JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 31 de julho de 2014

FESTIVAL DE GRAMADO

INFORMES DO FESTIVAL



Prêmio Assembleia Legislativa completa 10 anos
  
A Mostra Gaúcha de Curtas, realizada há 11 anos no Festival de Cinema de Gramado, é exibida anualmente graças a um convênio firmado com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e prefeitura de Gramado. O prêmio completa este ano uma década, firmando-se como uma nova tradição para o cinema gaúcho, distribuindo premiações em dinheiro no valor de R$ 30 mil para os vencedores de 11 categorias. Apresentada no Palácio dos Festivais, em horário e noite de premiação exclusivos, a mostra também realiza um encontro com os realizadores dos curtas para um debate sobre a produção audiovisual no Estado. Este ano, 84 produções se inscreveram e 17 foram selecionadas para exibição nos dias 9 e 10 de agosto.



Mostra Gaúcha de Longas
exibe seis títulos fora de competição

  
Além das mostras competitivas de curtas e longas-metragens, o Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 8 a 16 de agosto, realiza a Mostra Gaúcha de Longas-Metragens. Estarão em exibição este ano seis filmes realizados no Rio Grande do Sul, fora de competição. São eles:

  
1 - “Balões, Lembranças e Pedaços de Nossas Vidas”, de Frederico Pinto

2 - “Dromedário no Asfalto”, de Gilson Vargas

3 - “Janeiro 27”, de Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento

4 - “Mamaliga Blues”, de Cassio Tolpolar

5 - “O Céu Sobre Mim”, de Gian Vittorio Baldi

6 - “O Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado

   
TVE inaugura Prêmio Aquisição no 
Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – 
Mostra Gaúcha de Curtas

  
Os realizadores gaúchos que concorrem na Mostra Gaúcha de Curtas do 42º Festival de Cinema de Gramado têm mais um incentivo na competição: o Prêmio Aquisição TVE, que faz sua estreia no evento. Garantindo premiação em dinheiro de R$ 5 mil e exibição na grade da emissora, o Prêmio terá um júri exclusivo indicado pela TVE e formado por profissionais do meio cinematográfico, cultural ou imprensa para escolher o vencedor. A distinção será entregue na noite de premiação da Mostra, programada para o primeiro domingo da programação. 


Para Não Esquecer o Janeiro 27

O documentário “Janeiro 27”, de Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento, que trata da tragédia na boate Kiss, ocorrida no início de 2013, em Santa Maria, será exibido em sessão especial no dia 11 de agosto, às 21h30min, no Palácio dos Festivais. O filme integra a Mostra Gaúcha de Longas-Metragens e é um alerta para que fatos como este não se repitam ou caiam no esquecimento. Conforme o diretor Paulo Nascimento, a exibição do filme em Santa Maria foi um momento de muita emoção. “A nossa forma de poder fazer algo para que tragédias assim não voltem a acontecer é por meio do documentário”, enfatiza Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário