JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

ESTREIAS DE 13 DE NOVEMBRO DE 2014




Nessa quinta-feira chegam mais cinco filmes chegando nas salas de cinemas no Brasil. São dois do Brasil, dois dos Estados Unidos, e um da França.

Brasil tem  dois dramas,  "Trinta" e  "Ventos de Agosto".

Os Estados Unidos tem  a comédia "Debi &Loide 2" e "Identicos". 

A França fecha as estreias com o  drama biográfico  " Saint Laurent" 




TRINTA

Sinopse: A história de como João Jorge Trinta se tornou Joãosinho Trinta, o carnavalesco mais importante do século XX.


Crítica:  Paulo Machline homenageou Joãosinho Trinta de forma poética. O diretor e roteirista optou por contar a história de como o jovem maranhense João Jorge Trinta, um aspirante a bailarino  se tornou um dos maiores carnavalesco do Brasil.

O elenco é um grande acerto do filme. Para começar  Matheus Nachtergale faz um belíssimo trabalho em dar vida ao pequeno grande homem que foi joãosinho.  O carisma e a força se completam com a inteligência apurada e uma criatividade pulsante. 

Por mais que tivesse obstáculos em seu caminho ele não se intimidava e seguia em frente provando que era sempre mais do que os olhos poderiam ver. 

Matheus Nachtergale contracena com Paulo Tiefenthaler que faz outro mestre do carnaval, Fernando Pamplona. A esposa de Pamplona, Zeni, a melhor amiga de João ganha vida com Paola Oliveira. A musa do Salgueiro  Isabel,  representa as musas da vida de Joãosinho Trinta é interpretada por Mariana Nunes. Ernani Moraes interpreta Germano, o Presidente do Salgueiro, quem acreditou que Joãozinho Trinta tinha capacidade de ser o carnavalesco para levar o Salgueiro para avenida, mesmo à contra gosto de alguns. Fabrício Boliveira dá vida ao Calça Larga que foi um importante integrante do Salgueiro.   E Milhem Cortaz faz o invejoso Tião.

A narrativa escolhida foi interessante e Paulo Machline conta essa parte da vida de Joãozinho como se fosse um enredo de escola de Samba desfilando na avenida. A simplicidade e a sofisticação que faziam parte da personalidade do carnavalesco também estão impressas na forma de colocar essa história na tela.

Vale destacar que o objetivo do filme não é contar a vida de Joãosinho Trinta, e sim como  nasceu o mito, o grande artista do carnaval,  já que,  ele sonhava com o aplausos eruditos dos Ballets e foi aplaudido de pé pelo maior palco a céu aberto do mundo, a Passarela do Samba.

Trinta é um filme bonito, poético e uma homenagem eternizada para um dos ícones do carnaval carioca.



Ficha Técnica

Título Original: Trinta

Título no Brasil: Trinta

Gênero: Drama

Direção: Paulo Machline

Roteiro: Cláudio Galperin, Felipe Sholl, Maurício Zacharias e Paulo Machline

Elenco: Matheus Nachtergaele, Paulo Tiefenthaler, Paolla Oliveira,Mariana Nunes, Milhem Cortaz, Fabrício Boliveira,
Augusto Madeira, Ernani Moraes,  Léa Garcia, Marco Ricca,   Tato Gabus, Mariàh da Penha, Marcelo Mello e Izak Dahora.

Produção: Joana Mariani, Matias Mariani e Paulo Machline.

Fotografia: Lito Mendes da Rocha e Oswaldo Santana.

Montador: Fernando Honesko

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Fox Film

Estúdio: PRIMO Filmes

Trailer





VENTOS DE AGOSTO

Sinopse: Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator e, mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Durante o mês de Agosto, com a chegada das tempestades e da maré alta, um estranho pesquisador chega na Vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar. 


Crítica Por Carmem Lucia Sant'Anna Cortez: Nordeste, interior de Alagoas. Uma menina e um rapaz. Uma povoado sem luz, sem perspectivas, sem historias específicas e /ou especiais pra contar,,, a vida passa ao sabor dos ventos...dos ventos que trazem alguns turistas, muito provavelmente de quando em vez - e com eles a cultura de alguma coisa que não cabe ou não caberia neste lugar: tatuagem, musica punk, coca-cola – um pesquisador que quer escutar esses ventos, e que não cabe ou não caberia tambem neste contexto.


A menina e o lugar tambem não cabem um no outro – ou não caberiam. O menino e a menina que vivem um relacionamento por forças circunstanciais, pescam, colhem …  e namoram.

A vida vai passando, se desenrolando nesse interior do interior do Brasil, de aparentes não realces, tons esmaecidos, morte e vida não são tão antagonistas assim como a gente conhece ou está acostumado a sentir, tanto faz se chove, se faz sol, se é dia ou noite. É talvez como Deus quiser.
Há um aparente desanimo, mas a camera denuncia uma certa tensão. Uma tensão que não se revela totalmente e se dispersa, quando a morte se materializa atraves de um cranio ou corpo decomposto achado ao acaso, despertando assim outras sensações como a curiosidade ou sentimentos mais nobres como a comiseração.

O contraste existente no filme, reforça a ideia de um Nordeste que esquece de si e foi esquecido, onde o Estado, por exemplo, embora acessivel a um toque da telefonia celular (pasmem, há sinal ainda que remoto de telefonia movel), preguiçosamente se abstem de seus deveres. Esse contraste também serve para delinear o turbilhão de sentimentos amainados, guardados no recondito dos seus personagens principais.

Não há luz, mas há coca cola. A polícia não chega lá, mas o punk chegou!

Esse filme não caberia na quarta curva depois do rio, quebrando à esquerda, onde essa comunidade está sendo localmente narrada, porque ele é grande: grande em cada enquadramento, em cada narrativa visual, na sua grandiosidade de contar uma história aparentemente sem historias.



Ficha Técnica

Título Original: Ventos de Agosto

Título no Brasil: Ventos de Agosto


Direção: Gabriel Mascaro

Roteiro: Gabriel Mascaro e Rachel Ellis.

Elenco:  Dandara de Morais, Geová Manoel dos Santos, Gabriel Mascaro, Antônio José dos Santos e Rachel Ellis.

Produção: Rachel Ellis

Fotografia: Gabriel Mascaro

Montador: Ricardo Pretti

Gênero: Drama

Duração: 77 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido
Estreia: 13/11/2014 (Brasil)

Trailer




DEBI &LOIDE 2

Sinopse: Mais nova aventura dos inseparáveis Lloyd Christmas (Jim Carrey) e Harry Dunne (Jeff Daniels). Desta vez, Harry descobre que teve uma filha ilegítima, que hoje precisa dele para um transplante de rim. Ele leva o amigo Lloyd para conhecer a garota, e os dois percebem que não têm a responsabilidade necessária para serem pais.



Crítica: Vinte anos depois Jim Carrey e Jeff Daniels se reencontram para repetir os personagens que fizeram sucesso, a dupla Harry e Loide.

Algumas referências do filme anterior estavam presentes na nessa continuação. Uma pena que as piadas ficaram grosseiras demais e perderam a mão. Esse longa não chega perto da qualidade cômica do primeiro. Nem tão pouco a trilha sonora que não tão boa quanto a do primeiro filme.

O roteiro é fraco e falta estrutura na história. A fotografia segue o mesmo padrão do primeiro filme. 

Só vai valer para os fãs mais ardorosos da dupla. Um aviso: tem cena extra após os créditos. 


Ficha Técnica

Título Original: Dumb & Dumber 2

Título no Brasil: Debi & Loide 2



Direção: Bobby Farrelly, Peter Farrelly

Roteiro: Bennett Yellin, Bobby Farrelly, John Morris, Mike Cerrone, Peter Farrelly, Sean Anders

Elenco: Jeff Daniels, Jim CarreyRob Riggle,Laurie Holden,
Rachel Melvin,  Taylor St. Clair, Kathleen Turner, Bill Murray,Allison de Figueiredo Freitas, Angela Kerecz, Brady Bluhm, Cam Neely, Carly Craig, Dalton E. Gray, Erika Bierman, Erin Allin O'Reilly,   Lauren Henneberg,  Matthew Cardarople, Paul Blackthorne e Jennifer Lawrence.

Produção: Bobby Farrelly, Bradley Thomas, Charles B. Wessler, Joey McFarland, Peter Farrelly, Riza Aziz

Fotografia: Matthew F. Leonetti

Montador: Steven Rasch

Trilha Sonora: Empire of the Sun

Duração: 110 min.

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido


Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: New Line Cinema / Red Granite Pictures / Universal Pictures

Trailer

Trailer Dublado








IDÊNTICOS

Sinopse: Dois irmãos gêmeos são separados no nascimento: um deles se torna um grande astro do rock e o outro tenta equilibrar o amor pela música com a necessidade de agradar seu pai.



Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica


Direção: Dustin Marcellino

Roteiro: Howard Klausner
Elenco: Ray Liotta, Ashley Judd,  Joe Pantoliano, Seth Green, Blake Rayne, Erin Cottrell, Brian Geraghty, Amanda Crew, Waylon Payne, Danny Woodburn, Chris Mulkey,Noah Urrea,  Gary Beaty,Caylin Cervetti,   Brad Jones,     Howard Klausner, Joanne B. Goldstein,  Ken Dodge e Michael Johnson.

Produção: Clio Tegel, Coke Sams, Dustin Marcellino, Howard Klausner e Joe McDougall.

Fotografia: Karl Walter Lindenlaub.

Montador: Rick Shaine.

Trilha Sonora: Christopher Carmichael, Jerry Marcellino e Yochanan Marcellino.

Gênero: Drama.

Duração: 107 min.

Ano: 2014.

País: Estados Unidos.

Cor: Colorido.

Distribuidora: Diamond Filmes.


Estúdio: City of Peace Films / Identical Production Company.

Classificação: 10 anos.

Trailer









SAINT LAURENT



Sinopse: Biografia com o auge da carreira do estilista Yves Saint Laurent, de 1967 a 1976.



Crítica: Bertrand Bonello resolveu conta a história de um dos maiores ícones da moda Yves Saint Laurent e realizou um filme com qualidade técnica, mas sem ritmo. Yves Saint Laurent ganhou vida nas telas através dos atores Gaspard Ulliel quando jovem e Helmut Berger já no fim da vida.

Que o elenco é bom, isso não se discute. Os atores cumprem com a missão de dar vida nas telas a pessoas reais. E encaram algumas cenas com coragem. A fotografia e a direção de arte são os pontos fortes do filme.

O grande problema do filme é mesmo o diretor Bertrand Bonello que não soube dar ritmo aos 150 minutos de filme. Em alguns momentos o ritmo cai tanto que se torna monótono e nos dá a sensação de ter muito mais do que 150 minutos.



Ficha Técnica


Título Original: Saint Laurent

Título no Brasil: Saint Laurent


Direção: Bertrand Bonello

Roteiro: Bertrand Bonello e Thomas Bidegain.

Elenco: Gaspard Ulliel, Helmut Berger, Jérémie Renier, Léa Seydoux, Valeria Bruni Tedeschi, Valérie Donzelli, Brady Corbet, Louis Garrel, Micha Lescot,  Amira Casar, Aymeline Valade, Dominique Sanda,  Jasmine Trinca e Vittoria Scognamiglio.

Produção: Eric Altmayer, Nicolas Altmayer.

Montador: Fabrice Rouaud.

Trilha Sonora: Josée Deshaies.

Duração: 150 min.

Ano: 2014.

País: Bélgica / França

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: Scope Pictures

Classificação: 14 anos

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário