JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CINEMA PARA SEMPRE E SUA LISTA DOS MELHORES E PIORES DE 2013

O ano de 2013 passou com 459 filmes nacionais e estrangeiros nas salas de cinema em todo brasil,  sendo 105 nacionais e 354 estrangeiros.  Foram diversos gêneros que divertiu e fez pensar sobre diversos assuntos, provocou diversas emoções e aproximou pessoas que gostam de cinema em todo planeta.

O Cinema Para Sempre separou os melhores e os piores do ano. A lista tem 40 filmes, 10 filmes para cada categoria.


MELHORES NACIONAIS



1. FLORES RARAS


Bruno Barreto contou a história da arquiteta Lota Macedo Soares que idealizou e desenhou o Parque do Flamengo e seu romance com uma das maiores poetizas do mundo, Elizabeth Bishop. Um filme bonito com uma história delicada e uma fotografia que valoriza a obra. Um belo trabalho das atrizes Glória Pires e Miranda Otto.




Trailer



2. SERRA PELADA 

Heitor Dhalia contou a história sobre a maior corrida do ouro da história da humanidade. Como foram muitas histórias e verdades, tudo foi trabalhado para representar os ícones de Serra Pelada. Um trabalho impecável da direção, do elenco, da caracterização dos personagens, da fotografia, montagem e trilha sonora. Destaque para a cena em que Professor, personagem de Julio Almeida tem febre e sonha banhado em lama de ouro. A melhor cena do cinema Nacional de 2013.  




Trailer




3. Cine Holiúdy

Um dos filmes mais divertidos do cinema nacional. Genial a ideia de colocar legenda para entender o "Ceares". Uma história simples e singela com um toque de "Cinema Paradiso" que fala da carência de cinema no interior do Ceará. Uma realidade não só do estado do Ceará, mas de alguns estados brasileiros.



Trailer






4. MEU PÉ DE LARANJA LIMA


O filme de Marcos Bernstein é bonito, poético e digno da obra original. Um belo trabalho de José de Abreu e o jovem ator João Guilherme Ávila. Tecnicamente bem cuidado e um belo conjunto da obra. 







Trailer


5. MINHA MÃE É UMA PEÇA

O filme é um dos mais engraçados do ano. Paulo Gustavo brilhou na pele de uma super mãe que todos podem reconhecer no dia a dia. O elenco fez um ótimo trabalho e a história é divertida. 










Trailer





6. MEU PASSADO ME CONDENA


Essa comédia cotidiana mostra a viagem de lua de mel do casal Fábio e Miá. Um elenco afinado conta a história em torno dessa lua de mel inusitada. O filme é divertido e os atores Fábio Porchat e Miá Melo funcionam bem, assim como Marcelo Vale e Inez Viana.





Trailer




7. MATO SEM CACHORRO


O filme é divertido e simples, apesar da dificuldade de ter atores contracenando com animais. No caso, o cão Guto e seus amigos. O filme agrada com certeza quem é fã do melhor amigo do homem, os cães.







Trailer




8. CORDA BAMBA

Um filme lúdico que encanta adultos e crianças. Corda Bamba mostra que é possível fazer um bom filme com baixo orçamento. Uma obra para um público carente de filmes nessa faixa etária. O cinema nacional deveria seguir esse bom exemplo e buscar na literatura infantil brasileira mais filmes que falem para nossos jovens. 






Trailer 



9. A BUSCA 

Wagner Moura vive um pai que busca seu filho e acaba se encontrando. Um filme que fala de relação entre pais e filhos.







Trailer






10. EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA


Um filme jovem para jovem. Fala das dúvidas de decidir o que vai fazer para o resto da vida. Clara tem que decidir se vai seguir a carreira de medicina, assim como toda sua família. O roteiro de Matheus Souza que também dirige o filme, é interessante e bem estruturado. Um ótimo elenco da vida aos personagens dessa história. 







Trailer




MELHORES ESTRANGEIROS

1.RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO (Estados Unidos / Alemanha / Reino Unido)

O Filme de Ron Howard reproduziu com precisão os circuitos e a história da rivalidade que se transformou em amizade dos dois grandes pilotos da Fórmula 1. Duas atuações brilhantes de Chris Hemsworth e Daniel Brühl, sendo que Daniel Brühl fez o melhor trabalho do ano entre os atores. A precisão da parte técnica, com artística e um dos melhores entretenimentos do ano foi a soma que resultou no primeiro lugar.


Trailer




2. A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (Estados Unidos)



Ben Stiller dirigiu, produziu e atuou em um dos melhores filmes do ano e nos brindou com uma bela obra cinematográfica com muitas mensagens, um ótima fotografia e uma trilha sonora envolvente . 








Trailer



3. QUESTÃO DE TEMPO (Reino Unido)





O Reino Unido brinda os cinéfilos com uma linda história de amor não só entre o casal principal, mas também do amor familiar. Um ótimo elenco, boa montagem e efeitos.  Esse é filme para ver e rever e sempre sair leve no fim. 








Trailer




4. OS SUSPEITOS 
(Estados Unidos)




Uma drama forte com atuações surpreendentes e um filme de tirar o fôlego. Hugh Jackman em uma de suas melhores atuações. O mesmo acontece com Jake Gyllenhal, um embate de Titãs e um presente para quem aprecia uma boa atuação.









Trailer





5. THOR 2 
(Estados Unidos)




O segundo filme do herói superou as expectativas e mostrou um crescimento na história e nos personagens. Chris Hemsworth e Tom Hiddleton estão muito bem e suas atuações em sintonia. 







Trailer







6. CAPITÃO PHILLIPS 
(Estados Unidos)




Uma história real muito bem contada e estruturada com atuações fortes de Tom Hanks e Barkhad Abdi. 










Trailer





7. GRAVIDADE (Estados Unidos)




Um dos melhores filme da carreira do Diretor Alfonso Cuáron. Uma ótima atuação de Sandra Bullock e um visual impressionante e um espetáculo de Áudio e Visual.








Trailer




8. ALÉM DA ESCURIDÃO STAR TREK 
(Estados Unidos)


O filme superou as expectativas e a continuação é um espetáculo visual, um áudio empolgante e um crescimento da história baseado no filme Star Trek - A Ira de Khan. Caracterizações perfeitas e um elenco afinado mostram como fazer o melhor filme de Ficção Científica do ano .







Trailer




9. UMA GARRAFA NO MAR DE GAZA ( França /Israel)



Um dos filmes mais bonitos do ano ficou bastante tempo em cartaz. O filme mostra não só uma história de amor entre um palestino e uma judia, mas como vivem as pessoas comuns dos dois lados. O filme falado em quatro idiomas mostra um passo importante: os povos podem se unir por um bem em comum. 







Trailer




10. TREM NOTURNO PARA LISBOA 
(Estados Unidos / Suiça / Alemanha)

Um filme bonito baseado em um livro, onde um professor de vida pacata se apaixona por uma história e resolve investigá-la. Um elenco primoroso e personagens interessantes. 






Trailer


OS PIORES FILMES DO ANO DE 2013

Essa lista é difícil de fazer porque não tem elogios a serem feitos, mas pontos negativos que ficam de alerta para uma reflexão em como melhorar no próximo filme. Até porque, todos erramos tentando acertar. Errar faz parte do aprendizado de qualquer ser vivo. Vamos torcer para que ano que vem venham filmes com menos erros de direção, roteiro, interpretação, montagem, atuação e demais partes técnicas que compõe um longa metragem.

Infelizmente esses 20 filmes não foram felizes em cumprir suas missões e deixaram a desejar. São 10 filmes brasileiros e 10 filmes estrangeiros.




PIORES NACIONAIS


1. DOCE AMIANTO


 O campeão do ano conseguiu desbancar o filme favorito ao cargo que se manteve por meses na primeira posição. Doce Amianto Já começa com o péssimo título. Depois a falta total de história. Um roteiro dos piores já realizado no cinema nacional com diálogos inacreditáveis. Um elenco tão artificial que os 70 minutos parecem 70 horas. A fotografia ruim, maquiagem ruim, figurino pavoroso e por mais que procurasse não foi encontrado nenhum ponto que pudesse salvar esse filme de ser o campeão de pior filme nacional de 2013. 



Trailer

2. RÉQUIEM PARA LAURA MARTIN

Foi o recordista de pior filme do ano até pouco tempo. Perdeu o primeiro lugar porque o filme que ganhou conseguiu a proeza de desbancar o favorito. Não existe uma história em um título pedante. O protagonista da história não tem nome é chamado por todos de maestro. O elenco protagonizou cenas deprimentes e mal executadas.











Trailer



3. O ABISMO PRATEADO



O filme é um abismo no começo, no meio e no fim. O que menos se encontra é a música de Chico Buarque. A falta da lógica e da coerência é o que mais acaba com o que poderia ser um bom filme. Vamos torcer para que o diretor Karim  Ainouz tenha mais sucesso no próximo filme.











Trailer


4. BONITINHA, MAS ORDINÁRIA



Esse filme tem uma boa fotografia e atores talentosos mais uma vez desperdiçados.O diretor Moacyr Góes não conseguiu acertar quase nada nesse filme. A escolha da pior história escrita por Nelson Rodrigues e péssima ideia de adaptar para os dias de hoje. Em situações irreais.




Trailer

5. O QUE SE MOVE

Esse é um dos filmes mais confusos e inacabados do ano. Três histórias interligadas sem nexo com interpretações fracas e uma cantoria sem sentido em momentos inadequados das cenas.










Trailer



6. A CASA DA MÃE JOANA 2

O sexto colocado mostra o resultado da falta de uma história interessante, coerente e divertida. Um filme voltado para um humor pobre caricato que desperdiça talentos de nomes importantes do cinema nacional em um roteiro apelativo e diálogos de mau gosto. Como a fotografia e os efeitos funcionaram, A Casa da Mãe Joana 2 conseguiu uma boa colocação na lista. Uma pena que Hugo Carvana tenha dirigido esse filme. 

Trailer





7. O PAÍS DO DESEJO

O filme até tem história, mas o pecado é não saber desenvolver e nem contar. Um filme arrastado, com uma trilha sonora irritante e atuações medíocres de atores talentosos como Maria Padilha, Fábio Assunção e Gabriel Braga Nunes. Paulo Caldas perdeu a mão na direção desse filme não soube aproveitar o talento do elenco.

Trailer




8. A FLORESTA DE JONATHAS

Nem todo filme de floresta é bom. E esse é um deles. A fraca história e o ritmo lento não sustentam a atenção para que o público fique acordado. O elenco é fraco e os personagens ficam inconsistentes.








Trailer





9. O CONCURSO
O que fazer com um bom elenco? Um bom filme? Nem sempre funciona ter um bom elenco quando o Diretor não entende o que está fazendo. O pior é que o diretor nem demonstra ser um cinéfilo, senão teria entendido na mesa de corte que nada do que ele estava fazendo era cinema. Só escapou de uma colocação mais alta porque a concorrência dos piores do ano foi bem acirrada. Senão, estaria entre os primeiros.


Trailer





10. ANGIE



O diretor Márcio Garcia tentou fazer um bom filme. E ele tem méritos de ter conseguido algumas coisas interessantes no filme como o elenco e as locações. A fotografia não tem nada demais, mas funciona. Uma pena o roteiro ser fraco. As merchandising foram tão ruins que atrapalharam o andamento do filme. Vamos torcer que o próximo tenha mais sucesso.




Trailer







PIORES ESTRANGEIROS


1. AZUL É A COR MAIS QUENTE (França/ Diretor: Tunísia) 

O pior filme de 2013 é sem dúvida, Azul a Cor Mais Quente. Na verdade um balde de gelo. Um drama sem história não é um filme. Só duas coisas salvam um filme sem história: Efeitos visuais e Efeitos sonoros com uma trilha espetacular. O filme não tem nada disso. É apenas uma desculpa do diretor em dirigir cenas de sexo explícito de mal gosto. Não existe história de amor, não existe cumplicidade e nem diálogos. Não tem estrutura de história e a construção dos personagens é fraca sem sustenção. Isso sem falar na montagem ruim que deixa o expectador perdido sem saber em tempo está. Uma tentativa de usar uma obra existente com fãs, só mostra que foi usada para atrair bilheteria como o apelo sexual que denigre a imagem das mulheres homosexuais. Elas lutam há anos para mostrar que tem relacionamentos e respeito por essas relações e pelas outras pessoas sem promiscuidade. E essas as duas personagens não dialogam, não se ajudam, não compartilham e ainda procuram outros parceiros quando bem entendem. São quase 3 horas de filme de total desperdício de tempo e dinheiro.

Trailer





2. A BELA QUE DORME (Itália)

O título é perfeito e o público precisa tomar cuidado para não fazer companhia para a Bela e dormir. Um tema importante como a eutanásia em um país de maioria católica poderia ter desenvolvido uma ótima história. O Diretor Marco Bellocchio não consegue contar essa história e perde tempo com uma história paralela que não vai para lugar nenhum, não funciona e dispersa a atenção da real intenção. Um elenco disperso e sem motivação para desenvolver os personagens proporcionaram a esse filme o segundo lugar entre os piores. 

Trailer



3. AMANTES PASSAGEIROS (Espanha)

Surpreendentemente o pior filme de toda carreira brilhante de Pedro Almodôvar. O filme parece um humorístico de TV daqueles meio "trash". Personagens caricatos e surreais preenchem uma história mal desenvolvida.






Trailer




4. O CAVALEIRO SOLITÁRIO (Estados Unidos)

Esse ficou solitário mesmo, ao invés de criar algo novo, foi um saudosismo escancarado do diretor Gore Verbinski e Jonnhy Depp com Piratas do Caribe. Os heróis não convenceram e nem os vilões. O índio de Jonnhy Depp está mal caracterizado e repetindo Jack Sparow em quase todo longa. Helena Bohan Carter está melhor, mas não consegue salvar o filme. Vamos torcer para que a próxima versão tenha mais sucesso.


Trailer





5. CHAMADA DE EMERGÊNCIA (Estados Unidos)

Esse é o filme surreal. Se quer mostrar a realidade de quem trabalha no 911, faça como deve ser  e não uma viagem louca e incoerente. O filme ficou inconsistente e sem motivação real. 




Trailer




6. DEPOIS DA TERRA (Estados Unidos)


Depois da Terra é sem dúvida o campeão do pior filme de ficção científica do ano. Sem uma história que tenha como ser desenvolvida fica muito difícil segurar o filme somente com efeitos, e nem isso aconteceu. O filme não consegue nem sr divertido. Tudo bem que o casal Smith está investindo na carreira dos filhos, mas precisa antes ter um bom filme para não fazer o garoto carregar filme ruim no currículo.

Trailer



7. O CONSELHEIRO DO CRIME (Estados Unidos)

Esse filme é a decepção do ano. Um dos grandes diretores do cinema e um elenco espetacular não foram suficientes para segurar esse filme com a história sem pé nem cabeça e parece que o filme foi montado a toque de caixa. Isso sem falar nas cenas dispensáveis que não fariam a menor falta na história. A qualidade técnica de efeitos e fotografia foi o que salvou o filme de uma colocação pior.


Trailer




8. UMA LADRA SEM LIMITE (Estados Unidos)

Uma comédia sem graça é no mínimo triste. Os produtores em Hollywood precisam entender que não podem brincar com a carreira dos atores a seu bel prazer e insistir em tipos repetitivos em situações absurdas e inacreditáveis. É um desperdício Jason Baterman limitar seu talento no mesmo personagem que fez em vários filmes. O mesmo vale para Melissa McCarthy que exagera nas caretas. O resultado: duas caricaturas rodando em 111 minutos a toa.


Trailer


9. COULD ATLAS (Estados Unidos)


O trio de diretores formado por Tom Tykwer, e os irmãos Andy WachowskiLana Wachowski não conseguiu alinhavar o filme de uma história muito complexa da obra literária de David Mitchell. O filme ficou confuso apesar de uma técnica bem elaborada e um bom elenco que não foi bem aproveitado.



Trailer



10. CIRCULO DE FOGO (Estados Unidos)

Circulo de Fogo tinha tudo para dar certo, mas não funcionou. A história muito fraca não sustentou o filme. O visual poderia ter salvo o filme de ser considerado ruim, mas a opção da fotografia escura destruiu as cenas de luta que era impossível identificar quem era quem.



Trailer