JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 29 de setembro de 2013

Rio Market 2013


Área de negócios do Festival do Rio 
discute o mercado audiovisual e oferece seminários e workshops

Programação do RioMarket conta ainda com espaço para comercialização de projetos

Além de uma programação repleta de mostras, pré-estreias e exibições, o Festival do Rio – maior da América Latina – tambémpossui umaárea voltada para o mercado. O RioMarket, que acontece de 27/9 a 9/10, no Armazém da Utopia (Sede do Festival do Rio), conta com workshops e seminários (RioSeminars), rodadas de negócios (One to One Meetings) e um espaço exclusivo para comercialização de novos projetos (RioScreenings). Serão 13 dias de programação em que diretores, produtores, roteiristas, técnicos, autoridades e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional se reunirão com o público para esclarecer e discutir assuntos pertinentes ao setor. Inscrições no site www.riomarket.com.br. 

Com objetivo de complementar a importância do Festival, movimentando o mercado audiovisual, o RioMarket oferece capacitação aos profissionais da área e cria um espaço de incentivo a novos negócios. A programação do “RioSeminars” de 2013 conta com mais de 40 mesas de debates, 12 workshops e 600 reuniões de negócios, entre atividades pagas e gratuitas.Para falar sobre cada um dos temas abordados pelo encontro, estarão na cidade cerca de 100 experts em produção, figurino, efeitos especiais, digitalização, design, marketing, entre outras áreas. 

Visando à geração de negócios, o RioMarket promove ainda o “RioScreenings”, um espaço destinado à comercialização de projetos em qualquer fase de produção e em todos os formatos audiovisuais, como programas de TV, conteúdos para internet, celular e mídias digitais, produzidos a partir de 2011. Durante o encontro, produtores, diretores, distribuidores, exibidores, profissionais de televisão, internet e mídias digitais estarão reunidos à procura de negócios. Outra atração são as “One to One Meetings” (Rodadas de Negócios), que contarão com as presenças de representantes de canais de TV e distribuidores brasileiros e internacionais, que analisarão projetos e produções audiovisuais. 


Durante o evento será assinado um acordo entre o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV-RJ) e o Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (Producers Guild of America - PGA) que tem como objetivo criar uma relação recíproca nas áreas de produção de cinema, televisão e novas mídias entre Brasil e Estados Unidos. 

E com o objetivo de capacitar jovens de comunidades do Rio, o Festival do Rio e o RioMarket, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), apresentam o RioMarket Jovem.Trata-se de uma incubadora de profissionais do cinema com objetivo de apresentar aos jovens o campo do audiovisual e suas profissões (diretor, técnico de som, figurinista, designer de produção, fotógrafo, roteirista, etc.). O projeto é voltado para jovens entre 15 a 21 anos de comunidades do Rio de Janeiro e contará com atividades na sede do Festival do Rio e no MAR.Durante o Festival do Rio de 2013 esses jovens serão imersos em atividades que proporcionarão o desenvolvimento de habilidades dentro do mercado audiovisual. 
Inscrições também no site www.riomarket.com.br <http://www.riomarket.com.br> .


RioSeminars abordará temas 
importantes da indústria audiovisual



A programação dos seminários está divida em quatro grandes focos: Fórum Internacional de Coprodução, Oportunidades com canais de TV, Future Zone e Mercado Brasileiro.

FUTURE ZONE

No Future Zone será apresentado tudo o que há de mais moderno no mercado audiovisual, com especialistas no assunto. Gary Sharp, especialista em tecnologia de cinema da RealD, apresenta a tela Precision White da RealD, inédita no mercado. Com demonstrações no próprio cinema da sede, Sharp discutirá o futuro do cinema, das exibições e do 3D. Tod Machover e Alex Mcdowell, do MIT Media Lab, farão palestras sobre novas tecnologias. Em parceria com a FullSailUniversity serão oferecidos os workshops “Realidade construída” e “Fazendo cinema com seu iPad e iPhone”.

COPRODUÇÕES

As coproduções serão amplamente debatidas no Fórum Internacional de Coprodução. Convidados falarão sobre vários aspectos de parcerias entre Brasil e México, Argentina, Inglaterra, África do Sul e EUA. Alguns cases de sucesso serão discutidos, entre eles o filme “Mama” (Espanha/Canadá), que arrecadou U$71 milhões.

Nas Sessões de 20 minutos, representantes das principais redes de TV (aberta e fechada) apresentarão oportunidades de negócios e cases bem-sucedidos após a implementação da lei 12.485/2011. Outros assuntos discutidos serão: venda internacional, legislação, pirataria, digitalização, distribuição, entre outros.


GLOBO NEWS

Pelo segundo ano consecutivo, a GloboNews terá espaço no evento, com alguns dos seus principais profissionais falando sobre documentários, grandes reportagens, entre outros assuntos. Além dos seminários, a Mostra GloboNews exibirá dois documentários inéditos, produzidos pela emissora: “Da cabeça aos pés”, Renée Castelo Branco, sobre jovens de comunidades que dançam o chamado “passinho”, e “Dossiê 50: Comício a favor dos náufragos”, de Geneton Moraes Neto, sobre os jogadores da Copa de 50, na qual o Brasil foi derrotado, mas ainda assim teve projeção mundial.


A NETFLIX

A Netflix, que revolucionou o mundo do entretenimento ao possibilitar que seus membros assistam a séries e filmes onde e quando quiserem, também marcará presença no RioMarket 2013. Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, irá debater sobre o papel que a empresa tem exercido como catalisadora para a mudança no mundo do entretenimento, assim como sobre a evolução da empresa para um canal de TV premium.


CONVIDADOS ESPECIAIS

Uma das presenças mais aguardadas nesta edição do RioMarket é a de Judy Smith. A gerenciadora de crises que trabalhou durante o governo de George W. Bush e serviu de inspiração para a série de TV “Scandal” virá pela primeira vez ao Brasil para falar ao público sobre a sua experiência de carreira e exibir o piloto da série no cinema.

Entre os convidados de destaque nos seminários estão Raelle Tucker (roteirista de “True Blood” e “Supernatural”), que falará sobre mercado internacional e o diretor de fotografia de sucessos como “Cisne Negro” e “Réquiem para um Sonho”. Matthew Libatique contará sobre sua experiência e participará de uma sessão de perguntas e respostas.

PORTA DOS FUNDOS

Na Mostra Porta dos Fundos, alguns filmes serão exibidos, seguidos de debate com os criadores do coletivo, que comemora um ano de existência.


Especialistas internacionais 
ministrarão os workshops



Os workshops do RioMarket 2013 contam com a presença de profissionais renomados envolvidos na produção de grandes sucessos da indústria audiovisual. É a oportunidade paraprofissionais e estudantes de audiovisual estarem contato com especialistas que vêm ao evento compartilhar conhecimentos e experiências. 



Jon Durie, expert em marketing para cinema, ministrará o workshop “Como vender seu filme para o mercado internacional”. Ele desenvolveu ações para os principais filmes de Tarantino, Almodóvar, entre outros nomes. A figurinista Mary Vogt, idealizadores do famoso macacão usado por Michelle Pfeiffer, em Batman: O Retorno, será a responsável pelo workshop de figurino este ano. Ela também assinou o costume designer de Pushing Daisies, MIB e Quarteto Fantástico. Para falar sobre roteiro, Daniel Burman, de “O abraço partido” e “O mistério da felicidade”, e William Harper, de “Grey’s anatomy”. O workshop Design de Produção ficará a cargo de John Muto, que assinou A Experiência, Esqueceram de mim, entre outros, enquanto Chris Newman, que ganhou três vezes o Oscar de melhor som (“O Paciente Inglês”, “Amadeus” e “O Exorcista”), vai falar sobre captação de som. Haverá ainda workshops sobre Gap Financing e para Film Commissions.





*Inscrições abertas no site www.riomarket.com.br <http://www.riomarket.com.br> *




SERVIÇO:RioMarket 2013

Período: 27 de setembro a 9 de outubro de 2013
Horário: 9h às 18h

Local: Armazém da Utopia – Av. Rodrigues Alves, s/n° – Armazém 6 do Cais do Porto (Sede do Festival do Rio), Rio de Janeiro.
Inscrições, agendamentos e informações sobre valores:http://www.riomarket.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário