JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

sábado, 21 de abril de 2012

OS VINGADORES, SIMPLESMENTE ESPETACULAR!





Nasce um filme que vai entrar para história do cinema como um dos melhores filmes de super heróis de todos os tempos! O tão esperado longa sobre a reunião dos heróis adorados do mundo Marvel, Os Vingadores,  fez por merecer toda a espera e expectativa dos fãs. É um filme grandioso que respeitou os personagens e suas histórias, fazendo com que,  tenha um resultado sensacional de um enorme quebra cabeças que completa suas peças. 

Cada herói que teve seu longa,  carregou em sua história,  peças importantes desse quebra cabeças. O grupo formado por seis heróis : Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro tem que enfrentar conflitos e um perigo de grandes proporções. Tudo ao melhor estilo das brilhantes mentes de Stan Lee e Jack Kirby .  Apenas três heróis tem seus próprios longa, sendo que o irreverente Tony Stark, o Homem de Ferro tem dois. O que nos faz querer não só que venha Os Vingadores 2,  como também um longa para cada um dos três heróis que ainda não vimos  Hulk de Mark Ruffalo, a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro. Já sabemos que tem mais Tony Stark chegando com o Homem de Ferro 3, Chris Hemswoth com Thor 2 e Chris Evans com Capitão América 2. 

O filme é empolgante, eletrizante e prende a atenção de uma maneira que nos faz querer assistir de novo. Cenas bem cuidadas, diálogos criativos,  o que dá ao filme um tempero a mais com toques bem dosados de comédia. Tony Stark tem conflito direto com Steeve Rogers por conta das personalidades tão diferentes, vale lembrar que Howard Stark, pai de Tony foi um dos grandes amigos do Capitão América. Na verdade todos menos Bruce Banner, entram em conflito. Ele não pode se estressar, senão....  e por falar em Hulk, uma das melhores cenas do filme é o confronto dele com o vilão LOKI. É Sensacional!!!!! 

Enquanto os heróis possuem poderes especiais como: Tony Stark tem a armadura do Homem de Ferro, Capitão América os super poderes  e o escudo, Hulk uma força sem limites e  Thor o Martelo. Dois integrantes da equipe não possuem super poderes, o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra são humanos normais com outros poderes. Enquanto Clint Barton, o Gavião Arqueiro tem uma capacidade de observação e precisão incríveis o que o torna um arqueiro espetacular, a Viúva Negra possui algumas armas como sedução, manipulação, habilidades de luta e raciocínio rápido para agir, principalmente sobre pressão. Outros três personagens da S.H.I.L.D são extremamente importantes para a história, o Agente Phil Coulson, Nick Foury e Maria Hill.  O Agente Phill Coulson é carismático e conquistou a simpatia do público logo na sua primeira aparição,  no filme do Homem de Ferro. Mesmo quando ele estava atrás do Thor sem saber de quem se tratava, era impossível não gostar dele. Um dos méritos é a competência do ator Clark Gregg que mostra que além de agente da S.H.I.L.D, Coulson era uma pessoa comum com uma vida normal. O Diretor da S.H.I.L.D Nick Foury é interpretado por um dos melhores atores do mundo, Samuel L Jackson que empresta para o misterioso diretor sua forte personalidade, sagacidade, e um ar de super herói sem super poderes. Maria Hill é o braço direito de Nick Foury e está sempre por perto para todas as horas. Uma mulher de personalidade forte que não se deixa intimidar pela personalidade de seu chefe. No filme ela está mais suave do que nos quadrinhos.

Qual a razão do filme ser tão bom?  

Na verdade são algumas, primeiro respeitar os personagens com suas personalidades, temperamentos, características, histórias e dar uma coerência a eles. Esse foi o passo mais importante. A outra,  vem da parte técnica onde caracterização, cenários, efeitos visuais e sonoros, fotografia e o mais importante, um roteiro muito bem trabalhado não só como um orientador dos acontecimentos na história,  quanto nos diálogos.  Outra razão é a interpretação do elenco que foi muito bem escolhido e que caíram como uma luva em seus personagens.


Já que falamos de elenco, vamos falar da atuação que é um dos fatores fundamentais para cativar o público. Dar vida aos personagens que encantam até hoje diversas gerações. Conquistou o amor de jovens e adultos e que foi sendo transmitido de  geração em geração. Os fãs dos heróis sempre imaginaram como seriam os personagens vividos por atores. O imaginário coletivo pode aplaudir de pé o trabalho magnifico não só do elenco, mas como dos produtores, diretor e claro com a benção de Stan Lee, porque o elenco foi escolhido por eles. 

Robert Downey Jr. - Homem de Ferro / Tony Stark

Vamos começar pelo perfeito Robert Downey Jr, não gosto de falar em perfeição, mas nesse caso não tem outra palavra. O ator e o personagem estão em total harmonia. Tony Stark é sem dúvida o personagem mais carismático dos grupo com seu jeito irreverente e sempre debochado. Se fosse outro ator, não iria ter a metade da força que Robert Downey jr colocou no Tony Stark/Homem de Ferro. A irreverência virou marca do excêntrico herói. Robert Downey Jr é um ator versátil e deu vida a importantes personagens no cinema como Charles Chaplin e Sherlock Holmes, mas é sem dúvida Tony Stark o seu maior momento de glória.






Chris Evans - Capitão América / Steeve Rogers

Chris Evans também ganhou o personagem de sua vida. Mesmo já tendo interpretado anteriormente outros dois heróis, o Tocha do Quarteto Fantástico e Nick Gant de Heróis. Sem dúvida ele ficou muito melhor como o super soldado. Será sempre lembrado como Steeve Rogers, o Capitão América. É o herói mais complexo e mais consitente que os outros dois heróis que interpretou anteriormente, isso sem falar que é  muito mais altruísta também.

Capitão América é o herói mais determinado do grupo. Chris Evan conseguiu não só se caracterizar fisicamente,  como transmitir o  personagem com gestos,  jeito de olhar, andar e a visivel  postura comportamental da figura do soldado.  Essa postura do soldado que obedece a hierarquia e está sempre procurando fazer o que certo, entra em conflito direto com Tony Stark, filho de um dos seus melhores amigos, Howard, que construiu seu escudo. É o Homem de Ferro que sempre tira o super soldado do sério. Outro detalhe é o conflito que jamais vai poder resolver, ter dormido 70 anos e jamais recuperar sua vida anterior, além ter perdido a mulher que amava. Esse lado mais puro e doce de Steeve Rogers ficou no passado.

 


Chris Hemsworth - Thor, Deus do Trovão



Thor , o herói Deus do Trovão também ficou muito bem na pele do ator australiano  Chris Hemsworth. O ator interpretou pai de um outro herói, George Kirk, o pai do Capitão James Tibérius Kirk em Star Trek, mas como muita gente não lembra, ele será sempre lembrado como o poderoso Deus Trovão, Thor. Seu conflito inicial impedir os planos do seu irmão Loki de dominar a Terra e tentar levá-lo para julgamento em Asgard, mas a S.H.I.L.D também o quer. Para proteger a Terra e seu irmão vingativo dele mesmo, Thor se une ao grupo.    

Hemswoth deu um tom nórdico ao seu deus herói, o que convence quem olha para ele, ter realmente saido da mitologia nórdica. Ele encontrou o tom certo para os conflitos com o irmão Loki, o Homem de Ferro, a S.H.I.L.D, a preocupação com seu amigo dominado por seu louco irmão e a proteção da Terra. Uma pena que Jane Foster (Natalie Portman) não tenha entrado nessa história. Outro fator impressionante foi como o ator transformou seu corpo para ficar o mais parecido possível com Thor. Uma das ferramentas mais importantes do ator é a caracterização. Assim é possível dar mais veracidade ao personagem. Ele conseguiu. Hemsworth usou todos os elementos de conflito e emoção no tom certo, assim foi possível ficar crível todas as cenas, principalmente as  cenas engraçadas sem cair no ridículo.


Mark Ruffalo - Hulk / Bruce Banner


 É indiscutível como Mark Ruffalo e Bruce Banner ficaram tão perfeitos. Foi o melhor Hulk do cinema. Apesar de ter gostado do Hulk de Edward Norton, e não poder dizer o mesmo de Eric Bana. Mark Ruffalo acertou no tom do médico e mostro, Bruce e Hulk. Outro acerto foi na intensidade. Para controlar seu monstro verde, Bruce Banner tem um tom zen, nem as provocações de Stark o tiram do sério. Como Banner controla o monstrão verde o tempo todo, quando ele sae de dentro do cientista, ele vem com a plenitude de sua Fúria. Como se chacoalhasse uma garrafa de champanhe antes de abri-la. Depois que Hulk se sente livre e coloca sua fúria para fora, ele fica bem mais fácil para Banner controlá-lo.  O que também  dá a Hulk um controle melhor de tudo que faz, já que consegue pensar sem a cegueira da fúria. Aplaudi a atuação de Mark Ruffalo de pé e merece parabéns por uma das melhores cenas do filme, em que Hulk tem um confronto direto com Loki. Foi simplesmente Sensacional!

Scarlett Johanson - Viúva Negra / Natasha Roamnoff


Clint e Natasha são bem próximos.
A atriz Scarlett Johnason é sem dúvida, A Estrela do filme. A personagem que é uma espiã russa que integrou a S.H.I.L.D está bem  caracterizada. A agente  Natasha Romanoff, deu show nas cenas em que parecia acuada, em que iria para batalhas e até fala russo no filme. Não posso dizer se o russo de Scarlett Johnason estava perfeito por que não falo o idioma, mas para mim, pareceu perfeito. Mesmo que para um diálogo curto, aprender russo não é tarefa fácil. A atriz se mostrou capaz de dar vida a um personagem que já existe no imaginário coletivo e que a limita para criar algo além do permitido. Ela apareceu morena de cabelos longos no filme Homem de Ferro 2, mas ficou melhor com os cabelos ruivos e curtos, o que facilitou a vida da personagem dando mais credibilidade a uma mulher que não tem tempo para ficar em salão de beleza cuidando do cabelo. A atriz mostrou a força da personagem e suas armas secretas, já que , a agente não possui poderes especiais.  Na verdade seus poderes são escondidos na manga para que ela use conforme sua conveniência. Sedutora, manipuladora, Natasha é extremamente inteligente e habilidaosa. Transformou seu corpo numa arma de guerra. Inclusive quando simula emoções das quais não sente. Fica visivel para quem prestar atenção quando as emoções da heroína são reais ou apenas uma das suas estratégias de guerra. Mérito da atriz.




Jeremy Renner - Gavião Arqueiro / Clint Barton


Jeremy Renner é sempre um ator intenso. Seus personagens parecem sempre tomar conta dele. É uma pena ele não ter aparecido tanto quanto merecia, mas quando apareceu mostrou que o personagem é forte e pode cativar o público. O herói demora um pouco para ocupar seu lugar no grupo por ter sido dominado por Loki logo no início. Entra a complexidade do trabalho do ator em ser Clint Barton e agir como um aliado de Loki e depois voltar a ser quem sempre foi com um conflito a mais, reparar o mal feito enquanto ele não sabia o que estava fazendo e se vingar do irmão louco de Thor.  O Gavião Arqueiro parece um personagem bem interessante e tem uma história ligada a Viúva Negra. Como ela, ele é um membro da S.H.I.L.D e não tem poderes especiais, mas tem  capacidades especiais como  : observação e precisão de um gavião, o que lhe dá a exímia habilidade de arqueiro. É o mais introvertido dos Vingadores. O personagem merecia um longa para contar sua história.


Samuel L. Jackson - Nicky Fury


Não poderia esperar menos de Samuel L. Jackson. O ator tem um curriculo admirável e um talento induscutível no alto dos seus 102 filmes. Samuel L Jackson ficou responsável por dar vida a um personagem que não tem nenhum poder de  super herói, mas tem outros poderes. Nick Fury é o Diretor da S.H.I.L.D que controla tudo e todos. É um personagem firme, sério e manipulador. Carrega sempre um ar de mistério como se o cérebro dele trabalhasse a 300 km p/hora, mas o corpo demostra que está tranquilo como um monge budista, menos a sua expressão facial de ser sempre o chefe de todo mundo.








Clark Gregg - Agente Phil Coulson

É incrível o que um bom ator pode fazer pelo personagem. Clark Gregg deu vida e carisma a esse agente que tem poder para controlar muitos. Ao contrário de Nick Fury, o Agente Coulson é firme em seu trabalho, mas sem perder a ternura. Ele mostra de maneira sutil que é um homem comum apesar do emprego que tem. Ele é capaz de se afeiçoar as pessoas, criar vínculos de amizade e ter uma vida amorosa como todo mortal. Esse lado mais humano do agente faz com que o público se encante com ele, goste dele. Clark Gregg com certeza deixou sua marca ao longo de toda a saga dos heróis, já que participou de todas, menos é claro, do Capitão América, ele não teria idade suficiente para estar lá, mas sempre foi fã do super soldado. Ele representa um pouco do espectador,  fã dos quadrinhos. É como se o espectador estivesse se vendo ali realizando o sonho de estar próximo de seu herói da infância.




Colbie Smulders - Maria Hill


Colbie Smulders transmitiu beleza e firmeza a sua Maria Hill, mas a interpretação da atriz deixou a personagem mais suave do que em seu original. Ela é a segunda no comando da S.H.I.L.D e o braço direito do Diretor Nick Fury. A atriz preferiu mostrar uma Maria Hill mais doce. Apesar de sempre enfrentar seu temido  chefe, tem amizade e lealdade a ele. Quando ele é distituído do cargo, ela assume imediatamente fazendo o que ele faria. Apesar de gostar de jeito mais humano com sentimentos mais nobres, a atriz não conseguiu imprimir a força real da personagem dos quadrinhosl como ela foi criada. Mesmo assim é um bom personagem e não compromete em nada o trabalho.



Tom Hiddleton - Loki

O ator inglês Tom Hiddleton foi uma excelente escolha para interpretar Loki, o Deus da Travessura. O irmão adotivo de Thor tem muita mágoa, ressentimento e inveja do irmão e sempre teve ciumes de pai Odin com seu irmão.  Agora anos de ressentimento vem à tona. Loki resolve ser Rei absoluto da Terra. O ator optou por construir um Loki mais comedido, que pensa para agir e trabalhou muito o olhar como transmissor das intenções de Loki. Hiddleton utilizou de todos os elementos para compôr um Loki que fosse um vilão na medida sem extrapolar nas maldades. O Loki de Hiddleton é alguém com muitos conflitos que não consegue equilibrar,  tornando-o um homem caprichoso. Ele não quer ser Rei, quer mostrar ao pai que pode ser Rei. O ator soube usar dos elementos cômicos na medida certa para dar um pouco de tempero ao filme. Ele usou a medida certinha para não deixar um personagem tão bem construído cair no  ridículo. Parabéns pelo talento e pelas opções que fez para construí-lo. Criou um vilão bem definido e deixou sua marca sem apagar os heróis. Belo trabalho!






Stellan  Skarsgard - Professor Eric Selig


O Ator sueco Stellan Skarsgard aceitou o pepel pelo desafio de fazer algo novo, diferente do seu habitual.  E acertou na medida na cosntrução do professor Eric Selvig, mentor de Jane Foster e protetor de Thor. O professor e cientista enfrenta alguns conflitos, trabalhar para o governo e com verba liberada e um chefe na sua cola querendo resultados e logo no início é dominado por Loki. Interpretar o Professor Selvig empolgado com o  trabalho, um homem bom, depois interpretar um Selvig dominado por Loki e depois quando volta a si,  passar pelo conflito dos danos que causou quando estava sob controle de outra pessoa. O ator mostrou aos novos fãs,  talento e técnica do alto dos seus mais de 90 filmes em sua carreira. Honrou o personagem lhe dando um carisma a mais. Uma linha tênue poderia deixá-lo apenas comum e Stellan Skarsgard foi brilhante.



Diretor Joss Whedon




O Diretor que também é roteirista mostrou que a missão entregue a ele caiu em ótimas mãos. Com certeza Joss Whedon deixou sua marca como o diretor que transformou um filme de super heróis em obra de arte. Pode parecer exagero, mas não é não. Uma das tarefas mais difíceis para um diretor é fazer adaptação de uma história conhecida e não interferir  querendo deixar uma visão particular. Ainda bem que ele não fez isso. Razão pelo que será admirado e respeitado pelos milhões de fãs conquistado pelos heróis ao longo de 72 anos de existência. Amor passado de geração em geração. Conseguiu contar uma história coerente com todas as peças deixadas pelos outros diretores dos filmes Homem de Ferro, Homem de Ferro 2 (Jon Favreu), Thor ( Kenneth Brannagah) e Capitão América ( Joe Johnston) fechando esse quebra cabeças no filme Os Vingadores. Outro ponto importante foi dirigir um elenco de peso de forma tão competente que é visível no trabalho de cada ator. Outro fator que merece pontos é a qualidade técnica. Tudo perfeito! Fotografia, efeitos visuais e sonoros, maquiagem, caracterização, figurino, cenários, direção de arte, trilha sonora, enfim,  foi um maestro regendo uma orquestra numa sinfonia delicada. Foi brilhante! Um trabalho para ficar eternizado na história do cinema.





Vamos aguardar os próximos!

Enquanto isso,  

divirtam-se  a partir do dia 27 de abril nas salas de cinema em todo Brasil.

Beijos,  Andrea Cursino





Nenhum comentário:

Postar um comentário