JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

domingo, 8 de março de 2015

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Em 1911, 125 operárias morreram carbonizadas em um incêndio que ocorreu numa fábrica têxtil em Nova York devido as péssimas condições do local. O movimento feminista lutou pela concessão dos direitos trabalhistas para as mulheres, em 8 de março de 1917 na Rússia houve uma greve feminina para a melhoria das condições de trabalho e que mais tarde, após a segunda guerra mundial serviria de dia escolhido para homenagear a luta das mulheres.  

Sabemos que hoje milhões de mulheres encontram-se em situação de miséria, descaso e descriminação, a luta da mulher por um mundo de igualdade, está longe de terminar.

O cinema é uma forma maravilhosa de transmitir ao mundo uma inspiração de luta e perseverança através de histórias protagonizadas por mulheres fortes e destemidas que lutam por seus objetivos.

Separamos uma Top List especial em homenagem as mulheres que ainda hoje enfrentam tantas adversidades apenas por serem mulheres.





A Fonte das Mulheres

A vida não é nada fácil para as mulheres no pequeno vilarejo do Oriente Médio onde se passa o filme, elas seguem as regras e tradições islâmicas e todos os dias tem que buscar água para todos do lugar em um local distante e difícil de chegar; elas andam quilômetros e voltam carregando litros de água enquanto os homens passam o dia conversando futilidades. Até que um belo dia uma das mulheres tem uma ideia para mudar a situação de todas elas: greve de sexo. Após a inusitada e polêmica medida há uma revolução na forma de pensar e de se relacionar de todos que ali moram. Uma história de ousadia em que as mulheres buscam o controle de seus destinos.




Volver


De Almodóvar, diretor que retrata a alma feminina com frequência e tem dezenas de mulheres fantásticas em suas histórias, Volver é um desses filmes. A história de uma família de mulheres fortes e que carregam o sofrimento em suas vidas.

Raimunda tem um marido desempregado, uma filha adolescente e dá duro para manter a casa, trabalhando em vários lugares. Sua irmã mais velha, é dona de um salão de beleza ilegal e vive sozinha desde que o marido fugiu com uma de suas clientes. Um dia Raimunda encontrou o marido morto na cozinha, com uma faca no peito. A filha de Raimunda confessa que matou o pai, que bêbado tentou estuprá-la. Raimunda passa a buscar formas de salvar a filha. Um filme muito envolve que aborda vários drama vivido por tantas mulheres.



Frozen

Representando o gênero animação, Frozen trás um novo perfil de personagens da Disney, nele as protagonistas são destemidas e não esperam o príncipe resolver os problemas no final, um amor fraternal que mostra a força feminina. Elsa é uma princesa com um dom especial. Devido a um incidente na infância, ela se isola do mundo e apenas após a morte dos pais e a obrigatoriedade de assumir o cargo ela retorna ao convívio social. Após um novo incidente, ela se isola novamente deixando todo o reino congelado, mas dessa vez sua irmã mais nova, já crescida, vai atrás dela para libertá-la de todos os seus fantasmas e trazer o verão de volta. Uma história de perseverança e coragem.




Histórias Cruzadas


Anos 60 nos Estados Unidos, a segregação racial era absurdamente grande, haviam calçadas, igrejas, ônibus separados para os negros. Jackson uma pequena cidade do Mississipi onde as negras pobres criavam os filhos das brancas ricas. Skeeter é uma jovem que quer se tornar escritora e descorda totalmente dessa situação, começa a entrevistar as mulheres negras da cidade para que elas contem como é ter que deixar suas famílias em casa para criar os filhos das patroas brancas e ainda serem diariamente discriminadas por sua cor. Um longa que mostra a cooperação e luta por igualdade.




Zuzu Angel

Em plena ditadura militar, um dos períodos mais sombrios da história de nosso país, Zuzu Angel é uma estilista de modas muito famosa no Brasil e no exterior está totalmente por fora da situação. Enquanto isso, seu filho, entra para a luta armada e some supostamente foi capturado pelas forças armadas que negam. Algum tempo depois ela recebe uma carta dizendo que após uma série de torturas, ele está morto. Zuzu quer então encontrar o corpo de seu filho para poder enterrá-lo com dignidade e se torna um grande incômodo para o sistema. O longa mostra toda determinação e devoção do amor de mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário