JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ESTREIA DO DIA 7 DE AGOSTO DE 2014

Nessa quinta feira chegam mais quatro filmes nas salas de cinema no Brasil. 

Vamos começar com o cinema nacional, o documentário de Jorge Furtado "O Mercado de Notícias" e a comédia com Leandro Hassum "Vestida Para Casar".

A Co-produção entre Austrália e Estados Unidos chega o drama "The Rover - A Caçada"

Para fechar as estreias o romance mexicano "Paraíso".



O MERCADO DE NOTÍCIAS



Sinopse: O filme traz os depoimentos de treze importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática de sua profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias, o futuro do jornalismo, e também sobre casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque. O surgimento do jornalismo, no século 17, é apresentado pelo humor da peça O Mercado de Notícias, escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson em 1625. Trechos da comédia de Jonson, montada e encenada para a produção do filme, revelam sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos.


Crítica por André Rossi: Se há produções que o cinema brasileiro costuma fazer com maestria, são os documentários. E Jorge Furtado acerta em cheio no formato de “O Mercado de Notícias”, ao combinar entrevistas com trechos de dramaturgia teatral.

Filmado entre 2012 e 2013, esse longa-metragem ganhas as telonas em 07 de Agosto de 2014 e fala sobre o papel da mídia, na democracia. Como ela pode servir de juiz, júri e executora, em um mundo onde o tradicional jornal feito de papel está fadado à extinção e onde qualquer pessoa inserida na sociedade contemporânea pode exercer a função de repórter, graças ao advento da Internet.

Furtado expõe temas e enganos polêmicos da imprensa nacional, mostrando o inquestionável poder de manipulação que ela pode exercer sobre a opinião pública, quando cita dentre outros exemplos, a farsa do quadro, “A Mulher em Branco”, de Picasso, cuja reprodução foi colocada na parede de uma repartição pública do INSS em Brasília, sendo exaltada pela Folha de São Paulo, no ano de 2004, como obra genuína... enquanto a verdadeira pertence ao acervo do Museu Metropolitan, em Nova York.

A fórmula de linguagem do filme é provocativa e nada maçante.  É eficiente no sentido de prender a atenção do expectador ao combinar entrevistas com  13 renomados jornalistas ligados à cobertura política do país, com trechos da peça teatral homônima “O Mercado de Notícias” (The Staple of News) . Interessante citar, que a original foi escrita pelo Inglês Ben Jonson, em 1625, quando a imprensa dava seus primeiros passos e ainda assim, trazia as mesmas discussões que continuam atualíssimas em pleno século XXI.



Ficha Técnica

Título Original: O Mercado de Notícias

Título no Brasil: O Mercado de Notícias


Direção: Jorge Furtado

Roteiro: Jorge Furtado

Produção: Nora Goulart

Fotografia: Alex Sernambi, Jacob Sarmento Solitrenick

Montador: Giba Assis Brasil

Trilha Sonora: Leo Henkin

Gênero: Documentário

Duração: 94 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido



Trailer





VESTIDO PARA CASAR



Sinopse:No dia de seu casamento, Fernando se envolve em uma confusão: ele rasga o vestido de alta costura de uma mulher. O problema é que a mulher está com o amante e precisa voltar para casa com o vestido.


Crítica por Juliana Meneses: No dia de seu casamento com Nara (Fernanda Rodrigues), Fernando (Leandro Hassum) rasga acidentalmente o vestido de marca de uma ex-BBB que encontrava-se as escondidas com seu amante e precisa voltar impecável para casa ou terá que enfrentar a fúria de seu marido senador. Ao tentar consertar as coisas  Fernando se mete numa série de confusões que parecem não ter fim e crescem como uma bola de neve. Acreditando que mentir não prejudica ninguém, Fernando, um escritor rico e desconhecido, vai se enrolando em cada mentira que inventa e envolve toda a família da sua noiva do interior, que veio para seu casamento, assim como todos que o cercam.

No início do filme já é possível perceber a tragédia anunciada, que cai no clichê da comédia. Com vários personagens caricatos como o estilista afetado, a socialite transloucada, o velho casado com a mulher mais nova que o trai com quem ele mais confia, o sogro que não quer o casamento, o primo que dá em cima da noiva, e um protagonista atrapalhado, arranca poucas gargalhadas.

A fotografia, a maquiagem e a trilha sonora funcionam. Com um elenco de primeira, que é o que consegue levantar o filme, na história mesmo com muitos infortúnios é de final previsível. 



Ficha Técnica


Título Original: Vestido Para Casar

Título no Brasil: Vestido Para Casar

Gênero: Comédia

Direção: Gerson Sanginitto e Paulo Aragão Neto.

Elenco: André Mattos, Catarina Abdalla, Fernanda Rodrigues, George Sauma, Júlia Rabello, Leandro Hassum, Marcos Veras, Renata Dominguez, Ricardo Conti, Tonico Pereira

Produção: Gerson Sanginitto

Duração: 105 min.

Ano: 2014

País: Brasil

Cor: Colorido

Distribuidora: Imagem Filmes

Estúdio: Raconto Produções

Classificação: 12 anos

Trailer






THE ROVER, A CAÇADA


Sinopse:Em um futuro perigoso, um homem sem piedade persegue a gangue que roubou seu carro no deserto australiano


Crítica: The Rover - A Caçada, novo trabalho do diretor David Michôd trás uma ficção cientifica de um futuro próximo onde o crime é a realidade principal.


Num clima desértico, o filme mostra uma situação de uma sociedade similar a nossa, mas abalada por crises econômicas. A lei do mais forte impera e os poucos que sobraram vivem de forma miserável, com pouco alimento, num lugar imundo e sem esperanças de melhora.

Ao ter seu carro roubado, Eric (Guy Pearce) inicia uma busca incessante aos ladrões, que abandonam o próprio carro na estrada funcionando. Com cenas extremamente realistas, o filme mostra uma sociedade onde quem tem uma arma tem todo o poder de vida e morte.

Durante sua caçada, Eric encontra Rey (Robert Pattinson), irmão mais novo de um dos bandidos, que parece ter alguma limitação intelectual e foi abandonado por ter sido ferido; ele promete leva-lo até o local que o irmão e sua gangue estaria, já que sente-se traído. Eric não tem nada a perder, mas precisa de Rey para conseguir encontrar o seu carro.

A dúvida presente na cabeça de quem assiste o filme é por qual motivo Eric anseia tanto reaver seu carro.

A boa atuação de Pearce destaca-se  como ponto forte do filme, que num estilo faroeste apocalíptico prende a atenção do espectador que tenta entender as necessidades dos personagens. Com muita perseguição, sangue e violência, retratando um personagem principal duro, que no final retrata seu lado humano, que lhe deu força para sobreviver apesar das adversidades.



Ficha Técnica


Título Original: The Rover

Título no Brasil: The Rover - A Caçada


Direção: David Michôd

Roteiro: David Michôd, Joel Edgerton

Elenco: Ben Armer, Chan Kien, David Field, Ethan Hanslow, Frank C. Sun, Gillian Jones, Guy Pearce, ichard Green, Jamie Fallon, Robert Pattinson, Samuel F. Lee, Scoot McNairy, Scott Perry, Tawanda Manyimo, Tek Kong Lim

Produção: David Linde, David Michôd, Liz Watts

Fotografia: Natasha Braier

Montador: Peter Sciberras

Trilha Sonora: Antony Partos

Gênero: Drama

Duração: 102 min.

Ano: 2014

País: Austrália e Estados Unidos.

Cor: Colorido

Distribuidora: Vitrine Filmes

Estúdio: Blue-Tongue Films / Lava Bear Films / Porchlight Films

Classificação: 16 anos


Trailer



PARAÍSO


Sinopse:Carmen e Alfredo são um casal de gordinhos. Juntos há décadas, eles saem do pacato subúrbio em que vivem e vão morar na Cidade do México. Lá, Carmen decide emagrecer e os novos hábitos começam a complicar o belo relacionamento dos dois


Crítica: Não houve cabine de imprensa no Rio de Janeiro.


Ficha Técnica


Título Original: Paraíso

Título no Brasil: Paraíso

Direção: Mariana Chenillo

Roteiro: Julieta Arévalo, Mariana Chenillo

Elenco: Andrés Almeida, Beatriz Moreno, Camila Selser, Daniela Rincón, José Sefami

Produção: Pablo Cruz

Fotografia: Yaron Orbach

Montador: Mariana Chenillo

Trilha Sonora: Dario González Valderrama

Gênero: Romance

Duração: 105 min.

Ano: 2014

País: México

Cor: Colorido

Distribuidora: Imovision

Estúdio: Canana See

Classificação: 12 anos

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário