JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 16 de abril de 2015

ESTREIAS EM 16 DE ABRIL DE 2015

Nessa quinta-feira chegam mais sete filmes nas salas de cinema no Brasil. São ao todo, um filme do Brasil, dois dos Estados Unidos, três co-produções, um do México e um de Cingapura.

Vamos começar com o cinema nacional.

O Brasil tem o drama "Casa Grande".

Os Estados Unidos tem dois filmes e uma co-produção. O esperado filme de ficção científica com ação "Chappie", o drama "Não Olhe Para Trás" e a co-produção com o Reino Unido e Irlanda "Frank".

Além dessa co-produção, o Reino Unido do longa "O Dançarino do Deserto".


Outras duas co-produções entre Itália, Alemanha e Suiça tem o longa  "As Maravilhas" e "O Diário da Esperança" entre Alemanha, França, Hungria e Àustria.

Para fechar as estreias da semana tem o drama de Cingapura "Quando Meus Pais Não Estão Em Casa".

A seguir mais informações e críticas dos filmes.








    CASA GRANDE

Sinopse: Jean é um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Quando o motorista de longa data é demitido, Jean tem a tão sonhada chance de pegar o ônibus público pela primeira vez. No ônibus, ele conhece Luiza, uma aluna da rede pública que começa a abrir seus olhos para as contradições de dentro e fora da casa grande.


Crítica por Andrea Cursino: O Diretor estreante Fellipe Barbosa conta uma história sobre um foco social. O filme é inspirado na obra do escritor Gilberto Freyre, ”Casa Grande Senzala” e mostra o contraste social entre ricos e pobres, patrões e empregados.  Aqui o foco é uma família composta por pai, mãe e um casal de filhos. Um empresário casado com uma dona de casa que perde tudo e tem que mudar a vida da família começando por demitir o motorista e as duas empregadas domésticas. Os dois irmãos tem que trocar a ida para a escola o carro com motorista por andar de ônibus pela primeira vez. A partir dai se desenrola o mote do filme, como essa família irá se adaptar a nova realidade.

Nessa jornada de nova vida, Jean conhece uma garota no ônibus, estudante de escola pública, além de ter a história antiga que os filhos dos senhores de casa grande tinham suas primeiras experiências com o sexo oposto com as empregadas da casa.

Situações adaptadas para a realidade atual, onde as coisas mudaram muito. Nisso, Fellipe Barbosa foi feliz. A discussão sobre como a classe mais abastada enxerga a situação social do país. Essa visão só é clara se observar o comportamento das pessoas no dia a dia, não basta ter um discurso politicamente correto e as atitudes opostas ao que fala.

No elenco o destaque fica por conta de Marcelo Novaes, Suzana Pires e Clarisse Pinheiro. Os jovens são todos estreantes escolhidos em uma escola do Rio de Janeiro. Destaque entre esse grupo fica por conta de Bruna Amaya que interpreta a namorada de Jean.

O filme tem alguns probleminhas técnicos, mas nada que atrapalhe o objetivo principal que é contar uma história que levanta questionamentos. 





Ficha Técnica

Título Original: 
Casa Grande

Título no Brasil: Casa Grande


Direção: Fellipe Barbosa

Roteiro: Fellipe Barbosa

Elenco: Marcello Novaes, Suzana Pires, Thales Cavalcanti, Bruna Amaya, Clarissa Pinheiro, Georgiana Góes e Alice Melo.

Produção: Clara Linhart e Iafa Britz.

Fotografia: Pedro Sotero

Montador: Karen Sztajnberg e Nina Galanternick

Gênero: Drama

Duração: 115 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: Migdal Filmes

Classificação: 16 anos


Trailer





 CHAPPIE

Sinopse: Deon (Dev Patel) é um gênio da robótica e cria policiais robôs que devolvem a segurança para a população de Johanesburg. Com o sucesso dos policiais robôs, ele ganha a inveja e a fúria de seu colega Vincent Moore (Hugh Jackman) que desenvolve um robô militar que perdeu a verba pela construção dos robôs. Deon desenvolve um projeto paralelo com inteligência artificial para robôs que aprende e tem emoções como um humano. No dia da criação, Deon e Chappie são sequestrados por um trio de bandidos que precisa de dinheiro para se livrar da fúria de um traficante local. E o inesperado acontece entre Chappie, seu criador Deon e a nova família Ninja, Yolandi e Amerika.



Crítica por Andrea Cursino: O filme funciona como entretenimento e também como uma reflexão sobre a  humanidade, seus dilemas e conceitos. O que te torna humano ou não.  A ficção científica foi à forma encontrada nesse longa para falar das relações humanas e suas infinitas tentativas de fazer algo melhor. Ao longo dos 120 minutos do filme é possível identificar as referências das histórias que fazem parte da cultura mundial através dos tempos, como alguns filmes e livros. Tudo feito de forma fluida, natural sem ter a sensação que o diretor se apropriou da obra alheia.

Chappie tem referências a filmes como: “AI – Inteligência Artificial”, “Pinochio”,“E.T”, “Robocop” "Avatar" e claro,  “Distrito 9” o mais famoso filme do diretor Neil Blomkamp.

Para dar vida aos personagens, Blomkamp contou com Dev Patel, Hugh Jackman e Sigourney Weaver que são a mola para que a história se desenvolva. Sigourney Weaver é Michelle Brandley a Presidente de uma empresa de tecnologia que desenvolve os policiais robôs. Ela representa o capitalismo. Para ela, o mais importante é o sucesso do produto que vende para vender cada vez mais.

Dev Patel é o engenheiro Deon que representa o lado criativo, humano, desbravador e emotivo do ser humano. Ele é o elo entre a curiosidade, inteligência e emoção que existe em cada ser humano.

Hugh Jackman com um visual diferente para não ter lembrança do herói Wolverine, corajosamente dá vida ao vilão, Vincent Moore. Ele representa o lado da vingança, da obstinação negativa, onde não importa o que tenha que fazer para conseguir o que deseja. A inveja do sucesso de Deon, motiva o lado cruel e inconsequente que o ser humano pode ter quando não respeita os limites.

Chappie é interpretado pelo ator preferido do diretor, Shalton Coopley que trabalhou com ele em “Distrito 9” e “Elisyum”. Chappie representa o resgate da humanidade criado por Deon para tentar alcançar algo melhor com valores mais dignos. Chappie é um robô criado para ter uma inteligência emocional. Ele  aprender tudo como uma criança. E ele conquista até os corações mais duros, aqueles ditos irrecuperáveis,  em sua pureza  ele descobre onde está escondido o lado bom de cada um. Tudo isso bem dosado pelo diretor que conseguiu o tom certo.

 O trio de bandidos sem nada a perder é vivido por Ninja, Yolandi e Amerika que ganham vida com o casal de músicos do Hip Hop da Africa do Sul, Watkin Tudo Jones mais conhecido como Ninja (além de outros nomes que cria para suas performances em shows) e Yolandi Visser. Já Amerika é vivido por Jose Pablo Cantillo que já trabalhou com Blomkamp em “Elisyum” e é conhecido por trabalhar em séries de TV como “Walking Dead”, “E.R”, “Law & Order”, “CSI”, “The Mentalist” e “Constantine” entre outras séries. O trio tem ótima atuação o que enriquece o filme.

Tecnicamente o filme é bem feito e mais uma vez Johanneburg é o cenário para as histórias de Blomkamp, o que um ponto positivo. O roteiro criado pelo casal Neil Blomkamp e Terri Tatcher é bem escrito, tanto de sequencias da história, quanto na construção dos personagens.

Chappie é um filme que vai agradar além do público de ficção científica, funciona muito bem como um entretenimento inteligente.    

Ficha Técnica

Título Original: 
Chappie

Título no Brasil:
Chappie


Gênero: Ação / Ficção Científica

Direção: Neill Blomkamp

Roteiro: Neill Blomkamp e Terri Tatchell.

Origem da História: Versão longa metragem do curta Tetra Vaal, de Neill Blomkamp.

Elenco: Sharlto Copley, Dev Patel, Hugh JackmanSigourney Weaver, Ninja, Yo-Landi VisserJose Pablo Cantillo, Brandon Auret, Dan Hirst,  Edwin Gagiano, Eugene Khumbanyiwa, Graeme Duffy, Janus Prinsloo,  Kevin Otto, Maurice Carpede, Miranda Frigon, Ninja, Paul Hampshire, Robert Hobbs e Sean O. Roberts.  

Produção: Simon Kinberg

Fotografia: Trent Opaloch

Montador: Julian Clarke

Trilha Sonora: Chris Clark

Duração: 120 min.

Ano: 2015

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Sony Pictures Entertainment / TriStar Pictures



Trailer




 NÃO OLHE PARA TRÁS

Sinopse: Danny Colins (Al Pacino) é um ícone da música vivendo confortavelmente dos seus antigos sucessos. Até que a sua rotina de estrela do rock é sacudida por uma carta reveladora. A correspondência, escrita nos anos 70 por ninguém menos que John Lennon, nunca havia chegado às mãos de Danny. Quando recebe a carta de presente do seu empresário (Christopher Plummer), o astro decide mudar os rumos da carreira e se reconciliar com o filho. Inspirado em uma história real, filme é embalado por músicas de John Lennon e tem ainda Annette Bening, Bobby Cannavale, Jennifer Garner e Christopher Plummer no elenco.


Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica

Título Original:

Título no Brasil:
Não Olhe Para Trás



Direção: Dan Fogelman

Roteiro: Dan Fogelman

Origem da História: Baseado em uma história real

Elenco: Al PacinoChristopher Plummer,Aarti Mann,  Anne McDaniels, Annette Bening, Arthur Bedran, Bobby Cannavale, Brian Smith, Cassandra Starr,  Cody Griffis, Elaine Partnow, Elsi Eng, Eric Lange, Eric Michael Roy, Eric Newnham, Giselle Eisenberg, Jane Shayne, Jennifer Garner, Josh Peck, Julia Eisenberg, Justin Sandler, Katarina Cas, Kiff VandenHeuvel, Kodi Baker, Kristin Brock, Kyle Leatherberry, Laura Krystine, Linda Wang, Meghan Aruffo, Melissa Benoist, Michael Patrick McGill, Mikaela Tallett, Olivia Gonzales, Patrick Pedraza, Richard Allan Jones, Richard Markman, Romina Laino, Ron Bottitta, Roz McHenry, Scott Lawrence, Tim Jo, Travis Johnson

Produção: Jessie Nelson, Nimitt Mankad

Fotografia: Steve Yedlin

Montador: Julie Monroe

Trilha Sonora: Bryan Adams e Theodore Shapiro.

Gênero: Drama

Duração: 106 min.

Ano: 2015

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: Big Indie Pictures / ShivHans Pictures



Trailer




 FRANK

Sinopse: Frank (Michael Fassbender) é o líder de uma famosa banda de rock que, após um acidente, oferece a oportunidade do jovem John Burroughs (Domhnall Gleeson) de ingressar no conjunto como tecladista. Frank tem um grande peculiaridade, nunca tirar a sua gigantesca cabeça artificial, nem mesmo para comer, tomar banho ou dormir. Eles precisam lidar com isso para seguir em frente e gravar o melhor álbum musical possível.


Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica

Título Original: 
Frank

Título no Brasil:
Frank



Gênero: Comédia

Direção: Lenny Abrahamson

Roteiro: Jon Ronson e Peter Straughan.

Elenco: Michael FassbenderDomhnall Gleeson, Maggie GyllenhaalAbe Bueno Jallad, Alex Knight, Billie Traynor, Bruce McIntosh, Carla Azar, Chris McHallem, Dean Satriano, François Civil, Hayley Derryberry, Jordyn Aurora Aquino, Katie Anne Mitchell, Kevin Wiggins, Laura-Love Tode, Lauren Poole, Leroy Harris,  Mark Huberman, Matthew Page, Michael James Ford, Moira Brooker, Morse Bicknell, Niall Glennon, Noah Hauser, Paul Butterworth, Paul Howard Smith, Peter Trinh, Phil Kingston, Rosalind Adler, Scoot McNairy, Shane O'Brien, Tess Harper, Torsten Brescanu, Travis Hammer

Produção: Andrew Lowe, David Barron, Ed Guiney, Stevie Lee

Fotografia: James Mather

Montador: Nathan Nugent

Trilha Sonora: Stephen Rennicks

Duração: 95 min.

Ano: 2014

País: Irlanda / Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Mares Filmes

Estúdio: Element Pictures / Film4 / Indieproduction / Runaway Fridge Productions

Trailer





 O DANÇARINO DO DESERTO

Sinopse: A história verídica e inspiradora de um corajoso dançarino iraniano, Afshin Ghaffarian. Ambientado em Teerã durante o ano de 2009, em meio ao clima volátil das eleições presidenciais e ao “Movimento Verde”, Afshin e um grupo de dançarinos arriscam suas vidas e formam uma companhia de dança clandestina.



Crítica por Andrea Cursino: O diretor britânico Richard Reymond conta a história verídica do dançarino iraniano Afshin Ghaffarian que pediu refúgio político para o governo francês. Esse tipo de história é mais comum do que se imagina. Artistas, atletas e idealistas em geral que pedem asilo político tem sempre histórias interessantes. O cinema tem filmes como "O Sol da Meia Noite", "O Terminal" e "118 Dias".  O Resultado é um lindo filme emocionante que nos faz pensar em como os povos são reféns de seus governos.


Reymond começa com a infância de Afshin com o ator Gabriel Senior e depois já adulto com o ator Reece Ritchie. O ator ficou bem caracterizado e ele transmitiu a essência de Afshin. O entrosamento entre ele e a atriz Freida Pinto nos proporciona mais um belo casal do cinema. O entrosamento entre os outros atores também é algo que fica harmônico e é um dos pontos fortes do filme. 

E por falar em ponto forte, não posso deixar de destacar um dos pontos fortes do cinema britânico que é a direção de arte. Esse trabalho valorizou a obra com adereços de cena, de personagens e cenários com riqueza de detalhes. Isso colaborou muito com as belas tomadas e a fotografia que acompanha a história à medida que ela pede mais ou menos claridade, cores vivas e tons pastéis. A dança no deserto é a grande cena do filme. Quem assistir vai entender.  

Mais uma vez o cinema se mostra um instrumento de discussão, um lugar para se registrar histórias reais que fazem parte da humanidade. Apesar de ser uma história sobre um bailarino, é um registro político que mostra que política é política em qualquer lugar do mundo.


Mais uma história real sobre Teerã em plenas eleições onde a população clamava por liberdade de seus direitos como cidadão atropelados pela arbitrariedade de um ditador, Mahmoud Ahmadinejad.


Muitas coisas foram proibidas e um grupo de estudantes universitários se refugiavam em um lugar onde poderiam ser eles mesmos. A dança foi proibida e a solução era a clandestinidade. Afshin ao conhece Ardi tem um mundo novo sobre seu olhar. Uma janela de possibilidades se abre na vida de Afshin e  consegue com seus amigos formar um grupo de dança secreto e tudo acontece em torno dessa paixão pela liberdade e por suas ideias e a luta para evitar que algo pior do que já existia tomasse conta da vida da população.


O longa tem o bom roteiro de Jon Croker que ofereceu ao diretor um ótimo material para trabalhar.  A Montagem bem feita e ajuda muito a situar quem assiste no tempo e espaço do filme.

O Dançarino do Deserto é tecnicamente bem feito, um lindo trabalho artístico,  além de um ótimo entretenimento. Um filme que fica como registro histórico de uma época e um povo e principalmente para se fazer pensar.




Ficha Técnica

Título Original:
Desert Dancer

Título no Brasil:
O Dançarino do Deserto



Direção: Richard Raymond

Roteiro: Jon Croker

Origem da História: Baseado na história de Afshin Ghaffarian


Elenco: Akin Gazi, Bamshad Abedi-Amin, Davood Ghadami, Freida Pinto, Hamza Kadri, Makram Khoury, Marama Corlett, Mourad Zaoui, Nazanin Boniadi, Neet Mohan, Reece Ritchie, Richard David-Caine, Simon Kassianides, Tolga Safer, Tom Cullen

Produção: Izabella Miko, Luis Astorquia, Pippa Cross, Richard Raymond

Fotografia: Carlos Catalán

Montador: Celia Haining, Chris Gill

Trilha Sonora: Benjamin Wallfisch

Gênero: Drama

Duração: 104 min.

Ano: 2013

País: Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: CrossDay Productions Ltd. / Head Gear Films / Lipsync Productions / May 13 Films / Morocco Film Assistance


Trailer





  AS MARAVILHAS

Sinopse: Gelsomina é uma garota italiana que vive com seus pais e irmãs na região da Toscana, cercada por natureza. Mas logo a serenidade e a calma do seu cotidiano serão abaladas pela chegada de Martin em sua vida.


Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica

Título Original: 
Le Meraviglie

Título no Brasil:
As Maravilhas




Direção: Alice Rohrwacher

Roteiro: Alice Rohrwacher

Elenco: Agnese Graziani, Alba Rohrwacher, Alexandra Maria Lungu, André Hennicke, Eva Lea Pace Morrow, Luis Huilca Logrono, Margarete Tiesel, Maris Stella Morrow, Monica Bellucci, Sabine Timoteo, Sam Louwyck

Produção: Carlo Cresto-Dina

Fotografia: Hélène Louvart

Montador: Marco Spoletini

Gênero: Drama

Duração: 110 min.

Ano: 2014

País: Alemanha / Itália / Suíça

Cor: Preto e Branco

Distribuidora: Pandora Filmes

Estúdio: Amka Films Productions / Rai Cinema / Tempesta

Trailer






 O DIÁRIO DA ESPERANÇA

Sinopse: Dois garotos gêmeos de 12 anos de idade húngaros são enviados pelos pais a casa da avó, que não demonstra o menor afeto por eles. Durante um ano, os irmãos tentam lidar com a nova realidade do país e da nação, que ainda vive os destroços da Segunda Guerra Mundial.

Crítica: Em Breve.



Ficha Técnica

Título Original:
A Nagy Füzet


Título no Brasil: O Diário da Esperança

Gênero: Drama

Direção: János Szász

Roteiro: András Szekér

Origem da História: Baseado no livro de Agota Kristof.

Elenco: Ákos Köszegi, András Gyémánt, András Réthelyi, Diána Kiss, Enikö Börcsök, Gyöngyvér Bognár, Gyula Kovács, János Derzsi, Krisztián Kovács, Lajos Kovács, László Gyémánt, Miklós Székely B., Orsolya Tóth, Péter Andorai, Piroska Molnár, Sabin Tambrea, Ulrich Matthes, Ulrich Thomsen

Produção: Pál Sándor

Fotografia: Christian Berger

Montador: Szilvia Ruszev

Duração: 99 min.

Ano: 2013

País: Hungria

Cor: Colorido

Distribuidora: Europa Filmes

Estúdio: Amour Fou Filmproduktion / Dolce Vita Films / Hunnia Filmstúdió / Intuit Pictures




Trailer



QUANDO MEUS PAIS 
NÃO ESTÃO EM CASA

Sinopse: Situado em Cingapura, Ilo Ilo narra a relação entre a família Lim e sua empregada recém-chegada, Teresa. Como muitas outras mulheres filipinas, ela foi para a cidade em busca de uma vida melhor. Sua presença na família piora o relacionamento já tenso. Jiale, filho jovem e problemático, começa a formar um vínculo único com Teresa, que logo se torna uma parte silenciosa do núcleo familiar. O longa se passa em 1997, quando a crise financeira asiática começa a ser sentida na região.


Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica


Título Original:
  IloIlo

Título no Brasil:
Quando Meus Pais Não Estão Em Casa 



Direção: Anthony Chen

Roteiro: Anthony Chen

Elenco: Angeli Bayani, James Ng, Jia Min Chantel Teo, Jo Kukathas, Kamal Bin Abdul Rahim, Koh Jia Ler, Muhd Aizuddin Bin Nasser, Naomi Toh, Peter Wee, Sea Moi Lee, Siow Phing Tan, Sook Fen Wong, Stephanie Kiong, Tian Wen Chen, Yann Yann Yeo, Zhi Fang Xu

Produção: Anthony Chen, Hwee Sim Ang, Wahyuni A. Hadi, Wenhong Huang

Fotografia: Benoit Soler

Montador: Hoping Chen, Joanne Cheong

Gênero: Drama

Duração: 99 min.

Ano: 2013

País: Cingapura

Cor: Colorido

Distribuidora: Esfera Cultural

Estúdio: Fisheye Pictures


Importante: Estreia somente no Rio de Janeiro. Estreia em São Paulo e nas demais praças no dia 30 de abril.


Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário