JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ESTREIAS DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014


Nessa quinta-feira tem mais cinco filmes chegando nas salas de cinema no Brasil. São dois filmes do Brasil, um dos Estados Unidos, um do Reino Unido, uma co-produção entre França e Bélgica e um da Austrália.

Vamos começar o filme nacional. 

O Brasil tem o drama "A Noite da Virada" e "O Segredo dos Diamantes".

Os Estados Unidos tem o suspense "O Abutre"

O Reino Unido tem o suspense "As Duas Faces de Janeiro".

Fechando as estreias da semana, a Austrália manda o drama "Uma Longa Viagem".  






A NOITE DA VIRADA


Sinopse:Durante a festa de Ano Novo na casa de Ana (Julia Rabello) e Duda (Paulo Tiefenthaler), o banheiro é o foco de todas as fofocas e polêmicas. Lá, Duda confessa à esposa que vai deixá-la pela vizinha Rosa (Luana Piovani), casada com Mário (Marcos Palmeira) e que leva a união de maneira bem monótona. É no banheiro também que Alê (Luana Martau) conta a Ana suas aventuras com o namorado (João Vicente de Castro) e onde um convidado traficante (Taumaturgo Ferreira) faz os seus negócios. Na noite da virada do ano, tudo pode 

Crítica: Em Breve.





Ficha Técnica


Título Original: A Noite da Virada


Título no Brasil: A Noite da Virada


Gênero: Comédia

Direção: Fábio Mendonça

Roteiro: Cláudia Jouvin, Nina Crintzs, Pedro Vicente


Origem da História: Baseado na obra de Pedro Vicente

Elenco: Luana Piovani, Marcos Palmeira,Paulo Tiefenthaler, Júlia Rabello, Anselmo Vasconcelos, João Vicente de Castro, Luana Martau, Martha Nowill,  Rodrigo Sant'Anna, Tatá Werneck, Taumaturgo Ferreira e Tony Tornado.

Produção: Andréa Barata Ribeiro

Fotografia: Marcelo Trotta

Montador: Deo Teixeira

Trilha Sonora: Beto Villares

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Estreia: 18/12/2014 (Brasil)

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: O2 Filmes




Trailer





O SEGREDO DOS DIAMANTES


Sinopse:Ângelo, garoto de 14 anos, busca um tesouro de diamantes para salvar a vida do pai, que precisa ser transferido de um hospital no interior para sobreviver aos ferimentos de um acidente. Com a ajuda de seus amigos, o menino deve decifrar um enigma do século 18 e enfrentar uma série de desafios em busca do tesouro supostamente escondido por um padre.


Crítica: Em Breve.






Ficha Técnica

Título Original: O Segredo dos Diamantes


Título no Brasil: O segredo dos Diamantes


Direção: Helvecio Ratton

Roteiro: L.G. Bayão

Elenco: Alberto Gouvea, Dira Paes, Glicério Rosário Dias, Manoelita Lustosa, Matheus Abreu, Rachel Pimentel, Renato Parara, Rodolfo Vaz, Rui Rezende

Produção: Simone Matos

Fotografia: Lauro Escorel

Montador: Mair Tavares

Trilha Sonora: André Baptista

Gênero: Aventura

Duração: 86 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Preto e Branco

Estúdio: Quimera Filmes

Classificação: 10 anos





Trailer






O ABUTRE


Sinopse: Quando Lou Bloom, um homem ambicioso desesperado por trabalho, entra para o jornalismo de crime na cidade de Los Angeles, ele ultrapassa a linha entre observador e participante para se tornar a estrela de sua própria reportagem.

Crítica por Alê Shcolnik: Lou Bloom é um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelancers à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, seu lado sádico entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings (as minhocas que só saem da terra à noite), o que o levará a ultrapassar a linha entre o observador e o crime.

“O Abutre”  tira completamente o espectador da  zona de conforto, é um filme com um enfoque muito interessante, que nos presenteia com direção e  roteiro competentes, além da brilhante atuação de Jake Gyllenhaal (em um papel profundamente trabalhado).

Acima de tudo, esse filme é uma grande crítica, a cultura televisiva americana. Ele mostra como as coisas são conduzidas por trás das câmeras.

Uma obra-prima pulsante muito bem conduzida por Dan Gilroy e Jake Gyllenhaal.







Ficha Técnica

Título Original: Nigthcraweler

Título no Brasil: O Abutre

Gênero: Drama

Direção: Dan Gilroy

Roteiro: Dan Gilroy

Elenco: Jake Gyllenhaal, Jennifer Fox, Bill Paxton,Kevin Dunigan, Alex Ortiz,  Bill Seward, Carolyn Gilroy, Eric Lange, Holly Hannula,  James Huang, Jonny Coyne, Kent Shocknek, Kevin Rahm, Leah Fredkin, Marco Rodríguez, Michael Papajohn, Nick Chacon, Pat Harvey, Rick Chambers, Rick Garcia, Sharon Tay.


Produção: David Lancaster, Michel Litvak, Tony Gilroy

Fotografia: Robert Elswit

Montador: John Gilroy

Trilha Sonora: James Newton Howard

Duração: 117 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Diamond Filmes

Estúdio: Bold Films





Trailer




AS DUAS FACES DE JANEIRO


Sinopse: Chester (Vigo Morte,sen) e Colette (Kyrsten Dunst) decide fazer uma viagem de barco à Grécia. No local, eles conhecem Rydal (Oscar Isaac), um guia decide ajudá-los no passeio. O que o casal não sabe é que Rydal é conhecido por aplicar golpes nos turistas. No entanto, Chester e Colette também têm os seus segredos e, certa noite, quando o guia decide visitá-los em seu quarto de hotel, descobre o cadáver de um homem. Sem saber como sair da situação, Rydal ajuda a remover o corpo. Logo, o trio acaba envolvido em um crime do qual não pode mais fugir

Crítica: A princípio o filme tem um ótimo time de profissionais e uma ideia bastante interessante. Baseado em um livro, como tem sido a maioria dos filmes nos últimos anos, esse suspense reúne três personagens e uma trama que vai se desenrolando e descortinando quem é quem nesse embrólio. 

O diretor e roteirista do filme tem em seu currículo filmes como Drive, Branca de neve e o Caçador e 47 ronins. O iraniano Houssein Amini em sua estreia como diretor consegue um filme elegante com um belo visual, uma boa direção de arte em relação ao cenários e locações, já a caracterização do elenco deixa a desejar. O trio de atores que levam a história a frente, tem Viggo Mortensen, Kristen Dust e Oscar Isaacs. Os três tem ótimos filmes em seus currículos, mas aqui os dois atores estão bem, mas Kristen Dust não consegue a força e o carisma necessário para a bela Collete.


Faltou movimentação de câmera que alimentasse o clima do gênero e um pouco mais de ritmo para prender a atenção e a respiração de quem assiste os 96 minutos desse longa. A trilha sonora é importantíssima para esse tipo de filme, não consegue ajudar no clima. 


Esse suspense pode até agradar quem não for muito exigente, mas peca em elementos fundamentais para quem é fã do gênero.  






Ficha Técnica

Título Original: The two faces of January


Título no Brasil: As Duas faces de Janeiro


Direção: Hossein Amini

Roteiro: Hossein Amini

Origem da História: Baseado no livro de Patricia Highsmith

Elenco: Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Oscar Isaac, Kosta Kortidis, Daisy Bevan, David Warshofsky, Mehmet Esen, Nikos Mavrakis, Angelis Nannos, Brian Niblett,  Evgenia Dimitropoulou, Ioannis Vordos, James Sobol Kelly, Karayianni Margaux,    Okan Avci, Omiros Poulakis,  Ozan Tas, Özcan Özdemir, Pablo Verdejo, Peter Mair, Prometheus Aleifer, Socrates Alafouzos, Yigit Özsener

Produção: Eric Fellner, Tim Bevan

Fotografia: Marcel Zyskind

Montador: Jon Harris (II), Nicolas Chaudeurge

Trilha Sonora: Alberto Iglesias

Gênero: Suspense

Duração: 96 min.

Ano: 2014

País: Reino Unido

Cor: Colorido

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: StudioCanal / Timnick Films / Working Title Films

Classificação: 12 anos







Trailer












UMA LONGA VIAGEM



Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Eric Lomax (Colin Firth) é um oficial britânico que é capturado pelos japoneses em Singapura e enviado para um campo de prisioneiros, onde ele é forçado a trabalhar na Ferrovia da Birmânia. Durante seu tempo no acampamento, Lomax é torturado pelo Kempeitai principalmente para a construção de uma rádio.


Anos mais tarde, e ainda sofrendo o trauma psicológico de suas experiências de guerra, Lomax, com a ajuda de sua esposa, Patti, e melhor amigo Finlay (Skarsgård), decide encontrar e enfrentar um de seus captores. Lomax retorna à cena de sua tortura e consegue rastrear seu captor, diretor japonês Takashi Nagase (Sanada), a partir do campo de prisioneiros, "em uma tentativa de abrir mão de uma vida de amargura e ódio".


Crítica: O filme de Jonathan Teplitzky fala de uma história real sobre os traumas que a 2ªGuerra  deixou em alguns soldados.  O roteiro adaptado da obra literária autobiográfica de Eric Lomax é bem escrito pelas mãos de Frank Cotrell Boyce e Andy Peterson. O elenco é ótimo, composto pelo quarteto Collin Firth, Nicole Kidman, Stellan Skarsgard e Hiriyuki Sanada. O elenco jovem que divide os personagens com o trio masculino, faz um trabalho muito coeso. Jeremy Irvine divide com Collin Firth o protagonista Eric Lomax. Enquanto Irvine vive o drama do jovem Lomax capturado e torturado, Collin Firth vive o personagem mais velho e cheio de traumas. Seus companheiros de confinamento no campo de prisioneiros mantém um voto de silencio entre eles. O melhor amigo de Lomax é Finlay que jovem é vivido por Sam Reid e anos depois vai para a talentosa interpretação de Stellan Skarsgard. Nicole Kidman é Patti a esposa de Eric e a motivação do marido querer se livrar dos traumas sofrido durante a guerra.

O soldado japonês Takeshi Nagase é vivido por Tanroh Ishida quando jovem e Hiroyuki Sanada mais velho. Ishida está muito bem, mas Sanada brilhou nas cenas com Collin Firth.

Tecnicamente o filme é ótimo. Tem uma bonita fotografia, uma direção de arte impecável, uma boa trilha sonora e boas tomadas. O que mais se destaca é a montagem.Quem assiste fica bem orientado em relação as cenas de presente e passado.

Essa é uma história real sobre lutas, dramas, traumas, culpas arrependimentos, redenção, perdão, amor, amizade e lealdade. Nas telas ganha a força da dramaticidade em uma história sensível e ao mesmo tempo forte. Uma história sobre seres humanos ao longo do tempo. 





Ficha Técnica

Título Original: The Railway Man


Título no Brasil: Uma Longa Viagem

Roteiro: Frank Cottrell BoyceAndy Paterson









Diretor: Jonathan Teplitzky

Elenco: Nicole Kidman, Collin Firth, Stellan Skarsgard, Jeremy Irwine, Hiroyuki Sanada, Sam Read, Tom Hobbs e Ewen Leslie. 

Edição: Martin Cornnor

Gênero: Drama / Biografia / Guerra

País: Austrália e Grã Bretania.

Cor: Colorido

Distribuição: California Filmes

Duração: 116 minutos

Classificação Etária: 14





Trailer





Dicas para o Painel do Cinema

Rádio Roquette Pinto


  • Curso de Crítica de Cinema na FACHA com Andrea Cursino
http://cinemaparasempreporandreacursino.blogspot.com.br/2014/12/estao-abertas-as-inscricoes-para-o.html



  • Ancine anuncia os contemplados do Programa Brasil de Todas as Telas Quase 20 milhões para cinema de autor.
http://cinemaparasempreporandreacursino.blogspot.com.br/2014/12/programa-brasil-de-todas-as-telas.html


  • Os Favoritos dos Clássicos Cinemark


  • Cine Joia Tem Juan e a Bailarina


  • Mostra de Jorge Furtado no Caixa Cultural

http://cinemaparasempreporandreacursino.blogspot.com.br/2014/12/caixa-cultural-rio-de-janeiro-exibe.html



  • Sessão Crítico.VC




Nenhum comentário:

Postar um comentário