JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Indomável Sonhadora (Crítica)






Sinopse: Hushpuppy tem seis anos e vive no delta de um rio na Louisiana, em uma comunidade isolada, com seu pai Wink. Sua mãe desapareceu há algum tempo. Quando uma tempestade levanta as águas ao redor de seu vilarejo, Wink subitamente adoece. Logo a natureza se altera e criaturas pré-históricas despertam de suas sepulturas congeladas, os aurochs. Ela vê seu harmônico universo em colapso. Enquanto luta para sobreviver à catástrofe, a pequena heroína decide ir à procura de sua mãe.



Crítica por Louise Duarte: Indomável Sonhadora ( Beasts of the Southern Wild, 2012) mostra a miséria com que Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) uma simpática e esperta menina de 6 anos de idade e seu pai vivem em uma comunidade na Louisiana nos Estados Unidos. Enquanto tentam sobreviver as adversidades da vida e pelo fato do pai da menina se recusar a fazer um tratamento já que está muito doente por ter uma doença no sangue, a menina questiona os mistérios da vida e do universo. Mesmo morando em uma area de risco, pai e filha e amigos se recusam a se mudar depois que a comunidade em que viviam é atingida pelo furacão Katrina de 2005.

Com quatro indicações para o Oscar 2013 incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz para a adorável Quvenzhané Wallis e Roteiro Adaptado, o longa dirigido por Benh Zeitlin é um dos favoritos para a premiação mais importante do cinema desse ano e já venceu outros festivais como Prêmio do Juri do Festival de Berlim e do Festival de Cannes. Quvenzhané sem dúvida nenhuma é uma força da natureza e é a atriz mais jovem a ser indicada ao prêmio de melhor atriz. Hoje ela está com 9 anos mas tinha somente 5 quando filmou o longa que levou 7 anos para ser lançado.

Todas as consequências da passagem do Furacão pela Louisiana em 2005, é narrado pelo ponto de vista de Hushpuppy que já pensa como gente grande já que ela se vê responsável em tomar conta do pai que está doente e dela mesmo já que eles não tem mais ninguém com quem contar. Apesar da temática dramática do filme, ele é amenizado por conta de ser narrado pela menina e pelo fato de o desastre ser mostrado também pelos olhos da pequena Hushpuppy que mesmo tendo que lidar com um pai doente e bebâdo muitas das vezes, ela não o abandona.

Baseado no livro Juicy and Delicious de Lucy Alibar (que também assina o roteiro do filme), o longa estreia no Brasil no dia 22 de fevereiro.

Ficha Técnica: 


Título Original: Beasts of Southern Wild (EUA, 2012)
Direção: Benh Zeitli.
Roteiro: Lucy Alibar & Benh Zeitlin.
Atores: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Jonshel Alexander.
Duração: 92 minutos.
Genero: Drama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário