roberts, Marco Beltrami

Gênero: Terror

Duração: 98 min.
Ano: 2015
País: Inglaterra
Cor: Colorido
Estreia: 29/01/2015 (Brasil)
Distribuidora: Diamond Films
Estúdio: Alliance Films / Da Vinci Media Ventures / Exclusive Media Group / Hammer Film Productions / Vertigo Entertainment

Trailer


DUAS IRMÃS, UMA PAIXÃO

Sinopse: O filme acompanha a história do triângulo amoroso das irmãs Caroline (Hannah Herzsprung) e Charlotte (Henriette Confurius) com o escritor Friedrich Schiller (Florian Stetter). As irmãs sempre foram muito próximas e amigas uma da outra, e partilhavam de um coração e alma muito interligados. Com a chegada de Schiller, as duas se veem presas a um mesmo amor, e são levadas pelo escritor, que se apaixona pelas duas igualmente.

Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica

Título Original: Die Geliebten Schwestern

Título no Brasil: Duas Irmãs, Uma Paixão

Direção: Dominik Graf

Roteiro: Dominik Graf

Elenco: Hannah Herzsprung,Florian Stetter,  Michael Wittenborn, Henriette Confurius, Claudia Messner, Ronald Zehrfeld, Maja Maranow, Andreas Pietschmann, Anne Schäfer, Christine Zart,  li Wasserscheid,  e Peter Schneider.

Produção: Grigoriy Dobrygin, Uschi Reich

Fotografia: Michael Wiesweg

Montador: Claudia Wolscht

Trilha Sonora: Florian van Volxem, Sven Rossenbach

Duração: 138 min.

Ano: 2014

País: Alemanha

Cor: Colorido

Distribuidora: Europa Filmes

Estúdio: Bavaria Filmverleih- und Produktions GmbH

Trailer



NICK CAVE 20.000 DIAS NA TERRA



Sinopse: Mistura de documentário e ficção, o filme traça um perfil do cantor, escritor e compositor australiano Nick Cave. A abordagem da obra busca contemplar visões francas e um retrato íntimo do processo artístico de Nick. O filme examina o que faz de nós o que somos e celebra o poder transformador do espírito criativo.





Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica

Título Original: 20.000 Days on Earth

Título no Brasil: Nick Cave 20000 Dias na Terra



Direção: Iain Forsyth, Jane Pollard

Roteiro: Iain Forsyth, Jane Pollard, Nick Cave

Elenco: Arthur Cave, Barry Adamson, Blixa Bargeld, Conway Savage, Darian Leader, Earl Cave, George Vjestica, Jim Sclavunos, Kylie Minogue, Martyn Casey, Nick Cave, Ray Winstone, Susie Bick, Thomas Wydler, Warren Ellis

Produção: Dan Bowen, James Wilson

Fotografia: Erik Wilson

Montador: Jonathan Amos

Trilha Sonora: Nick Cave, Warren Ellis

Gênero: Drama

Duração: 97 min.

Ano: 2014

País: Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Zeta Filmes

Estúdio: British Film Institute (BFI) / Corniche Pictures / Film4 / Pulse Films

Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário