JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 12 de março de 2014

ESTREIAS DESSA QUINTA-FEIRA DIA 13 DE MARÇO DE 2014


Essa é a primeira semana que os filmes estreiam nas salas de cinema em todo Brasil, às quintas-feiras. Hoje chegam mais sete longas. São um brasileiro, dois americanos e quatro filmes europeus: um espanhol, um francês, os outros dois são co-produções entre Croácia e Sérvia, e uma parceria entre Dinamarca, Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido.


Vamos começar com o filme ação policial nacional: "Alemão" de José Eduardo Belmonte.

Hollywood chega com "Need For Speed" para quem gosta de corridas de carros e o romance "Refém da Paixão".


Da Europa temos a animação espanhola "Justin e a Espada da Coragem", o suspense francês "Prenda-me", uma comédia em parceria entre Croácia e Sérvia "Os Filhos do Padre" e para fechar uma parceria entre Dinamarca, Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido, o polêmico filme de Lars von Trier "Ninfomaníaca - Volume 2".




ALEMÃO


Sinopse: Cinco policiais estão infiltrados na comunidade do Complexo do Alemão, no Rio, com a missão de elaborar o plano de invasão das forças de segurança, que resultará na instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Mas os traficantes descobrem sobre a operação secreta e começam uma busca incessante para eliminá-los. Isolados e sem contato com o mundo exterior, eles precisam encontrar uma maneira de fugir.

Crítica:  O filme de Belmonte entra no rol dos bons filmes policiais brasileiros, mas com uma pegada diferente. Minimalista nos espaços físicos e amplo da construção dos personagens. Cada personagem tem um desenho próprio que é preenchido com cores que cada ator pôde oferecer aos seus personagens. A criação em conjunto com os Produtores Rodrigo Teixeira, Raphael Mesquita e Angelo Defanti foi uma feliz parceria e proporcionou um roteiro com o que cada um pode acrescentar de positivo ao trabalho que teve um feliz resultado. Um bom exemplo disso é o dialeto usado pelos traficantes e pelos policiais.

O elenco de Belmonte começa quebrando as regras, não tem um protagonista e sim vários protagonistas e coadjuvantes como se fosse um milk shake, todos os personagens são importantes para o desenrolar da história. É um embate entre os traficantes e os cinco policiais infiltrados na comunidade do complexo do Alemão. Todos sem excessão tem seu lado bom e mau equilibrados na história tornando os personagens mais realistas, mais humanizados em suas histórias.  O caminho escolhido para contar essa história permite ao público avaliar e ter suas próprias conclusões sem indução para qual lado escolher.

Os policiais são Samuel (Caio Blat), Branco (Milhen Cortaz), Doca (Otávio Muller), Danilo (Gabriel Braga Nunes) e  Carlinhos (Marcello Melo Jr) que estão infiltrados para combater os traficantes Playboy (Cauã Reymond), Senegal (Jefferson Brasil), Caveirinha (Marco Sorriso) e Mata Rindo (MC Smith). 


Entre eles tem O delegado Valadares (Antônio Fagundes) que comanda essa operação sigilosa junto com seu braço direito, o policial Sérgio ( Alcemar Vieira), que vivem o conflito de tentar encontrar a equipe infiltrada que teve as comunicações interrompidas. Sua maior aflição é não ter notícias de seu filho Samuel.  Como pai, o Valadares coloca na missão o experiente policial Branco para proteger Samuel. Assim como Branco, Doca é um policial experiente que cuida do ponto de encontro e está em sua última missão para se aposentar. Carlinhos é romântico e consegue se infiltrar com mais facilidade que os colegas e sofreu as consequências de ter o disfarce mais perigoso. 

Dentro do Alemão duas mulheres tem grande importância na história, Letícia (Aisha Jambo) que é irmã do traficante Senegal e namorada de Carlinhos sem saber que ele é um policial disfarçado. E Mariana (Mariana Nunes), a "Helena de Tróia" do alemão, a mulher que todos desejam, mas ninguém pode ter.  Mariana Nunes se sobressaí na trama como uma atriz intensa e que dosa bem sua atuação em cada cena. Um belo trabalho!

Quanto a parte técnica do longa, foi tudo bem feito. Vale destacar alguns pontos positivos como a montagem. Bruno Lasevicius fez um belo trabalho com uma montagem ágil e coerente e soube usar as ficção com as cenas reais que apareceram nos telejornais. Um dos segredos de um bom filme de ação é a montagem e essa está de parabéns.

Outro ponto chave para um bom filme de ação é a trilha sonora que ficou nas mãos de Guilherme Garbato e Gustavo Garbato. Fugiu do óbvio e misturou um pouco dos ritmos cariocas e trabalhou as trilhas instrumentais deixando o trabalho interessante.

A direção de arte foi bem feita e recriou os ambientes com muito realismo.

O argumento desse longa é de Rodrigo Teixeira e passou a bola para o Roteirista Gabriel Martins que soube aproveitar as ideias e sugestões oferecidas pela equipe. Principalmente no que se refere aos diálogos dos traficantes.   Jefferson Brasil um ator experiente que está em seu oitavo longa, o MC Smith, a celebridade do Funk que estreia no cinema e Marco Sorriso colaboraram bastante com a criação dos dialetos para a construção dos diálogos.

Resumo da ópera, Alemão é um filme com qualidade técnica, tem um valor artístico com um belo trabalho de elenco e direção de arte e um bom entretenimento para os fãs do gênero.




FICHA TÉCNICA


Título Original: Alemão

Título no Brasil: Alemão

DireçãoJosé Eduardo Belmonte

Roteiro: Gabriel Martins

Ideia Original: Rodrigo Teixeira

Colaboração de Roteiro: Leonardo Levis

Elenco: Antônio Fagundes, Cauã Reymond, Caio Blat, Milhem Cortaz, Gabriel Braga Nunes, Otávio Müller, Marcello Melo Jr., Mariana Nunes, Jefferson Brasil, 
Marco Sorriso, Aisha Jambo, Micael Borges, MC Smith, Izak Dahora, Alcemar Vieira, Andrea Cavalcanti, Francisco Gil e Marcos 'Kikito' Junqueira.

Produção: Rodrigo Teixeira

Fotografia: Alexandre Ramos

Montagem: Bruno Lasevicius

Maquiagem: André Anastácio

Direção de Arte: Denis Neto 

Figurino: Diogo Costa

Trilha Sonora: Guilherme Garbato e Gustavo Garbato.

Gênero: Policial

Duração: 105 min.

Ano: 2014

Distribuição: Downtown Filmes / Paris Filmes / RioFilme

Classificação Etária: 16 anos



Trailer





NEED FOR SPEED


Sinopse: Tobey Marshall (Aaron Paul), piloto de corridas ilegais, é preso quando seu melhor amigo morre em um racha. Ao sair da cadeia, ele busca vingança.

Crítica por Ingrid Fortuna: Para os jovens que acompanharam a franquia Need For Speed nos games, sem dúvidas há uma grande expectativa para o filme. Depois da franquia Velozes e Furiosos, que conquistou um grande público, mais filmes sobre o tema foram aparecendo, mas poucos que criaram tanto rebuliço. Finalmente depois de tantas obras de corrida onde os carros parecem não ter sua devida importância, Scott Waugh surpreende com muitas cenas de ação, efeitos especiais e corrida.

Com a experiência do diretor como dublê de filmes de ação, realidade é o que não falta. Em vista das cenas deste estilo digitalizadas e exageradas que vemos por aí, Need For Speed chega na medida certa, com muitas cenas de corrida ao longo da adaptação, explorando o uso de dublês e até treinamento para os atores. Com cenas de manobras nem tão realistas mas nada fantasioso, pra quem está sentado na poltrona do cinema a sensação é ótima.

O ator Aaron Paul já teve melhores atuações em outras obras, mas consegue convencer o público encarando o personagem de maneira que encaixe com o contexto. A atriz coadjuvante Imogen Poots faz um bom trabalho, e a química entre ela e o protagonista é visivelmente bem sucedida na frente das câmeras. Os atores Rami Malek e o rapper Kid Cudi realizaram um ótimo trabalho trazendo humor na medida certa e desempenhando papéis fundamentais que vão estabelecer a relação de amizade e lealdade entre os personagens.  A escolha do vilão Dominic Cooper simplesmente não funcionou, o ator desempenhou seu papel de maneira tão incoerente que passa a imagem do vilão como um verdadeiro bobão. Outra atriz que também não foi lá grandes coisas foi Dakota Johnson que na verdade nem sua personagem fazia diferença.


A equipe de fotografia sem dúvida fez um excelente trabalho, e para combinar com o tema do filme, é nítido a predominância de cores quentes. A semelhança entre as paisagens, a formação dos carros na hora das corridas e o close no velocímetro são alguns dos elementos que despertam a familiaridade pra quem já jogou e está assistindo o filme. Sem dúvida um fato que marcou presença foi a preferência por cenas de ação realizadas por dublês, ao invés de cenas mirabolantes e quase que integralmente digitalizadas. A sensação de realismo que o filme traz é fruto da união entre as equipes de efeitos especiais, fotografia, e principalmente mixagem de som, que consegue reproduzir o ronco do motor, a respiração dos personagens, os pneus do carro na terra e todos esses recursos sonoros que são indispensáveis em um filme.

Need For Speed atingiu um equilíbrio entre ação, romance, comédia, drama e até mesmo aventura, sem muito compromisso com a história dos games, mas ainda assim trazendo referências.



FICHA TÉCNICA

Título Original: Need For Speed

Título no Brasil: Need For Speed - O Filme

DireçãoScott Waugh

Roteiro: George Gatins e John Gatins.

Elenco: Aaron Paul, Dominic Cooper, Imogen Poots, Scott Mescudi, Rami Malek, Ramon Rodriguez, Harrison Gilbertson, Dakota Johnson, Stevie Ray Dallimore, Michael Keaton, Alan Pflueger, Brian L. Keaulana, Logan Holladay, Carmela Zumbado, Jalil Jay Lynch, Nick Chinlund e Chad Randall.

Produção: John Gatins e Mark Sourian.

Fotografia: Shane Hurlbut

Montador: Paul Rubell e Scott Waugh.

Trilha Sonora: Nathan Furst

Gênero: Ação

Duração: 130 min.

Ano: 2014

Cor: Colorido

País: Estados Unidos

Estúdio: DreamWorks SKG / Reliance Entertainment

Distribuição: Walt Disney Pictures

Classificação Etária: 



Trailer






REFÉM DA PAIXÃO



Sinopse: A história de uma mãe e um filho que têm suas vidas abaladas quando, em uma manhã de verão, são abordados em um supermercado por um fugitivo da prisão. Os dois são forçados a levá-lo para casa e não têm outra opção a não ser cooperar um com o outro. É aí que suas vidas serão transformadas para sempre.



Crítica: Reféns da Paixão é um filme simples e bonito. Uma história de amor poética e singela. Com belas atuações de Kate Winslet e Josh Brolin.  A história é interessante apesar de ser bem dramática. O diretor Jason Reitman optou por dar um ar mais poético e delicado. Um romance que nasce do acaso onde os dois personagens passam por maus momentos. Em uma situação limite, as guardas são baixadas quando um começa a enxergar as qualidades do outro. E o que poderia ser algo improvável acontece, eles se apaixonam e um resgata a vida do outro. A ligação de amor entre eles é tão forte que suporta todas as dificuldades. Tudo isso narrado por Henry, filho de Adele interpretado por Gaitting Grifftis  quando adolescente  e Tobey Maguire na fase adulta.

Frank é interpretado pelo ótimo Josh Brolin e nas suas memórias por Tom Lipinski que ficou realmente bem parecido com Brolin. O Frank de Lipinski é um jovem romântico, dedicado que é vítima de uma fatalidade e é preso por essa fatalidade. Ao fugir da prisão ele faz Adele e Henry de refém, mas ele mostra o real Frank e não o tal criminoso perigoso que a polícia divulga. Henry é muito ligado a mãe e distante do pai vivido por Clark Gregg que refez sua vida com um segundo casamento. O filme é contado pela ótica de Henry. 


Reféns da Paixão é tecnicamente bem feito com uma bela fotografia e direção de arte. A trilha sonora funciona bem e a competente montagem fecha  a história.

Artisticamente vale as atuações do pequeno elenco, mas afinado. E um entretenimento ótimo para uma sessão da tarde.   




FICHA TÉCNICA

Título Original: Labor Day

Título no Brasil: Refém da Paixão

DireçãoJason Reitman

Roteiro: Jason Reitman e Joyce Maynard.

Elenco: Kate Winslet, Josh Brolin, Gattlin Griffith, Tobey Maguire, Tom Lipinski, Maika Monroe, Clark Gregg, James Van Der Beek, J.K. Simmons, Brooke Smith, Brighid Fleming, Alexie Gilmore, Lucas Hedges, Micah Fowler, Chandra Thomas, Matthew Rauch, Doug Trapp e Kate Geller.


Produção: Helen Estabrook, Jason Reitman, Lianne Halfon e Russell Smith.

Fotografia: Eric Steelberg

Montador: Dana E. Glauberman

Trilha Sonora: Rolfe Kent

Gênero: Drama

Duração: 111 min.

Ano: 2013

Cor: Colorido

País: Estados Unidos

Estúdio: Indian Paintbrush

Distribuição: Paramount Pictures

Classificação Etária: 



Trailer





JUSTIN E A ESPADA DA CORAGEM



Sinopse: Justin (Freddie Highmore) vive em um reino, no qual os burocratas dominam e os cavaleiros estão fora de moda. Ele sempre quis ser um cavaleiro, mas seu pai, o conselheiro-chefe da Rainha (Olivia Williams), quer que o filho siga seus passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o garoto procura a avó e descobre a história de seu avô, Sir Reginald (Alfred Molina), que um dia foi o mais nobre cavaleiro do reino e protetor do Rei.



Crítica: Em Breve.





FICHA TÉCNICA

Título Original: Justin and the Knights of Valour

Título no Brasil: Justin e a Espada da Coragem

DireçãoManuel Sicilia

Roteiro: Manuel Sicilia e Matthew Jacobs.

Elenco de dublagem versão americana: Antonio Banderas (voz), James Cosmo, Michael Culkin, Charles Dance, Tamsin Egerton, Rupert Everett, Freddie Highmore, Stephen Hughes, Barry Humphries, Lloyd Hutchinson, Alfred Molina, Saoirse Ronan, Mark Strong, David Walliams, Julie Walters e Olivia Williams.

Produção: Antonio Banderas, Kerry Fulton, Marcelino Almansa e Ralph Kamp.

Fotografia: 

Montador: 

Trilha Sonora: Ilan Eshkeri

Gênero: Animação

Duração: 96 min.

Ano: 2013

Cor: Colorido

País: Espanha

Estúdio: Aliwood Mediterráneo Producciones / Kandor Graphics / Out Of The Box Feature

Distribuição: PlayArte

Classificação Etária: Livre



Trailer






OS FILHOS DO PADRE


Sinopse: Don Fabijan é um jovem padre que assume o cuidado de uma pequena comunidade em uma ilha. Para ajudar a aumentar a taxa de natalidade do local, ele se une ao jornaleiro Petar e ao farmacêutico Marin para tentar abolir o controle de natalidade do local. É aí que as consequências fogem completamente de controle.

Crítica: Não houve cabine de Imprensa no Rio de janeiro.






FICHA TÉCNICA 

Título Original: Svecenikova djeca

Título no Brasil: Os Filhos do Padre

Direção: Mate Matisic

Roteiro: Mate Matisic

Elenco: Kresimir Mikic, Niksa Butijer, Marija Skaricic, Inge Appelt, Petar Atanasoski, Ana Begic, Mile Blazevic, Goran Bogdan, Zdenko Botic, Niko Bresan e Vinko Bresan.

Produção: Ivan Maloca

Fotografia: Mirko Pivcevic

Montador: Sandra Botica

Trilha Sonora: Mate Matisic

Gênero: Comédia

Duração: 93 min.

Ano: 2013

Cor: Preto e Branco

País: Croácia / Sérvia

Estúdio: 

Distribuição: Pandora Filmes

Classificação Etária: 



Trailer





NINFOMANÍACA PARTE 2


Sinopse: Segunda parte da história de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher na casa dos 50 que decide contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal marcada pela sua obsessão pelo sexo.

Crítica: Em breve. 













FICHA TÉCNICA 

Título Original: Nymphomaniac: Volume II

Título no Brasil: Ninfomaníaca - Volume 2

Direção: Lars von Trier

Roteiro: Lars von Trier

Elenco: Shia LaBeouf, Uma Thurman, Charlotte Gainsbourg, Connie Nielsen, Jamie Bell, Stellan Skarsgård, Willem Dafoe, Christian Slater, Stacy Martin, Sophie Kennedy Clark, Mia Goth, Udo Kier, Jean-Marc Barr, Michael Pas, Ananya Berg e Peter Gilbert Cotton.

Produção: Louise Vesth e Marie Cecilie Gade.

Fotografia: Manuel Alberto Claro

Montador: Molly Marlene e Stensgaard.

Trilha Sonora: 

Gênero: Drama / Erótico

Duração: 123 min.

Ano: 2013

Cor: Preto e Branco

País: Dinamarca / Bélgica / França / Alemanha / Reino Unido

Estúdio: Zentropa Entertainments

Distribuição: Califórnia Filmes

Classificação Etária: 18 anos



Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário