JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 7 de outubro de 2012

MOSCOU CONTRA 007 / FROM RUSSIA WITH LOVE



Durante as filmagens de Dr. No, os produtores Albert Brocolli e Harry Saltzman resolveram fazer um filme de 007 por ano. Então, surge o segundo filme da série, From Russia With love ou no Brasil, Moscou contra 007.  Esse também é um livro escrito por Ian Flemming e um dos preferidos do Presidente Americano John Kennedy. O orçamento desse filme foi de U$2 milhões, o dobro do primeiro filme. Apesar de Joanne Harwood e Richard Maibum terem escrito juntos os roteiro do filme, Joanne recebeu o crédito do roteiro enquanto Richard recebeu o crédito de argumento.

Desta vez, além de Sean Connery e Bernard Lee que voltam como James Bond e M, agora o agente Q que cria todos os equipamentos da MI7 ganha corpo na pele do ator Desmond Llewelyn. O filme Ganhou do Bafta de Melhor Fotografia em 1964 e 1965 foi indicado para Melhor Música no Globo de Ouro: From Russia With Love na interpretação de Matt Monro. As Bond girls eram:    Daniela Bianchi como Tatiana Romanova e Eunice Gayson como Sylvia Trench. A secretária de M, Miss MoneyPenny eterna apaixonada por James Bond é interpretada por Lois Maxuel. O Vilão dessa vez é Red Grant interpretado por Robert Shaw. 


Por motivos políticos o nome da organização criminosa mudou do nome SMERSH para SPECTRE pois o primeiro era uma organização soviética que visava os agentes secretos do ocidente.


As filmagens começam em 1 de abril de 1963 e Desmond faz sua primeira cena como Major Boothroyd, mais conhecido como Q. Em Instanbul as gravações se tornaram difíceis por conta da curiosidade da população. Foram muitas as alterações no filme durante as filmagens. John Ford indica para o papel de Karim Bay Pedro Almenrandiz.  Anos mais tarde seu filho atuaria em Licence to a Kill. 

A trilha sonora continua nas mãos de John Barry e sua orquestra. Esse é o primeiro filme que tem canção tema que foi composta por Lionel Bart e cantada por Matt Munro.




Sinopse: Os britânicos querem obter a máquina decodificadora soviética Lektor que está com um militar desertor russo em Istambul e para tal missão escalam James Bond (Sean Connery). Mas a maléfica organização ESPECTRO quer aproveitar para, numa mesma ação, pegar o decodificador de Bond e matá-lo. Para isso, preparam um elaborado plano e tiram vantagem do ponto fraco de Bond: sua queda por mulheres. Para cumprir sua missão e escapar da organização ESPECTRO, Bond se envolve numa caçada de barco, num ataque de helicóptero e numa luta a bordo do Expresso do Oriente.


Crítica: O filme continua com a proposta anterior de fazer um filme sobre o espião britânico.  A produção está mais rica e as atuações mais confortáveis já que os atores já se habituaram com seu personagens. Terence Young dirige o filme em que oferece ao espectador uma boa dose de ação, aventura e adrenalina para ver o agente secreto britânico usar seus equipamentos sofisticados criado por Q, raciocinar rápido para escapar dos perigosos, conquistar belas mulheres, visitar livremente vários lugares pelo mundo sem problema de vistos e usar seu charme para conquistar seus objetivos. O filme é divertido e tem um bom roteiro. Vale a pena lembrar que o filme foi feito em 1963, então não pode ser comparado nos padrões de hoje tecnicamente falando. A maneira de interpretar também era diferente. Apenas aproveite o filme e divirta-se com 007.


Ficha Técnica:


Título Original:

Título no Brasil:
Diretor: Terence Young
Elenco: Sean Connery, Daniela Bianchi, Pedro Armendáriz, Lotte Lenya, Robert Shaw.
Produção: Albert R. Broccoli, Harry Saltzman
Roteiro: Johanna Harwood, Richard Maibaum
Fotografia: Ted Moore
Trilha Sonora: John Barry
Duração: 115 min.
Ano: 1963
País: Reino Unido
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Danjaq / Eon Productions
Classificação: Livre


TRAILER





ABERTURA
Performance: Matt Monroe



LETRA DA MÚSICA
FROM RUSSIA WITH LOVE
Matt Munro

From russia with love I fly to you 
Much wiser since my goodbye to you 
I've travelled the world to learn 
I must return from russia with love 

I've seen places, faces and smiled for a moment 
But oh, you haunted me so 
Still my tongue tied, young pride 
Would not let my love for you show 
I case you say no 

To russia I flew but there and then 
I suddenly knew you'd care again 
My running around is through 
I fly to you, from russia with love 

(from James Bond - From Russia With Love, 1963)


Pedro Almendariz (Karim bay) e Sean Connery ( James Bond)

Bernard Shaw (M)
Sean Connery (007) e Daniella  Bianchi (Tatiana Romanova)
Lotte Lenya (Rosa Klebb)

Robert Shaw ( Vilão Red Grant)
Sean Connery (007) &  Desmond Llewelyn (Q)

Nenhum comentário:

Postar um comentário