JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 15 de outubro de 2013

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 18 DE OUTUBRO DE 2013

Nesse fim de  semana chegam mais sete filmes nas salas de cinema. Vamos começar pelo Brasileiro Serra Pelada de Heitor Dália.
Hollywood manda Conexão Perigosa, Os SuspeitosKick-Ass 2.
Tem duas  co produções chegando, a primeira vem da parceria entre Estados Unidos e Coreia do sul com o drama de ficção científica Expresso do Amanhã. E da parceria entre Estados Unidos e França chega o documentário Libertem Ângela Davis.
A Europa nos manda Diana uma parceria entre Reino Unido, França e Bélgica sobre os três últimos anos de vida da princesa britânica, e encerrando com  Bastardos filme de Claire Denis.    
SERRA PELADA
Sinopse: A história da amizade de Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Almeida). Os dois são amigos de infância e saem de São Paulo em busca do sonho de ficarem  ricos com o ouro de Serra Pelada, no estado do Pará.  O lugar muda quem chega nele, enquanto Juliano vai se deixando levar pelo sistema local, Joaquim luta para se manter íntegro nesse ambiente hostil.


Crítica: Serra Pelada é sem dúvida um dos melhores trabalhos do cinema nacional desse ano. O Diretor Heitor Dhalia conseguiu transpor na tela em 120 minutos uma história sobre um período importante na história do Brasil, a corrida do ouro em Serra Pelada no norte do país. Como eram muitas as diferentes versões dessa história, a solução foi criar uma história baseadas em todas as histórias ouvidas.  O foco principal era a amizade entre Juliano e Joaquim.  

A qualidade técnica do filme é algo para ser destacado. Para começar a opção da estética do filme foi um dos maiores acertos. Foram usados três tipos de estéticas diferentes que juntas funcionaram muito bem. O diretor de Fotografia Ricardo Della Rosa deixou sua marca para sempre na história do cinema ao dar vida a uma das cenas com a estética mais bonita de todo filme. A cena não tem diálogos e a imagem diz tudo! Júlio Almeida ficou também imortalizado, já que a cena é só com ele, e muito significativa. A direção de Arte foi minuciosa resgatando roupas, acessórios, objetos de cena, cada detalhe para reconstruir a Serra Pelada. A trilha sonora fecha muito bem, assim como os efeitos visuais que são imperceptíveis onde cenas misturadas das filmadas com reais estão muito bem feitas.

Como não poderia deixar de falar o elenco primoroso. Juliano Cazarré e Júlio Almeida estão perfeitos como os protagonistas repletos de nuances. Os personagens Juliano e Joaquim são personagens que tem uma construção parecida como a de uma montanha russa, altos e baixos, lupins, lento e rápido. Os dois são personagens com uma riqueza humana de diversidade real de duas histórias que se completam.

Outros personagens interessantes são Lindo Rico de Wagner Moura que está transformado fisicamente. Lindo Rico é um personagem sarcástico, engraçado, dotado de uma crueldade mansa e dissimulada e uma mostra do tipo de gente que circulava por Serra Pelada. Já o Carvalho de Mattheus Nachthergale é outro típico personagem que circulava por Serra Pelada, ele representa o poder local, a ganância e  a sensação de ser intocado. Sofie Charlote faz sua estreia com um personagem forte e difícil. Tereza representa as mulheres que viviam as custas dos garimpeiros, as prostitutas que ficavam há 30 km de Serra Pelada. o ator baiano Lyu Arisson representa outro grupo local, as Marias, os homossexuais do garimpo. Marcelo era um homossexual mal encarado e violento e inimigo de Juliano. Um trabalho intenso. Mesmo tendo aparecido pouco,  o ator Nilsinho Dias também deixou sua marca como a Maria  João Maria, o cabeleireiro dos garimpeiros. Um sujeito mais tranquilo que tinha o respeito dos garimpeiros por cuidar do cabelo e barba de todos no garimpo.

Serra Pelada é um bom entretenimento, tecnicamente bem feito, artisticamente interessante, além de deixar um registro de representantes de um trecho importante da nossa história.

E uma prova que o Brasil tem competência para fazer bons e grandiosos filmes. É muito bom ver um filme de um cineasta que entende a linguagem do cinema.


Ficha Técnica:
Título Original: Serra Pelada
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Heitor Dhalia, Vera Egito

Elenco: Juliano Cazarré, Júlio Andrade, Matheus Nachtergaele, Sophie Charlotte, Wagner Moura, Eline Porto, Lyu Arisson, Edimilson Cordeiro, Silvério Pereira, Démik Lopes, Jesuíta Barbosa, Adriano Barroso, Rose Tuñas, Alisson Amaral, Oswaldo Eugênio, Paulo Marat, Nilsinho Dias e Leonel Ferreira.

Produção: Heitor Dhalia, Wagner Moura e Tatiana Quintella.
Fotografia: Ricardo Della Rosa.
Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Ano: 2013
País: Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros
Estúdio: Paranoid Filmes

 Trailer Oficial




CONEXÃO PERIGOSA

Sinopse: Um jovem financia uma luxuosa festa de despedida para um colega de trabalho com recursos da empresa. Quando ele é pego pelo seu chefe, concorda em se tornar um espião corporativo para evitar processos e é forçado a infiltrar-se em uma empresa rival para roubar informações de um projeto ultrassecreto.


Crítica: Conexão Perigosa é um suspense que tem como linha condutora o personagem Adam Cassidy de Liam Hemsworth que é usado em uma briga entre dois tubarões, os personagens Nicolas Wyatt e Jock Goddard de Gary Oldman e Harrison Ford. E ainda tem mais três personagens nesse jogo, a bela e durona executiva Emma Jennkings interpretada por Amber Heard, e os dois amigos e parceiros de Adam, Kevin e Allison vivido por Lucas Till e Ângela Sarafyan. E claro, tem que ter o vilão clássico, e mais uma vez fica por conta do ator Julien McMahon que está se especializando no gênero.  Trama armada, bom elenco e os elementos necessários  para um bom filme de suspense.

Conexão Perigosa é um bom filme, apesar das falhas no  roteiro. Onde o personagem tem chance de contar o que está acontecendo com ele, ele não o faz. E foram muitos momentos desperdiçados pelos roteiristas Barry Levy e Jason Levy Hall para alinhar as coisas. Além de uma cena de perseguição obvia demais.

  A técnica do filme é muito boa no que diz respeito a fotografia, trilha e direção de arte. O elenco é estrelar e tem boas atuações de Gary Oldman, Harrisson Ford e Richard Dreyfuss que interpreta o pai do protagonista. Falando nele, Liam Hemsworth está muito bem no papel e atua de igual para igual com esses três feras.

A história foca em um problema muito atual, a espionagem comercial e a ética. É sempre bom questionar esses assuntos e deixar que as pessoas pensem e comentem sobre ele.

Então, se não quiser questionar nada, o filme é com certeza um bom entretenimento.

Ficha Técnica:

Título Original:

Título no Brasil:

Direção: Robert Luketic
Roteiro: Barry Levy e Jason Dean Hall.

Elenco:  Liam Hemsworth, Gary Oldman, Harrison Ford, Richard Dreyfuss, Amber Heard, Lucas Till,  Angela Sarafyan, Julian McMahon, Charlie Hofheimer, Christine Marzano, Embeth Davidtz, Josh Holloway,  Kevin Kilner,  Mark Moses e William Peltz.

Produção: Alexandra Milchan, Scott Lambert
Fotografia: David Tattersall
Montador: Dany Cooper
Trilha Sonora: Junkie XL
Gênero: Suspense
Ano: 2012
País: Estados Unidos / França
Cor: Colorido
Distribuidora: Diamond Films
Estúdio: Demarest Films / EMJAG Productions / Gaumont / IM Global / Kintop Pictures / Reliance Entertainment


 Trailer Legendado
OS SUSPEITOS

Sinopse: Após ter sua filha sequestrada e ver a polícia falhar nas investigações, Keller Dover (Hugh Jackman) decide ir em busca dos culpados e sequestrá-los  em busca da verdade.

Crítica: O diretor canadense Denis Villeneuve nos oferece um ótimo filme que prende atenção do início ao fim. Com certeza, um dos melhores filmes do ano.

A trama é muito bem armada e o roteiro é bem amarrado pelas mãos de Aarron Guzikowski que ano passado roteirizou o filme Contrabando. O final surpreende. Um ótimo filme para quem gosta de montar quebra cabeças. A construção dos personagens foi um dos melhores pontos do filme o que rendeu ótimas atuações de Hugh Jackman, Jake Gyllenhall, Maria Bello, Viola Davis, Melissa Leo e Paul Dano.

Apesar de um filme de história, a parte técnica do filme é muito bem cuidada e merece atenção como a trilha sonora tensa e pontual, a maquiagem e direção de arte que cuidou de cada detalhe, desde cada objeto de cena, quanto na construção visual de cada personagem que se prestar atenção, fala muito sobre cada um deles.


Os Suspeitos é filme para prestar atenção e se divertir juntando todas as peças desse quebra-cabeças. É bom convidar os amigos porque com certeza depois que sair da sala de cinema vai querer conversar sobre o filme.


Ficha Técnica:
Título Original: Prisioners
Título no Brasil: Os Suspeitos

Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Aaron Guzikowski

Elenco:  Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Melissa Leo, Maria Bello, Terence Howard, Viola davis, Katrina Despain, Victoria Stanley, Sandra Ellis Lafferty, Paul Dano, Wayne Duvall, Zoe Borde, Brad James, David Dastmalchian, Dylan Minnette, Jane McNeill e Len Cariou.  


Produção: Adam Kolbrenner, Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, Kira Davis
Fotografia: Roger Deakins
Montador: Gary Roach, Joel Cox
Trilha Sonora: Jóhann Jóhannsson
Gênero: Drama / Triller
Duração: 146 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: 8:38 Productions / Alcon Entertainment / Madhouse Entertainment
Classificação: 14 anos
 Trailer Legendado
KICK-ASS 2

Sinopse: As aventuras do apaixonado por quadrinhos que se torna super-herói Kick Ass acaba inspirando as pessoas a seu redor e dá início a uma nova ordem de justiceiros mascarados e unidos para limpar a tirania das ruas sua cidade. Mas como promover a justiça também podem trazer problemas para um herói, Kick Ass (Aaron Johnson) começa a ter sua identidade lentamente descoberta na mesma medida em que o vilão Red Mist prepara seus atos de maldade. Enquanto isso, Hit-Girl (Chloe Moretz) é obrigada a se defender de um grupo de patricinhas super populares que descobre sua identidade e se une para acabar com a vida da heroína a poucas semanas de sua formatura escolar.
Crítica: Kick-Ass 2 é a típica comédia besteirol adolescente que brinca com os ícones do mundo nerd e mantém a irreverência  do primeiro filme, e claro, com toques de humor negro. Isso mostra a marca de Matthew Vaugh, que desta vez, está como produtor e não diretor.

O elenco está bem e a vontade para as brincadeiras dos personagens. Os protagonistas  Kick-Ass/Dave Lizeuski e Hit-Gil/ Mindy Macready continuam interpretados pelos mesmos atores Aaron Johnson e Chloe Moretz.  A continuação conta com coadjuvantes de peso como Jim Carey interpretando Capitão estrela, um herói influenciado por Kick-Ass e vira o líder dos novos heróis que foram surgindo pela cidade para formar uma liga. John Leguizimo é  Javier, o protetor do vilão Chris D'Amico/ Motherfucker e Morris Chestenut é o policial Marcus Williams, protetor de Mindy Macready/Hit-Girl. Ele passa a ser seu tutor depois da morte de seu pai.

A coragem de manter a irreverência nessa sequência mostra fidelidade a proposta inicial. O que é um ponto positivo para a equipe do filme. Para começar, o vilão Chris D'Amico adota como nome de guerra Motherfucker e a maneira como tudo é mostrado no filme, ganha o tom certo para comédia sem agredir o público.  E assim o filme conquista seu público. 

Kick-Ass 2 cumpre com a missão de ser apenas um entretenimento e agradar seu público cativo.


 Ficha Técnica:
Título Original: Kick-Ass 2
Título no Brasil: Kick-Ass 2

Direção: Jeff Wadlow
Roteiro: Jeff Wadlow

Elenco: Aaron Johnson, Chloe Moretz, Andy Nyman, Augustus Prew,  John Leguizamo, Christopher Mintz-Plasse, Clark Duke, Claudia Lee, Daniel Kaluuya, Donald Faison, Ella Purnell, Jim Carrey, Lee Asquith-Coe, Lindy Booth, Lyndsy Fonseca, Martin Roach, Morris Chestnut, Olga Kurkulina, Rob Archer, Robert Emms, Sophie Ellis, Steven Mackintosh, Yancy Butler.

Produção: Adam Bohling, Brad Pitt, David Reid, Matthew Vaughn, Tarquin Pack
Fotografia: Tim Maurice-Jones
Montador: Eddie Hamilton
Trilha Sonora: Henry Jackman e Matthew Margeson.
Gênero: Comédia
Duração: 113 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Universal
Estúdio: Marv Films / Universal Pictures
 Trailer Legendado

EXPRESSO DO AMANHÃ

Sinopse: Um experimento para impedir o aquecimento global falha e uma nova era do gelo toma conta do planeta. O que resta é apenas neve e guerra. Os únicos sobreviventes da Terra estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá dentro, os mais pobres vivem em péssimas condições, enquanto a classe rica vive em meio ao luxo. 
Crítica: Em Breve
Ficha Técnica:
Título Original:Snowpiercer
Título no Brasil: Expresso do Amanhã
Direção: Joon-ho Bong
Roteiro: Joon-ho Bong, Kelly Masterson
Origem da História: Baseado na grafic novel de Benjamin Legrand e Jaques Lob.

Elenco: Adnan Haskovic, Alison Pill, Brian Colin Foley, Chris Evans, Clark Middleton, Emma Levie, Ewen Bremner, Griffin Seymour, Igor Juric, Jamie Bell, Jim High, John Hurt, Kang-ho Song, Kendrick Ong, Kenny Doughty, Luke Pasqualino, Marcanthonee Reis, Octavia Spencer, Peter Hallin, Sean Connor Renwick, Steve Park, Tilda Swinton, Tómas Lemarquis, Vlad Ivanov

Produção: Chan-wook Park
Fotografia: Kyung-Pyo Hong
Montador: Steve M. Choe
Trilha Sonora: Marco Beltrami
Gênero: Drama
Duração: 126 min.
Ano: 2013
País: Coréia do Sul / Estados Unidos / França
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Moho Films / Opus Pictures / SnowPiercer / Stillking Films.
                                                   Trailer Legendado


DIANA




Sinopse: O relacionamento de Diana com o cirurgião paquistanês Hasnat Khan. Os dois se conheceram em 1995, quando ela visitou um amigo no Hospital Royal Brompton, onde Khan trabalhava. A relação durou dois anos e terminou poucos meses antes do acidente que matou a Princesa.



Crítica por Louise Duarte: Entre os vários filmes incluidos na grade de programação do Festival do Rio está Diana que estreou mês passado no Reino Unido e o seu cartaz está por todo canto na Inglaterra. A Cinebiografia da Princesa de Gales interpretada por Naomi Watts, diferente de outras cinebiografias sobre a princesa que sempre narrava sua vida com o príncipe Charles e da dificuldade de ser aceita pela realeza, nesse filme dirigido por Olivier Hirschbiegel e roteirizado por Stephen Jeffrey que se baseou no livro escrito por Kate Snell, é narrado os últimos dois anos da princesa que ficou conhecida como princesa do povo. 
Naomi Watts está idêntica a Diana não só fisicamente como também em seus gestos e tom de voz. O filme mostra como Diana era solitária no Palácio de Kensigton onde passou a morar (e que hoje serve de residência para William e Kate) até conhecer o médico paquistanês Dr. Hasnat Kahn (Naveen Andrews) que a fez se sentir amada novamente nos últimos anos depois que saiu o seu divórcio com Charles.
O único problema é que o casal precisava driblar ao assédio constante dos papparazi que perseguem Diana em busca de fotos para venderem para os tabloídes ingleses, e isso acaba prejudicando a carreira do médico que não quer viver sobre os holofotes em que Diana se encontrava frequentemente.
Mas o filme não mostra somente o último romance da princesa antes de morrer. Ele também mostra as campanhas pelas quais Diana lutou e participou pelo mundo como da erradicação das minas terrestres. Diana visitava frequentemente as pessoas que foram vítimas das minas com o intuito de fazer com que as mesmas diminuíssem.
Por conta do filme, vemos como são violentos os paparazzi britânicos e de como nada consegue parar a fome deles pelo furo perfeito. Diana estava acompanhada do então namorado, o herdeiro da cadeia de lojas Harolds, Dodi  Al-Fayed. Diana chegou a pagar para um fotógrafo conhecido seu que divulgasse fotos suas com Dodi para causar cíumes em Hasnat.
O filme já está em cartaz e está sendo distribuído pela Imagem Filmes.


Ficha Técnica:
Título Original: Diana
Título no Brasil: Diana
Direção: Oliver Hirschbiegel
Roteiro: Stephen Jeffreys

Elenco:  Naomi Watts, Naveen Andrews, Laurence Belcher , Harry Holland,  Art Malik, Cas Anvar, Charles Edwards, Daniel Pirrie, Douglas Hodge, Geraldine James,  Jonathan Kerrigan, Juliet Stevenson, Michael Byrne, Michael Hadley, Raffaello Degruttola, Thusitha Jayasundera

Produção: Douglas Rae, Robert Bernstein
Fotografia: Rainer Klausmann
Montador: Hans Funck
Trilha Sonora: David Holmes, Keefus Ciancia
Gênero: Drama
Duração: 113 min.
Ano: 2013
País: Bélgica / França / Reino Unido / Suécia
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Ecosse Films / Le Pacte




Trailer Legendado



BASTARDOS

Sinopse: Um marinheiro está em alto-mar quando é obrigado a voltar para casa, após receber a notícia de que o marido de sua irmã cometeu suicídio. Suspeitando que o ato foi motivado por alguma conspiração empresarial, ele se aproxima da amante de um poderoso empresário. Porém, durante a investigação do caso, ele descobre que sua irmã também escondeu segredos.
Crítica: Em Breve.
Ficha Técnica:
Título Original: Bastards
Título no Brasil: Bastardos
Direção: Claire Denis
Roteiro: Claire Denis, Jean-Pol Fargeau

Elenco: Alex Descas, Chiara Mastroianni, Christophe Miossec, Claire Tran, Elise Lhomeau, Eric Dupond-Moretti, Florence Loiret Caille, Grégoire Colin, Hélène Fillières, Julie Bataille, Lola Créton, Michel Subor, Nicole Dogue, Sharunas Bartas, Vincent Lindon

Produção: Brahim Chioua, Laurence Clerc, Olivier Théry-Lapiney
Fotografia: Agnès Godard
Montador: Annette Dutertre
Trilha Sonora: Stuart Staples
Gênero: Drama
Duração: 83 min.
Ano: 2013
País: Alemanha / França
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: Alcatraz Film / Wild Bunch
Classificação: 18 anos
                                                        Trailer Legendado
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário