JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

terça-feira, 30 de setembro de 2014

THE WALKING DEAD NO BRASIL!

Coletiva de Imprensa: The Walking Dead




Texto por Yasmin Lyra.
Fotografia: Roberta Pereira.






O Festival do Rio começou dia 24 abriu espaço para as séries de TV na edição 2014. Com a presença da produtora executiva Gale Anne Hurd e o ator Chad L. Coleman, ambos da série The Walking Dead, a dupla se reuniu para uma coletiva de imprensa e o Cinema Para Sempre foi e te conta agora o que rolou:






-Além de seu personagem, qual outro que o ator Chad L. Coleman se relaciona: (Chad) ‘’Daryl. Ele é um forasteiro que está tentando achar o seu caminho, um cara durão mas que na verdade é muito sensível. Eu amo esse contraste. Também gosto da Carol. Na verdade é uma pergunta difícil, com tantos personagens que são tão envolventes, ricos emocionalmente. ‘’
O que mais gostaram no Brasil? 

A produtora executiva Gale Anne Hurd responde de imediato: ‘’A pessoas!! O amor e as pessoas. Chad e eu estávamos falando sobre isso noite passada, existe esse prazer de viver e apreciação. 

Quando se faz um filme ou uma série como ‘The Walking Dead’ você está ciente todos os dias que se pode perder algo como isso e muita gente na América não está muito ligado nessa questão, aqui é diferente eu vejo uma apreciação pelo trabalho, pelas outras pessoas, pela vida em geral e isso que faz do Brasil tão especial.’’


-Falando sobre a ação na quinta temporada Gale Anne fala: ‘’Na verdade são as histórias dos personagens, onde eles estão em sua jornada no quesito de emoções e de sobrevivência que diz o quão grande isso tudo vai ficar. Obviamente esperamos que eles consigam escapar do vagão onde os deixamos no final temporada, para sair não será uma coisa fácil de realizar. Eles estão numa missão e a fim de realizá-la terão que enfrentar lugares bem perigosos, pessoas desafiadores e mais ‘’walkers’’ (caminhantes)’’.




Sobre o Spin Off, a produtora diz que contará com personagens completamente diferentes, e ainda brincou dizendo que depois de passar por Copacabana, seria um lugar bem legal para a série! (Seráá??)




-Chad ainda abriu o coração sobre seu personagem. "Tive muita sorte de participar de uma série da HBO chamada ¨The Wire¨ e o criador dos quadrinhos, Robert Kirkman, é fã da série e viu meu trabalho e disse: “Eu acredito que ele é o meu Tyreese.’’ Estou no Brasil recebendo muito amor. Eu amo interpreta-lo, é um papel que mudou a minha vida."




E sobre Tyreese Gail continuou:"Tyreese é um personagem tão interessante, quando você volta e vê o que ele passou com a raiva no início. O perdão que ele é capaz de dar e de estar em paz consigo mesmo não são só palavras. Sendo religiosos ou não é uma incrível lição que vem de uma series de tv onde podemos não só ver os perigos com os ‘walkers’ mas também o perigo que o mundo tem sobre as pessoas ao nosso redor.’



"Continuamos exatamente de onde paramos então não teve nenhum pulo no tempo o que é incrível porque na minha cabeça como ator eu achei que teria, mas quer saber? Não existem respostas fáceis. Queremos ver ele lutando e lidando com todo o peso, a tragédia, uma tremenda tragédia e como se vive nessa situação? Não é fácil, não vai ser bonito"



E aí, curtiu?


A quinta temporada de ‘The Walking Dead’ estreia na FOX no próximo dia 14 de outubro, dois dias após a exibição nos Estados Unidos.



FESTIVAL DO RIO 2014: CRÍTICA DO FILME STEREO


Stereo




Por Ingrid Fortuna.

  Pra quem procura um hibridismo entre suspense e ação fora dos padrões de Hollywood, Stereo sem dúvidas é uma boa indicação. Uma obra alemã que conta com ação e pancadaria na medida certa, também aborda conflitos mentais e temas como família e compromisso. 

Apesar de ter uma história engajada e bem desenvolvida, a estética alemã pode causar um estranhamento para o espectador. Mas mesmo assim, o filme chega com uma pegada bem próxima daquilo que o grande público conhece.

  Stereo conta a história de um mecânico, Erik, que começa a ver um homem, Henry,em sua oficina, dizendo-o para fazer certas coisas. Henry segue em seu encalço sem que ninguém mais o veja. Conforme a trama se desenvolve, as coisas se complicam e colocam a família de Erik em perigo.


  Jürgen Vogel e Moritz Bleibtreu apresentam uma boa sincronia, o que torna a relação entre seus personagens bem interessante. O personagem de Henry apesar de não ser nada simpático, é em muitas vezes um alívio cômico, abusando do ironias e sarcasmos. Já Erik também apresenta alívios cômicos, mas por um caminho diferente. 


  A revelação do filme, na verdade é bem previsível, aparecendo dicas do que poderia acontecer durante vários momentos do filme. 


  Com todas as características de um filme alemão, a fotografia é bem interessante e a iluminação segue pelo mesmo caminho. Apenas um sangue falso extremamente mal feito e uns erros de continuidade, o tornam um pouco estranho em determinados momentos. 

Não é um filme para ganhar prêmios nem encabeçar nas bilheterias, mas sem dúvidas é uma peça interessante, e segura a atenção do espectador. 




FESTIVAL DO RIO 2014: CRÍTICA DO FILME KUMIKO - A CAÇADORAS DE TESOUROS.

               Kumiko- A Caçadora de Tesouros







Por Ingrid Fortuna.



  Com uma narrativa longa e um tanto cansativa, Kumiko começa uma história de persistência e perseverança. Uma protagonista limítrofe e com um quê de inocência, uma identificação com a personagem se torna difícil, exceto por pena e e simpatia em alguns momentos. 
  Embora o filme apresente um enredo dramático, ele também quebra um pouco o clima abatido com alguns alívios cômicos, mas apenas da metade para o fim.
 É certo que uma finalização mal sucedida acaba atrapalhando o resultado final e consequentemente a atenção do público. Podemos considerar que este foi um dos equívocos principais do filme. Cenas muito longas ou simplesmente descartáveis, infestam a tela de informações inúteis. Fica difícil assistir até o final. 
  Um ponto que pode acrescentar positividade ao filme é o a fantasia ou a fábula que rondam o rumo da história. Bom ou ruim pode se dizer que foi um diferencial. 
  Rinko Kikuchi que já trabalhou em Babel, A Viagem e 47 Ronins trabalhou muito bem, trazendo veracidade para as limitações de sua personagem. A direção e o roteiro ficam por conta de David Zellner, que também atuou no filme. A direção não foi o ponto forte e o roteiro deixou coisas a desejar. 
 Com poucos diálogos e cenas gordurosas, certamente, Kumiko, não é uma obra para um grande público. Mesmo assim, os mais observadores aprovarão a obra.




segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FESTIVAL DO RIO 2014: A ABERTURA COM O FILME SAL DA TERRA DE JULIANO SALGADO E WIN WENDERS

A Família Salgado: Sebastião, Lélia e Juliano

Por Alê Shcolnik


Um fotógrafo é aquele que desenha com a luz, que desenha através de luzes e sombras a sua forma de ver o mundo de acordo com a sua história, assim Sebastião Salgado ergueu seu sucesso através de fotografias que retratam uma realidade cruel no mundo.

Antes de se tornar fotógrafo Sebastião Salgado estudou e se formou em Economia, o que lhe ajudou muito a desenvolver sua visão fotográfica.

Ele conheceu sua futura mulher Lélia ainda jovem (ela tinha 17 anos) e estudava Música na época. Com ela foi morar na França onde ela estudava Arquitetura e ele já tinha uma carreira em Economia. 

Foi por lá que Sebastião Salgado começou a se dedicar a fotografia depois Lélia lhe deu sua primeira câmera, ele sabia o que regia o mundo e reage diante da câmera, a aventura do seu olhar externo!

Lélia e Sebastião viveram na França durante 10 anos e meio, os dois filhos nasceram por lá. Juliano o mais velho se acostumou as longas ausências do pai. Ele o imaginava como super-herói quando pequeno, agora trinta anos depois resolveu conhecer melhor o homem que chama de pai, filmando suas aventuras.

Em “Sal da Terra” somos expostos a esse olhar real, cruel e agressivo. Dói a alma ver o sofrimento em cada fração de segundo exposto nas obras de Sebastião Salgado. Seu olhar é incisivo e mostra como somos escravos do desejo de enriquecer.

Para ele, as pessoas são o sal da terra. Fez viagens espetaculares, arriscou a própria vida por momentos incríveis. Sempre teve um prazer imenso em viver nessas comunidades por onde passava.

A força de um retrato é que em uma fração de segundo, você entende aquela pessoa. São momentos intensos!

Sebastião Salgado passou oito anos desenvolvendo o projeto“Américas”, trabalhou junto aos Médicos sem Fronteiras no projeto africano” Sahel, , l’homme en détresse” (Sahel: o homem em agonia), depois veio o projeto “Trabalhadores”que realizou durante seis anos pelo o mundo todo. Já no projeto “Êxodos”, o fotógrafo volta à Africa mostrando o deslocamento da população, os refugiados, os genocídios.

Seu último projeto “Gênesis” foge das questões sociais e da crueldade, nele são retratados: a natureza, os animais, lugares e povos. É mais do que belo, é emocionante adentrar esse mundo! É uma carta de amor ao planeta depois de tudo que viu, diz ele.

Todos os projetos, sem exceção tem a presença constante da mulher na projeção deles. Lélia, é parte constante deles, por excelência.

Sebastião Salgado presenciou fatos importantes, mundialmente. As questões sociais tais como o trabalho, a migração, a infância e a guerra. Ao longo dos anos, nos acostumamos com suas imagens fortes, que sempre nos prenderam o olhar, convencendo-nos a encarar cenas cheias de sofrimento que, muitas vezes, gostaríamos de esquecer.

Dirigido por seu filho Juliano Ribeiro Salgado e Win Wenders, “ O sal da terra” nos transporta para o olhar de um homem sobre o mundo.  Sem Efeitos Especiais, Sebastião Salgado é um ser iluminado por nos trazer para perto, momentos que só vemos jornalisticamente.

ESCOLA LIVRE DE CINEMA DE NOVA IGUAÇU ABRE INSCRIÇÕES PARA "OFICINA RELÂMPAGO"


Aulas de produção audiovisual 
são voltadas para jovens a partir de 17 anos


Estão abertas as inscrições para a Oficina de Produção Audiovisual: noções de linguagem cinematográfica, câmera e montagem da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. O curso é gratuito e tem duração de oito semanas a partir do dia 4 de outubro, sempre aos sábados. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2763-7570 ou pelo e-mail escolalivredecinema@gmail.com. Os interessados devem ter a partir de 17 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Serviço:

Oficina de Produção Audiovisual: noções de linguagem cinematográfica, câmera e montagem

Local: Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu

Endereço: Rua Cândido Lima,13 - Austin - Nova Iguaçu - Rio de Janeiro

Data de início das aulas: 4 de outubro

Duração: Oito semanas

Inscrições gratuitas pelo telefone (21) 2763-7570 ou pelo e-mail escolalivredecinema@gmail.com

FESTIVAL DO RIO 2014 : LUNETA DO TEMPO

Alceu Valença
No Tapete Vermelho do Cinépolis Lagoon
no Rio de Janeiro
por Andrea Cursino.


É sempre bom assistir a um bom filme e a surpresa é maior quando esse filme é de um cineasta estreante. Melhor ainda quando descobrimos uma qualidade a mais nesse cineasta, a humildade. 

Alceu Valença é um músico consagrado com uma carreira repleta de canções marcantes na história da Música Popular Brasileira e resolveu canalizar sua arte em outros horizontes, o Cinema. Com isso, ele resolveu aprender. Aprendeu como escrever um roteiro, como é a linguagem cinematográfica e como transmitir para a tela o que se passava em sua cabeça criativa.   

Ele arriscou, com segurança, mas arriscou e acertou em cheio. Ele escreveu o roteiro, escolheu o elenco, compôs uma bela e empolgante Trilha sonora e atuou como o palhaço do circo. Além disso, ele dirigiu atores consagrados no cinema como Irandhir Santos e Hermila Guedes. Para contracenar com eles, levou seu filho Ceceu Valença que estuda artes cênicas na CAL (Casa de Artes laranjeiras), uma das mais conceituadas escolas de dramaturgia do país. Posso dizer que pai e filho tem talento para atuar. O pai é mais vigoroso em sua atuação, mais expansivo. O filho faz um Argelino sedutor, mas introspectivo.

O figurino, a montagem e a Fotografia estão perfeitas e nos mostraram filme com uma beleza única, poética e com características bem brasileiras.

A beleza das tomadas surpreendeu a cada nova cena. Valorizou a estética das imagens e nos mostrou um cordel elegante.

Esse é um trabalho para aplaudir de pé, ver e rever.






RIO MARKET APRESENTOU HOJE ESTUDO INÉDITO SOBRE O IMPACTO ECONÔMICO DO SETOR AUDIOVISUAL BRASILEIRO


Indústria do audiovisual 
contribui com mais de R$ 19 bilhões por ano
 para a economia brasileira



O RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, apresentou hoje o estudo inédito "Contribuição Econômica do Setor Audiovisual Brasileiro". O debate, formado por Ricardo Castanheira (Motion Picture Association) e Silvia Rabelo (Sicav), fez uma análise completa sobre o setor e apresentou dados atualizados.

O estudo foi desenvolvido pela Tendências Consultoria Integrada para a Motion Picture Association na América Latina (MPA-AL) e o Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual (SICAV), revela que o segmento audiovisual foi responsável por 0,57% do PIB brasileiro em 2009, contribuindo diretamente para a economia com R$19,8 bilhões, e indiretamente com R$ 15 bilhões (em valores de 2013, corrigidos pelo IPCA/IBGE). O documento também aponta que o setor obteve no mesmo ano um faturamento bruto de R$ 42,8 bilhões, também a valores corrigidos.

Ainda segundo o estudo, em 2012, a indústria audiovisual foi responsável pela criação de cerca de 110 mil empregos diretos e de 120 mil indiretos. Com isso, pode-se afirmar que para cada emprego gerado no setor, outros 1,09 são gerados nos demais setores da economia.

No que tange à questão tributária, a arrecadação direta de impostos foi da ordem de R$1,6 bilhão em 2009, equivalente a R$ 2,1 bilhões em 2013, enquanto a arrecadação gerada pelo impacto indireto em outros setores foi de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão, também em valores corrigidos.

Esses números colocam o audiovisual em uma posição comparável à de outros importantes setores de serviços, tais como os de turismo, impressão e esportes. Em 2012, por exemplo, o audiovisual gerou uma massa salarial de aproximadamente R$ 4,2 bilhões, a qual apresentou um crescimento de 37% nos últimos anos (em 2007, esta havia sido R$ 3 bilhões) e que corresponde a 2,6 vezes a massa gerada pelo setor de turismo.

Para Ricardo Castanheira, Diretor-Geral da MPA-AL, entidade presente no Brasil há 70 anos representando os maiores estúdios de cinema do mundo, a grande contribuição do estudo é trazer à tona informações que demonstram a enorme contribuição do audiovisual para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, apontando ainda caminhos para o aperfeiçoamento do quadro legal e regulatório. "Confirma-se assim o gênio criativo dos brasileiros e a oportunidade imensa para esta indústria crescer no país e no estrangeiro, assim como a relevante contribuição social e econômica na criação de empregos qualificados. É importante unir esforços e encontrar as melhores soluções legais e regulatórias que promovam ainda mais o potencial do setor, considerando as inovações tecnológicas em curso", destaca o diretor-geral da entidade.

A presidente do SICAV, Silvia Rabello, acrescenta que o estudo possui grande relevância para o audiovisual brasileiro. "É um levantamento necessário e oportuno porque promove uma análise séria e rigorosa sobre a importância do setor para a economia nacional e aponta importantes caminhos para a respectiva evolução. Dada a relevância cultural, social e econômica do nosso setor, são necessárias mais ações que estimulem o respectivo desenvolvimento sustentável, a modernização e internacionalização".

O estudo também traz dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (POF-IBGE), demonstrando que a família brasileira disponibiliza cerca 5,0% de sua renda para atividades culturais. Nas classes de renda mais elevada, com renda superior a R$ 6.225,00, os gastos culturais no orçamento aumentam, alcançando 6,3%, diante de 3,6% nas famílias com renda inferior a R$ 830,00. Ou seja, o crescimento dos gastos com cultura é proporcionalmente superior ao incremento na renda. Tal constatação revela boas perspectivas de crescimento para o setor no Brasil, que tem experimentado um processo de evolução de renda e ascensão social na última década.

"O estudo oferece uma contribuição consistente e bem fundamentada sobre o direcionamento das políticas de regulação e fomento ao setor, à luz do impacto considerável que o audiovisual provoca em diversos setores da economia", constata o especialista da Tendências Consultoria, Fernando Botelho.

MPA

A Motion Picture Association - América Latina (MPA-AL) está no Brasil desde a década de 40 do século passado e tem entre seus membros: Walt Disney; Paramount; Sony Pictures; Twentieth Century Fox; Universal e Warner Bros. É missão da MPA-AL a promoção e o estímulo à criação e à inovação no setor audiovisual, primando pela valorização e fomento do processo criativo, enquanto vetor que permita com que conteúdos audiovisuais e de entretenimento cheguem com qualidade para todos os públicos.

A MPA-AL além de representar os interesses dos estúdios associados, tem acompanhado os cenários político e econômico no que se refere ao setor audiovisual. A MPA-AL tem por objetivo estimular e consolidar parcerias com os atores do setor audiovisual brasileiro, nos campos público e privado, bem como promover o intercâmbio de expertises e a valorização global do mercado audiovisual. A MPA-AL é parceira e dialoga permanentemente com os agentes do setor.

Tendências Consultoria Integrada 

Fundada em 1996, a Tendências é uma das maiores consultorias econômicas do Brasil. Constitui referência em assuntos econômicos, financeiros e políticos, reunindo renomados consultores experientes nos mais variados campos do conhecimento econômico e político.

As maiores empresas e instituições financeiras do País tomam decisões com base em suas análises e estudos econômicos. É a única consultoria econômica da América Latina no ranking das 20 líderes mundiais em economia da concorrência da Global Competition Review (GCR).

SICAV 

O SICAV representa as empresas do setor audiovisual dos estados do Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins; tendo como missão representar os interesses do setor nos âmbitos federal, estadual e municipal. Cabe ao sindicato o estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica da indústria cinematográfica, da indústria audiovisual, categorias similares e conexas, trabalhando no sentido de agregar novos modelos de negócio, e aperfeiçoar os já existentes, em busca de uma menor dependência do Estado.

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO CHEGA A 11ª EDIÇÃO NO BRASIL E SERÁ EXIBIDO SIMULTANEAMENTE EM 240 CIDADES


Mostra acontece dia 28 de outubro 
e recebeu mais de 100 inscrições 
de curtas de animação de todo o país

No dia 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação, chega a 240 cidades do Brasil o evento que comemora a primeira projeção pública de imagens animadas por Emile Reynaud, em 1892, em Paris.

O evento acontece em 51 países dos 5 continentes. São eles: Estados Unidos, França, Portugal, Canadá, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Egito, Bulgária, Austrália, Africa do Sul, Corea do sul entre outros.

No Brasil a organização é da Sociedade Brasileira de Animação e visa difundir o cinema da animação no País formando plateia e revelando novos talentos.

A Mostra foi criada pela Associação Brasileira de Cinema  de Animação (ASIFA) com o patrocínio da Petrobrás através do Programa Petrobras Cultural. Apesar de ter uma mostra infantil, a mostra é essencialmente uma atração para adultos. A Entrada é gratuita.


 


“O intuito principal do DIA é a formação de público, por isso o evento vai a lugares que muitas vezes nem têm cinema ou mostras de cinema. Este ano, o evento acontece em 240 cidades nas cinco regiões do Brasil”, ressalta um dos idealizadores do DIA, Marcelo Marão.


De mais de 100 inscritos, dez foram selecionados para a Mostra Nacional, outros dez curtas-metragens compõem a Mostra Internacional e nove para a Mostra Infantil

Completando a lista de filmes nacionais e, com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação brasileiro, a coordenação de júri selecionou o filme ‘Frivolitá’ (1930), de Luiz Seel, que abrirá o programa brasileiro. 

“Frivolitá’ conta a história de uma mocinha coquete e modernista que, querendo dormir até mais tarde, tem de enfrentar o despertador, o gramofone e um bando de gatos. Um dos trechos de Frivolitá foi produzido com som óptico.

 Apesar de ter sido produzido há 84 anos, o curta é inédito no DIA. O filme esteve perdido por quase setenta anos e foi restaurado no ano passado. Esta será a primeira exibição pública do curta após sete décadas desaparecido. O filme tem apenas três minutos e foi animado em técnica tradicional 2D, desenhado no papel e finalizado em acetato, filmado com truca, montado na moviola e finalizado em película”, descreve Marão . 


O evento traz ainda, uma Mostra Ambiental no site oficial (www.diadanimacao.com.br), para despertar o interesse pela preservação do meio ambiente. 

“Cada cidade também tem liberdade para oferecer oficinas criativas e fazer suas mostras. É o que acontece, por exemplo, nos caso da Mostra Carioca e Mostra Paulista, de caráter regional”, conta Marão.

O DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando não só curtas-metragens de diferentes locais do Brasil, como também produções que utilizam diferentes técnicas de animação, como massinha de modelar, desenho a mão, stop motion de objetos, computação gráfica 2 e 3D, animação direto na película e animação de areia.



Abaixo a programação para o DIA 2014:
MOSTRA INFANTIL (48 min)

- Dalivincasso - Dir. Marcelo Castro e Marlo Tenório (11’)

- Andar de Trem - Dir. Jon Russo (3’28”)


- Ode a Sujeira - Dir. Guilherme Alvernaz (2’18”)


- Sistema Digestório - Dir. Simon Pedro Brethé (2’08”)


- Polvo Paul - Dir. Thomate (3’29”)


- Erros - Dir. Rodrigo Soldado (9’19”)


- Vida - Dir. Gordeeff (2’59”)


- Ninja - Dir. Marão (3’43”)


- Super Plunf - Dir. Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira Oliveira (8’41”)


SESSÃO OFICIAL - MOSTRA NACIONAL - (58min)


- Frivolitá, de Luis Seel – 1930 (03’00")

- Erros - Dir. Rodrigo Soldado (9'19")


- Lambada com Farinha – Dir. Thomate (4'37")


- Jam – Piscar de Olhos – Dir. Cesar Cabral (2'29")


- Fluxos – Dir. Diego Akel (2'42")


- A Pequena Vendedora de Fósforos – Dir. Kyoko Yamashita (9'12")


- Nightmare on Cork Street – Dir. Lucas Paio (1'00")


- Super Plunf – Dir. Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira Oliveira (8'41")


- O Sapato – Dir. Leandro Angare (3'59")


- Estrela – Dir. David Mussel (1'49")


- Guida – Dir. Rosana Urbes (11'20")


SESSÃO OFICIAL - 
MOSTRA INTERNACIONAL (56 min)


- Villa Antropoff – Dir. Kaspar Jancis e Vladimir Leschiov – Estônia, 2012, 13 min, 2D

- Electric Soul - Dir. Joni Männistö - 5 min – Finlândia e Coréia do Sul, 2013 – Stop Motion


- Fight - Dir. Steven Suboyinick – EUA – 4min - 2D.


- Fly Mill - Dir. Anu-Laura – Estônia, 7 min 30 seg – Stop Motion


- My Name Is Maria - Dir. Elio Quiroga Rodriguez – 04min - Espanha - 2010 – 2D


- I Look & Move - Dir. Irina Neustroeva – 1min 30seg -Rússia, 2012 - Pixilation


- La Funambola – Dir. Roberto Catani – 6 min – Itália, 2002 - 2D


- Niespodzianka – Dir. Tereza Badzian – 10 min30seg – Polônia, Stop Motion - 1965


- Camera Takes Five - Dir. Steven Woloshen – 03min -Canadá, 2002 – Direto na película


- En La Opera – Dir. Juan Pablo Zaramella - Argentina, 1 min 


- Stop Motion de massinha

domingo, 28 de setembro de 2014

FESTIVAL DO RIO - CRÍTICA: MUITO ALÉM DAS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS (BEYOND CLUELESS)

Por Louise Duarte

Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills (Beyond Clueless, 2014) é um documentário  britânico escrito e dirigido por Charlie Lyne e narrado por Fairuza Balk (Jovens Bruxas) mostra um apanhado de filmes das décadas de 90 e 2000 com temática teen focado na vida dos adolescentes durante a época do colegial ou high school. Sejam filmes de comédia, romance, terror ou suspense. Muda o gênero mas não os problemas existenciais dos adolescentes pois logo quando um novo aluno chega a uma escola ele é introduzido a cada grupo de adolescentes como os jogadores, os skatistas, os nerds, as cheerleaders etc. O problema que o novato precisa resolver depois é decidir qual desses grupos ele se encaixa melhor para não ficar "deslocado"dos demais.

Lynee analiza cerca de 200 filmes mostrando o que eles tem em comum entre si e como os adolescentes se comportam nessa fase de sua vida. Vimos desde os sobrenaturais Jovens BruxasPremonição, A Mão Assassina, Carrie - A Estranha entre outros como também EurotripAs Patricinhas de Beverly HillsGarotas MalvadasSegundas IntençõesEu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado10 Coisas Que Eu Odeio Em VocêAmerican PieUm Crime Entre AmigasDe Repente 30 entre outros.



Dividido em 6 capítulos, o documentário mostra todas as fases em que os teens se encontram quando estão na escola. Do momento que pisam nela, fazendo amizades e relacionamentos amorosos e sexuais, passando pelos dramas e problemas até o momento que deixam o local quando se formam da mesma. O filme foi apoiado por mais de 500 pessoas através do kickstarter e faz parte da mostra Midnight Docs do Festival do Rio desse ano.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

LEANDRO HASSUM FARÁ PRONUNCIAMENTO EM CADEIA NACIONAL

            

O filme “O Candidato Honesto” faz ação de lançamento do filme  com horário Eleitoral fictício no intervalo do Jornal Nacional. Essa é a primeira comédia brasileira que satiriza o cenário político do país.


"O Candidato Honesto" tem estreia marcada para 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições. O filme trabalha sua divulgação paralelamente à campanha eleitoral nacional, simulando a campanha do protagonista João Ernesto (Leandro Hassum). Como parte das ações, na segunda-feira, dia 29, entre 20h30 e 21h, o personagem fará um pronunciamento fictício, veiculado em cadeia em todo o país, na TV Globo no intervalo do Jornal Nacional e, simultaneamente, na Rede Telecine e Megapix, Canais Fox, e nos canais GNT, Multishow e Sportv 1, 2 e 3, da Globosat. O spot irá ao ar no mesmo horário em todos os canais, como acontece com a propaganda política eleitoral obrigatória.

O longa-metragem aposta na parceria de sucesso entre o humorista Leandro Hassum, o diretor Roberto Santucci e o roteirista Paulo Cursino que, juntos, foram campeões de bilheteria em 2012 e 2013 com Até que a Sorte Nos Separe 1 e 2. Em 2014, eles se reencontraram para filmar essa divertida história sobre um presidenciável corrupto que, contra sua própria vontade, acorda um dia e só consegue falar a verdade. Com humor escrachado, o longa faz uma sátira aos políticos de hoje e não poupa direita nem esquerda, oposição nem poder.

João Ernesto (Leandro Hassum) é candidato à presidência da República e, no segundo turno das eleições, está em primeiro lugar nas pesquisas. Corrupto e mentiroso, ele vê sua vida virar de cabeça para baixo na reta final da campanha: minutos antes de morrer, sua avó lança uma mandinga e, de uma hora para outra, ele não consegue mais contar nenhuma mentira. "Fui para uma pesquisa sobre políticos mesmo, assisti muitos discursos, e isso me ajudou bastante, nos momentos em que ele quer falar a verdade e não consegue, de briga, de convencimento da população, etc.", conta Hassum.

O elenco - Leandro Hassum, Luiza Vadetaro, Flavia Garrafa, Julia Rabello, Ellen Roche, Victor Leal, Flavio Galvão, Henri Pagnoncelli,  Antônio Pedro, Rafael Infante, Luis Lobianco, Ilva Ninõ, Jovane Nunes, Bruno Buaiz, Nilton Bicudo, entre outros - garante cenas hilárias. Rodado em Brasília, Rio de Janeiro e Búzios (RJ), o filme é uma coprodução da Paramount com distribuição da Downtown Filmes e Paris Filmes.

ESTREIAS DO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2014

Nessa quinta chegam mais quatro filmes nas salas de cinema no Brasil.  São dois filmes dos Estados Unidos e dois da Europa, um da Irlanda e um da França.

Vamos começar Os Estados Unidos tem dois filmes. O suspense "O Protetor"  e a ação "Syn City: A Dama Fatal".


A Europa tem dois filmes.  A comédia romântica da Irlanda "Será Que?", para fechar as estreias, a França tem sua versão do clássico da literatura francesa, o romance "A Bela e a Fera".





O PROTETOR

Sinopse:Ex-agente misterioso, Edward Woodward (Denzel Washington) trabalha para ajudar pessoas motivado pelas injustiças sociais do lugar em que vive. Capaz de fazer tudo para proteger inocentes, ele na verdade quer esquecer seu passado conturbado.

Crítica por Alê Shcolnik: Robert McCall, é um homem honesto, trabalhador de uma loja de materiais de construçãoque vive em Boston tranquilamente. Teri é uma jovem prostituta que trabalha na vizinhança, que  após se agredida violentamente liberta um homem adormecido dentro dele, assim McCall se torna um justiceiro pelas ruas da cidade onde, obviamente, os russos são os inimigos.

“Os dois dias mais importantes da sua vida são: O dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê” , a famosa frase de Mark Twain abre o filme com o propósito de levar o espectador direto ao ponto.Sem rodeios, “O Protetor” apresenta logo seu enredo e seus personagens. As cenas de ação são violentas, mas necessárias, além de serem muito bem coreografadas.

Enquanto Denzel arrasa em cena, a jovem Chloë Grace Moretz mostra uma nova faceta, agradando também.

O filme  traz o Denzel de “Chamas da vingança”  e “Dia de Treinamento” (filme também dirigido por  Antoine Fuqua) de volta as telas agradando o espectador. Seja pelas atuações ou pelo roteiro e a direção que tem referências de “O Justiceiro” e “Um dia de fúria”, o filme que é violento por natureza agrada quem curte o gênero. 

Se você curte, sangue, porrada e tiro, não pode perder!

Ficha Técnica

Título Original: The Equalizer

Título no Brasil: O Protetor


Gênero: Drama

Direção: Antoine Fuqua

Roteiro: Richard Wenk

Origem da História: Baseado na série de TV homônima da CBS, dos anos 80

Elenco: Denzel Washington,Chloë Grace Moretz, Melissa Leo, Bill Pulman, David Harbour,David Meunier,John Joseph Lindsey,  Alex Veadov, Alex Ziwak, Haley Bennett, J Parker Kent, James Wilcox, Jessica Kent, Marshall Berenson,
Patrick Bowles,Debra Garrett,  Elaine Victoria Grey, Meredith Prunty, Mike O'Dea,  Frankie Imbergamo, Sanidopoulos Mousis, Billy 'V' Vigeant, Allen Maldonado, Anastasia Bob Dio, Chanty Sok, Christopher S. Porter, D.  Dan Bilzerian,   George J. Vezina, Guy Cooper, Johnny Messner, Lance Norris, Mackenzie Hawe, Mark Stefanich,  Marton Csokas, Owen Burke, Robert Masiello, Robert Wahlberg, Tait Fletcher, Tiffany Crosby, Vladimir Kulich, William Xifaras

Produção: Alex Siskin, Denzel Washington, Jason Blumenthal, Mace Neufeld, Michael Sloan, Richard Wenk, Steve Tisch, Todd Black, Tony Eldridge

Fotografia: Mauro Fiore

Montador: John Refoua

Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams

Duração: 131 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Columbia Pictures / Escape Artists / Lionsgate Films / Lonetree Entertainment / Mace Neufeld Productions

Classificação: 16 anos

Trailer



SYN CITY: A DAMA FATAL


Sinopse: Dwight McCarty (Josh Brolin), com a ajuda de Marv (Mickey Rourke), tenta resgatar uma mulher das mãos de um sádico marido. Mas Dwight começa a suspeitar que as coisas não são exatamente com o que parecem ser.

Crítica: Robert Rodriguez e Frank Miller combinaram seus talentos e criaram um filme com uma estética perfeita que honra a ideia original criada por Miller.

Um elenco excepcional que compõe personagens extravagantes e violentos bem delineados, típicos do universo de Frank Miller. Josh Brolin está ótimo e está muito bem com sua parceira de cena Eva Green que está perfeita como a Dama Fatal. Jessica Alba não convence e quem marca presença e Rosario Dawson. Mickey Rouke está bem e irreconhecível numa ótima maquiagem para compor Marv. Joseph_Gordon Levitt está bem, mas sua história não é bem aproveitada.

A técnica do filme é impecável da fotografia com estética dos quadrinhos de Frank Miller, a maquiagem e efeitos. A Montagem fecha com chave e ouro.

Uma pena que a história não é o melhor do filme, mas vale para quem gosta de entretenimento violento.


Ficha Técnica

Título Original: Syn City: the Dame To The Kill For



Título no Brasil: Syn City: A Dama Fatal

Direção:  Robert Rodriguez Frank Miller. 

Roteiro: Frank Miller, Robert Rodriguez e William Monahan

Origem da História: Baseado na graphic novel de Frank Miller

Elenco: Josh Brolin, Eva Green, Jessica Alba, Bruce Willis, Rosario Dawson, Mickey Rourke, Joseph-Gordon Levitt, Power Broote, Christopher Meloni, Dennis Haysbert, Ray Liotta, Jeremy Piven, Jaime King, Juno Temple,  Jamie Chung, Lady Gaga, Alexa Vega, Patricia Vone, Bart Fletcher e Billy Blair.

Produção: Aaron Kaufman, Robert Rodriguez, Sergei Bespalov, Stephen L'Heureux

Fotografia: Robert Rodriguez.

Trilha Sonora: Robert Rodriguez.

Gênero: Ação.

Duração: 102 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estúdio: Aldamisa Entertainment / AR Films U.S / Miramax Films / Quick Draw Productions / Solipsist Film / Troublemaker Studios

Classificação: 18 anos


Trailer


SERÁ QUE?

Sinopse: Wallace e Chantry são amigos muito próximos, mas a relação entre os dois começa a entrar em dificuldades quando eles começam a se apaixonar um pelo outro.



Crítica:  Será Que?  É uma encantadora comédia romântica que mostra a relação entre os dois personagens. Vale lembrar que Wallace gostou de Chantry instanteamente, mas como ela tem namorado, ele preferiu conservar a amizade dela.

Daniel Radclif está ótimo e o ator tem um bom entrosamento com a atriz Zoe Kazan que também está bem. O elenco todo funciona bem. 

As animações que entremeiam as cenas foram alternativas interessantes para ilustrar a cabeça de Chantry dentro do seu universo de desenhista para cinema. 

O roteiro é bom, mas não tem nada de extraordinário, e nem precisa. Não é isso que importa para esse filme. Basta ser simples e objetivo. Esse filme fala de relações humanas, principalmente sobre relações entre homens e mulheres. Então aproveite e divirta-se.


Ficha Técnica

Título Original: What if

Título no Brasil: Será Que?

Direção: Michael Dowse

Roteiro: Elan Mastai

Elenco: Daniel Radcliffe, Zoe Kazan, Adam Driver, Megan Park,Rafe Spall, Adam Fergus, Mackenzie Davis,Jemima Rooper, Jonathan Cherry, Jordan Hayes,   Oona Chaplin, Vanessa Matsui e Tommie Amber Pirier.


Produção: André Rouleau

Gênero: Comédia Romântica

Duração: 102 min.

Ano: 2013

País: Canadá / Irlanda

Cor: Colorido

Distribuidora: Diamond Films

Estúdio: Caramel Films / No Trace Camping

Classificação: 14 anos

Trailer


A BELA E A FERA


Sinopse: Um romance entre a filha de um comerciante e o misterioso animal para quem seu pai tornou-se endividado


Crítica:  A Bela e a Fera é um dos clássicos mais populares da literatura francesa. Nessa versão para o cinema francês, a história está bem diferente da original e tem como atrativo o visual deslumbrante dos cenários e figurinos dos personagens. 

É incontestável a qualidade técnica desse filme. Na nova onda de filmes em cima de contos de fadas, esse conto teve sua história modificada nos oferecendo uma nova versão da história. Os mais conservadores podem reclamar da mudança, mas também podem se divertir com uma nova opção de história. 

Lea Seydaux e Vincent Cassel funcionaram bem.

O filme também pontos negativos que que o público vai escolher o que vai pesar mais como entretenimento. Apesar de ter um figurino deslumbrante, ele é inadequado historicamente falando, é vitoriano inglês e nessa época os ingleses e franceses eram inimigos. Eles jamais usariam a roupa do outro. Mas vamos relevar o dado histórico e o filme vale como entretenimento, mas desaconselho o filme para menores de 12 anos, já que ele eles têm em sua mente outra história e pode haver uma resistência deles com o filme. Mas para quem não se importar com isso, vai se divertir com o visual do filme.




Ficha Técnica


Direção: Christophe Gans

Roteiro: Christophe Gans

Elenco: Léa Seydoux, Vincent Cassel, André Dussollier, Audrey Lamy, Eduardo Noriega, Gotthard Lange,  Richard Sammel, Audrey Lamy, Sara Giraudeau, Jonathan Demurger, Nicolas Gob, Louca Meliava e Elizabeth Bogdan.

Produção: Richard Grandpierre

Fotografia: Christophe Beaucarne

Montador: Sébastien Prangère

Trilha Sonora: Pierre Adenot

Gênero: Romance

Duração: 114 min.

Ano: 2014

País: França

Cor: Colorido

Distribuidora: Califórnia Filmes

Estúdio: Eskwad / Pathé / TF1 Films Production

Classificação: 12 anos
Trailer