JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, DIA 30 DE AGOSTO DE 2013



Nesse fim de semana tem cinco filmes chegando às salas de cinema. São eles quatro comédias e um suspense. Vamos começar com a comédia  nacional "Se puder, Dirija!", passando para a comédia americana " Os Estagiários"  em seguida a comédia romântica "O Casamento do Ano". Em seguida para quebrar o ritmo, um suspense com Gael Garcia Bernal, "Planeta Solitário". Para encerrar uma comédia francesa "O Verão Skylab".



SE PUDER, DIRIJA!

Sinopse: João (Luís fernando Guimarães) é um manobrista de estacionamento que não participa da vida do filho Quinho (Gabriel Palhares), desde que se separou de Ana (Lavínia Vlasak). Um dia , ele resolve pegar "emprestado" o carro da Dra Márcia (Bárbara Paz), uma fiel cliente do estacionamento para encontrar o garoto. O que seria uma saída rápida transforma-se numa aventura e joão precisa devolver o carro, antes que a dona descubra o que aconteceu.


Crítica:  Se Puder, Dirija!   Mais uma comédia de erros com ideias copiadas de comédias de erros americanas. O elenco já conhecido do público cumpre com seu papel. O filme não é de todo ruim, mas infelizmente chega a ser um bom filme. O roteiro não ajuda muito e cria situações irreais, apesar das f alhas o filme tem momentos engraçados. 

Vale dizer que o garoto Gabriel Palhares que faz o Quinho, filho de João e Ana, e o cachorro "Moleque" são os melhores do filme. A fotografia de Nonato Estrela e Pedro Guimarães também funciona bem.

Um incômodo que não posso deixar de mencionar, além da história que não acontece, é a completa falta de senso de geografia utilizada para a trajetória de João pela cidade do Rio de Janeiro. O filme insulta a inteligência de quem conhece a cidade maravilhosa. Com certeza vai decepcionar quem não conhece a cidade e resolver vir conhecer o centro , vai descobrir que nenhum dos lugares que aprecem no filme. Hoje não há mais espaço e nem desculpa para esse tipo de erro. Esse não é o único filme com esse tipo de erro, mas a falta de senso geográfico ficou gritando durante os 84 minutos de projeção. O cineasta deve lembrar que um filme é um registro para sempre, bom ou ruim, não importa, ele fica para sempre. Os filmes vendem a ideia de um lugar,  e já que vai circular por uma cidade, seja no mínimo justo com ela.  

Ficha Técnica:
Título Original: Se Puder, Dirija!
Direção: Paulo Fontenelle
Roteiro: Paulo Fontenelle

Elenco: Luiz Fernando Guimarães, Lavínia Vlasak, Gabriel Palhares, Leandro hassum, Barbara Paz, Eri Johnson, Reynaldo Gianecchini, Tônico Pereira, Sandro Rocha, Saulo Rodrigues, Renata Castro Barbosa, Lívia de Bueno, Cristina Flores, Créo Kellab, Antônio Pedro, Saulo Rodrigues, Alcemar Vieira.  

Produção: Marcos Didonet, Vilma Lustosa
Fotografia: Nonato Estrela, Pedro Guimarães
Gênero: Comédia
Duração: 84 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Buena Vista International / Total Filmes
Classificação: Livre

Trailer Oficial






OS ESTAGIÁRIOS

Sinopse: Dois amigos, Nick (Owen Wilson) e Billy (Vince Vaughn) são vendedores quarentões, cujas carreiras foram bombardeadas pelo mundo digital. Ao tentar provar que não são obsoletos, eles desafiam as chances e conseguem um estágio na empresa "Google. com" com um batalhão de brilhantes estudantes universitários. Mas ganhar o estágio foi apenas o começo. Agora, eles devem fazer parte de um grupo de gênios onde vários grupos vão competir pelo super emprego.

Crítica por André Rossi: Owen Wilson e Vince Vaugh atacam juntos de novo, com seus textos afiados, interpretação exímia e sua bem sucedida formula de comédia, em “Os Estagiários”. E dessa vez, são forçados a encarar a máxima “Adapte-se ou Morra”.

Ninguém pode viver para sempre no passado: Nick e Billy (respectivamente Wilson e Vaugh), sentem isso na pele ao formarem uma dupla irreverente de grandes amigos que cresceram nos anos 80 e que perdem subitamente seus bem sucedidos empregos de vendedores de relógios... Porque todos agora veem as horas nos celulares!

Um deles tem a brilhante ideia de os inscreverem num estágio para conseguir um emprego no Google e apesar de todos os contras e impossibilidades, são aceitos. A partir desse momento, o filme assume uma linha muito caricata e forçada, com situações que beiram a impossibilidade e o ridículo. Porém, ao enfrentar os desafios, o enredo amadurece e os protagonistas, apesar de suas limitações, assumem uma postura mais realista frente ao seu desencaixe. Bullying, competição, diferenças, companheirismo, solidão, problemas de relacionamento causados pela tecnologia são temas abordados de uma maneira engraçada e interessante. 
O elenco apresenta uma bela diversidade, muitos outros atores que estão bem em seu papel, como Rose Byrne (par romântico de Wilson), Aasif Mandvi, Tyca Srcar, Josh Brener fazendo o nerd maior e destaque para as caras e bocas hilárias do oriental Tobit Raphael.

“Os Estagiários” conta com uma agradável trilha sonora, já cativando de imediato com o tema “Ironic”, de Alanis Morrissette, canção perfeita para o momento que os protagonistas vivem no início. Com 119 minutos e dirigido por Shawn Levy, o filme mostra a receita de bolo da comédia americana, como de costume. Entretanto, o expectador acaba se encantando pelos personagens, seus dramas, passando a torcer e realmente a se divertir com eles. Duas surpresas no final da estória também amenizam a fórmula do humor batido. 


Ficha Técnica:
Título Original:
Título no Brasil:


Direção: Shawn Levy
Roteiro: Vince Vaughn

Elenco: Oween Wilson, Vince Vaughn, Aasif Mandiv, Rose Byrne, Tobit Raphael, Anna Enger, Callan lan O'brien.Wilson, Eric Andre, Joanna Garcia Swisher, John Michael Biddle, Josh Brener, Liana Loggins, Sophie Levy, Tiya Sircar, Max Minguella, Jimmy Ouyang, Brian F. Durkin, Jessica Szohr, Nicholas Wolf, Valyn Hall, Dylan O'Brian, Doris Morgado, Chasty Ballesteros. 


Produção: Vince Vaughn
Fotografia: Jonathan Brown
Montador: Dean Zimmerman
Trilha Sonora: Christophe Beck
Gênero: Comédia
Duração: 122 min.
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: 21 Laps Entertainment / Twentieth Century Fox Film Corporation / Wild West Picture Show Productions
Classificação: 12 anos


Trailer Legendado



O CASAMENTO DO ANO

Sinopse: Alejandro e Missy vão se casar. Mas o evento do fim de semana será marcado pelas confusões criadas quando Alejandro resolve fazer sua família adotiva mentir para sua mãe biológica. Uma sucessão de mentiras e confusões vão se acumulando  as vésperas do casamento. Tudo isso, por que a mãe biológica de Alejandro, Madonna (Patrica Rae) que muito religiosa e não aceita divórcio e para não contrariar a Madonna, ele pede aos pais adotivos Don e Ellie (Robert de Niro e Diane Keaton), que já estão divorciados, para fingir serem casados no fim de semana. Não seria problema se Don não fosse casado novamente com Bebe (Susan Sarandon) que ajudou a criar os filhos de Don. 


Crítica: Essa comédia familiar conta o fim de semana do casamento dos jovens Alejandro e Missy vividos por Ben Barnes e Amanda Seyfield. Tudo seria tranquilo senão fosse o medo de magoar  a mãe biológica de Alejandro,  a mexicana Madonna vivida pela atriz Patricia Rae. Uma católica que não aprova o divórcio. O que me espanta é que o filme gira todo em torno de Alejandro e o ator Ben Barnes não tem nem seu nome nos créditos do cartaz do filme. O ator já é conhecido do público como o Príncipe Caspian de "As Crônicas de Narnia e o Príncipe Caspian" e também vive o protagonista de "O Retrato de Dorian Gray".

Já Katherine Heigl que interpreta a irmã mais velha, Lyla, foi mal aproveitada está meio deslocada no filme. O personagem Lyla não tem consistência e a culpa nem é da atriz, é da construção do roteiro e ainda escalaram o ator Kyle Bornheimmer que não combina com a atriz em nada. Fica difícil convencer alguém que são um casal. Susan Sarandon também não é bem aproveitada, mas ela consegue atrair a atenção para sua personagem quando está em cena. 

O filme tem um roteiro fraco com um ótimo elenco. Parece um filme água com açúcar. Apesar de não ser um filme a altura do elenco, o longa é divertido.

Ficha Técnica:
Título Original: The Big Wedding
Título no Brasil: O Casamento do Ano
Direção: Justin Zackham
Roteiro: Justin Zackham

Elenco:  Ben Barnes, Amanda Seyfield, Robert de Niro, Diane Keaton, Susan Sarandon, Katherine Heigl, Topher Grace, Ana Ayoya, Patricia Rae, Robin Williams, Greg Paul, John Farrer, Christa Campbell, Olan Montgomery, Shana Doweswell, Sylvia Kauders, Tony Joe, Edmundo Lyndeck, Ian Blackman, Joshua Nelson, Christine Ebersole, Marc Blucas, marvina Vinique, Megan Ketch, Davd Rasche, Doug Torres, Quincy Dunn-Baker. 


Produção: Anthony Katagas, Clay Pecorin, Harry J. Ufland, Justin Zackham, Richard Salvatore
Fotografia: Jonathan Brown
Trilha Sonora: Nathan Barr
Gênero: Comédia
Duração: 89 min.
Ano: 2012
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Millennium Films / Two Ton Films
Classificação: 14 anos


Trailer Legendado




PLANETA SOLITÁRIO

Sinopse: Alex (Gael García Bernal) e Nica (Hani Furstenberg) são jovens, apaixonados e estão prontos para se casar. Eles estão nas montanhas do Cáucaso, na Geórgia, onde embarcam em uma viagem pré-matrimonial. Eles contratam um guia local, Dato (Bidzina Gujabidze), e caminham para o deserto. A vasta paisagem tem uma beleza agreste, bem como uma estranha sensação de mal pressentimento que, a princípio, não parece ser nada demais.


Crítica: Em Breve.

Ficha Técnica:
Título Original: The loneliest Planet
Título no Brasil: Planeta Solitário
Direção: Julia Loktev
Roteiro: Julia Loktev
Elenco: Bidzina Gujabidze, Gael García Bernal, Hani Furstenberg
Produção: Helge Albers, Jay Van Hoy, Lars Knudsen, Marie Therese Guirgis
Fotografia: Inti Briones
Montador: Michael Taylor
Gênero: Suspense
Duração: 113 min.
Ano: 2011
País: Alemanha / Estados Unidos
Cor: Colorido
Distribuidora: Lume Filmes
Estúdio: Flying Moon Filmproduktion / Parts and Labor / Van Hoy/ Knudsen Productions / Wild Invention


Trailer Legendado


O VERÃO SKYLAB

Sinopse: Uma grande família se reune para comemorar o aniversário de seu membro mais velho, a bisavó. Durante os muitos encontros entre parantes distantes, histórias e desentendimentos vem à tona.


Crítica: Em Breve.



Ficha Técnica:
Título Original: Le Skylab
Título no Brasil: O Verão Skylab


Direção: Julie Delpy
Roteiro: Julie Delpy

Elenco: Julie Delpy, Albert Delpy, Aure Atika, Bernadette Lafont, Candide Sanchez, Denis Ménochet, Emmanuelle Riva, Eric Elmosnino, Jean-Louis Coulloc'h, , Karin Viard, Lou Alvarez, Luc Bernard, Marc Ruchmann, Michelle Goddet, Noémie Lvovsky, Sophie Quinton, Valérie Bonneton, Vincent Lacoste.

Produção: Michael Gentile
Fotografia: Lubomir Bakchev
Montador: Isabelle Devinck
Gênero: Comédia
Duração: 113 min.
Ano: 2011
País: França
Cor: Colorido
Estreia: 30/08/2013 (Brasil)
Distribuidora: Pandora Filmes
Estúdio: Canal+ / France 2 Cinéma / Mars Films / Tempête Sous Un Crâne Production / The Film
Classificação: 14 anos

Importante:  Só estará em exibição em três cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, capital: Estação Rio 2 / Vivo Gávea 2 / Estação Barra Point 1.  Em São Paulo, capital: Espaço Itaú de Cinema. Em Florianópolis, em Santa Catarina: Cinema do CIC. 



Trailer Legendado





segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O NOVO FILME DE HUGO CARVANA, " A CASA DA MÃE JOANA 2" DIVULGA OS NOVOS CARTAZES

Antônio Pedro, Paulo Betti e José Wilker estrelam filme que chega nos cinemas brasileiros, dia 6 de setembro.



Hugo Carvana dirige a continuação do filme A Casa da Mãe Joana lançado em 2008. No filme  "A Casa da Mãe Joana 2"  o trio de amigos Montanha (Antônio Pedro) , Juca (José Wilker) e PR (Paulo Betti) se envolvem em outras confusões. Desta vez, tem novos personagens vividos por um elenco talentoso como: Leona Cavalli, Carmem Verônica, Lúcia Bronstein, Caíque Luna, Anselmo Vasconcelos, Betty faria, Xuxa Lopes, fabiana Karla, Felipe Kannemberg.  Do time de coadjuvantes do filme anterior, só Juliana Paes retorna como Dolores Sol.



Sinopse: Montanha ( Antônio Pedro), Juca (José Wilker) e PR (Paulo Betti) são três grandes amigos que só se metem em confusões. Agora, o jornalista é um escritor bem sucedido e tem muito a comemorar com o sucesso do seu livro "Casa da Mãe Joana". Em Contrapartida, seus dois amigos não mudam: Juca acaba preso por participar de uma maratona de cannabis, e PR usa, mais uma vez, seus encantos para tirar vantagem de uma viúva rica. Com a volta deles para a casa de Montanha, vai ser confusão na certa!


Trailer Oficial




Hugo Carvana
Ator, diretor, produtor e roteirista. O multifacetado Hugo Carvana dispensa apresentação. No teatro trabalhou em dezenas de peças tendo atuado no Teatro de Arena, a Companhia Burlesca de Milton Carneiro e Companhia de Teatro Aurimar Rocha para citar algumas. No cinema foram mais de 90 filmes como ator, 22 chanchadas e filmes com Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Joaquim Pedro de Andrade. Na TV atua em novelas, séries e minisséries da Rede Globo desde 1966. Com seu jeito de fazer cinema - um mix de sonho, magia, humor e alegria – dirigiu entre 1973 e 2011 oito filmes, tendo feito participações especiais em alguns. Nos três últimos optou apenas pela direção.
Em 1973, no auge da ditadura, atuou e dirigiu a primeira comédia, “Vai trabalhar vagabundo”. “Se segura malandro”, em 1978, homenageia as pessoas simples do povo e o seu amado Rio de Janeiro. Em 1982 veio o “Bar Esperança”, dedicado aos amigos das mesas dos botequins, aos intelectuais da esquerda festiva. E em 1991, em “Vai trabalhar vagabundo II, a volta”, ressuscitou o personagem Secundino Meireles que se levanta do caixão em busca de um antigo amor. Em 1996 dirigiu “O homem nu”. Em 2003 realizou “Apolônio Brasil”, o campeão da alegria, lembrando os grandes artistas da noite e as canções românticas que se incorporaram à alma brasileira.  Em 2008, a marca do bon-vivant carioca voltou em “Casa da mãe Joana”, uma história dionísica e recheada de humor e alegria. Seu último filme foi “Não se preocupe, nada vai dar certo”, de 2011, em que pai e filho (Tarcísio Meira e Gregório Duvivier) viajam pelo interior do Brasil se apresentando com um show de piadas.

MAC Produções
A história da Mac Comunicação se funde com a do cinema nacional nas últimas quatro décadas. Fundada por Hugo Carvana e Martha Alencar, mantém uma estrutura enxuta, porém coesa. Produziu e coproduziu nove longas-metragens: “Casa da Mãe Joana 2” (2013), “Não se preocupe, nada vai dar certo”(2011), “Casa da Mãe Joana” (2008), “Apolônio Brasil, campeão da alegria” (2003), “Homem Nu”(1997), “Vai trabalhar Vagabundo II, a volta” (1991), “Bar Esperança” (1982), “Se segura Malandro” (1978) e “Vai trabalhar Vagabundo” (1973). Um filme bem sucedido é um projeto de longo prazo com capacidade de gerar sub-produtos, royalties e franquias. Os filmes da Mac tem esse perfil, pois, viraram CDs, geraram franquias (“Vai trabalhar Vagabundo” e “Casa da Mãe Joana”), mobilizaram grandes atores e profissionais premiados, e chegaram a inspirar canções de Chico Buarque, João Bosco, Edu Lobo, Paulo César Pinheiro, Roberto Menescau, Mario Lago e Aldir Blanc. Os dois últimos filmes, “Casa da Mãe Joana” (3ª maior abertura 2008) e “Não se preocupe, nada vai dar certo”, juntos, tiveram rendas acima da média e seguem a tradição de continuidade de uma carreira comercial de longo prazo, assim como os demais filmes da Mac.

Imagem Filmes
A Imagem Filmes é uma distribuidora nacional de filmes independentes comprometida, acima de tudo, com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de cinema, vídeo e televisão a Imagem Filmes irá distribuir em 2013 grandes produções nacionais, dentre elas: “Vai Que Dá Certo”, “Somos Tão Jovens”, “Flores Raras”, “Mato Sem Cachorro”, “Casa da Mãe Joana 2”, “O Vendedor de Passados” e "Julio Sumiu" além das produções internacionais “A Hospedeira” (The Host), “Diana”, “Sin City 2”, “Blue Jasmine”, “Riddick” e “Tarzan 3D”.

Globo Filmes
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 125 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, dramas e aventuras, apostando em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como 'Tropa de Elite 2', 'Se Eu Fosse Você 2', '2 Filhos de Francisco', ‘O Palhaço’, ‘Xingu’, 'Carandiru', 'Nosso Lar' e 'Cidade de Deus' – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

Telecine
Há 22 anos, a Rede Telecine estreia na TV brasileira o melhor do cinema mundial, cada vez mais rápido.  Joint-venture entre a Globosat e os quatro maiores estúdios de Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox –, também exibe com exclusividade as produções da Disney, além de sucessos do mercado independente. Visando investir cada vez mais na produção cinematográfica nacional, a Rede Telecine lançou em 2008 o Telecine Productions, selo de coprodução de títulos em parceria com grandes produtoras brasileiras. Além de estimular a criação de novos filmes e garantir sua exibição com exclusividade nos canais da Rede, em algumas produções o Telecine exibe versões exclusivas. A Rede Telecine é líder absoluta entre os canais de filmes da TV por assinatura. Em 2013, pelo oitavo ano consecutivo, exibiu o filme mais assistido na TV paga brasileira. Com o menor índice de repetição e os maiores e mais recentes longas do mercado brasileiro, o Telecine reúne 7 das 10 maiores bilheterias do cinema em 2012. Nos últimos 20 anos, estreou com exclusividade 13 vencedores do Oscar de Melhor Filme.

Ficha Técnica
Distribuição: Imagem Filmes
Produção: MAC Comunicação
Coprodução: Globo Filmes e Telecine
Direção: Hugo Carvana
Roteiro: Paulo Halm
Elenco:
Antônio Pedro - Montanha
José Wilker - Juca
Paulo Betti - PR
Betty Faria - Dona Aracy
Leona Cavalli - Laurinha
Caike Luna - Zazzie
Lucia Bronstein - Tereza
Felipe Kannenberg - Tomas deBrusso
Xuxa Lopes – Quitéria, assessora de Montanha
Anselmo Vasconcellos - Alcebíades
Fabiana Karla - Maria Antonieta
Carmem Verônica - Madame Pedregal
Juliana Paes – Dolores Sol (Monalisa)


KINOPLEX TERÁ PRÉ-ESTREIA DE ONE DIRECTION


Os músicos descobriram as salas de cinema para contar suas histórias para os fãs e quem sabe conquistar novos admiradores.  A fórmula tem funcionado e agora é a vez do 

Fãs de One Direction poderão assistir, em primeira mão, no Kinoplex, a produção One Direction: This Is Us em 3D. O documentário, que mostra a rotina de ensaios e as brincadeiras do grupo londrino durante uma turnê mundial, será exibido no dia 30 de agosto nos Kinoplex Tijuca e Leblon. Os cinemas foram uns dos escolhidos pelos fãs do quinteto em ação promovida pela Sony na internet.

One Direction: This Is Us é o primeiro longa-metragem do grupo e apresenta ao público uma das maiores viagens de Harry Styles, Liam Payne, Zayn Malik, Niall Horan e Louis Tomlinson. 

A estreia nacional do filme será dia 6 de setembro. A compra antecipada dos ingressos para a sessão especial pode ser feita a partir de sexta, dia 23 de agosto. 

Mais informações:
Site:  www.kinoplex.com.br ou pelo telefone 2461-2461.

Kinoplex Tijuca
Av. Maracanã, 987, Piso L 10 - Tijuca
Preço do ingresso: R$ 32

Kinoplex Leblon
Av. Afrânio De Melo Franco, 290 Loja 401 – Leblon
Preço do ingresso: R$ 33

sábado, 24 de agosto de 2013

NOVO POSTER DO FILME O QUINTO PODER


Confira o novo pôster e algumas fotos do filme O Quinto Poder que conta a história sobre o WikiLeaks. O filme é dirigido por Bill Condon e tem roteiro de Josh Singer. O filme é baseado nos livros "Inside Wikileaks" de Daniel Domsheit-berg e "Guardian Wikilakers" de David Leigh e Luke Harding. Os dois livros falam de fatos reais.

As fotos são da divulgação oficial da dreamsworks e são do fotógrafo Frank Connor.



Benedict Cumbembart e  Daniel Brüel são os protagonistas

Os dois amigos se unem 
para divulgar informações secretas

Benedict Cumberbart (Julien Assant), Carice Van Houten ( Brigita J-nsd-ttir), 
Daniel Brüehl ( Daniel Domscheit-Berg) , Moritz Bleibtreu (Marcus) 

Laura Linney (Sarah Shaw) e Stanley Tucci (James Boswell)


No elenco estão Benedict Cumberbatch , que fez Khan de "Além da Escuridão Star Trek" e "Sherlock Holmes" na serie de TV Britânica, Daniel Brühl, que vamos ver em breve como Niki Lauda do filme "Rush - No Limite da Emoção", Anthony Mackie, que está em cartaz no ótimo "Sem Dor, Sem Ganho", David Tewlis, mais conhecido como Professor Remo Lupin dos filmes de  "Harry Potter" e está em cartaz em "Reds 2", Laura Linney que esteve em "Simplesmente Amor" e "Piratas do caribe: Navegando em Águas Misteriosas". Alicia Vikander que esteve em cartaz esse ano em "O Amante da Rainha" e "Anna Karenina", Peter Capaldi o novo Dr. Who, Carice Van Houten, que está em Game of Trones, Dan Stevens da série britânica Dowtown Abbey e Stanley Tucci, Dr. Abraham Erskine de "Capitão América - O Primeiro Vingador."    


Sinopse Oficial: Deflagando nossa era de segredos de grande interesse, vazamento de notícias explosivas e o tráfico de informações sigilosas, o Wikileaks mudou o jogo para sempre. Agora, em um suspense dramático baseado em eventos reais, The Fifth Estate / O Quinto Poder revela a busca para expor as falcatruas e a corrupção do poder que transforrmou uma iniciativa da internet na organização mais ferozmente debatida do século 21. A história começa quando o fundador do Wikileaks, Julian Assange (Benedict Cumberbatch) e seu colega Daniel Domscheit-Berg (Daniel Brühl) se juntam para se tornarem cães de guarda secretos dos privilegiados e poderosos. Com um pequeno orçamento, eles criam uma plataforma que permite o vazamento de dados sigilosos por delatores de forma anônima, lançando um luz no obscuro recesso de segredos governamentais e crimes corporativos. Logo, eles passam a divulgar mais notícias duras do que as organizações de mídia mais lendárias combinadas. Mas quando Assange e Berg obtêm acesso à maior coleção de documentos de inteligência confidenciais da história dos Estados Unidos, eles brigam entre si e contra uma questão que define o  nosso tempo: qual é o custo de guardar segredos em uma sociedade livre - e qual é o custo de expô-los?



O filme que estreia nos Estados Unidos em 18 de outubro e no Brasil em 25 de outubro de 2013.












ATORES E CINEASTAS PARTICIPAM DE MOSTRA GRATUITA NO RIO


O Espaço Itaú de Cinema será o espaço 
para o debate com atores, cineastas e convidados.

 Ana Dillon, idealizadora do projeto com uma aluna 





O programa Imagens em movimento oferece oficinas gratuitas de análises e de criação de filmes a alunos de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, desde 2011. Este ano, o programa atende 12 escolas no Rio de janeiro e 2 em São João da Barra, no norte do estado. 


Nos dias 26 e 27 de agosto, das 9h às 12h, o público poderá conferir o resultado dessas oficinas no Espaço Itaú de Cinema. O local promove sessões gratuitas com 16 curtas-metragens produzidos pelos jovens, além de quatro curtas realizados por estudantes da França, Portugal, Inglaterra e Espanha. A cada dia serão exibidos 8 curtas brasileiros e  dois de alunos estrangeiros. 

Todo filme será seguido debates com Ana Dillon, idealizadora do projeto, professores,atores e cineastas convidados como: Gregório Duvivier, Breno Silveira, João Velho, Cavi Borges, Bruno Safadi, Rosane Svartman, Maria Camargo, Fernanda Rocha Miranda, Sílvia Boschi, Maira Norton, Juliano Gomes entre outros. 

O projeto é fruto de uma iniciativa de Ana Dillon, durante o mestrado em pedagogia do Cinema, na Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, na França. Dillon durante seu mestrado, propos ao seu orientador, Alain Bergala (Criador do sitema francês de ensino de cinema nas escolas públicas) trazer ao Brasil uma metodologia que vinha sendo experimentada em escolas de diversos países europeus desde 1995, em um grupo coordenado pela Cinemateca Francesa.


"Trata-se de uma rede de organizações independentes que atuam em parceria, compartilhando propostas pedagógicas e resultados obtidos a cada ano. Alunos de diversos países realizam filmes a partir de uma mesma proposta, e isso gera uma possibilidade de diálogo muito interessante. Cada filme espelha as cores, o ritmo e o som de cada contexto cultural, vistos e sentidos pelas crianças locais", explica Ana Dillon. "Os jovens são os responsáveis pela concepção do roteiro, direção, operação de câmera, captação de som, arte, figurino e edição. Os resultados são surpreendentes, trazendo olhares novos para a arte cinematográfica."


A troca com as organizações parceiras, como o Cinema em curs, da Espanha, Association II Labirinto (Progetto Educinema), da Itália, Os filhos de Lumière, de Portugal, e British Film Institute, da Inglaterra) acontece ao longo do ano por meio da internet, mas inclui também um encontro presencial anual, na Cinemateca Francesa, em Paris. Este ano, Caio Gabriell e Fabricio Ferreira, do Rio (de escolas de Realengo e Bairro de Fatima) e Jamel Jaiane, de São João da Barra (da região do Açu), todos na faixa dos 12-14 anos, tiveram a chance de viajar à França para participar do Encontro, no qual seus filmes foram projetados. Após a sessão, os jovens participaram de debates sobre suas obras e responderam a perguntas da plateia na sala Henri Langlois, a maior da Cinemateca Francesa. Mais de 1.200 jovens de oito países participaram do evento.

O programa Imagens em Movimento é o projeto pioneiro na América Latina a participar desta rede internacional, criada no ano do centenário do cinema, batizada de "Cinema, cem anos de juventude". Hoje, organizações do Caribe (Martinica, Guadalupe) e a tradicional Escola de Cinema de Cuba (EICTV) também integram a rede de parceiros.

As oficinas no Brasil têm algumas características diferentes dos outros países. Aqui, as aulas não têm frequência obrigatória. Como a escola não oferece atividades aos alunos em tempo integral (como é o caso na Europa),  as oficinas de cinema acontecem no horário em que os alunos não teriam aula. Inscrevem-se aqueles que desejam de fato participar. "Assim, os estudantes da tarde vêm à escola de manhã, por vontade própria", diz Ana Dillon, que afirma que "esta substituição da obrigação pela possibilidade de escolha faz com que eles mudem a relação com o espaço da escola. Não faria sentido obrigá-los a fazer arte. Só se pode criar a partir do próprio desejo. Queremos a ajudá-los a ver a escola também como um lugar em que podem exercer escolhas, agir por iniciativa autônoma, por responsabilidade própria". O método tem funcionado, visto que este semestre, o programa completa 22 oficinas realizadas em diversas regiões da cidade do Rio (zonas sul, norte, oeste, no asfalto; e em comunidades), que tiveram sempre uma grande frequência de alunos, resultando em 64 curtas-metragens.

O foco principal é promover uma experiência criativa e artística dos estudantes através do audiovisual e desenvolver seu senso crítico. "Queremos ajudar a garantir o seu direito de acesso à arte. Nós temos muitos alunos que nunca foram ao cinema”, conta Ana Dillon. “Para o desenvolvimento do roteiro buscamos estimulá-los a apresentar perspectivas pessoais sobre os temas. As emoções e sentimentos devem ser sempre o fio condutor do processo”.


No programa internacional “Cinema, cem anos de juventude”, a cada ano, os coordenadores das organizações participantes se reúnem para escolher um tema geral no universo do cinema, que é trabalhado por todos ao longo do ano. A partir da temática escolhida, desdobram-se análises de filmes e discussões sobre a linguagem cinematográfica. Este ano, o tema foi “Como colocar uma ideia em cena?”. A equipe trabalhou diversas possibilidades de criação que se estabelecem a partir da seleção de certos elementos (atores, figurino, objetos) colocados em relação no espaço, incluindo a decisão fundamental sobre o posicionamento da câmera dentro deste conjunto. Os alunos são convidados a perceber que é possível criar cenas e emoções diferentes, em um mesmo lugar, com os mesmos atores e objetos. “Todos os curtas precisam ter duas cenas filmadas em um mesmo espaço”, explica Ana Dillon. “Elas devem se distinguir, entretanto, buscando expressar emoções diferentes, por meio de mises-en-scènes (composições de cenas) distintas”. Nos anos anteriores as temáticas foram “A presença do real nos filmes de ficção”, em 2012, e “Mostrar ou esconder”, em 2011.
Ana Dillon - Professora e Coordenadora
Formada em Comunicação Visual e Antropologia da Arte e da Cultura pela PUC-Rio. Estudou Roteiro na Escuela de Cine y TV de Cuba – EICTV. Mestre em Didática da Imagem pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. Professora do Projeto Experimental de Cinema da Escola Parque desde 2007 e professora de cinema na ONG Instituto Dois Irmãos em 2008-2009. Coordenadora de oficinas pedagógicas de cinema em diversos contextos. Curadora do Festival Ver e Fazer Filmes 2010. É montadora de cinema e realizou alguns curtas-metragens de sua autoria, que circularam nos circuitos de festivais.
Lista das escolas beneficiadas no primeiro semestre de 2013:
Rio de Janeiro:
Almirante Tamandaré, no Vidigal
Cocio Barcelos, em Copabacana
Escola Orlando Villas Boas, na Lapa
Escola Herbert Moses, no Jardim América
Escola Presidente Roosevelt, em Realengo
Presidente Médici, em Bangu

São João da Barra:
Escola Chrisanto Henriques de Souza
Escola José Alves Barreto