JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

1ª MOSTRA DE CINEMA DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, NO RIO GRANDE DO NORTE, EXIBIRÁ 51 TÍTULOS BRASILEIROS



O evento será realizado de 22 a 26 de novembro, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, com três seções: Competitiva, Panorama e Infantil.

Link sinopses, fichas técnicas e programação: 
https://www.dropbox.com/sh/fagcq7ktyfrfchc/lfPuH8-D2t


1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, uma realização da Heco Produções e da CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, apresentará 51 títulos brasileiros divididos em três seções. A abertura do evento será na sexta, 22 de novembro, com o curta O Contador de Causos e o longa De Menor. A Mostra Competitiva exibirá 16 filmes, sendo oito longas e oito curtas. Já a Mostra Panorama exibirá 17 curtas e dois longas e a Mostra Infantil vai apresentar 13 títulos. 

Na seleção de curtas, o Rio Grande do Norte está fortemente representado com quatro títulos: Passando Chapéu, de Rodrigo Sena; O Jogo, de Ricardo Felix; Mamucaba, de Anderson Legal e Bruno Little e O Contador de Causos, realização coletiva dos alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual produzidos pela Heco na cidade.

A apresentação dos filmes da Mostra competitiva, será realizada ao ar livre, na Praia do Maceió. A Mostra Panorama vai acontecer no IASNIN– Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri e a Mostra Infantil, com indicação de faixa etária, terá exibições às 8h e às 10h, no Espaço Tear . Todas as exibições serão abertas ao público e com entrada franca.

Além de exibição de filmes, a 1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO vai apresentar a peça teatral Será Que Hoje Meu Boi Não Sai? , do Coletivo Nóis da Rua, e a festa Boi de Reis, além de encontros com profissionais da área cinematográfica, debates e palestras.

1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO pretende agitar culturalmente a cidade de São Miguel do Gostoso, instalando uma tela de cinema ao ar livre na Praia do Maceió. A população terá a chance de ver filmes inéditos e  recentes lançamentos brasileiros, durante cinco dias, selecionados por uma curadoria coletiva feita pelos 40 alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, juntamente com a equipe da Heco Produções e direção geral de Eugenio Puppo.

Também serão feitas sessões em ambientes fechados, com menor capacidade de público, que incluirão debates com personalidades, diretores e atores dos filmes, entre outros. A população também escolherá o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem da 1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO, que receberá o Prêmio Luis da Câmara Cascudo.

Uma parceria do CINEDUC – Cinema e Educação e o IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, possibilitouuma série de cursos de formação técnica e audiovisual, abordando linguagem, cultura, e prática cinematográfica, oferecida a 40 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores ao longo de três anos. Os cursos têm como finalidade a formação cultural dos jovens e sua capacitação profissional para gerir eventos, e suprir a crescente demanda do mercado audiovisual no Brasil. Os jovens aplicarão o conhecimento adquirido nos cursos, na produção da Mostra de cinema de Gostoso.

1ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO é uma produção da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, com patrocínio da Cosern – Grupo Neoernegia. O evento conta ainda com apoios da comunidade e dos estabelecimentos comerciais de Gostoso; da Prefeitura do Município de São Miguel do Gostoso; IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte;­Fundação José Augusto; Governo do Estado – Rio Grande do Norte; IASNIN – Instituto de Ação Social Lino e Isabel Neri; Sintraf Gostoso; Instituto Ludovicus, AE Gostoso, Ale Combustíveis e Serveng Energia.




Sobre São Miguel do Gostoso (RN)

Localizada no Rio Grande do Norte, a 100 km da capital Natal, precisamente na ponta oeste do continente sul-americano,a cidade São Miguel do Gostoso, conhecida como a esquina do continente, possui cerca de nove mil habitantes e apresenta belezas naturais e uma localização geográfica privilegiada, que atraem turistas principalmente de esportes radicais como o kitesurfe.

A cidade tem sido constantemente destaque entre conceituados veículos de mídia nacional e estrangeira como um dos melhores e mais atraentes destinos turísticos do mundo. Em matéria do jornal britânico Daily Telegraph publicada em 14 de setembro de 2011, São Miguel do Gostoso surge entre praias da Malásia, África do Sul e Barbados como um dos Melhores lugares do mundo para se viver.

No suplemento O melhor do Brasil de 2008 da revista Veja, a cidade foi escolhida como o melhor dos “novos destinos” da região nordeste. O jornal Valor Econômico publicou em 21/08/2013, ampla reportagem sobre São Miguel do Gostoso, citando a cidade como um paraíso pacato, autêntico e com muito charme.

Com isso, a cidade vem apresentando um elevado crescimento no número de pousadas, mil leitos contabilizados em 2011 e uma rica e talvez única diversidade gastronômica no Estado.

Sobre a HECO Produções

A Heco Produções atua, desde 1995, em projetos culturais de formação artística e educacional nas áreas de cinema, televisão, publicação e exposição.

Realizou em 2011 os documentários São Miguel do GostosoRepúblicaTransanarquia Sociologia da crise, estes dois últimos em parceria com o cineasta Jorge Bodanzky e, em 2013, os documentários Ozualdo Candeias e o cinemaBocadolixocinema (inédito), Vila Sônia e o curta de ficção O homem sensorial.

Atualmente, está trabalhando na produção da 1ª Mostra de cinema de Gostoso e Cursos de formação técnica e audiovisual, na montagem do documentário Sem pena – Às voltas com a justiça, em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e na elaboração do roteiro do longa-metragem de ficção Dois mundos.

A Heco também realiza, desde 2001, mostras de cinema com o enfoque principal em retrospectivas e homenagens à produção brasileira, que incluem exposições, ciclo de palestras, livros e catálogos. Em 2012 realizou a Mostra Cinema Marginal Brasileiro na Cinemateca Portuguesa exibindo 52 filmes, a maioria em película. Em parceria com o Museu da Imagem e do Som realizou a Maratona Paul Schrader com master class do diretor, a mostra A boca da Boca, o projeto Memória do cinema com depoimentos de 16 personalidades do cinema paulista e a exposição Uma Rua chamada Triumpho.  

É detentora de um vasto acervo de imagens, documentos e filmes raros do cinema nacional e é a responsável pela conservação e difusão do acervo do cineasta Ozualdo R. Candeias, composto por 16 mil fotografias e 33 filmes. É criadora do Portal Brasileiro de Cinema, que contém treze sites e um vasto conteúdo sobre o cinema nacional.

A Heco tem como principais parceiros a Cinemateca Brasileira, o Museu da Imagem e do Som (MIS), a TV Cultura, o Museu Afro Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Caixa Cultural e o Banco do Nordeste do Brasil, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Banco do Brasil (BB DTVM) e a Ambev. Já colaborou com o Museu Rainha Sofia, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Festival Internacional de Rotterdam, a Cinemateca Portuguesa, entre outros.

Filmes da 1ª Mostra de cinema de Gostoso

ABERTURA
1.  O CONTADOR DE CAUSOS – realização dos ALUNOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DA MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO (RN)
2.  DE MENOR – de CARU ALVES DE SOUZA (SP)

ENCERRAMENTO
1.  A ÚLTIMA FRONTEIRA – de DIOGO FAGGIANO (SP)
2.  O MESTRE E O DIVINO – de TIAGO CAMPOS (PE)

MOSTRA COMPETITIVA LONGAS
1.  A BATALHA DO PASSINHO – de EMÍLIO DOMINGOS (RJ)
2.  COM VANDALISMO – realização do COLETIVO NIGÉRIA (CE)
3.  DOMÉSTICA – de GABRIEL MASCARO (PE)
4.  ENTRE VALES – de PHILIPPE BARCINSKI (SP)
5.  ESSE AMOR QUE NOS CONSOME – de ALLAN RIBEIRO (RJ)
6.  MAR NEGRO – de RODRIGO ARAGÃO (ES)
7.  UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA – de LUIZ BOLOGNESI (SP)
8.  DE MENOR – de CARU ALVES DE SOUZA (SP)

CURTAS

1.  A NAVALHA DO AVÔ – de PEDRO JORGE (SP)
2.  ABRIGO AO SOL – de EMERSON EVÊNCIO (ES)
3.  BABA 105 – de FELIPE BIBIAN (RJ)
4.  MAMUCABA – de ANDERSON LEGAL (RN)
5.  O QUE APRENDI COM MEU PAI – de GETÚLIO RIBEIRO (GO)
6.  RODOLFO MESQUITA E AS MONSTRUOSAS MÁSCARAS DE ALEGRIA E FELICIDADE – de PEDRO SEVERIEN (PE)
7.  THE BEST OF LAMBADA – de YURI AMARAL (SP)
8.  TREMOR – de RICARDO ALVES JR. (SP)

MOSTRA PANORAMA LONGAS

1.  FAMÍLIA – de GUILHERME REIS (MG)
2.  O LOBO ATRÁS DA PORTA – de FERNANDO COIMBRA (SP)

CURTAS

1.  A DAMA DO ESTÁCIO – de EDUARDO ADES (RJ)
2.  ADIÓS, JAMPA VIEJA! – de VIRGINIA SOUZA DE OLIVEIRA (PB)
3.  ANIMADOR – de CAINAN BALADEZ E FERNANDA CHICOLET (SP)
4.  BOI FANTASMA – ROGÉRIO NUNES E JOSÉ SILVEIRA (SP)
5.  CHAPADA DO APODI – de MORTE E VIDA – TIAGO CARVALHO (RJ
6.  FILME PRA POETA CEGO – de GUSTAVO VINAGRE (SP)
7.  FORMIGA COME DO QUE CARREGA – de TIDE GUGLIANO (SP)
8.  JESSY – de RODRIGO LUNA, PAULA LICE E RONEI JORGE (BA)
9.  LINEAR – de AMIR ADMONI (SP)
10.MAUÁ: LUZ AO REDOR – de JULIANA VICENTE  (SP)
11.O JOGO – de RICARDO FELIX (RN)
12.O PACOTE – de RAFAEL AIDAR (SP)
13.PASSANDO CHAPÉU – de RODRIGO SENA (RN)
14.QUEM TEM MEDO DE CRIS NEGÃO? – de RENÉ GUERRA (SP)
15.SANT’ANNA – de ANGELO DEFANTI (RJ)
16.SERRA DO MAR – de IRIS JUNGES (SP)
17.UNS BRAÇOS – de LUCIANO COELHO (PR)


MOSTRA INFANTIL

6 A 7 ANOS
1.  ENCANTADORES DE HISTÓRIAS – de RAQUEL PIANTINO
2.  QUE SAPATINHOS LINDOS! – de ALAN NÓBREGA
3.  JOÃO, O GALO DESREGULADO – de CAMILA CARROSINE E ALÊ CAMARGO

8 A 11 ANOS
1.  A HISTÓRIA DOS MENINOS QUE ANDAVAM DE NOITE – de FLÁVIO BARONE
2.  O HOMEM QUE CANTOU AS AVES DO SERTÃO – de PATRÍCIA MOREIRA
3.  CABEÇA DE PAPELÃO – de QUIÁ RODRIGUES
4.  SONHOS – de ANDRESSA LYRIO DO COUTO
5.  O GIGANTE – de JULIO VANZELER E LUÍS DA MATTA ALMEIDA
6.  O QUE ACONTECE NA SALA DO DIRETOR – de PAULO VIVIAN NOGUEIRA

A PARTIR DE 12 ANOS
1.  À SOMBRA DE MUCURI – realização dos ALUNOS DA E. E. DE MUCURI
2.  O HOMEM QUE PINTAVA MÚSICAS – de JACKSON ABACATU
3.  APOCALIPSE DE VERÃO – de CAROLINA DURÃO
4.  A ÚLTIMA REUNIÃO DANÇANTE – de LISANDRO SANTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário