JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ESTREIAS DE 30 DE OUTUBRO DE 2014


Nessa quinta tem três filmes chegando nas salas de cinema no Brasil. Vamos começar com cinema Brasileiro com a cinebiografia de "Tim Maia".


Hollywood também tem dois filmes: os dramas "Boyhood - Da Infãncia a Juventude" e romance dramático"O Melhor de Mim".






TIM MAIA 

Sinopse: A vida e a arte de Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia, músico de criatividade avassaladora e temperamento explosivo que transformou a música brasileira e se tornou um dos artistas mais polêmicos e queridos do país.










Babu Santana em seu momento
Tim Maia e Banda Vitória Régia
Foto: Páprica Fotografia
Crítica:  Quando se faz uma homenagem a um ícone, tem que se fazer algo digno. Mauro Lima e sua equipe faz um filme digno da memória de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, Tim Maia.



A direção fez opções acertadas na narrativa, na escolha do elenco, na trilha sonora que teve a difícil tarefa de escolher poucas canções entre o rico universo de 33 discos e quase 300 músicas compostas pelo "Síndico". 

A montagem é algo que merece destaque e fecha com chave de ouro. É ela quem nos oferece a ligação precisa entre cada tomada, entre cada cena. É muito bonita a transição do Tim Maia de Robson para Babu. Apesar de ser mais escura, a fotografia de Eduardo Miranda e Ulisses Malta Jr. tem um belo visual.



Robson NunesFoto: Páprica Fotografia
O elenco merece atenção e reconhecimento pelo excelente trabalho. Para começar, a coragem de Mauro Lima em escolher dois atores para o mesmo personagem. Além disso, Robson Nunes e Babu Santana, vivem ambos seus primeiros protagonistas no cinema, assim também como Babuzinho Santana, filho de Babu,  que vive o Tim Maia quando criança. Mauro Lima e Antônia Pellegrino escreveram o roteiro com foco em algumas histórias conhecidas e outras nunca contadas. O Diretor fugiu da escolha obvia, de Thiago Abravanel que fez muito sucesso nos palcos com Tim Maia - O Musical.  


Babu Santana como Tim
Foto: Páprica Fotografia
Robson Nunes e Babu Santana fizeram um Tim Maia com perfeição. É impressionante o trabalho coeso e uníssono dessa talentosa dupla. Uma coisa fica clara, nenhum dos dois quis imitar o Tim, e sim mostrar a essência de quem era Sebastião Rodrigues Maia e Tim Maia, o homem, o criador e o mito. Babu Santana ficou tão impressionantemente bem como Tim, que vemos os trejeitos e o linguajar do Síndico fluindo como se ele estivesse aqui entre nós. Em algumas cenas os olhos nos enganam para saber se era Babu ou Tim.



Renata Guida como Rita Lee,
Mallu Magalhães como Nara Leão e
George Sauma como Roberto Carlos.
Foto: Divulgação
A maquiadora Lucila Robiosa  também fez um excelente trabalho rico em detalhes na caracterização dos personagens. Ela também fez um ótimo trabalho em mostrar Roberto & Erasmo Carlos. A dupla é vivida por George Sauma e  Tito Naville. Estão bem caracterizados e identificamos logo sem precisar dizer quem é. George Sauma deu vida ao Rei com um toque de humor delicado. Não era necessário chamar "Roberto" para saber quem era aquele personagem. Apesar da pouca aparição, Tito Naville fez o tremendão muito bem. Ficou reconhecível e mostrou que ele era amigo de Tim, mas era o amigo inseparável de Roberto. 







Roberto & Erasmo Carlos
George Sauma e Tito Naville
Foto: Divulgação
Outros amigos de Tim, eram Rita Lee, interpretada por Renata Guida, Nara Leão por Malu Magalhães, Luis Lobianco como Carlos Imperial, responsável pela criação do nome artístico e a chance de um lugar na TV, a amiga Susi vivida por Laila Zaíd e  seu namorado Fábio interpretado por Cauã Reymond que está muito bem e tem um bom entrosamento com a dupla Robson&BabuCauã também é um dos produtores do filme.




Alinne Moraes como Janaína
Foto: Páprica Fotografia
 Aline Moraes deu vida a Janaína, a grade paixão de Tim, na verdade, Alinne representa todas as mulheres da vida do cantor, o mesmo acontece com o personagem de Cauã, que representa os amigos mais próximos de Tim.  







Luis Lobianco como Carlos Imperial
Foto: Divulgação


Cauã Reymond como Fábio e Laila Zaíd como Susi
Foto: Páprica Fotografia










A caracterização  ficou muito boa e até divertida por fazer o público identificar quem é quem. A estrutura de personagens é bem feita, mesmo quando figuras importantes na vida de Tim tem papéis menores e outros nem foram citados como o amigo e jornalista Nelson Motta e o sobrinho Ed Motta. 

Apesar disso, o filme cumpre com a missão de contar a trajetória de como Sebastião Rodrigues Maia virou Tião da Marmita, depois Tião Maia, para enfim, se tornar Tim Maia, um dos nomes mais importantes da MPB. 


Erasmo & Roberto Carlos
Tito Naville & George Sauma
Foto: Páprica Fotografia

Os Sputniks: Valdir, Jorge, Erasmo e Tim
Foto: Páprica Fotografia

Amigos da TijucaFoto: Páprica Fotografia

Os Sputiniks e Carlos Imperial 
Foto: Páprica Fotografia


Ficha Técnica

Título Original: Tim Maia

Título no Brasil: Tim Maia

Direção: Mauro Lima.

Roteiro: Antônia Pellegrino e Mauro Lima.

Origem da História: Adaptação do livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia.


Elenco: Babu Santana, Robson Nunes, Babuzinho Santana, Alinne Moraes, Cauã Reymond, George Sauma, Tito Naville, Laila Zaid, Luis Lobianco, Marco Sorriso, Valdineia Soriano, Blake Rice, Bernardo Mendes, Michael Tomlinson, Jonathan Azevedo, Pollyana Rocha, Charlie Coven, Bryan Ruffo, John Reese, Joya Bravo, Helena Laurencette, Ricardo Ferreira, Andre Dale, Paulo Carvalho, Tim Rubler.

Produção: Rodrigo Teixeira e Rômulo Marinho Jr.

Fotografia: Eduardo Miranda e Ulisses Malta Jr.

Trilha Sonora: Berna Ceppas

Maquiagem: Lucila Robiosa

Figurino: Reka Koves

Direção de Arte: Claudio Amaral Peixoto

Montagem: Quito Ribeiro, edt e Bruno Lasevicius


Produção de Elenco: Marcela Altberg

Música Original: Berna Ceppas e Mauro Lima


Produtor Musical: Berna Ceppas

Desenho de Som: François Wolf

Mixagem: Armando Torres Jr.

Som Direto: George Saldanha
Produtores Associados: Cauã Reymond, Guel Arraes, Paulo Misasi e Mário Canivello.

Duração: 140 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Gênero: Drama

Distribuidora: Downtown Filmes / Paris Filmes

Estúdio: RT Features








Trailer




BOYHOOD 
DA INFÂNCIA A JUVENTUDE

Sinopse: A vida do garoto Mason dos 5 aos 18 anos.

Crítica: Boyhood é um filme audacioso e um belíssimo trabalho de paciência não só do diretor, mas de toda a equipe. Foram 12 anos filmando a história dessa família. O garoto Mason ganhou vida no jovem Ellar Coltrane que teve seu crescimento registrado na lente de Linklaker, assim como ele, sua irmã no filme, Samantha que é interpretada pela filha do diretor, Lorelai Linklaker e não as crianças mudam, os adultos também passam por por esse processo. 

A história é ótima e a montagem é um ótimo acabamento para esse filme que tem também uma direção de arte interessante que nos localiza no tempo, assim como a trilha sonora maravilhosa que tem Coldplay, The Hives, The Blink 182, Sheryll Crow, Weezer, George Harrison, Daft Punk & Pharrel Williams, Joe Keefe, Foo Figths, Paul McCartney & Wings, Cat Power, Lady Gaga, Bob Dylan, Moreno Veloso entre outros.

Uma história que prende a atenção, fala dos diferentes tipos de relações humanas seguindo a linha familiar. Um lindo trabalho do elenco que conta com Patrícia Arquette e Ewan Hawke como os pais de Mason e Samantha, os dois pilares da família sempre em trajetórias inversas e amigos em prol dos filhos.

Boyhood mostra uma trajetória, um amadurecimento dos profissionais envolvidos e um resultado de aplaudir de pé. 


Ficha Técnica

Título Original: Boyhood

Título no Brasil: Boyhood - Da Infância a Juventude

Direção: Richard Linklater

Roteiro: Elenco: Ellar Coltrane, Ethan Hawke, Patrícia Arquette, Loralai Linklater, Brad Hawkins, Marco Perella, Jenni Tooley, Zoe Graham, Charlie Sexton, Jamie Howard, Andrew Villareal, Elias Smith, Nick Krause, Tom McTigue, Steven Chester Príncipe, Evie Thompson, Jennifer Grifftin, Tamara Jolaine e Taylor Weaver.


Fotografia: Lee Daniel e Shane Kelly

Edição: Sandra Adair

Gênero: Drama

País: Estados Unidos

Ano:2014

Distribuidora: Universal

Duração: 163 minutos 

Trailer



O MELHOR DE MIM

Sinopse: Um casal de namorados de infância se reencontra após anos, quando os dois resolvem visitar sua cidade natal.


Crítica: A romântica história do jovem casal Amanda e Dawson que se separaram por conta de uma trajédia e continuaram se amando por toda vida se encontram 20 anos depois é a base que o escritor Richard Sparks cria suas histórias. O percurso é sempre o mesmo, primeiro escreve o livro e depois faz o filme.

Richard Sparks tem uma marca registrada. Seus filmes tem sempre uma linda fotografia, boas tomadas, boa trilha sonora e muito drama, as tragédias alimentam sua imaginação. 

O elenco é bom e é encabeçado por James Marsden e Michelle Monaghan quando adultos e Luke Bracey e Liana Liberato na adolescência. Gerald McRaney é o anjo da guarda do casal, em toda história que se prese, o casal tem um protetor. Aqui é Gerald McRaney quem cumpre essa função.

O melhor de Mim é filme para quem gosta de filme romântico com uma boa dose de drama.
  

Ficha Técnica

Título Original: The Best Of Me

Título no Brasil: O Melhor de Mim


Direção: Michael Hoffman

Roteiro: J. Mills Goodloe, Michael Hoffman, Nicholas Sparks e Will Fetters.


Elenco: Michelle Monaghan, James Marsden, Liana Liberato, Luke Bracey, Gerald McRaney, Caroline Goodall, Clarke Peters,   Sebastian Arcellus, John Tanney, Sean Bridgers, Rob Mello, Hunter Burke, Rob Rassmunssen, Caroline Hebert, Ian Nelson, Schuyler Fisk, Douglas M. Griffin, Jim Gleeson, Bill Martin Williams e Kesha Bullar.

Produção: Alison Greenspan, Denise Di Novi, Justin Burns, Nicholas Sparks, Ryan Kavanaugh e Theresa Park.

Fotografia: Oliver Stapleton

Montador: Matt Chesse

Trilha Sonora: Aaron Zigman

Gênero: Romance

Duração: 118 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: DiNovi Pictures / Relativity Media / Surefire Entertainment Capital


Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário