JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 16 DE AGOSTO DE 2013


Nesse fim de semana chegam oito filmes nas salas de cinema em todo Brasil.  Flores Raras de Bruno Barreto, A Brasileira de Brian Brightly, Percy Jackson e o Mar de Monstros, Gente Grande 2 com Adam Sandler e seus amigos, Jurassic park 3D em comemoração dos 20 anos do filme, The Bling Ring de Sofia Coppola,  o francês Os Sabores do Palácio e por fim o documentário Porque Você Partiu?


FLORES RARAS


Sinopse:  A história dramática da arquiteta carioca Lota de Macedo Soares (Glória Pires), uma das responsáveis pela construção do Aterro do Flamengo, e da poetisa americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto), vencedora do prêmio Pulitzer em 1956, que viveram um romance no Rio de Janeiro, entre 1951 e 1965.

Crítica: Flores Raras é um belo trabalho de Bruno Barreto que trouxe para as telas uma história importante para a cidade do Rio de Janeiro entrelaçada em um bonita história de amor. 

A história de amor entre a arquiteta Lota de Macedo Soares vivida por Glória Pires e a Poetiza americana Elizabeth Bishop. Lota foi uma das responsáveis pela construção do Parque do Flamengo, área importante da cidade. Elizabeth Bishop foi uma das mais importantes poetizas do mundo, estando entre as quatro maiores entre as mulheres e na colocação geral a 16ª do mundo.

Para um bom filme é preciso um bom roteiro e isso, o filme tem! As mentes habilidosas de Carolina Kotscho e Matthew Chapman condensaram um vasto material em 116 minutos e deixou a história compreensível. O filme é falado em inglês e português, sendo que é mais em inglês do que português.

Uma bela fotografia de Mauro Pinheiro para valorizar a história e todo o trabalho visual do filme.

Bruno Barreto conseguiu realizar um filme poético com uma beleza delicada, simples e direto. Ele conseguiu tirar do elenco belas interpretações como as de Glória Pires que além de interpretar uma Lota em sua essência em um tom na medida que cativa o público, tem um trabalho espetacular com os diálogos em sua maioria em inglês, isso sem falar da sua língua mãe, português. Ela consegue deixar Lota mais séria, mais masculina em seu figurino e em algumas cenas com uma feminilidade delicada.

Já a atriz australiana Miranda Otto deu um show de interpretação com sua Elizabeth. Uma personagem difícil. Uma mulher que tem dificuldades de demonstrar seus sentimentos, além de ter uma grande sensibilidade interna que o público vê, mas os outros personagens da história, não.

Marcelo Airoldi também está bem como Carlos Lacerda que foi o Governador do estado da Guanabara que abraçou a ideia de Lota de construir o Parque do Flamengo.

Enfim, é muito bom ver um trabalho muito bem executado no Cinema Brasileiro. Bruno Barreto mostra que é possível acreditar que podemos ter, sim, um cinema de qualidade técnica e artística, um entretenimento de qualidade com referência da nossa história. 

Flores Raras é um  belo trabalho no Cinema Nacional!


Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Carolina Kotscho, Matthew Chapman
Elenco: Glória Pires, Lola Kirke, Marcelo Airoldi, Marcio Ehrlich, Miranda Otto, Sophia Pavonetti, Tracy Middendorf,Treat Williams
Produção: Lucy Barreto, Paula Barreto
Fotografia: Mauro Pinheiro
Trilha Sonora: Marcelo Zarvos
Gênero: Drama
Duração: 116 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Globo Filmes / GLOBOSAT / LC Barreto/ Filmes do Equador







A BRASILEIRA

Sinopse: O cabeleireiro Clark trabalha em um salão de beleza com Lúcia, uma brasileira atraente, divertida, inteligente, tudo que ele sempre procurou em uma mulher. Mas Lúcia namora Buck, de aparência robusta e máscula, é o típico homem dos sonhos. Decidido a lutar pelo amor de Lúcia, Clark, que é visto como afeminado e que, para piorar a situação, trabalha em um salão de beleza, decide se inscrever em um acampamento que ensina meninos a se tornarem Homens. Ao chegar ao acampamento se surpreende ao descobrir que Buck é o professor do treinamento. Com o passar do tempo, os dois acabam criando uma conexão e mesmo após descobrir que Buck é um canalha e está traindo Lúcia, ele honra o código masculino e resolve não contar nada a ela. Será que o tratamento de choque ao qual ele se submeteu para ser másculo e ganhar Lucia será justamente o motivo pelo qual ele a perderá, até mesmo como amiga? 

Crítica: Em breve.

Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:
Direção: Brian Brightly
Roteiro: Brian Brightly

Elenco:  Fernanda Machado, Greg Tuculesco, Dean Cain, Mariel Hemingway, Danny Garcia, Anderson Silva, Márcio Garcia, Devon Ogden, Christine Griffthi.

Produção: Uri Singer e Fábio Golombeck
Produtor Associado: Christine Griffithi
Gênero: Comédia
Duração: não informado
Ano: 2013
País: EUA / Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: H2O Filmes
Estúdio: H2O Filmes
Classificação Etária: Não informado.

Trailer Legendado



PERCY JACKSON 
E O MAR DE MONSTROS


Sinopse: Mais uma vez, o jovem Percy Jackson (Logan Lerman) tem que salvar o mundo. Desta vez, ele, sua namorada Annabeth (Alexandra Daddario) e seu inseparável amigo Sátiro, Grover (Brandon T. Jackson) precisam encontrar o poderoso e mágico Velocino de Ouro. Para isso, eles embarcam em uma perigosa odisseia nas águas nunca navegadas do Mar dos Monstros (conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas. 

Crítica: Nessa segunda história do herói Semi Deus, a direção muda de mãos e Chris Columbus vai cuidar da produção, enquanto a direção fica por conta do Diretor Alemão Thor Freudenthal. O novo diretor trouxe um visual bacana e uma história interessante.

O filme é divertido e traz novidades no elenco. Continuam Logan Lerman como Percy Jackson, Alexandra Danddario como Annabeth, Brandon T Jackson como Grover e Jake Abel como Luke. As novidades ficam por conta da entrada de Stanley Tucci   e  Anthony Head no lugar de Pierce Brosnan. Outros personagens entram na história deixando o filme mais interessante.

Os fãs do livro reclamaram muito do filme anterior ser diferente do livro, a começar pela Annabeth que é loura no livro  e tem cabelos castanhos no filme. Nesse, Alexandra Daddario está loura. Reclamação atendida. 

Para quem nunca leu nenhum dos livros sobre Percy Jackson, vai achar o filme interessante e divertido. Cheio de efeitos especiais, o longa brinca com o paralelo da mitologia grega nos dias atuais. O que fica interessante. Que venham os próximos filmes do jovem herói semi Deus.

Ficha Técnica:
Título Original: Percy Jackson and The Olympians: The Sea of monsters.
Título no Brasil: Percy Jackson e o Mar de Monstros
Direção: Thor Freudenthal
Roteiro: Larry Karaszewski, Marc Guggenheim, Scott Alexander

Elenco: Logan Lerman, Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Jake Abel, Stanley Tucci, Anthony Head, Daniel Cudmore, Derek Mears, Douglas Smith, Grey Damon,  Leven Rambin, Missi Pyle, Nathan Fillion, Robert Maillet, Sean Bean.

Produção: Chris Columbus, Karen Rosenfelt, Michael Barnathan
Fotografia: Shelly Johnson
Montador: Mark Goldblatt
Trilha Sonora: Andrew Lockington
Gênero: Aventura
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Fox 2000 Pictures / Second Line Stages / TCF Vancouver Productions / Trireme Productions
Informação complementar: Baseado na obra de Rick Riordan

Trailer Legendado





GENTE GRANDE 2

Sinopse: Os quatro amigos de infância (Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, David Spade) voltam a se reunir, anos depois, em um final de semana com suas esposas e filhos.

Crítica: Adam Sandler resolveu fazer a continuação da história dos amigos de infância. Gente Grande 2 é um entretenimento bom, mas o primeiro filme é melhor. Algumas piadas pesaram demais na mão e perderam um pouco de ritmo. Mas para quem gosta do estilo "Sandler de ser" vai se divertir. O filme tem momentos engraçados, mas não chega a ser como o primeiro. 

É público e notório que Adam Sandler é o cara dos amigos. Esse é mais um filme com seus amigos. Nesse, Só faltou Rob Shneider  que estava no primeiro filme. Nick Swardson, que trabalhou em "Esposa de Mentirinha", faz um personagem esquizofrênico que na verdade não faz a menor falta no filme. É apenas mais um amigo de Sandler se divertindo na festa.

Por falar em festa, tem uma festa dos anos 80, onde cada personagem está caracterizado com ícones da década. Uma ideia interessante  e divertida para incluir a paixão do astro pela década de 80. Todos os filmes de Sandler tem referências desse período e esse não poderia ser diferente.

No fundo dos filmes do astro tem sempre uma crítica. A crítica social da vez é o padrão de comportamento dos jovens, demonstrado pelos jovens universitários liderados pelo personagem de Taylor Lautner. Se prestar atenção, vai encontrar entre a fraternidade os atores David Henrie (Festiceiros de Wervely Place), Patrick Schwazenegger (Filho de Arnold e Maria Shiver) e Chris Titone (Cada Um Tem a Gêmea Que Merece / Hotel Transilvânia). O Bullying é o tema abordado e mencionado no filme como algo nocivo a sociedade que atravessa gerações e que isso precisa ser mudado.  Uma boa mensagem para transmitir aos jovens fãs do astro.

Ficha Técnica:
Título Original: Growns Ups 2
Título no Brasil: Gente Grande 2
Direção: Dennis Dugan
Roteiro: Fred Wolf e Adam Sandler

Elenco: Adam Sandler, Chris Rock, Kevin James, David Spade, Salma Hayek, Maya Rudolph, Maria Bello,  Nick Swardson, Steve Buscemi, Shaquile O'Neal, Patrick Schwazenegger, David Henrie, Taylor Lautner, Peter Dante, Kamil McFedden, Georgia Engel, Chris Titone, Jared Sandler, Alexander Ludwig,  Andy Samberg, Alexys Nycole Sanchez, Jake Goldberg, Camron Boyce, China Anne McClain, Cheri Oteri,  Alex Poncio,  Oliver Cooper. 

Produção: Adam Sandler, Jack Giarraputo
Fotografia: Theo van de Sande
Montador: Tom Costain
Trilha Sonora: Rupert Gregson-Williams
Gênero: Comédia
Duração: 101 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Happy Madison Productions / Sony Pictures Entertainment


Trailer Legendado




JURASSIC PARK 3D

Sinopse: Milionário cheio de ideias resolve construir um Parque Temático Jurássico em uma ilha isolada da Costa Rica, com diferentes espécies de dinossauros, criados a partir de Engenharia Genética e DNA de fósseis. A doutora Ellie Sattler (Laura Dern) leva ao parque um cientista (Sam Neil), um matemático cético (Jeff Goldblum) e o velho milionário (Richard Attenborough), que fracassa em seus delirantes sonhos de grandeza para conhecê-lo. A visita tinha tudo para ser espetacular, mas acaba se transformando num pesadelo, com mortes e uma série de surpresas.

Crítica: Um clássico dos anos 90 e um dos filmes mais marcantes da carreira de Steven Spielberg. O filme é um questionamento sobre os rumos da curiosidade dos cientistas pode causar. 

Quanto cinema, Jurrasic Park é um obra prima do cinema de ficção com um realismo impressionante realizado pela equipe de efeitos especiais e equipe de maquiagem. Dean Cunday criou uma fotografia precisa para as cenas de dia e cenas à noite. É possível visualizar todos os elementos de cena. Isso sem falar de todas as movimentações de câmera de um dos maiores cineastas da história do cinema mundial. Spielberg conseguiu imprimir nos 126 minutos a tensão do retorno dos dinossauros.

Agora em comemoração aos 20 anos do filme, Jurassic Park volta as salas de cinema, agora em 3D. Para quem nunca viu o longa nos cinemas, essa é a oportunidade.  


Ficha Técnica:
Título Original: Jurassic Park 3D
Título no Brasil: Jurassic Park 3D
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: David Koepp, Michael Crichton

Elenco: Sam Neill, Laura Dern, Richard Attenborough, Samuel L. Jackson, Adrian Escober, Ariana Richards, Jeff Goldblum, Wayne Knight, BD Wong (Bradd Wong), Bob Peck, Cameron Thor, Christopher John Fields, Dean Cundey, Gerald R. Molen, Greg Burson,  Jophery C. Brown, Joseph Mazzello,  Martin Ferrero, Miguel Sandoval,  Richard Kiley (voz),  Tom Mishler, Whit Hertford.

Produção: Gerald R. Molen, Kathleen Kennedy
Fotografia: Dean Cundey
Montador: Michael Kahn
Trilha Sonora: John Williams
Gênero: Aventura
Duração: 126 min.
Ano: 1993
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Universal
Estúdio: Amblin Entertainment / Universal Pictures
Classificação: Livre


Trailer Legendado





THE BLING RING

Sinopse: Baseando em fatos reais, o filme conta a história de uma quadrilha de adolescentes de classe média que usam a internet para descobrir detalhes sobre as celebridades de Hollywood e roubar suas casas.

Crítica: Sofia Coppola resolve contar a história desses jovens de classe média obcecados por celebridades e glamour. A falta de princípios e parâmetros faz com eles cometam crimes sem a menor culpa ou qualquer escrúpulo. Isso nos faz pensar: O que está acontecendo com nossos jovens?

O roteiro é bom e a montagem também. A trilha é boa e a fotografia é bonita. Sofia Coppola trabalha bem a estética do filme e o filme mostra belas tomadas. A diretora deixa o público pensar durante os 90 minutos de filme e depois do filme é uma boa discussão entre amigos sobre o assunto. 

A sociedade de Los Angeles é mais crédula na honestidade alheia e se protege menos. Realmente tem gente que não tranca seus carros e ainda deixa a chave na ignição. Casas sem proteção. Jamais pensaríamos que isso é algo real. Mas acredite o filme fala de uma história real. 

Paris Hilton cedeu sua mansão para as filmagens do filme. Então o que parecia ser um trabalho minucioso da direção de arte, pelo menos na casa de Paris Hilton é um cenário real. No mais, é um  belo trabalho da Direção de Arte.

O melhor trabalho do filme é mesmo com o elenco. Os jovens atores mostraram que tem talento. Já conhecemos o talento de Emma Watson e ela se destaca junto com a atriz Katie Chang.  Sofia Coppola mostra a história, mas não mergulha fundo com o que acontece com a quadrilha, apenas mostra por cima.

Ficha Técnica:
Título Original:  The Bling Ring
Título no Brasil: The Bling Ring
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola

Elenco: Katie Chang, Emma Watson, Israel Roussard, Claire Julien, Taissa Farmiga, Carlos Miranda, Georgia Rock,  Janet Song, Leslie Mann, Marc Coppola,  Lorenzo Hunt, Annie Fitzgerald,   G. Mac Brown, Gavin Rossdale,    Stacy Edwards,

Produção: Roman Coppola, Sofia Coppola, Youree Henley
Fotografia: Harris Savides
Montador: Sarah Flack
Trilha Sonora: Christopher Blauvelt, Harris Savides
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 90 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Diamond Films
Estúdio: American Zoetrope / NALA Films / Pathé Distribution / StudioCanal / Tobis / Tohokushinsha Film

Trailer Legendado



OS SABORES DO PALÁCIO


Sinopse: Inspirado na história de  Danièle Mazet-Delpeuch (Catherine Frot) e como ela se tornou a chef particular do ex-presidente da França, François Mitterrand (Jean d'Ormesson).

Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica:
Título Original: Le Saveurs Du Palais
Título no Brasil: Sabores do Palácio
Direção: Christian Vincent
Roteiro: Christian Vincent, Etienne Comar

Elenco:  Catherine Frot, Jean d'Ormesson, Hervé Pierre, 
Arly Jover, Arthur Dupont, Brice Fournier,  Jean-Marc Roulot, David Houri,  Hippolyte Girardot,   Joe Sheridan, Roch Leibovici, Laurent Poitrenaux, Louis-Emmanuel Blanc, Philippe Uchan, Thomas Chabrol.

Produção: Etienne Comar, Philippe Rousselet
Fotografia: Laurent Dailland
Montador: Monica Coleman
Trilha Sonora: Gabriel Yared
Gênero: Comédia
Duração: 95 min.
Ano: 2012
País: França
Cor: Colorido
Distribuidora: Europa Filmes / Mares Filmes
Estúdio: Armada Films / Ciné+ / France 2 Cinéma / France Télévision / La Banque Postale Images 5 / TPS Star / Vendôme Production / Wild Bunch


Trailer Legendado



PORQUE VOCÊ PARTIU


Sinopse:  O documentário fala da vida de cinco A vida de cinco chefes de gastronomia que vivem no Brasil. Por meio de suas histórias, o longa busca as razões que os levaram a deixar seus países.


Crítica: Eric Belhassen teve uma ideia interessante e uma execução desastrosa. Faltou escolher e seguir uma linha de raciocínio do documentário. Os chefes citados no longa, não tem suas histórias contadas com começo, meio e fim. A opção do diretor foi coletar depoimentos soltos dos familiares dos chefes na França e dos chefes no Brasil.  Faltou identificar quem são esses chefes e suas linhas de trabalho, a razão de trocarem seu país de origem, por um país do outro lado do oceano com uma cultura tão diferente. Abrir mão do convívio familiar e criar novos vínculos começando do zero. E como é a vida desses chefes aqui no Brasil? Como foram funcionam seus restaurantes aqui? Uma pena que as histórias foram só jogadas. Ficou parecendo vídeo caseiro e não um filme para sala de cinema.

Outro ponto ruim do filme é a falta de estabilidade de câmera em todos os 94 minutos. E uma grande pergunta: O que aconteceu com os cinco profissionais na equipe de direção de fotografia comandados por Mauro Martins? Não é possível que ninguém viu esse defeito tão claro? 

Eric Belhassen resolveu se incluir como personagem no documentário. Sou a favor de um narrador ou condutor presente em um documentário. Quebra a monotonia e aproxima mais o público da história. Mas como ele não conduziu a história e apenas se incluiu como mais um depoimento a ser tomado da família na França, não foi uma boa opção já que ele não é Chef  o propósito do filme. Sua história ficou solta e quando seu pai pergunta porque ele ele foi embora, simplesmente ele embarca para o Brasil sem dar essa resposta. 

Uma pena que ficou tão video amador. Vamos torcer para que Eric Belhassen procure visualizar onde pode melhorar e então nos trazer outras histórias interessantes para serem contadas no cinema dentro da linguagem cinematográfica.

Ficha Técnica:
Título Original: Porque Você Partiu?
Título no Brasil: Porque Você Partiu?
Direção: Eric Belhassen
Roteiro: Eric Belhassen, Marc Belhassen
Produção: Eric Belhassen, Marc Belhassen
Fotografia: Mauro Martins
Montador: Eric Belhassen, Nick Story
Trilha Sonora: Eric Belhassen
Gênero: Documentário
Duração: 94 min.
Ano: 2013
País: Brasil / França
Cor: Colorido
Distribuidora: Imovision
Estúdio: Boca a Boca Filmes / Teleimages


Trailer Legendado





Nenhum comentário:

Postar um comentário