JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 27 DE SETEMBRO DE 2013

Nesse fim de semana tem mais três  filmes chegando nas salas de cinema. Vamos começar pelo filme Brasileiro O TEMPO E O VENTO de Jayme Monjardim, passando pelo R.I.P.D - AGENTES DO ALÉM  com Jeff Brigdes e Ryan Reynolds, a comédia FAMÍLIA DO BAGULHO tem Jennifer Aniston  e Jason Sudeikis repetindo a parceria. Os dois trabalharam juntos em "Quero Matar meu Chefe".   



O TEMPO E O VENTO


Sinopse: Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, a já centenária Bibiana Terra Cambará (Fernanda Montenegro), relembra cento e cinquenta anos de história. Desde a trajetória de sua avó Ana Terra (Cleo Pires), até o final do século XIX. Bibiana narra sua paixão por Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), um romance que atravessa o tempo e prova que o amor é capaz de resistir às guerras. Baseado na maior obra do escritor Erico Verissimo.

Crítica: O Tempo e o Vento é um dos maiores clássicos da literatura brasileira e uma das obras mais importantes do escritor Érico Veríssimo que fala do surgimento do Estado do Rio Grande do Sul através da história da família Terra Cambará. O livro na verdade é uma série literária dividido em O Continente, O Retrato, O Sobrado e O Arquipélago. Essa obra é considerada um símbolo da cultura gaúcha. 

É essa história que  Jayme Monjardim, um experiente diretor de telenovela se aventura por outras águas, e resolve contar a história da família Terra Cambará no cinema. Não é uma tarefa fácil para quem é do cinema, imagina para alguém que que só tem um longa em sua carreira e carrega todos os hábitos de anos e anos trabalhando com linguagem televisiva. 

O filme tem pontos positivos e negativos a serem contabilizados. Vamos ver os acertos do filme: A fotografia é assinada pelas hábeis mãos de Affonso Beato que tem em seu currículo grandes filmes não só no Brasil, mas como em Hollywood, o que o levou a ser indicado ao Oscar. O Equipamento é o mais sofisticado e moderno usado até hoje. O filme tem realmente um visual muito bonito. A direção de arte é outro trabalho que merece atenção. Boa caracterização do elenco. Belos figurinos, principalmente, os usado por Marjorie Estiano que interpreta a jovem Bibiana. Fernanda Montenegro também ficou muito bem caracterizada, assim como Thiago Lacerda que lembra muito o Capitão Rodrigo da Mini série televisiva, interpretado por Tarcísio Meira.

Os pontos negativos começam pelo desperdício de tempo para contar essa história. A parte de Ana Terra ficou longa demais. Além de uma certa falta de tato em demonstrar o desejo de Ana Terra pelo Índio Pedro Missioneiro, ficou grosseiro e incoerente com o comportamento de uma jovem inocente do século XVIII.

Para quem não leu os livros, não vai perceber a história que faltou no filme de Monjardim. Para quem leu o livro vai sentir que faltou uma das melhores partes de toda história, onde Bibiana se torna a mulher forte da Família Terra Cambará tendo domínio sobre os homens da família. Isso em uma cultura dominada por homens. 

Bibiana começa dominando seu filho Bolivar que no livro se casa com Luiza, a Teiniaguá, uma lenda gaúcha de uma princesa moura transformada em salamandra. O pai rico de Luíza constrói o sobrado, onde a família Terra Cambará passa a viver e a lutar contra a família inimiga, os Amaral. O casamento de Bolivar e Luíza é narrado pelo médico que vai cuidar da família, e testemunha um casamento conturbado que deu a luz a Licurgo. Nada dessa história foi aproveitada e foi apenas brevemente mencionada no texto onde Fernanda Montenegro narra a história.

Da história de Um Certo Capitão Rodrigo, o filme pula diretamente para o fim da história do Arquipélago, onde a história de Licurgo também não é contada. No longa é vivido pelo ótimo ator Marat Descartes que pena não foi tão bem aproveitado quanto deveria. Outro personagem perdido é da cunhada de Licurgo vivida por Vanessa Lóes. No filme ela fica sem sentido.  

Um errinho poderia ter sido corrigido no computador, tem uma trilha de fumaça de um avião. logo acima da cabeça do Capitão Rodrigo em uma cena com um lindo céu gaúcho. 

Jayme Monjardim fez opções por fazer um filme gaúcho sem sotaque, o que desorienta um pouco a localização e o foco da história gaúcha. Uma canção em inglês surge do nada, sem fazer o menor sentindo, mesmo que a letra conte a história. Se fosse em espanhol, até seria compreensível pela influência espanhola em todo contexto da história. Em inglês, não fez o menor sentido por melhor e mais bonita que seja a música.

Resumo da ópera, o filme nada mais é que uma bela mini série televisiva na tela de cinema. Quem pagar o ingresso vai ver um filme com um bonito visual, uma trilha sonora excessiva em todas cenas, vai ver um lindo trabalho de Direção de Arte e figurino, e claro, ouvir uma bonita história contada por Fernanda Montenegro. Mas seria mais interessante, Se Monjardim que visa ser diretor em Hollywood, ter feito como Peter Jackson, filmes por partes. 

Ficha Técnica:
Título Original: O Tempo e o Vento
Direção: Jayme Monjardim
Roteiro: Letícia Wierzchowski, Marcelo Ruas e Tabajara Ruas.

Elenco: Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, Janaína Kremer, Cléo Pires, Suzana Pires, Martin Rodriguez, Thiago Lacerda, Paulo Goulart, José de Abreu, Leonardo Medeiros, Marat Descartes, Danny Gris, Luíza Ollé, Rafael Tombini, Luiz Carlos Vasconcelos, Vanessa Lóes e Rafael Cardoso.

Produção: Rita Buzzar
Fotografia: Affonso Beato
Gênero: Drama
Duração: 127 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Cor: Colorido
Estreia: 20/09/2013 (Brasil)
Distribuidora: Downtown Filmes / Paris Filmes
Estúdio: Globo Filmes
Classificação: 14 anos






R.I.P.D - AGENTES DO ALÉM

Sinopse: Nick (Ryan Reynolds) é um policial que foi morto em uma ação e vai integrar uma equipe de policiais do Além, Descanse em Paz. Ele ganha um parceiro excêntrico, o xerife Roy (Jeff Brigdes) e os dois tem como supervisora Proctor (Mary-Louise Parker). Nick e Roy precisam prender mortos-vivos entre os vivos e acabam perseguindo o homem que matou Nick e tentam descobrir qual foi o real motivo da morte de Nick.


Crítica: "Agentes do Além" é um filme divertido e uma comédia bem dosada que lembra MIB, só que ao invés de alienígenas, são do Além.

O filme é um festival de efeitos visuais e maquiagem para caracterizar vários dos personagens. O efeito 3D vale a pena. A trilha sonora é boa e pontua bem o filme. O roteiro é interessante, mas deixa alguns buracos. Mesmo assim, o filme não perde sua essência. As piadas dos disfarces funcionam muito bem. 

O elenco faz um ótimo trabalho a começar por Jeff Brigdes e Mary-Louise Parker. Ryan Reynolds também está bem, assim como Kevin Bacon. James Hong e Marisa Miller estão ótimos como avatar no filme.

O filme é para divertir os cinéfilos e faz algo que o cinema americano faz muito bem, brincar com o imaginário. Tudo no filme é para brincar e divertir, então é procurar a sala de cinema que mais te agradar e curtir essa grande brincadeira.  

Ficha Técnica:
Título Original: R.I.P.D 
Título no Brasil: R.I.P.D - Agentes do além 
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Matt Manfredi e Phil Hay.
Origem da História: Baseado na graphic novel de Peter M. Lenkov

Elenco: Jeff Brigdes, Ryan Reynolds, Kevin bacon, Mary- Louise Parker, Marisa Miller, Josh Sussman, Mike O'Malley, John Campbell, Marisa Miller, Robert Knepper, Stephanie Szostak, Zoe Aggeliki, Catherine Kresge, Davin Ratray, James Hong, Kachina Dechert, Kimberly Evan, Larry Joe Campbell

Produção: Michael Fottrell, Mike Richardson e Neal H. Moritz.
Fotografia: Alwin H. Kuchler
Montador: Mark Helfrich
Trilha Sonora: Christophe Beck
Gênero: Ação
Duração: 96 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Universal Pictures
Estúdio: Dark Horse Entertainment / Original Film / Rhythm / RSIG Security / Universal Pictures




FAMÍLIA DO BAGULHO

Sinopse: David Burke (Jason Burke) é um Traficante informal de maconha que vende para chefs e dona de casa, mas não seus filhos por escrupulos.  Preferindo ser dicreto, ele acaba roubado perdendo sua mercadoria e arranjando uma dívida com seu fornecedor, Brad (Ed Helms) ele vai buscar um carregamento de Brad no México levando sua Falsa família para despistar o verdadeiro motivo da viagem. Só que a família é formada pela Stripper Rose (Jennifer Aniston), e dois filhos a adolescente rebelde Casey (Emma Roberts) e Kevin (Will Poulter) O que acaba em confusão.


Crítica por André Rossi: Jennifer Aniston, uma das queridinhas favoritas de Hollywood está de volta em mais uma comédia, vivendo a Stripper Rose. Ao seu lado, está Jason Sudeikis, o protagonista de “Uma Família do Bagulho” (We´re the Millers), no papel de David Burke. Ele é um desapegado traficante de meia idade, sem grandes responsabilidades, que deve providenciar uma família de fachada composta só de desajustados, para concretizar seus negócios ilícitos. Emma Roberts e Will Poulter são o Sem-Teto e o Nerd virgem, supostos filhos do casal.

Aliás, a todo o momento, faz-se piadas das situações politicamente INcorretas que os Millers vivenciam. O diretor Rawson Marshall Thurber acerta ao arrancar humor das confusões geradas sobre drogas, sobre o modelo perfeito da família americana e a antítese dela. São piadas inusitadas que realmente funcionam no sentido de arrancar gargalhadas do expectador, até mesmo pela ridicularidade e improbabilidade das situações, coisas que as pessoas jamais fariam na vida real. Esteja preparado, pois a maioria contém certo apelo sexual, diga-se de passagem.

Na medida em que o enredo se passa e os personagens dirigem seu trailer carregado de narcóticos pelas rodovias americanas, lidando com os desafios da viagem e suas contendas pessoais, você acaba se dando conta de que... está torcendo pelos heróis do filme – que na verdade, são os vilões!

Como toda comédia norte-americana, essa também se encaixa sob o estereótipo ”receita de bolo”, porém, com um diferencial: Ela consegue ser divertida. Após o encerramento do filme, vale a pena permanecer em sua cadeira para assistir as cenas de making off e erros de gravação, igualmente engraçados. “Uma Familia do Bagulho” é um dos poucos casos onde a tradução do título, cabe melhor do que o nome original do filme.

Ficha Técnica:
Título Original: We're the Millers
Título no Brasil: Família do Bagulho
Direção: Rawson Marshall Thurber
Roteiro: Bob Fisher, John Morris, Sean Anders, Steve Faber
Origem da História: Baseado na história de Bob Fisher e Steve Faber.

Elenco: Jennifer Aniston, Jason Sudekis, Ed Helmes, Emma Roberts, James Alarcon, Luiz Gusman, Kathryn Hahn, Laura-Leigh, Mark L.Young, Matthew Willig, Molly C.Quinn, Nick Offerman, Steve Baldwin, Thomas Lemmon, Will Poulter e Lauren Frandsen, 

Produção: Chris Bender, Happy Walters, Tucker Tooley, Vincent Newman
Fotografia: Barry Peterson
Montador: Michael L. Sale
Trilha Sonora: Ludwig Goransson, Theodore Shapiro
Gênero: Comédia
Duração: 110 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros
Estúdio: BenderSpink / New Line Cinema / Vincent Newman Entertainment



Trailer Legendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário