JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 1 de outubro de 2013

FESTIVAL DO RIO: ENTREVISTA COM JEREMY SCAHILL SOBRE O FILME "GUERRAS SUJAS"






Durante o Festival do Rio, um dos convidados é o jornalista investigativo Jeremy Scahill que veio trazer seu documentário premiado no Festival de Sundance, Guerra Sujas / Dirty Wars. O filme terá quatro exibições no Festival: sábado, 28 /09, às 16h, no Estação Botafogo 1, terça, 01/09, às 17h30m,  no Estação Vivo Gávea 1, sexta, 04/10, às 16h45m,  no Centro Cultural da Justiça Federal 1, Quarta, 09/10, às 21h50m, no Estação Vivo Gávea 1.




Jeremy Scahill

Conversei com Jeremy Scahill no sábado, dia 27, no Armazém da Utopia, na sede do Festival sobre o filme. 

Cinema Para Sempre: - O que você sentiu ao assistir seu filme pela primeira vez?

Jeremy Scahill: -  Não gosto de ver porque não gosto de me ver na tela. Acho estranho. Eu sempre escrevo e nunca apareço em frente as câmeras para fazer minhas reportagens. A melhor parte para mim é quando temos discussões após a exibição e posso ouvir o que as pessoas acham do filme e também sobre a guerra. O filme não é só sobre mais uma guerra americana sobre terrorismo, mas também é sobre o futuro, por causa dos Drones e espiões. O trabalho do jornalista é informar as pessoas e elas tomarem decisões. Informação é controle e dá poder ao povo. 

Cinema para sempre: - O filme vem para os cinemas Brasileiro?

Jeremy Scahill: - Depende do Distribuidor, não sei se vai para os cinemas ou direto para TV, mas prefiro e espero que vá para as salas de cinemas. Nas salas de cinema as pessoas podem discutir sobre o filme depois.
  



GUERRAS SUJAS


SINOPSE: O repórter investigativo Jeremy Scahill segue o rastro do Comando de Operações Especiais Conjuntas (JSOC), a mais secreta elite do exército americano. Ele atua em países como: Afeganistão, Iêmen, Somália e suas operações e bombardeios. Entrevistando ex-oficiais do exército e parentes das vítimas dessas ações, Scahill descobre que a JSOC possui uma lista de alvos que inclui até cidadãos americanos, demonstrando que a guerra ao terror, longe de retroceder, somente cresceu no governo de Obama.   



CRÍTICA: Guerras Sujas é sem dúvida um documentário impactante! Tanto na qualidade técnica, quanto no conteúdo. Parabéns aos dois jornalistas Jeremy Scahill e Richard Dowley pelo trabalho corajoso e digno. Os dois honraram a profissão deixando muitos colegas que tiveram suas vozes caladas, orgulhosos.

Richard Dowley além de dirigir, fez uma fotografia impressionante e um dos mais belos trabalhos de jogo de cores já visto em documentário. Isso sem falar nas belas tomadas e na qualidade de som. Como a verba para o filme foi feita na base de cada um colabora um pouco, Scahill e Dowley mostram que é possível fazer um bom filme sem gastar muito. Claro que com mais dinheiro, o filme teria mais chances de alcançar mais e mais salas de cinema mundo a fora. Mais aqui, qualidade é palavra de ordem nesse longa. E isso tem!

O documentário com um guia contando a história cresce muito e quem ganha é quem assiste.  Enquanto Dowley filma, Scahill conta a história. Sabe aquela história que falam da ponta do iceberg? É isso que acontece, Scahill encontra a ponta do iceberg e quando vê o bloco de gelo é bem maior do que se pode imaginar. O longa vai seguindo a ordem das investigações e em muitos momentos nos deparamos com seres humanos sendo alvo de outros seres humanos. Para que? Porque? É impossível não se emocionar, não se comover e não se indignar a cada cena.

O que vemos aqui é uma lição de integridade, talento, instinto jornalístico e coragem, muita coragem! A sobriedade e seriedade com que esse rico material investigativo é tratado, é com certeza, um aval para que seja assistido por todos. Vamos torcer que não fique apenas no Festival do Rio e que venha fazer parte da grade de filmes nos cinemas brasileiros para que mais pessoas possam usufrir desse documento informativo e admirar um belo trabalho cinematográfico. Com certeza um dos melhores documentários já realizados no cinema.



FICHA TÉCNICA:
TÍTULO ORIGINAL: Dirty Wars
TÍTULO NO BRASIL: Guerras Sujas
Direção: Richard Dowley
Roteiro: Jeremy Scahill e David Riker
Direção de Fotografia: Richard Dowley
Edição: Richard Dowley e David Riker
Trilha Sonora: David Harrigton
Produção: Jeremy Scahill, Anthony Arnove, Brenda Couglin, 
País: Estados Unidos
Ano: 2012
Duração: 86 minutos
Site: http://dirtywars.org/

Importante: Se quiser que o filme vá para as salas de cinemas, basta votar no site do filme. Quem quiser adquirir o livro o site tem o caminho.

Trailer Oficial 
sem Legendas em Português



Nenhum comentário:

Postar um comentário