JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 20 de março de 2014

ESTREIAS DE 20 DE MARÇO DE 2014

Nessa quinta-feira, tem mais seis filmes chegando nos cinemas em todo Brasil. São três filmes nacionais: o poético "Minutos Atrás", a comédia "S.O.S Mulheres ao Mar" e o suspense "Jogo de Xadrez". Os Americanos são: "O Grande Herói",  uma reestreia do filme " Os Pássaros" de Alfred Hicthcook. Para fechar, a comédia "Namoro ou Amizade?". 





MINUTOS ATRÁS


Sinopse: Nildo e Alonso são dois catadores, cujas almas solitárias vagam pela vida atrás de restos de sonhos e medos jogados fora em busca de um motivo para suas vidas. Junto com o cavalo Ruminante, seu companheiro, os dois partilham estórias fantásticas e surreais que, às vezes, beiram a insanidade. Eles caminham rumo à construção de um novo destino para sua existência, angustiados pela passagem do tempo.


Crítica: Minutos Atrás é a prova viva que o cinema nacional pode circular por diversos gêneros com competência e dar um toque poético e bonito a um filme de baixo orçamento com apenas 10 cópias que irão circular entre os cinemas do Brasil. Esse filme merecia ter pelo menos 500 cópias para que todos possam ter a oportunidade de assistir o que é um cinema poético. 



Minimalista em equipe, mas rico na qualidade técnica e artística. Uma obra prima delicada, poética, com uma beleza singular que explora bem os talentos dos três atores: Vladmir Brichta, Otávio Müller e Paulinho Moska. Três atores encarnam três personagens cativantes que contam uma história sobre os questionamentos da vida de forma interessante e envolvente.



Enquanto Alonso de Vladmir Brichta nos conquista pela esperteza, inteligência e sagacidade, Nildo de Otávio Müller nos encanta simbolizando a pureza, a ingenuidade a boa fé. O cavalo Ruminante de Paulinho moska nos encanta pelo lúdico, mambembe contraponto entre os dois amigos e representa  a morte, mas nem sempre a morte é algo ruim. Ruminante é a poesia de uma força da natureza que pode ter seus momentos de pacividade. O mais divertido para quem assiste é se deixar levar e se deslumbar com a linda imagem na tela e um texto tão rico que valoriza a nossa cultura popular. A combinação perfeita de arte, técnica e diversão.   



A Fotografia é um espetáculo a parte e acaba por se tornar o quarto personagem. Foi ótima a brincadeira de deixar todos os frames preto e branco com o colorido destacando o que era vivo. Foi a primeira vez no cinema que fazem esse efeito artesanal de descolorir frame a frame em todo longa. Isso já foi feito antes em apenas uma cena, em todo o longa de 98 minutos é a primeira vez. Parabéns pelo trabalho tão bem executado.



Um ótimo recurso para mostrar um filme esteticamente bonito.




A trilha sonora de Paulinho Moska em parceria com André Abujamra é espetacular. Linda, forte e precisa.



O roteiro é rico em metáforas e simbolismos. 



Divirta-se com  essa brincadeira onde o Esperto Alonso, de Vladmir Brichta, conduz uma viagem em companhia do doce e ingênuo Nildo e do cavalo Ruminante interpretado por Paulinho Moska. Moska por sua vez, brinca com o lúdico e nos presenteia um trilha sonora rica.



Vamos torcer para o diretor Caio Soh possa nos brindar com filmes tão belos quanto esse.






Ficha Técnica

Título Original: Minutos Atrás

Título no Brasil: Minutos Atrás




Direção: Caio Sóh

Roteiro: Caio Sóh

Elenco: Otávio Muller, Paulo Moska e Vladimir Brichta.

Produção: Luana Lobo

Fotografia: Rodrigo Alayete

Montador: Bruno Regis

Gênero: Comédia

Duração: 98 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Classificação: 14 anos


Trailer



S.O.S MULHERES AO MAR




Sinopse: Decidida a reconquistar seu ex-marido, a bela Adriana (Giovana Antonelli) embarca em um cruzeiro. O que ela descobre é que ele tem uma nova namorada, dessa vez famosa e estrela de TV. Durante o passeio, ela vai aprender que pode encontrar novos caminhos e soluções para sua vida.


Crítica por Ingrid Fortuna: 
SOS Comédia



Um filme de comédia que não é tão engraçado, SOS Mulheres ao Mar possui algumas cenas divertidas, mas ao longo do filme as risadas realmente escassas. O elenco não impressiona muito, apesar de ser composto por nomes conhecidos.

Giovanna Antonelli ficou muito artificial no papel, embora tenha realizado outros trabalhos de maneira belíssima. Faltou química entre a atriz e o personagem, o que torna difícil acreditar na proposta do filme. Reynaldo Gianecchini por sua vez também não convenceu, embora tenha trabalhado de maneira razoável.

Um bom investimento no filme são as cenas fora do cruzeiro, que possuem uma paisagem linda com uma fotografia de qualidade. O desafio de gravar um filme dentro de um cruzeiro gerou bom resultados para a equipe de fotografia e que realizou um trabalho muito bom.


O filme traz uma proposta interessante, mas com o passar do filme transforma-se em algo meio sem sentido e inverossímil. Com a onda de filmes de comédia no cinema brasileiro, tem sempre aqueles filmes que não conseguem atender as expectativas do público. Uma história que não dava muito pano para manga, e acabou pecando nos excessos.

SOS Mulheres ao Mar seria aquele filme de comédia para se assistir de vez em quando. Um filme pipoca para descontrair e dar algumas risadas. 





Ficha Técnica:


Título Original: 
S.O.S Mulheres ao Mar


Título no Brasil: S.O.S Mulheres ao Mar




Direção: Cris D'amato

Roteiro: Marcelo Saback, Rodrigo Nogueira e Sylvio Gonçalves.

Elenco: Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianecchini, Fabíola Nascimento, Thalita Carauta, Marcelo Airoldi e 
Emanuelle Araújo.

Produção: Giovanna Antonelli

Fotografia: Felipe Reinheimer

Montador: Eduardo Hartung

Gênero: Comédia Romântica

Duração: 94 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Disney

Estúdio: Buena Vista International / Miravista

Classificação: 12 anos







Trailer





JOGO DE XADREZ


Sinopse: Mina está presa por fraudar a Previdência Social e além de se defender das outras detentas precisa escapar da vigilância do diretor da penitenciária. O crime envolveu um senador, que tenta de todas as formas impedir que sua participação venha à tona.





Crítica: Em Breve.






Ficha Técnica:

Título Original: Jogo de Xadrez



Título no Brasil: Jogo de Xadrez


Gênero: Suspense

Direção: Luis Antonio Pereira

Elenco: Priscila Fantin, Antônio Calloni, Carla Franca, Tuca Andrada, Carla Marins, Cintia Fellicio, Dico Pantaleão, Erlene Melo, Fabiano Costa, Fabio Nascimento, Luana Xavier, Martha Paiva,  Salvatore Giuliano, Tarciana Saad e Wesley Aguiar.

Produção: Daniel Medeiros, João Borges e Mario Barros

Fotografia: Kika Cunha

Montador: Marcelo Moraes

Trilha Sonora: André Paixão

Duração: 80 min.

Ano: 2013

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Elo Company

Estúdio: Eclectic Entertainment

Classificação: 14 anos

Trailer







O GRANDE HERÓI



Sinopse: Baseado na operação Red Wings realizada por membros dos Navy SEALs em 2005, o filme acompanha a missão de perseguição e captura do líder Taliban Ahmad Shahd em um cenário hostil e surpreendente, no qual os soldados norte-americanos se veem cercados e precisam fazer de tudo para sobreviver.





Crítica: O Grande Herói é um filme tecnicamente muito bem feito. Infelizmente o título original do filme foi mau interpretado na sua tradução equivocada. Lone Survivor é sobrevivente solitário. E é essa função do personagem de Mark Whalberg, que é uma história real de um militar em uma zona de guerra. A proposta pode não ser entendida muito bem por parecer uma propaganda americana, mas na verdade não é uma propaganda e sim a história dos quatro homens que foram para o Afeganistão e viveram um inferno na terra, onde somente um sobreviveu, por isso o nome: LONE SURVIVOR (SOBREVIVENTE SOZINHO).

O diretor Peter Berg soube tirar do elenco o que era necessária para contar a história desses homens que eram pessoas comuns como você ou eu. Mark Whalberg fez um belo trabalho apesar de não tão parecido com o oficial Marcus Lutrell. Taylor Kitch, Emile Hirsch e Ben Foster estão bem também. 

O filme gera debates logo ao sair da sala. É preciso cuidado ao falar sobre o filme aqui e não entregar de cara as situações das cenas para quem não viu.

O filme tem um ótima fotografia e uma trilha sonora maravilhosa. O roteiro é bom, a Direção de arte fez um trabalho impecável, tanto nos cenários quanto na caracterização dos personagens e efeitos de maquiagem.


Cada filme de guerra só nos mostra uma coisa, independente quem são os oponentes, a guerra é a maior estupidez da humanidade. Ela mostra o pior lado do ser humano e que nenhuma causa é nobre o bastante para custar a vida de uma pessoa. E em uma guerra são muitas vidas perdidas e desperdiçadas porque alguém brigou com outro alguém e não tiveram capacidade de resolver suas questões de maneira pacífica.

Existem os dois lados da história, há também homens com as mesmas histórias do outro lado da batalha,mas o filme não focou tanto na causa da batalha e sim na história desses quatro amigos. 
  


Ficha Técnica:

Título Original:

Título no Brasil:


Direção: Peter Berg

Roteiro: Peter Berg

Origem da História: Baseado em uma missão real da marinha norte-americana

Elenco: Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Eric Bana, Ben Foster, Alexander Ludwig, Ali Suliman, Anthony McKenzie, Nicholas Patel, Brian Call, Dan Bilzerian, Daniel Arroyo, David Shepard, Eric Steinig, Gregory Rockwood, Ishmael Antonio, Jason Riggins, Jerry Ferrara, Johnny Bautista, Josh Berry, Justin Tade,  Matthew Page,  Patrick Griffin, Rich Ting, Rick Vargas, Rohan Chand, Ryan Kay, Sammy Sheik, Samuel Cloud, Scott Elrod, Sterling Jones, Yousuf Azami e Zarin Rahimi

Produção: Akiva Goldsman, Norton Herrick, Randall Emmett, Sarah Aubrey, Stephen Levinson

Fotografia: Tobias A. Schliessler

Montador: Colby Parker Jr.

Trilha Sonora: Explosions in the Sky, Steve Jablonsky

Gênero: Drama

Duração: 121 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Emmett/Furla Films / Envision Entertainment Corporation / Film 44

Classificação: 16 anos




Trailer legendado




OS PÁSSAROS


Sinopse: Uma socialite de San Francisco (Tippi Hedren) busca um namorado em uma pequena cidade ao norte da Califórnia. Enquanto está no lugar, ela é surpreendida por uma quantidade impressionante de pássaros de todos os tipos que aparece na cidade e começa a atacar as pessoas.





Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica:

Título Original: The Birds



Título no Brasil: Os Pássaros


Direção: Alfred Hitchcock

Roteiro: Daphne Du Maurier e Evan Hunter.

Elenco: Tippi Hedren, Suzanne Pleshette, Rod Taylor, Jessica Tandy, Veronica Cartwright, Ethel Griffies, Charles McGraw, Doreen Lang, Ruth McDevitt, Joe Mantell, Malcolm Atterbury, Bill Quinn,  Doodles Weaver,  Elizabeth Wilson,   John McGovern, Karl Swenson, Lonny Chapman e Richard Deacon.    

Fotografia: Robert Burks

Gênero: Suspense

Duração: 120 min.

Ano: 1963

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estúdio: Alfred J. Hitchcock Productions / Universal Pictures


Trailer








NAMORO OU LIBERDADE?



Sinopse: Quando um grupo de três amigos se encontram, eles descobrem que estão todos enfrentando dificuldades em seus relacionamentos.  Querendo mudar o momento ruim, eles entram nas mais inusitadas situações. Mas onde isso vai parar?



Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica:

Título Original:


Título no Brasil:



Gênero: Comédia
Direção: Tom Gormican
Roteiro: Tom Gormican

Elenco: Zac Efron, Michael B. Jordan, Miles Teller, Addison Timlin, Alysia Reiner, Emily Meade, Imogen Poots, Jessica Lucas e Josh Pais.

Produção: Andrew O'Connor, Justin Nappi, Kevin Turen, Scott Aversano

Fotografia: Brandon Trost

Montador: Greg Tillman, Shawn Paper

Trilha Sonora: David Torn

Duração: 94 min.

Ano: 2013

Cor: Colorido

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: Aversano Films / Treehouse Pictures / What If It Barks Films

Classificação: 12 anos





Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário