JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 19 de março de 2015

ESTREIAS DE 19 DE MARÇO DE 2015

Nessa quinta-feira chegam mais oito filmes nas salas de cinema no Brasil. São quatro filmes do Brasil sendo duas comédias, um drama e uma ficção científica. Os Estados Unidos tem uma aventura, além de ter duas parcerias, uma com a França e outra com o Canadá. E por fim A França tem uma comédia. 


Vamos começar com o cinema nacional.

O Brasil tem as comédias "Meus Dois Amores" e "O Duelo" , o drama "Insubordinados" e a ficção científica "Branco Sai Preto Fica".

Estados Unidos tem um dos filmes mais esperados do ano, a sequência da série Divergente, "Insurgente".

As co-produções Entre Estados Unidos e França, o drama épico "Dívida de Sangue" e o drama entre Estados Unidos e Canadá "Mapa Para as Estrelas".  

Para fechar as estreias da semana, a França tem a comédia "Eden".





 MEUS DOIS AMORES


Sinopse: Manuel (Caio Blat) é um vaqueiro esperto e fanfarrão, que vive em função de seus dois amores - a noiva, Das Dô (Maria Flor), e a mula, Beija-fulô - e da venda de cavalos bichados a trouxas. Um dia, chega ao vilarejo o matador Targino (Alexandre Borges) à procura de um cavalo. Metido a esperto, o jovem caipira vende um animal bichado ao matador. Quando descobre que foi enganado, Targino ameaça Manuel de morte e anuncia que também vai desonrar a reputação de Das Dô depois do embate. Pressionado, Manuel resolve apelar para os feitiços de Toniquinho das Pedras, pedindo que ele feche seu corpo. No entanto, o feiticeiro exige a mula Beija-fulô como forma de pagamento. Manuel, então, fica diante do maior dilema de sua vida: escolher entre a noiva, Das Dô, ou a mula, Beija-fulô.





Crítica por Andrea Cursino:Adaptar uma obra de Guimarães Rosa é muita responsabilidade, mas podemos dizer que foi uma missão bem executada a começar pela adaptação do roteiro de José Carvalho e a direção precisa de Luiz Henrique Rios. O diretor fez um bom trabalho com o elenco e também com a parte técnica o que proporcionou um bom conjunto da obra.


Um elenco é coeso com seus personagens em ótimas performances. É de conhecimento geral que contracenar com animais não é uma tarefa das mais fáceis. Toda a equipe depende muito da pre disposição do animal. A Mula que contracenou com Caio Blat e Maria Flor foi excelente, muito boazinha e obediente. A Mula é um animal muito inteligente e voluntarioso, mas cumpriu muito bem seu papel.

Caio Blat está cada vez melhor e se mostra um ator consciente e versátil. O que enriquece o cinema. O ator criou um Manuel carismático com um jeito e um sotaque divertidos. Difícil não torcer por ele. O protagonista do filme é um homem simples do interior que tem afeição por sua mula. Até ai, tudo bem, senão fosse o ciúme de sua noiva , Das Dô de Maria Flor,  pela afeição de Manuel com a  mula Beija-Fulô, não teria filme. É esse ciúme que cria as situações de movimento da trama.

O trio funciona muito bem e tem ainda um elenco estrelar como Lima Duarte, Vera Holz, Ana Lúcia Torre, Fabiana Karla, Guilherme Weber, Júlio Adrião e Alexandre Borges que interpreta o vilão do filme. Todos conseguem entender o universo dos personagens de Guimarães Rosa. Esse é o mais importante. Ótimas caracterizações ajudaram muito na atuação e conseguem prender a atenção nos 86 minutos do filme. Alexandre Borges ficou muito bem como vilão, o matador Targino, Guilherme Webber faz algo muito diferente da sua zona de conforto e dá vida ao amigo maluquinho de Manuel, Zéza e foi um trabalho muito interessante. Todas as cidades do interior tem um personagem como Zéza. Julio Adrião faz o Tuniquinho das pedras, o mandingueiro local que foi uma criação lúdica que brinca com o visual e o conceitual do personagem.

"Meus Dois Amores" é tecnicamente bem feito. Tem uma ótima fotografia, trilha sonora perfeita com canção de Lenine, figurino interessante, maquiagem e cabelos bem cuidados, e uma ótima montagem.

Como entretenimento vale muito a pena e pode servir de exemplo para abrir caminho para novos estilos de comédias no cinema nacional. É bom ver uma história típica do interior do Brasil bem adaptada. Guimarães Rosa pode ficar feliz com essa versão de uma de suas histórias. 






Ficha Técnica



Título Original: Meus Dois Amores

Título no Brasil:
 Meus Dois Amores


Direção: Luiz Henrique Rios

Roteiro: José Carvalho

Origem da História: Baseado na obra de Guimarães Rosa.

Elenco: Caio Blat,Maria Flor, Alexandre Borges, Lima Duarte, Vera Holtz, Ana Lúcia Torre, Guilherme Weber, Ana Rios,  Carol Aguiar, Clara Servejo, Fabiana Karla, Julio Adrião,   Marcello Escorel,  Marina Vianna, Milton Gonçalves, Lucas Oradovschi, Xando Graça e Marcio Ehrlich,


Produzido por Diler Trindade

Produtor Associado Luis Paulo Montenegro

Produtor Executivo Elisa Tolomelli

Produtores Delegados: Geraldo Silva de Carvalho, Lilia Alli, Patrícia Novais.

Diretor de Fotografia: Roberto Amadeo

Diretor de Arte: Paulo Flaksman

Cenografia: Ana Schlee

Figurino: Inês Salgado

Direção de Produção Lili Nogueira

Som Direto José Moreau Louzeiro

Montagem: Felipe Lacerda, Rodrigo Lima, Rafael Paiva

Produção de Elenco Cibele Santa Cruz

Gênero: Comédia

Duração: 86 min.

Ano: 2012

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Downtown Filmes / Paris Filmes / RioFilme

Estúdio: Diler Produções / Globo Filmes

Classificação: 12 anos






Trailer




 O DUELO


Sinopse: O comandante Vasco Moscoso de Aragão (Joaquim de Almeida), grande desbravador dos mares, se muda para uma vila onde conquista os moradores com suas histórias de aventura. Porém, tantas histórias acabam causando a desconfiança de Chico Pacheco (José Wilker), que começa a investigar a vida do forasteiro. A partir daí a pequena Periri se vê dividida entre os dois.





Crítica por Andrea Cursino: O último trabalho de José Wilker no cinema é conduzido por Marcos Jorge, tem um bom elenco encabeçado por José Wilker e Joaquim Almeida e é baseado no romance de Jorge Amado "Os Velhos Marinheiros". O Duelo tem narrativa demais por ter um contador de histórias contando histórias de um outro contador de histórias que conta várias histórias. O filme é como a boneca russa Matriosca.

o que pode ser uma ideia interessante acaba se tornando confusa. Durante as cenas em que as histórias são contadas, as imagens da imaginação de quem conta e quem escuta aparecem ao mesmo tempo no local onde o contador e seus ouvintes estão.

Essa escolha deixou o filme confuso e mais cansativo. Porque a narrativa da narrativa da margem para vários entendimentos. A duração também poderia ser menor.

Fora isso, o filme tem uma boa qualidade técnica e um bom elenco, que claro, com destaque para José Wilker e o ator português Joaquim Almeida, os duelistas contadores de história.   


Ficha Técnica




Título Original: O Duelo

Título no Brasil:
O Duelo



Direção: Marcos Jorge

Roteiro: Marcos Jorge

Origem da História: Baseado na obra Os velhos Marinheiros, de Jorge Amado

Elenco: Joaquim de Almeida, José Wilker, Cláudia Raia, Márcio Garcia, Milton Gonçalves, Patrícia Pillar, Sandro Rocha, Tainá Müller, Maurício Gonçalves e Munir Kannan e Jarbas Homem de Mello.

Produção Executiva: Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa.

Fotografia: José Roberto Eliezer


Edição: Luca Alverdi

Música: Ruriá Duprat

Figurino: Ines Salgado

Direção de Arte: Marcos Flaksman


Trilha Sonora: Ruriá Duprat

Gênero: Comédia

Duração: 109 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Warner Bros

Estúdio: Warner Bros., Total Filmes

Classificação: 12 anos




Trailer





 INSUBORDINADOS


Sinopse: Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro indivíduo vem do futuro para investigar o acontecido e procura provar que a culpa é da sociedade repressiva.





Crítica: Em Breve.



Ficha Técnica

Título Original:
 Insubordinados

Título no Brasil:
Insubordinados


Direção: Edu Felistoque

Roteiro: Silvia Lourenço

Elenco: Alessando Hãnel, Bruno Elias, Felipe Kannenberg, Gabriela Veiga, Isis Nascimento, Kadi Moreno, Leo Monteiro, Marlene Crispin, Phill Miller, Priscila Alpha, Rodrigo Brassoloto, Ronaldo Lampi, Sérgio Cavalcante, Silvia Lourenço, Wanderley de Oliveira.

Produção: Victoria Fialho Mazzia

Fotografia: Duda Catenacci

Montador: Gab Felistoque, Guga Pera, Marina Franzolin

Gênero: Drama

Duração: 72 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Pandora Filmes

Estúdio: Felistoque Filmes

Classificação: 16 anos.



Trailer





BRANCO SAI PRETO FICA


Sinopse: Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro indivíduo vem do futuro para investigar o acontecido e procura provar que a culpa é da sociedade repressiva.





Crítica por Juliana Meneses: O longa "Branco sai, preto fica" trás a questão segregacional da cidade de Brasília. De forma futurista, o filme retrata como seria num futuro passado no ano de 2070.


A narrativa documental da vida de dois homens, um que teve uma perna amputada e outra cadeirante, é cortada por uma ficção na qual um detetive enviado do futuro veio ao passado para tentar construir provas para provar a opressão das populações pobres, negras e da periferia.

O filme tem um forte viés de crítica social tentando mostrar como a opressão é humilhante, retratando uma polícia " do bem estar social" que controla a cidade e não deixa aqueles que não tem um passaporte entrar na cidade ou seja, os pobres e marginalizados.

O longa é um pouco lento e com personagens desnecessários que podem enfraquecer a base principal da trama e até passar algum tipo de problema ao transmitir a mensagem, mas a ideia geral é muito boa e importante.

Contando com uma boa fotografia, o filme é bem alternativo e aproxima o público de um problema exclusão que já existe hoje, mostrando como seria se tal problema se potencializa-se. Trazendo na maior parte do tempo uma trilha sonora de Black Musical de boa qualidade, mas com um roteiro nem tão claro quanto seria bom, um pouco sem sentido, mas de grande importância para o grande público.



Ficha Técnica


Título Original: 
Branco Sai Preto Fica

Título no Brasil:
Branco Sai Preto Fica



Direção: Adirley Queirós

Roteiro: Adirley Queirós

Elenco: Dilmar Durães, Dj Jamaika, Gleide Firmino, Marquim do Tropa, Shockito

Produção: Adirley Queirós

Fotografia: Leonardo Feliciano

Gênero: Drama

Duração: 93 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Vitrine Filmes


Classificação: 14 anos




Trailer




A SÉRIE DIVERGENTE: INSURGENTE


Sinopse: Depois dos acontecimentos de Divertente, Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. As Facções estão em crise. Parte da Audácia traiu a facção e se aliou a Erudição no golpe para dominar a Abnegação. As facções Amizade e Franqueza tentam ajudar e entender o que está acontecendo.  Em busca de respostas, o casal terá que enfrentar inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.


Crítica:
Em Breve.

Ficha Técnica

Título Original: Insurgent

Título no Brasil: A Série Divergente: Insurgente



Direção: Robert Schwentke

Roteiro: Akiva Goldsman, Brian Duffield

Origem da História: Adaptado do livro de Veronica Roth. O segundo livro da saga de três livros: “Divergente”, “Insurgente” e “Convergente”

Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort, Zoë Kravitz, Jai Courtney,Kate Winslet, Miles Teller, Naomi Watts, Maggie Q, Octavia Spencer, Ray Stevenson, Suki Waterhouse,  Nelson Bonilla,  Shelby Townsend, Ben Lambert, Emjay Anthony, Hunter Burke,  Jason Lee Erickson, Zane Pittman, Jonny Weston, Justine Wachsberger, Keiynan Lonsdale,  Mekhi Phifer, Rosa Salazar, Daniel Dae Kim e Lawrence Kao.

Produção: Douglas Wick, Lucy Fisher e Pouya Shahbazian.

Fotografia: Florian Ballhaus

Montador: Nancy Richardson e Stuart Levy.

Trilha Sonora: Joseph Trapanese

Gênero: Aventura

Ano: 2015

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Red Wagon Entertainment / Summit Entertainment





Trailer



 DÍVIDA DE HONRA


Sinopse: A história acompanha Mary Bee Cuddy (Hilary Swank), uma independente que guarda uma profunda mágoa devido à solidão que sente. Ela precisa levar três mulheres insanas até o Iowa, onde poderão viver em paz. No caminho ela salva a vida de Georges Briggs (Tommy Lee Jones), um criminoso misterioso. Em retribuição, ele segue viagem ao lado dela e a ajuda em sua jornada.



Crítica por Andrea Cursino: Em Breve.



Ficha Técnica

Título Original:
The Homesman

Título no Brasil:
Dívida de Honra



Direção: Tommy Lee Jones

Roteiro: Kieran Fitzgerald, Tommy Lee Jones, Wesley A. Oliver

Elenco: Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Miranda Otto, Grace Gummer, Sonja Richter, John Lithgow, Meryl Streep, James Spader, Victoria Jones,  Jo Harvey Allen, David Dencik, Hailee Steinfeld,  Jerry Vahn Knight,Lila Brock, Lela Rose Allen, Brian Kennedy,Barry Corbin, Evan Jones, Adrian Doerfler, Austin Leonard Jones, William FichtnerAutumn Shields,   Matthew Ryan Anderson, Caroline Lagerfelt, , James Blackburn,  Kaelynn Wright, Karen Jones, Martin Palmer,  Richard Andrew Jones, Rick Irwin, Sachie Capitani, Jesse Plemons e Tim Blake Nelson.

Produção: Brian Kennedy, Luc Besson e Peter Brant

Fotografia: Rodrigo Prieto

Montador: Roberto Silvi

Trilha Sonora: Marco Beltrami

Gênero: Faroeste

Duração: 122 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Califórnia Filmes

Estúdio: EuropaCorp / Ithaca / Javelina Film Company, 
The


Classificação: 16 anos


Trailer




 MAPA PARA ESTRELAS


Sinopse: Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a flertar um com o outro e a sair juntos. Depois de um tempo, ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso.


Crítica por Ingrid Fortuna:
Em Breve.





Ficha Técnica

Título Original:
Maps to Stars

Título no Brasil:
Mapa Para as Estrelas



Direção: David Cronenberg

Roteiro: Bruce Wagner

Elenco: Mia Wasikowska, Julianne Moore, John Cusack, Olivia Williams, Robert Pattinson, Carrie Fisher, Sarah Gadon, Niamh Wilson, Amanda Brugel, Jennifer Gibson, Christian Lloyd, Joseph Murray, George Nickolas K., Joanne Reece, Emilia McCarthy, Dan Lett, David Amito, Joe Pingue, Dawn Greenhalgh,Adrienne Wilson, Alden Adair, , Justin Kelly, Allegra Fulton, Ari Cohen, Chris Anton, Murray Furrow, Clara Pasieka, Domenic Ricci, Sean G Robertson Donald Burda, Gord Rand, Jayne Heitmeyer, Jonathan WattonKiara Glasco, Neil Girvan, Sandra Battaglini e Evan Bird.

Produção: Martin Katz, Michel Merkt, Saïd Ben Saïd

Fotografia: Peter Suschitzky

Montador: Ronald Sanders

Trilha Sonora: Howard Shore

Gênero: Drama

Duração: 111 min.

Ano: 2014

País: Canadá / Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Integral Films / Prospero Pictures / SBS Productions / Sentient Entertainment


Classificação: 16 anos

Trailer






 EDEN



Sinopse: No início dos anos 1990, a música eletrônica começou a disparar na França. Paul (Félix de Givry) é um adolescente que gosta de raves, que se popularizam em Paris. No entanto, ele prefere um cenário mais underground. Ao lado de um amigo, Paul forma uma dupla de DJ´s chamada Cheers, que permite os dois entrarem em um mundo de ritmo e batidas, rodeados por drogas e sexo.



Crítica: Em Breve.



Ficha Técnica

Título Original: 
Eden

Título no Brasil:
Eden



Direção: Mia Hansen-Løve

Roteiro: Mia Hansen-Løve, Sven Hansen-Løve

Elenco: Félix de Givry, Pauline Etienne, Vincent Macaigne,Hugo Conzelmann, Zita Hanrot, Greta Gerwig, Arnaud Azoulay, Arsinée Khanjian, Golshifteh Farahani, Hugo Bienvenu, Vincent Lacoste, Juliette Lamet, Laura Smet,  Léa Rougeron, Olivia Ross, Paul Spera, Roman Kolinka e Laurent Cazanave.

Produção: Charles Gillibert

Fotografia: Denis Lenoir

Montador: Marion Monnier

Gênero: Drama

Duração: 131 min.

Ano: 2014

País: França

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: CG Cinéma


Classificação: 16 anos

Trailer



Nenhum comentário:

Postar um comentário