JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 21 de abril de 2015

SENAC RJ DEBATE TENDÊNCIAS DO AUDIOVISUAL EM EVENTO COM PARTICIPAÇÃO DEYOUTUBERS RENOMADOS E APOIO DA RIOFILME


Canal Audiovisual será realizado nos dias 28 e 29 de abril, na unidade do Senac RJ em Copacabana. 
O gerente de Parcerias do YouTube, Alex Silva, e YouTubers de sucesso discutem monetização na plataforma e artistas visuais abordam experimentação na produção de vídeos



O Senac RJ realiza, com apoio da RioFilme, o evento Canal Audiovisual, nos dias 28 e 29 de abril, no auditório da unidade Copacabana. O seminário pretende abordar o cenário do audiovisual no Rio de Janeiro e no País, monetização de canais no YouTube e tendências para experimentação em videoarte. 

Canal Audiovisual é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo endereço:http://goo.gl/XcLWL6

O tema do primeiro dia (28 de abril) será “YouTube e Plataformas Audiovisuais” e começa com a apresentação da diretora presidente da RioFilme, Mariana Ribas e, em seguida, palestra sobre monetização com o gerente de Parcerias do YouTube, Alex Silva. 


Um painel irá reunir produtores de sucesso da plataforma de vídeos do Google para debater como desenvolver um canal e gerar receita a partir dele. Os YouTubers Marcos Castro (Castro Brothers), cujo canal tem mais de um milhão de seguidores; Luisa Clasen, do canal sobre cinema e audiovisual Lully de VerdadeChico RezendeNatalia Kreuser (Kreuser tipo Freud) e Marcela Lahaud, do canal sobre viagens Embarque Imediato falam sobre suas experiências, mostram seus vídeos mais icônicos e discutem sobre como pensar o YouTube como um negócio. Já o presidente da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual (EDT), o editor e montador Rogério Frota, discutirá o mercado de trabalho de edição de vídeo num mundo cada vez mais multiplataforma.


Já no dia seguinte (29 de abril), com o tema “Video Experiments”, o debate é sobre vídeo arte, experimentação audiovisual, fusão de tecnologias e imersão digital com a presença de grandes nomes do cenário nacional, como: os artistas Rodrigo Barbosa (Zoomb), Eduardo Verderame (Esqueleto Coletivo), Marcos Vinícius (Tangível) e o VJ Spetto (UNITED VJS e VJ UNIVERSITY), brasileiro que é referência mundial emLarge Scale Projections, VideoMapeamento e pesquisa novas tecnologias e formatos de projeção.


“O Senac RJ tem ampliado sua atuação no audiovisual e busca reforçar, ainda mais, sua contribuição para o desenvolvimento deste setor no Rio de Janeiro. Com esse objetivo, o Canal Audiovisual pretende ser um espaço para troca de conhecimento, apresentação de casos e encontros do público com os agentes do mercado de cinema, TV e outras plataformas audiovisuais”, afirma a gerente de Produtos de Comunicação do Senac RJ, Eduarda Varela.


"É uma satisfação para a Rio Filme participar da criação do Canal Audiovisual, aproximando agentes do setor audiovisual carioca com a população do Rio de Janeiro, que tem muito a ganhar com a troca de conhecimento e com a experiência do Senac RJ", avalia a diretora presidente da RioFilme, Mariana Ribas.



Mercado aquecido

O mercado do audiovisual está aquecido no Brasil, principalmente devido à exigência de conteúdo nacional nas emissoras pagas e incentivos para as produções independentes. O setor gera cerca de 30 mil empregos no país e está em expansão, tanto nas produções para TV e cinema quanto para publicidade e internet. Nesse cenário, o estado do Rio de Janeiro se destaca como líder da indústria audiovisual brasileira, já que abriga grandes emissoras e as principais produtoras independentes.


Para atender esse mercado, o Senac RJ possui em seu portfólio de audiovisual os cursos de Operador de Câmera, Edição de vídeo em Avid Media Composer, Final Cut e Adobe Premiere, Operador de áudio PA,Operador de áudio para emissoras de rádio e TV e videografismo com After Effects. Há ainda cursos de Locutor, Animador e Apresentador e DJ - Disc Jóquei e Práticas de DJ.


A RioFilme

É uma empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro, dedicada ao desenvolvimento do setor audiovisual carioca. Atua na produção, distribuição e exibição, realiza investimentos em cinema, em TV e em novas mídias, patrocina eventos setoriais e também promove ações de acessibilidade e de capacitação profissional. A atividade da RioFilme estimula a produção cultural brasileira e é geradora de emprego e renda, com impactos sociais e econômicos que atingem pequenos, médios e grandes agentes do mercado e a população do Rio de Janeiro.


O Senac RJ

É uma instituição de ensino que atua há 69 anos na profissionalização de mão de obra para setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 77% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2013 o Senac RJ passou de 13 mil para 81 mil alunos.


Serviço:

Canal Audiovisual

Data: 28 e 29 de abril
Local: Unidade Copacabana (Rua Pompeu Loureiro, 45 – Copacabana)
Telefone: (21) 2545-4849
Inscrições: http://goo.gl/XcLWL6



CANAL AUDIOVISUAL  
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


1º dia (28/04, 4ª feira)
19h
Welcome coffee - credenciamento
19h30
Apresentação do case LEANDRO SOUZA ex-aluno, 

professor de fotografia e mestre em arte responsável 

pelo novo curso de Operador de Câmera e Filmagem 

com DLSR do Senac RJ.
19h40
Apresentação Mariana Ribas - Diretora presidente da RioFilme (http://www.rio.rj.gov.br/web/riofilme/)
19h50
Apresentação sobre Monetização no YouTube com Alex Silva,gerente de Parcerias do YouTube
20h30
Painel "YouTube Partners"
Luisa Clasen "Lully" - Canal YouTube Lully de Verdade(www.youtube.com/user/lullydeverdade)
Chico Rezende - Canal YouTube Chico Rezende (www.youtube.com/user/chico45)
Marcos Castro - Canal YouTube Castro Brothers (www.youtube.com/user/marcoscct)
Natalia Kreuser - Canal YouTube Kreuzer tipo Freud (www.youtube.com/channel/UCwZ8iQrAWpCrGLjkBS-c-8w)
Marcela Lahaud - Canal YouTube Embarque Imediato (www.youtube.com/user/marcelalahaud)




Rogério Frota - Editor de Vídeo e Presidente da EDT, a primeira Associação de Profissionais de Edição de Audiovisual do Brasil (http://edt.org.br/)
22h30
Encerramento do 1o dia




2º dia (29/04, 5ª feira)

19h

Welcome coffee - credenciamento



19h30


Boas-vindas com case de Leandro Souza, ex-aluno e 

docente de fotografia Senac RJ

19h40

Apresentação VJ Spetto (vjspetto.com.br/) - fundador daUnited VJs, da VJ University (vjuniversity.com.br), e professor oficial da Garage Cube, o VJ Spetto é especialista em Large Scale Projections, VideoMapeamento e Stage Design e já mostrou seu trabalho em locais como Londres, Lisboa, Budapest, Buenos Aires, Madrid, Azores, Barcelona, Berlin, Manchester, Porto, Valencia, Zaragoza, La Paz, entre outros. Fundador dos United VJs, grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e Berlin, criou a plataforma VJ University, voltada ao ensino e treinamento de técnicas artísticas. Premiado na Alemanha e na Áustria com o filme Hysteria, para Fulldomes., em 2010 trouxe o VJ Torna ao Brasil, campeonato mundial de VJs.


19h50

Apresentação Rodrigo Barbosa - artista visual Fundador da ZoomB (www.zoomb.com.br) e co-criador do coletivo de arte "Esqueleto Coletivo" em São Paulo e especialista em Instalações interativas, video-mapping interativo, motion graphics, ambientes sensorizados, mesas reativas, realidade aumentada, entre outras experiências audiovisuais.


20h

Apresentação Eduardo Verderame - artista visual Co-Fundador dos coletivos de arte "Esqueleto Coletivo"(https://esqueletocoletivo.wordpress.com/)e "EIA(Experiência Imersiva Ambiental)" em São Paulo. Em seu trabalho pessoal, trata de temas como jogos e proposições interativas; a criação de universos imaginários ou simbólicos; a recriação de narrativas históricas e o conceito de códigos culturais
20h10

Apresentação VJ Marcus Freitas (tangivel.com.br)-VJ especialista em produção de vídeo e áudio, animação 3d e fotografia. Ganhou o Prêmio Maestro Guerra Peixe de cultura de Petrópolis 2015 na categoria Audiovisual com o espetáculo de Videomapping “Petrópolis de todos os tempos”.

20h25

Painel "Video Experiments" com palestra, exibição de vídeos com trabalhos realizados pelos artistas e interação com o público:

VJ Spetto

Rodrigo Barbosa

Eduardo Verderame

VJ Marcus Freitas

22h30
Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário