JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 24 DE MAIO DE 2013

Nesse fim de semana, quatro filmes chegam as salas de cinema de todo Brasil. Um filme nacional, Bonitinha, mas Ordinária, seguidos dos americanos Velozes e Furioso 6 e Sem Proteção e para fechar as estreias da semana, o francês A Datilógrafa.





BONITINHA, MAS ORDINÁRIA


Sinopse: A peça de Nelson Rodrigues adaptada para o cinema pela segunda vez. Fala sobre a história de Edgard (João Miguel), um homem simples, dividido pela proposta de casar por dinheiro  com a filha de seu chefe, Maria Cecília (Letícia Colin) ou ficar na pobresa com seu grande amor, Ritinha (Leandra Leal).





Crítica: A primeira coisa que me vem à cabeça quando assisti a esse filme é a brilhante frase da música dos Titãs: “Só quero saber o que pode dar certo. Não tenho tempo a perder.”

Se a história de Nelson Rodrigues já não é boa, o primeiro filme também, já era de se esperar que a refilmagem disso, não seria melhor. Uma pena ver atores como João Miguel e Leandra leal desperdiçados. Moacir Góes tentou adaptar essa lamentável história aos dias atuais, o que não dá nenhuma credibilidade. Vamos entender então.

Na época em que Nelson Rodrigues escreveu essa história, a sociedade não admitia uma moça que não se casasse virgem. Então a história de arrumar um marido para esconder a história do estupro até se entende na época que o primeiro filme foi feito, mas hoje?

Outro ponto ruim da história são personagens sem consistência, sem carisma e sem credibilidade. Mas nesse ponto a culpa não é de Moacir Góes que roteirizou e dirigiu o longa, e sim do autor da história original. Se Moacir Góes queria fazer um bom filme, deveria ter feito outra escolha ou criado sua própria história.

É triste saber que o cinema nacional ficou por mais de 10 anos congelado sem produzir nada e quando retoma ganha uma força extra para provar que pode fazer cinema de qualidade tanto técnica, quanto artística, quanto entretenimento e agora vemos um retrocesso nesse processo de reconstrução do nosso cinema. Trazer a tona um cinema de qualidade duvidosa que não nenhum elemento positivo para o público é um retrocesso perigoso para o nosso cinema. Se você não tem algo de bom para falar, melhor não falar nada. O filme não serve como entretenimento, nem como veículo de informação ou contestação.

Vamos torcer para que Moacir Góes tenha uma inspiração melhor em seu próximo filme.


Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:
Diretor: Moacyr Góes 
 Produtor: Diler Trindade
 Produtor Executivo: Telmo Maia
 Produtor: Delegado Geraldo Silva de Carvalho
 Lilia Alli  Patricia Novais 
 Diretor de Fotografia: Jaques Cheuiche
 Diretor de Arte: Paulo Flaksman
 Montagem: João Paulo Carvalho
 Cenografia: Ana Schlee 
 Figurino: Bettine Silveira 
 Direção Musical: Ary Sperling 
 Som Direto: José Moreau Louzeiro 
 Roteiro: Moacyr Góes
 Direção de Produção: Mariangela Furtado
 Produção de Elenco: Cibele Santa Cruz



Trailer Oficial




VELOZES E FURIOSOS 6

Sinopse: Depois que Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker) e sua equipe se vingaram do chefão do crime no Rio de Janeiro, andam pelo mundo como fugitivos. Enquanto isso, o agente Hobbs (Dwanyne Johnson) persegue uma organização de pilotos mercenários por 12 países sem sucesso. O líder do grupo tem a ajuda de Letty, antiga namorada de Dom que ele pensa estar morta. Para prendê-los, Hobbs pede ajuda de Dom e sua equipe para pegar o criminoso e em troca do perdão de seus crimes.


Crítica: Velozes e Furiosos 6 continua de onde parou  no quinto filme da série. É um bom entretenimento e houve sim, uma melhora na técnica. Uma fotografia mais bonita, bons efeitos e boa montagem, a trilha sonora também está melhor. O filme tem cenas mentirosas "a la James Bond" , mas vale o show. 

Algumas falhas no roteiro e certos exageros tem que ser levados como parte do espetáculo. Não é um filme para pensar na trama,  e sim para curtir a movimentação de cenas e o desenrolar dos personagens. 

O filme tem momentos cômicos que ficaram mais a cargo dos personagens Tej (Ludacris) e Romam (Tyrese Gibson). Boas cenas de lutas, um pouco longas, mas boas. Dá pena dos atores que tem que contracenar com Dwayne Johnson em certas cenas. 

Os duelos travados entre Letty (Michelle Rodrigues) e  a policial  Riley (Gina Carano) são bons e mostra que Michelle Rodrigues teve que se preparar muito bem para lutar contra Gina Carano que é campeã de MMA que na verdade sua única derrota foi para a lutadora brasileira Cristiane Santos.

Vin Diesel e Paul Walker continuam os mesmos em seus personagens Don e Brian. O que é bom porque dá uma unidade a história deles. Continuam na história também Jordana Brewster (Mia), Gal Gadot (Gisele), Sung Kang (Han), Elsa Pataki (Elena) e John Ortiz (Braga). O Vilão da vez fica nas mãos do ator Luke Evans como Owen Shaw.

Uma dica sobre o filme, ainda tem uma cena extra do Velozes e Furioso 7 no fim dos créditos.



Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:
Diretor: Justin Lin
Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Luke Evans, Michelle Rodriguez, Rihanna, Gina Carano, Jordana Brewster, Sung Kang, Joe Taslim, Tyrese Gibson, Lee Asquith-Coe, Clara Paget, Benjamin Davies, Gal Gadot, Ludacris, Rowena Diamond, Kim Kold, Stephen Marcus, Alex Martin, David Ajala, Baron Jay, Denis Khoroshko, Allistair McNab, Mark Badham, Gioacchino Jim Cuffaro, Bao Tieu, Leon Corbin, Lewis James, Glen Stanway, James Hare, Siong Loong Choong, Andy Pointon, Victor Gardener
Produção: Vin Diesel, Neal H. Moritz, Clayton Townsend
Roteiro: Chris Morgan
Fotografia: Stephen F. Windon
Duração: 125 min.
Ano: 2013
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Original Film / Etalon film
Classificação: 14 anos


Trailer Legendado

Trailer legendado - Bastidores



SEM PROTEÇÃO



Sinopse: Jim Grant (Robert Redford) é um advogado viúvo que leva uma vida pacata com sua filha. Só que tudo muda quando seu passado vem a tona, onde Jim era de um grupo ativista underground.  O grupo se escondeu e mudou de identidade por alguém ter morrido durante um assalto ao um banco. Quando Sharon (Susan Sarandon) é presa, um jovem e ambicioso repórter (Shia La Beouf) investiga toda a história e vai descobrindo a verdadeira identidade de Jim e seus amigos. Começa uma jornada para Jim Grant limpar seu nome e escapar da caçada policial.



Crítica: O filme de Robert Redford tem um ritmo mais lento e uma trama interessante. Com um elenco de peso, o diretor consegue dar a cada um seu momento de brilhar, mesmo que por pouco tempo. O grupo de amigos de Jim é formado por Susan Sarandon, Richard Jenkins, Julie Christi e Nick Nolte.  O jornalista da época é vivido por Brendan Gleeson e 30 anos depois outro repórter investiga a história, esse, vivido por Shia La Beouf que é incentivado por seu editor vivido por Stanley Tucci.

A técnica do filme é boa, mas não tem nada demais. Não é um entretenimento que vai agradar a maioria por causa do seu ritmo mais lento e fica um pouco cansativo no meio do filme.

Apesar do bom elenco, nenhum personagem nos arrebata. Apenas passa por nós.

O Roteiro é bom, mas perde um pouco na falta de ritmo. Mesmo assim, agrada ao cinéfilo que gosta de filme com toques de suspense com ritmo mais lento.



Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:
Diretor: Robert Redford
Elenco: Robert Redford, Shia LaBeouf, Julie Christie, Sam Elliott, Jackie Evancho, Brendan Gleeson, Terrence Howard, Richard Jenkins, Anna Kendrick, Brit Marling, Stanley Tucci, Nick Nolte, Chris Cooper, Susan Sarandon, Stephen Root, Lochlyn Munro, Andrea Brooks, Hiro Kanagawa, Erin Simms, Matthew Kimbrough, G. Michael Gray, Jordan Weller, David Milchard, Lexie Huber, Lane Edwards, Hamza Adam, Mark Steinberg, Mark Brandon, Kelly-Ruth Mercier, Jennifer Bradley, Kenneth Miller, Allison Riley, Jon Johnson, Clay St. Thomas, Eddy Huber, Narry Bowman, Mihaela Cristina Istrate, Marsha Regis, Bernie Yao
Produção: Nicolas Chartier, Bill Holderman, Robert Redford
Roteiro: Lem Dobbs, baseado na obra de Neil Gordon
Fotografia: Adriano Goldman
Trilha Sonora: Cliff Martinez
Duração: 121 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Suspense
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Kingsgate Films / Wildwood Enterprises / Brightlight Pictures / Voltage Pictures / TCYK North Productions
Classificação: 12 anos
              Trailer Legendado



A DATILÓGRAFA



Sinopse: Rose Pamphile (Déborah François) é uma jovem que tem planos mais ambiciosos do que casar com o filho do garagista, amigo de seu pai. Ela sai da cidadezinha em que mora e consegue um emprego de secretária no escritório de seguros de Louis (Romain Duris). Mesmo sem habilidade para secretária, Louis fica impressionado com a velocidade em que Rose usa a máquina de escrever. O espírito competidor de Louis e despertado e ele resolve fechar um acordo com Rose, ela continua como secretária, mas tem que treinar para o concurso de datilógrafa mais rápida do país. 


Crítica: Um filme leve e despretencioso que nos leva a um passeio com poucos personagens, mas carismáticos. O filme se passa na França de 1959 e tem uma fotografia viva e com o colorido da época.

A história parece não ser nada demais e se mostra divertida a medida que a história de Rose e Louis vão avançando. Rose ganhou um toque de simpatia da atriz Deborah François que nos prende a atenção com jeito meigo e desajeitado. O que nos chama atenção em Louis é ver como Rose dobra  sua arrogância e o transforma aos poucos. Um belo trabalho dos dois atores.

A direção de arte é outro toque certeiro do filme. Os detalhes de figurino, caracterização, cenários, adereços, nos leva a viajar para 1959 onde se falava que era uma fase de modernidade. 

O interessante é ver um belo visual em uma história simples de relações humanas, de desafios e busca de suas ideias e de como lutar por isso. 

Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:
Diretor: Régis Roinsard
Elenco: Romain Duris, Déborah François, Bérénice Bejo, Shaun Benson, Mélanie Bernier, Miou-Miou, NIcolas Bedos, Eddy Mitchell, Frédéric Pierrot, Marius Colucci, Emeline Bayart, Yannik Landrein, Nastassja Girard, Caroline Tillette, Jeanne Cohendy, Féodor Atkine, Lena Friedrich, Dominique Reymond, Serpentine Teyssier, Benjamin Bernard, Yvonne Gradelet, Joan Mompart, Nathan Rippy
Produção: Alain Attal
Roteiro: Régis Roinsard, Daniel Presley, Romain Compingt
Fotografia: Guillaume Schiffman
Trilha Sonora: Emmanuel D’Orlando, Rob
Duração: 105 min.
Ano: 2012
País: França
Gênero: Comédia Romântica
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Les Productions du Trésor / La Compagnie Cinématographique Européenne / Panache Productions
Classificação: 10 anos



Trailer Legendado






Nenhum comentário:

Postar um comentário