JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 20 de julho de 2016

O CURTA-METRAGEM “CINZAS E CAFÉ” TEVE SUA PRÉ-ESTREIA NA CINEMATECA DO MAM

Por Juliana Meneses

O tapete vermelho do curta metragem independente "Cinzas e Café" do diretor e roteirista Daniel Gravelli foi realizado nessa segunda (18). Contando com a presença de parte do elenco, a pré-estreia realizada na zona sul do Rio, no Museu de Arte Moderna, teve casa cheia e debate mediado pela crítica de cinema Andrea Cursino do Cinema Para Sempre.
A apresentação da noite de gala foi feita pelo curador da Cinemateca do MAM Ricardo Cota, que convidou o diretor ao palco, Gravelli falou sobre a satisfação daquele momento. Antes de seu curta foi exibido o curta de terror "Clara"  do diretor Helvécio Parente.
Após a exibição dos filmes foi realizado um debate com os dois diretores, onde o público teve a oportunidade de fazer perguntas sobre as duas produções. Os dois diretores ressaltaram sobre as dificuldades do cinema independente, sem patrocinadores. Quando questionado para Daniel sobre qual a maior dificuldade do projeto, ele revelou ser o áudio, visto que fazer áudio cinematográfico no Brasil tem um custo muito elevado, e como há cenas externas, o que complica mais ainda a produção. O diretor contou também sobre como conheceu as atrizes do elenco e como foi feita a escolha delas. O roteiro do curta foi escrito por ele a anos, quando morava na Europa, o filme seria filmado em Saint-Jean-de-luz, contudo logo que terminou o roteiro ele retornou para o Brasil e ao mostrar o roteiro para uma amiga que mais tarde seria uma das produtoras, ela o convenceu que poderia ser realizado no Rio. O filme conta com duas canções feitas especialmente para ele, "La Traversée "( Clodès) E "Cinzas e Café" (Marcela Lejambre). Daniel falou também sobre os planos de realizar um longa metragem e de talvez transformar "Cinzas e Café" em longa ou série.
O Diretor Helvécio Parente contou sobre a realização de "Clara", o filme foi filmado em apenas um final de semana, a locação principal é a casa do tio de um amigo na cidade de Petrópolis. O curta tem uma interessante trilha sonora de suspense e não conta com canções. O diretor falou ainda sobre suas intenções de realizar outros projetos com temática de terror, e também o interesse de realizar um musical.
A crítica Andrea Cursino falou ainda sobre a relevância da valorização do cinema nacional , incluindo os curta-metrangens e como é uma falácia que o público não os admira, já que em festivais as salas de exibição de curtas ficam sempre cheias, relembrou também como no passado antes dos filmes era sempre exibido um curta-metragem, que estimulava a produção nacional. O elenco dos dois filmes agradeceu a presença dos convidados.










Sinopse: Júlia, Vanessa, Barbara e Antônia são amigas desde sempre e nunca existiu nada que, juntas, elas não conseguissem superar... até que uma notícia avassaladora promete mudar suas vidas. Uma história sobre medo, amor e determinação.


Trailer


Ficha Técnica

Título Original: CINZAS E CAFÉ
Título no Brasil: CINZAS E CAFÉ
Roteiro: Daniel Gravelli 
Direção: Daniel Gravelli 
Realização: Wallaroo Corp., Daniel Gravelli e Andréa Schiavone
Produção Executiva: Daniel Gravelli e Andrea Schiavone
Produção: Andrea Schiavone, Daniel Gravelli, Michele Capri e Paulo Olivera.


Elenco: Andréa Schiavone, Michele Capri, Adriana Rabelo, Helga Nemeczyk, André Ramiro, Erom Cordeiro, Gustavo Maranhão, Neuza Rodrigues e Did Raychal.
Produtores associados: Aimée Borges, Rodrigo Zingano e Wladymir Serrano
Assistente de direção: Marina Tolipan
Coordenação de Produção: Paulo Olivera
Assistente de produção: Sergio Natal
Diretor de Fotografia: Anderson H. Soares
Câmeras: Fabio Fantauzzi e Did Raychal
Assistente de câmera: Marcela Alves
Fotógrafo Still: Rodrigo Molina
Steadycam: Neto Favaron
Operador de Audio: Leandro Peska
Eletricista: Allan Marinho
Direção de arte: Jerry Gilli
Figurinista: Helida Serimarco
Assistente de figurino: Michele Kisiolar
Maquiagem: Gabriela Castro e Silvan Bandeira
Continuísta: Luiza Carneiro
Transporte: Henrique Vovozona
Edição de Som e Mixagem: Lincoln Zani
Arte e design cartaz: Márcio de Andrade
Edição e Finalização: Dirceu Lustosa
Trilha Sonora:
LET BE - Inicio - Twelve
PICTURES OF YOU - Cena dos flashs - de RadioNowhere
Never Too Much - Balada - de Luther Vandross
NOT AT ALL - Musica do Fim - de Own Eerie
LA TRAVERSÉE - Parque - de Clodès
CINZAS E CAFÉ - Créditos - de Marcela Lejambre

Nenhum comentário:

Postar um comentário