JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ESTREIAS DESSA SEXTA-FEIRA, 03 DE MAIO DE 2013


No primeiro fim de semana de maio chegam cinco filmes: Dois nacionais, O esperado Somos Tão Jovens, o documentário Paulo Moura - Alma Brasileira, Em Transe de Danny Boyle, Terapia de Risco de Steven Sonderberg se despedindo dos cinemas e o Europeu Ferrugem e Osso com Marion Cotillard.




SOMOS TÃO JOVENS


Sinopse: Cinebiografia do músico Renato Russo (Thiago Mendonça), vocalista e líder da banda Legião Urbana. A juventude de Renato Manfredini Júnior (período no qual ele compôs hits como Geração Coca-Cola e Que País é Este?), o sofrimento por conta de uma doença óssea rara, a epifisiólise, a formação da banda em Brasília, os primeiros shows e os sucessos lançados.

Crítica: Antonio Carlos Fontoura foi escolhido pelo melhor amigo de Renato Russo para dirigir a trama e com o aval da família do músico. A partir dai, o diretor colocou em prática o material recolhido e passou para fase de receber o aval da crítica e dos fãs de Renato. A tarefa não é fácil, já que a quantidade de informações é vasta e tudo tem que caber em 2 horas de filme.

Uma coisa fica clara, "Somos Tão Jovens" é um filme emocional. Vai com certeza emocionar quem viveu naquela época, quem conhece as músicas, quem conheceu a história e a vê sendo contada. 

Para quem não viveu, vai se emocionar com as músicas e ter uma noção do que foi Renato Russo. O filme não se aprofunda em quem foi Renato Manfredini Jr, mas a intenção não é mergulhar na alma do Renato e sim mostrar como nasceu o mito em torno de um dos maiores músicos da nossa história e  que deixou um legado para futuras gerações.

Renato não foi apenas um poeta, ou um compositor, ele usava a música como canal de comunicação para se expressar e fazer as pessoas pensarem e sentirem todas as questões do dia a dia, daquele momento social, cultural, político e emocional que foram os anos 80.

O filme mostra a trajetória de como Renato começou na música desde sua primeira banda, Aborto Elétrico, até sua entrada na banda Legião Urbana, uma das bandas mais importantes do Rock Nacional. 

Para viver Renato Russo no cinema, foi escalado o ator Thiago Mendonça que viveu outro músico com força popular na telona, Luciano no filme "2 Filhos de Francisco" de Breno Silveira. Por incrível que pareça, o ator ficou muito parecido fisicamente com Renato. O vocalista do Legião Urbana já tinha ganho vida com outro  intérprete, Bruce Gomlesvsky, só que no teatro. 

O elenco foi escolhido a dedo para viver os músicos da época. Vamos começar pelos irmãos Fê e Flavio Lemos que eram integrantes do Aborto elétrico e depois do fim da banda, formaram o Capital Inicial, convidando para vocalista o amigo Dinho Ouro Preto. Muito bem caracterizados pelos atores Bruno Torres que interpreta Fê Lemos e Daniel Passi interpreta Flávio e é impressionante  a semelhança física do ator Ibsen Perucci com Dinho Ouro Preto. A banda Plebe Rude também está na história, além de uma participação bem humorada do ator Eduardo Moraes interpretando Herbert Vianna em uma ligação telefônica com Renato Russo. Phillipe Seabra, vocalista da Plebe Rude faz uma participação como Prefeito de uma cidade onde a Legião Urbana toca pela primeira vez. Os filhos de Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá também estão no elenco. Nicolau Villa Lobos interpreta seu pai, enquanto Victor Bonfá interpreta Loro.  Para viver Marcelo Bonfá foi escolhido o ator Conrado Godoy. O grande destaque do elenco é a atriz Laila Zaid que dá vida ao personagem Ana, melhor amiga de Renato. Ela mostra talento e que está pronta para novos desafios.

A Fotografia de Alexandre Ermel mostra a estética utilizada na década de 80, o que resulta numa fotografia fora dos padrões atuais, ambientando o público como se estivesse em uma viagem no tempo. A direção de Arte de Waldir Lopes Jn
também é um belo trabalho tanto os cenários, quanto nos figurinos, adereços e na caracterização do atores.

O filme tem algumas pontas soltas, mas nada que apague o valor do filme.

A cena mais bonita do filme é embalada pela música Ainda É Cedo. E por falar em música, não posso deixar de mencionar o trabalho  de Carlos Trilha que fez um belo trabalho não só com as canções, mas também com todos os efeitos sonoros.

"Somos Tão Jovens" mostra uma história interessante, um saudosismo de quem viveu aquela época e nos lembra como os jovens eram mais ativos na sociedade, tomara que sirva para sacudir nossos jovens sobre as questões sociais e busquem um mundo melhor.


Ficha Técnica:
Título Original: Somos Tão Jovens
Diretor: Antonio Carlos Fontoura
Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato, Bruno Torres, Daniel Passi, Sérgio Dalcin, Conrado Godoy, Nathalia Lima Verde, Ibsen Perucci, Edu Moraes, Olivia Torres, Kotoe Karasawa, André de Carvalho, Leonardo Villas Braga, Victor Carballar, Thiago Casado, Antonio Bento, Nicolau Villa-Lobos, Waldomiro Alves, Natasha Stransky, Rene Machado, Kael Studart, Vitor Bonfá, Henrique Pires, Maísa Lacerda, Paulo Wenceslau
Produção: Letícia Fontoura, Antonio Fontoura
Roteiro: Marcos Bernstein
Fotografia: Alexandre Ermel
Trilha Sonora: Carlos Trilha
Ano: 2011
País: Brasil
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes, Fox Film do Brasil
Estúdio: Fox Filmes do Brasil



Trailer Oficial








PAULO MOURA - ALMA BRASILEIRA

Sinopse: Reunindo vestígios filmados e gravados ao longo de 40 anos, o documentário faz um retrato da carreira musical e da personalidade do compositor, saxofonista e clarinetista Paulo Moura. 


Crítica: Em Breve.


Ficha Técnica:
Título Original: Paulo Moura - Alma Brasileira
Diretor: Eduardo Escorel
Elenco:  
Duração: 86 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Espaço Filmes, VideoFilmes



EM TRANSE

Sinopse: Simon (James McAvoy), um leiloeiro de arte, une-se a uma quadrilha para roubar uma obra de arte no valor de milhões de dólares, mas, depois de sofrer uma pancada na cabeça durante o assalto, ele acorda para descobrir que não tem nenhuma lembrança de onde escondeu a pintura. Quando as ameaças físicas e tortura não produzem respostas, o líder da gangue (Vincent Cassel) contrata uma hipnoterapeuta (Rosario Dawson) para aprofundar os recessos mais sombrios da psique de Simon.


Crítica: Danny Boyle consegue um filme elegante, instigante que prende a atenção do início ao fim. Esse drama tem toques de suspense é uma aula de como se fazer um filme bem feito, tanto na parte técnica, quanto artística, e de qualidade de conteúdo.

Quando o filme parece uma sinfonia em que tudo está funcionando em harmonia, o mérito é do diretor.

O elenco está muito bem e o destaque mesmo fica por conta de James McAvoy e Vincent Cassel. Rosario Dawson faz o melhor papel de sua carreira como terapeuta Elizabeth.

O filme lembra um pouco o filme "A Origem" que você não sabe o que é real ou imaginário, mas quem gostar de montar quebra cabeças, vai adorar. O filme mexe com o raciocínio do público e vale a pena convidar os amigos para irem juntos ao cinema e comentarem sobre o filme depois. Pode ter certeza que durante a conversa vão descobrir mais coisas sobre o filme.


Ficha Técnica:
Título Original: Trance
Título no Brasil: Em Transe
Diretor: Danny Boyle
Elenco: James McAvoy, Rosario Dawson,  Vincent Cassel, Tuppence Middleton, Wahab Sheikh, Danny Sapani, Gioacchino Jim Cuffaro, Lee Nicholas Harris, Ben Cura, Hamza Jeetooa, Sam Creed, Alex Roseman, Matt Cross, Kelvin Wise, Kimberly Barrios, Shonn Gregory, Seelan Gunaseelan, Kostas Katsikis, Simone Liebman
Produção: Danny Boyle, Christian Colson
Roteiro: Joe Ahearne, John Hodge
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Duração: 101 min.
Ano: 2013
País: Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Fox Searchlight Pictures



Trailer Legendado


TERAPIA DE RISCO

Sinopse: Emily (Rooney Mara) e Martin (Channing Tatum) formam um bem-sucedido casal de Nova York, cuja vida sofre um revés quando ele é preso por revelar informações privilegiadas da companhia onde trabalha. Quando está prestes a sair da cadeia, quatro anos depois, Emily é acometida por uma crise de ansiedade e é tratada pelo psiquiatra Jonathan Banks (Jude Law), sob supervisão da Dra. Victoria Siebert (Catherine Zeta-Jones), com um novo medicamento, chamado Ablixa. Durante o tratamento, uma morte acontece e a situação sai de controle.


Crítica por Louise Duarte: É um thriller de suspense que conta a história de Emily (Rooney Mara) e Martin (Channing Tatum), um casal nova iorquino que tem sua vida virada de pernas para o ar quando Martin é preso por revelar informações sobre a empresa que trabalhava. Emily entra em depressão mesmo após o marido sair da cadeia e tenta o suicídio antes de conhecer o psiquiatra John Banks (Jude Law) com quem começa um tratamento para ajudá-la a melhorar. 

Com a ajuda da antiga psiquiatra de Emily, Victoria Siebert (Catherine Zeta-Jones) que sugere o uso de um medicamento chamado Ablixa para o tratamento, mas um efeito colateral faz com que Emily tenha ataques de sonambulismo fazendo com que ela cometa um crime que acaba colocando a carreira do Dr Banks em risco quando Emily vai a julgamento. 

Dirigido por Steven Soderbergh (Contágio) e roteirizado por Scott Z. Burns (Contágio), o thriller irá prender o telespectador em sua cadeira  até o último minuto do longa com relação de Emily com seu terapeuta que tenta a todo custo descobrir o que realmente aconteceu e o que a garota esconde dele e qual o envolvimento de Victoria no caso, mesmo que para isso tenha que investigar sozinho já que foi desacreditado por seus colegas e sua esposa. 

O longa deverá agradar aos cinéfilos fãs do gênero e que curtem um bom thriller de suspense. 


Ficha Técnica:
Título Original: Side Effects
Título no Brasil: Terapia de Risco
Diretor: Steven Soderbergh
Elenco: Channing Tatum, Rooney Mara, Jude Law, Catherine Zeta-Jones, Mamie Gummer, Vinessa Shaw, David Costabile, Greg Paul, Laila Robins, Ashlie Atkinson, Kerry O'Malley, Andrea Bogart, Polly Draper, Nicole Ansari-Cox, Kelly Southerland, Peter Y. Kim, James Martinez, Carol Commissiong, Onika Day, Mario Moise Fontaine, Kevin Cannon, Michael Nathanson, Kenneth Simmons, Aaron Roman Weiner, Dylan Clark Marshall, Anthony J. Ribustello, Dennis Rees, Johnny Sanchez, Gil O'Brien, Lucinda Lewis, Vladimi Versailles, J. Claude Deering, Sean Marrinan, John Mitchell, Alan R. Rodriguez, Volieda Webb, Ilyana Kadushin, Sheila Tapia, Hollie K. Seidel, Kimberly Hana Nguyen, Blago Simon, Johan Matton, Laurence Covington, David Fierro, Timothy Klein, Zivile Kaminskaite, Leeann Hellijas, Larissa Laurel, Michelle Vergara Moore, Carol Stanzione, Brian Distance, Susan Gross, Carmen Pelaez, Nick Nappy, Nancy Nagrant, Erica Watson, Mitchell Michaliszyn, Alice Niedermair, Tischa Culver, Debbie Friedlander, Vince Hickman, Munro M. Bonnell, Ralph Meyer, Lisa Regal, John Farrer, Rosemary Howard, Annika Merkel, Jenny Rostain
Produção: Scott Z. Burns, Lorenzo di Bonaventura, Gregory Jacobs
Roteiro: Scott Z. Burns
Fotografia: Peter Andrews
Trilha Sonora: Thomas Newman
Ano: 2013
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Diamond Films
Estúdio: Di Bonaventura Pictures / Endgame Entertainment

Trailer Legendado





FERRUGEM E OSSO



Sinopse: No norte da França, o lutador Ali (Matthias Schoenaerts) depara-se com a responsabilidade de cuidar do filho Sam, de cinco anos, a quem mal conhece. Sem dinheiro ou casa, ele vai para a casa da irmã Stéphanie (Marion Cottillard), uma treinadora de baleias bonita e autoconfiante, na região de Antibes. Porém, o laço entre os dois só se entreita após uma performance de baleias que termina em acidente.


Crítica: Em Breve


Ficha Técnica:
Título Original: De Rouille Et D'os / Rust and Bone
Título no Brasil: Ferrugem e Osso
Diretor: Jacques Audiard
Elenco: Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts, Armand Verdure, Céline Sallette, Corinne Masiero, Bouli Lanners, Jean-Michel Correia, Mourad Frarema, Yannick Choirat, Fred Menut, Duncan Versteegh, Katia Chaperon, Catherine Fa, Andès Lopez Jabois, Océane Cartia, Françoise Michaud, Irina Coito, David Billaud, Fabien L'Allain, Fabien Baïardi, Laetitia Malbranque, Soulyane Rajraji, Pascal Rozand, Hedi Touihri, Nathalie Millar, Anne-Marie Tomat
Produção: Jacques Audiard, Martine Cassinelli, Pascal Caucheteux
Roteiro: Jacques Audiard, Thomas Bidegain
Fotografia: Stéphane Fontaine
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 120 min.
Ano: 2012
País: França, Bélgica
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Why Not Productions / France 2 Cinéma / Les Films du Fleuve / Radio Télévision Belge Francophone (RTBF) / Lumière Pictures / Canal+ / Ciné+ / France Télévision / Centre National de la Cinématographie (CNC) / Vlaams Audiovisueel Fonds / Région Provence-Alpes-Côte d'Azur / Casa Kafka Pictures Movie Tax Shelter Empowered by Dexia / Département des Alpes-Maritimes / VOO / Page 114 / Lunanime


Trailer Legendado

Nenhum comentário:

Postar um comentário